Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Karina Paidosz 02/05/2023

Tem uma escrita prazerosa, instigante e o enredo que nos enraivece;

Gostei demais desse livro.
Casos absurdos de família nada isolados.

Laura 02/05/2023

Sobre ódio e vingança. A história de uma família com diversas questões mal resolvidas. A história é fluida e envolve o leitor, o que torna a experiência de leitura fascinante.

isabela996 02/05/2023

Dois Irmãos - Milton Hautom
Dois irmãos trata de contar a história de irmãos gêmeos com personalidades totalmente opostas, Yaqub e Omar.
Narrado por Nael, filho de Domingas (empregada da casa), ele conta os relatos das intrigas e tenta descobrir entre os homens da casa quem é seu pai.
As personalidades dos gêmeos são muito extremistas, Yaqub é o gêmeo bom e inteligente e Omar é o gêmeo irresponsável e mimado.
Por conta desses genes extremos eles se desentendem desde sempre, sendo assim o ?gêmeo mais velho? mandado para o libano durante a infância e o caçula ficando em Manaus com os pais (Zana e Halim), tendo muito drama familiar durante a história.

Cat Lu 30/04/2023

Muito bom, mas tem muitas palavras louquinhas; li com um dicionário do lado. mas super bom muito bom

Zocca 29/04/2023

Exótico
Livro de leitura fluida, com elementos de outras culturas e do Amazonas.
O desenrolar dos acontecimentos parece como episódios de novela, com um ótimo desenvolvimento das personagens e um certo mistério sobre o narrador personagem.
No entanto, o final deixou a desejar; aparece como algo muito repentino, poderia ser melhor apresentado como aconteceu com os personagens do livro.

Igor 27/04/2023

Hatoum cria um retrato da Manaus do século passado, as transformações da cidade são o pano de fundo para uma complexa trama familiar de imigrantes libaneses. O ciúme e a rixa existente, desde muito cedo, entre os gêmeos Yaqub e Omar, a predileção da mãe, Zana, em proteger Omar e uma briga de infância são a força primária para a derrocada familiar. Gosto muito como o autor vai criando camadas na construção dos personagens e na trama que ganha mais e mais matizes.

Duda 26/04/2023

Complexo mas de leitura fácil
Essa leitura é simplesmente hipnotizante. Você não consegue parar, fica viciado em entender aquela família complexa e problemática que está ali diante dos seus olhos.
Sobre os personagens: vou confessar que senti muita raiva da Zana durante o livro inteiro, ela e o Omar são pessoas que nunca eu iria querer ter por perto, pessoas egoístas, mimadas e inconsequentes. O Halim e o Nael(narrador) são aqueles que salvam o livro e que você torce muito durante a história toda. Com a Domingas eu só sentia pena e a Rânia definitivamente repulsa. E o Yaqub no início eu torcia muito por ele, mas depois eu desencantei, não fedia e nem cheirava basicamente.
Enfim, vale muito a pena apesar das problemáticas, porque é um livro com uma escrita muito fluída e com problemas reais que podem ser enfrentados nas famílias. Além disso, a parte histórica de Manaus é encantadora e bem crua sobre o momento vívido por ali.

pi 26/04/2023

Livro 17 de 2023
Gostei muito da história dos gêmeos. Romance cheio de surpresas que conta um pouco sobre a vida em Manaus e a mistura de culturas que lá ocorria no século passado.

Maria 26/04/2023

Obrigada fuvest por me apresentar a este livro
Que livro bom , sério, eu gostei bastante dele , ele nos faz passar por vários picos de sentimentos diferentes nos deixa intrigados e presos na história entre esses irmãos e essa família.

" Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" .

alemesquitaneto 20/04/2023

Li esse livro com muita expectativa e infelizmente não me cativou tanto assim. A história dos irmãos acaba sendo mero pano de fundo pra história dos outros personagens.

theamzgbebela 19/04/2023

Babado e confusão
Li o livro por ser leitura obrigatória, mas a história é mt boa, traz muitas reflexões, tem pancadaria promiscuidade, traição, morte, delirio, perseguição, tudo oq gosto!

Marina 19/04/2023

Dois irmãos foi minha primeira experiência com Milton Hatoum e gostei demais! Achei a narrativa fluida, instigante, os personagens são bem construídos, cativam o leitor de várias maneiras. Me senti andando pelas ruas de Manaus, sentido a chuva quente, observando o encontro dos rios, enquanto uma família colapsava na briga calada de dois irmãos gêmeos que se detestavam.

Julia.Galuppo 18/04/2023

Outro livro ha muitos anos guardado na estante, nunca lido. Me surpreendi. Apesar da escrita rebuscada é um título curioso e muito bem estruturado. Incrível.