Manual dos Jovens Estressados

Manual dos Jovens Estressados Augusto Cury

Resenhas - Manual dos Jovens Estressados

Mari 08/10/2013

Manual dos Jovens Estressados é um livro muito interessante, com uma escrita muito dinâmica! O narrador é o seu próprio autor, o Dr. Augusto Cury, e sua narrativa parece um longo e bom bate-papo com o leitor: o jovem estressado do século XXI. Ao longo das 176 páginas deste livro publicado pela editora Planeta do Brasil (exemplar que li emprestado de um amigo, muito obrigada Rafa!!), posso dizer que aprendi muito com esse manual, desde como lidar com o estresse em si até como me comportar diante de situações que podem se tornar barreiras e comprometer muitos aspectos de nossas vidas. Em outras palavras: um livro para refletir (e muito!).

O “bate-papo” no livro não é comandado somente pelo autor. Ele chama um convidado fictício que vai ajudá-lo a construir esse manual tão útil para todos os jovens: o ilustríssimo professor Einstresse, ou iEstresse, como ele prefere ser chamado! Muitos assuntos vêm à tona através do bate-papo super bem-humorado e engraçado, que torna a leitura bem descontraída e leve.

Na sociedade em que vivemos, de muita correria, rotinas malucas e tudo mais, somos tomados e possuídos com um comodismo que não é saudável. E isso acaba sendo um tipo de barreira para a vida de muitas pessoas. “Há pessoas que se deixam ser aprisionadas em sociedades livres”, “Muitos jovens não viram nada na vida não porque não tem grande potencial, mas porque não saem da zona de conforto”: foram frases que me fizeram refletir bastante acerca de como a sociedade em que vivemos suga possíveis mentes pensantes, críticas e até mesmo gênios que deixam de desenvolver suas habilidades, ficando presos à própria sociedade em que vivem. Aprendemos a como lidar com isso nesse manual! (Fica a dica haha :D )

Ok, vamos supor que agora saímos da zona de conforto e vamos à luta, conquistar nossos objetivos! Parece tudo muito simples, mas não é. Falar que é muito simples. Para chegar onde queremos, teremos que enfrentar algumas dificuldades no caminho. Muitos se perdem aí. Ficam frustrados com o primeiro obstáculo que encontram. O professor iEstresse conta alguns casos e nos motiva a enfrentar os obstáculos e nos orienta a lidar com eles! “Quem vence sem riscos, vence sem glórias”. É ou não é? E de acordo com minhas convicções, tudo o que vem fácil, vai fácil.

Durante o livro, temos a oportunidade de saber um pouco da história do Dr. Cury e saber que para ser o que ele é hoje, passou por muitas dificuldades, recebeu muitos nãos, mas mesmo assim persistiu e venceu. E esse livro e tantos outros que ele escreveu são a prova disso!

Descobri e refleti também que nem tudo vai dar sempre certo em nossa vida. Mas tem certas coisas que não dariam certo se um dia algo não tivesse saído errado… E uma frase que me tocou nesse livro e a qual encerro essa resenha é a seguinte: “é possível escrever os capítulos mais belos de nossas vidas quando tudo dá errado”. De fato! Mais uma personalidade que me inspira, Dr. Augusto Cury: um ícone da escrita e da medicina, minhas duas paixões de vida.

Para mais textos e resenhas:

site: http://msfigueiredo.com

Letícia 27/02/2015

Algumas páginas de reflexão e inspiração.
Apesar de pertencer ao gênero de autoajuda, o livro não deixa de ser interessante. Eu ganhei ele da minha mãe, então talvez eu estivesse mesmo precisando de um pouco de ajuda haha Enfim, apesar da linguagem boba (daquelas pessoas velhas que se acham jovens) é possível repensar o estilo de vida, sonhos, pensamentos, a maneira com que se lida com a realidade, etc, que são extremamente importantes para o bem-estar social e emocional dos indivíduos. Pra quem tem interesse neste assunto, ou se sente muito perdido na vida, é uma leitura que vale a pena.

Xéu Silva 05/04/2015

Muito Bom
Gostei muito dessa leitura!! Recomendo

Liny Arguilera 14/01/2021

O livro é excelente, há poucas páginas, mas muito para nos ensinar, o Augusto Cury mostra a nós jovens, porém pode ensinar aqueles que já não são tão jovens mais.
O livro nos diz que somos capazes de muitas coisas nessa vida, nos fala que não precisamos ser tudo que querem de nós, e que somos mais fortes do que pensamos, como o próprio nome diz, sim é perfeito para jovens estressados com a vida, e tudo ensinado em uma conversa descontraída com um ícone da física.

Gina 20/04/2015

O livro vai fazendo você pensar nos seus medos e nos nossos trejeitos demostrando que tudo que fazemos tem um porque, achei muito interessante.

Gabrielle 07/11/2020

Gostei
Um livro que todos deveriam ler e reler, independente da idade.

Jéssica Lim 04/06/2015

Um dos melhores livros que já li!
Bom, acho que poucas pessoas conhecem este livro, antes dele ter sido recomendado NUNCA TINHA OUVIDO FALAR e logo no comecinho vi que era lamentável não ser tão conhecido!
"Ter prazer em aprender, paixão pelo conhecimento."
O livro todo é um diálogo entre o Dr. Cury e o professor iEstresse, por pura coincidência ele é descendente do Albert Einstein!
Com muitas histórias sendo contadas, várias vezes eu estava dando risadas e outras me deparando com a realidade. Ele é cheio de frases inspiradoras.
"Mesmo que o mundo desabe sobre você: Lute pelo que você ama."

"Risos e lágrimas, aplausos e vaias, fazem parte da história de cada ser humano. Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-lá intensamente."
Três capítulos que mais chamaram atenção foram; Tirem-me deste planeta: Sou um completo fracasso! A história de Michael.

Michael era um garoto de 14 anos, ele passou por tantas rejeições, era o pior aluno da classe, não se dava bem com esportes e nem com garotas. Ele não falava com ninguém as coisas que passava. Dentro dele sempre estava "Não posso!", "Não tenho capacidade!", "Não tem jeito!", "Não consigo!".

Com tantas coisas Michael queria se suicidar. Parado em cima de uma ponte o professor iEstresse apareceu e conversou com ele... Que levou para o próximo capítulo Deixe-me neste planeta: Sou um completo sucesso! A história do Michael Zoidão. Depois que o professor iEstresse contou uma história ele conseguiu fazer com que o garoto não se suicidasse e desse uma reviravolta em sua vida! Leiam para saber o que houve!!
O terceiro foi Autômato ou Autônomo eis a questão.
O professor iEstresse com uma história real explicou a diferença entre uma pessoa autômato e autônomo. Mark e Ben Abraham eram dois jovens, melhores amigos e que viviam na Alemanha em 1932. Presenciaram quando Adolf Hitler apareceu e fez o que fez, como todos sabem nada de judeus na Alemanha, mas Abraham era judeu! Os dois amigos foram separados. Durante o ocorrido um era o autômato e o outro autônomo. Leiam o livro!!!
Nota - O autor pode conhecer o sr. Ben Abraham que foi um dos sobreviventes dos campos de concentração nazistas. Quando se conheceram o sr. Ben estava com 90 anos.

Esses três capítulos ficaram marcados! Mas o livro todo é inspirador, com histórias que fazem qualquer um pensar filho, pai, mãe, aluno, professor... todas as pessoas!

Como citado na sinopse são situações pelas quais todos nós, ou pelo menos algum dos nossos amigos já passaram alguma vez na vida. Sinceramente, alguns trechos me ajudaram! Sabe palavras que você nunca ouviu e que precisa ouvir, então...
"Se você aprender a ser generoso, será um gênio na sensibilidade. Se aprender a proteger sua emoção, você será um gênio na saúde emocional. Se gerenciar os pensamentos, será um gênio na superação do estresse! Se aprender a libertar seu imaginário, um gênio na criatividade. E assim por diante..."
Não preciso citar que recomendo!

site: blogmaiscafe.blogspot.com.br

14/09/2015

vi um rapaz lendo este livro no ônibus e me interessei pelo titulo.
Gostei muito da leitura, me amarrou tanto que li em menos de 2 dias!

Karen 21/01/2014

Bom!
achei bem interessante, mas Augusto Cury, focou mais no publico adolescente, leitura rapida livro com letras grandes e sem palavras complexas. recomendo para uma leitura de final de domingo.

Teka 17/04/2016

Aprendi muito!
Manual para jovens estressados, mas muito inteligentes!, Editora Academia, 2015.

"Sonhos sem disciplina produzem pessoas frustadas, e disciplina sem sonhos produz pessoas que só obedecem a ordens." -p. 149.

Minha avaliação no Skoob: â­ï¸â­ï¸â­ï¸â­ï¸â­ï¸

Gênero: auto-ajuda

Augusto Cury e o professor iStresse descrevem de forma clara e em uma linguagem adaptada para os jovens técnicas para driblar o estresse e adquirir resiliência.
O livro apresenta 10 técnicas e exemplos práticos de Augusto Cury e do professor iStresse.

Para que a resenha não se torne um enorme spoiler, existe uma passagem muito interessante sobre o espermatozóide. O sentido é que desde o princípio somos vencedores.

Augusto Cury introduz algumas técnicas e lógicas apresentadas pelo Adolf Hitler ( Obra na íntegra em O colecionador de lágrimas), desperta muita curiosidade.

Livro altamente recomendado. Leitura agradável e indicada para jovens que se julgam fortes mentalmente, mas não são.

Gloria Ferreira 24/11/2014

''11 - A arte da Crítica e da Autonomia''
Nesse exemplar do Cury fui estimulada novamente pelo desejo de mudanças e transformações, o que é típico quando leio seus livros de auto ajuda que são baseados nos tópicos de sua fantástica tese sobre a inteligência multifocal. Em O Manual dos Jovens Estressados, através de diálogos intercalados entre Augusto Cury e o professor Istresse (como prefere ser chamado), o livro nos trás instruções e situações de como os jovens podem superar seus medos, fraquezas, conformismo e baixo estima seguindo um conjunto de critérios tais como proteger a emoção, gerenciar o estresse, tornar-se tolerante, carismático, discernir e questionar suas limitações. Através de exemplos como os do próprio Cury e do professor, que confessaram ter sido jovens fracassados, depressivos e depois, dominando todas as técnicas de altruísmo, passaram a tornar-se profissionais brilhantes e de sucesso. Essa leitura nos possibilita a agir e a pensar de forma diferente e a transformarmo-nos nos próprios autores da nossa felicidade.

DAbora.Formiga 30/08/2016

Conhecendo nossas armadilhas
Augusto Cury um escritor formidável, de uma maneira simples nos ensina como nosso cérebro funciona diante de nossas emoções, como uma palavra pode mudar nossa vida. Este livro mostrou que eu me enquadro nesse universo de jovens estressados por conta dos medos que adquirimos ao longo da nossa vida . Um livro leve de ser ler e cada vez que ler não quer parar . Nós seres humanos infelizmente se prendemos aos nossos monstros que estão dentro cada um de nós, e, essa realidade precisa ser mudada.

Báh 02/12/2019

Um livro destinado ao público adolescente
No começo do livro Dr Cury apresenta o professor IEstresse que é o sobrinho do Albert Einstein e quando adolescente já fora muito estressado assim como Dr Cury. Dentre muitas conversas eles explicam sobre as janelas da mente, chamadas janela light que é aquela onde ficam armazenadas as memórias boas, a janela neutra onde as informações necessárias são armazenadas e a janela killer onde ficam guardados os sentimentos e experiências desagradáveis, que quando não tratadas acabam desencadeando outra janela chamada janela killer duplo P, que detém duplo poder sobre a pessoa que a mantem. O livro em si fala bastante sobre a psicologia do ser e como podemos melhorar a memória e ver o lado bom das coisas por mais difíceis que elas possam parecer. Como ele mesmo explica, temos na nossa mente o Registro Automático de Memória (RAM), onde todas os pensamentos e memórias estão armazenados, e com isso devemos fomentar os pensamentos positivos para não lotar esse registro de pensamentos desgastantes. No decorrer são contadas histórias variadas sobre alunos aleatórios que superaram dificuldades adotando praticas inteligentes para controlar a própria mente, como um exercício diário de autocontrole.

mariana113 09/06/2019

Amo!
Foi através desse livro que conheci Cury e sua trajetória. É um livro incrível, passa conceitos muito bons e é divertido, envolvente e tranquilo de se ler. O meu exemplar, por exemplo, é todo grifado e marcado. Um livro para de ler duas, três, quatro vezes! Altamente recomendável!