Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

aline.moraes.23 01/04/2023

Pesado, triste e muito rico!
Esse é um livro muito bonito, que mostra a paisagem, um pouco da cultura e da culinária de Manaus pós segunda guerra mundial. É um livro pra se ler devagar aproveitando cada detalhe.
Senti muita pena de todos nessa história, pois são muito desajustados e morrem infelizes. Os dois gêmeos, Yaqub e Omar, representam o bem e o mal, a disciplina e a procrastinação. Embora tenha me simpatizado mais pelo Yaqub, sua vingança o torna quase tão horrível quanto o irmão. Vendo a forma como ele foi criado sempre em segundo plano, entendemos a frieza e indiferença que ele tem pela mãe. Essa história é acima de tudo muito humana ao apresentar o quanto somos todos falhos.

Carol 01/04/2023

Gostei
Pelo título da resenha pode parecer q eu n achei o livro lá essas coisas mas eu achei mto bom na vdd. Confesso q n sou a maior fã de livros literários mas esse me surpreendeu.

Dei nota 4 pq pouco antes da metade do livro eu tava achando mto parado e chato msm, até pensei em parar de ler pq n acontecia nd de interessante e eu tava louca pra acabar logo, mas aí foi melhorando até q me prendeu dnv e eu decidi ir até o fim.

Por incrível q pareça eu só me dei conta q n sabia o nome do narrador por causa de uma resenha q li aqui, caso contrário só teria reparado bem mais pra frente.

SPOILER!!!
E em relação ao mistério da trama, antes de terminar eu soube q o nome o pai do menino n iria ser revelado, achei ruim de início pq esperava q fosse ser revelado já q só se falava disso durante a história toda, mas agr acho q foi até bom ter ficado essa dúvida no ar, assim ngm sai frustrado e é mais emocionante tb.

herxnjudx 01/04/2023

Lindo, real e marcante
Olha eu tô apaixonada. Demorei tanto pra terminar, mas valeu a pena.

do início ao fim, a sensação que eu tive era de que a história transitava bem do real ao imaginário, como se uma parte racional puxasse pra ficção, mas sempre haveria uma dúvida se em algum momento ela ocorreu mesmo.

Estante da Leonina 01/04/2023

Nao achei uma história tao boa nao. Na verdade eu nao entendi o objetivo dela. Era so pra falar da vida dos irmaos e da briga sem motivo e que nunca teve solução??

David.tonet 30/03/2023

Perfeito
Dois irmãos tem tudo oque um bom livro precisa: personagens muito bem desenvolvidos, trama interessante, além de trazer um misto de sentimentos e emoções. 100% recomendo

Giovana Braga 27/03/2023

Um livro perturbador poético.
[Pode ser que contenha spoilers]

A mente do Milton Hatoum me deixa muito intrigada. Esse livro é, definitivamente, pesado. Se você é alguém mais sensível a gatilhos, jamais o recomendaria. Na verdade, sendo bem honesta, dificilmente recomendaria essa leitura.

?Dois irmãos" é um livro que precisei encarar por conta do vestibular e embora tenha sido desafiador, devo admitir que também teve lá suas reflexões interessantes.

Bem, o livro conta a história de Yaqub e Omar. Desde novos, o sonho de Zana, mãe dos meninos, tinha o sonho de vê-lós sendo bons amigos, mas é totalmente o oposto do que acontece durante toda a história. Omar e Yaqub vivem em desavenças, há brigas, palavrões, violências, incesto e até estilhaços no rosto neste livro. É puro caos!

Defini o livro como um perturbador poético, pois Nael, mesmo morando em seu quartinho do quintal da casa principal, mesmo não podendo estudar nas melhores escolas, mesmo sem saber durante muito tempo quem era o seu pai, quais eram as suas origens, como ele veio ao mundo,? ele conseguiu se reerguer. Ele sobreviveu.

Ele foi vida em meio a mortes. Ele foi amor em meio ao ódio. Nael, aquele cujo tudo que o restava, eram migalhas, migalhas de livros, migalhas de educação, migalhas de afeto. Nael, aquele cujo o qual acreditou até o fim do livro no perdão, que desejou por sua mãe, mas não obteve.

Nael tornou-se professor. Nael escolheu inspirar-se em Yaqub e obter boas influências deste, mesmo sem saber se ele era o seu pai que não o assumiu. Essa é a verdadeira beleza dessa história um tanto quanto esquisita, ao menos pra mim.

A forma como Yaqub ascendeu na vida e o contraste com o seu irmão Omar, marginalizado, as consequências da autoproteção parentesca? foram tantas vertentes.

Que livro de tirar o fôlego! (e eu nem sei se é no bom sentido da coisa).

Giovana Braga 27/03/2023minha estante
Talvez eu devesse ter conferido o texto antes do meu corretor trocar palavras e mudar o sentido de algumas frases. ? Agora já foi!

Cristiane.Oliveiraa 26/03/2023

A obra aproveita a narrativa universal de disputa entre irmãos para nos inserir em um núcleo manauara muito específico: a presença de imigrantes libaneses no Amazonas. A narrativa é intrigante, fluída e muito bem elaborada. Hatoum é fundamental!

Juliaaa.sf 23/03/2023

O melhor significado de Perfeito
Para mim, "perfeito" significa que não precisa mudar nada, que como está, está mais que ótimo. Bom, pra mim, essa é a palavra que resume o livro. É uma surra bem dada de conhecimento e conceitos que dificilmente você será exposto à! O sentimento de desprezo pela família, as relações, a narração de Nael e desenrolares da história fazem desse livro um dos melhores que já li quando falamos sobre realidade brasileira!

Júlia 22/03/2023

Sutileza, impacto e um nó?
Por onde começar? Esse ano tem sido difícil em termos de leitura, a empolgação com as obras parece me faltar, logo acho que teria aproveitado mais este livro se não estivesse de ressaca literária, mas não deixei de me emocionar com ele.
A história de dois irmãos é sútil, caminhando para o implacável ao fim do livro, lento e depois veloz. E ao dizer implacável, francamente a série de acontecimentos e informações que nos é inserida nas últimas 60 páginas chega a ser obscena, o famoso momento em que você percebe que a história está longe do fim e faltam menos que cem páginas, por mim apelidado do momento em que o pau vai torar.
O autor aborda as relações familiares como as vejo: um grande nó, confuso e problemático que pode causar uma dor latente no peito até nos membros das famílias mais pacatas, um golpe no estômago, uma divisão de proximidades entre aqueles que compartilham o sangue.
Enfim um livro maravilhoso.
Obs: li com a lombada quebrada pela primeira vez, é bom, mas n acho que valha o estrago feito no livro. Por ser um livro acadêmico e de bolso não me importei tanto, mas o estado é deplorável.

Felipe Berlofa 21/03/2023

Relações familiares entre o amor e ódio
"Mas as palavras parecem esperar a morte e o esquecimento; permanecem soterradas, petrificadas, em estado latente, para depois, em lenta combustão, acenderem em nós o desejo de contar passagens que o tempo dissipou [...]"

Nota: 4.5/5
Editora: Companhia das Letras (Ebook)

"Dois irmãos", escrito por Milton Hatoum, é um romance que conta a história de uma família libanesa residente na cidade de Manaus, e acompanharemos as relações e lutas internas que perpassam pelos seus membros.

Um dos pontos interessantes da obra é sua narração. Ela é narrada por um personagem que só conheceremos por completo ao final do livro. Mas é a partir de sua visão, que vamos conhecer as dinâmicas e história desta família.

E é nessa narração que conheceremos os irmãos gêmeos Yaqub e Omar e sua relação marcada por conflitos, inveja e ressentimento. O conflito dos irmãos desencadeia episódios que têm consequências para toda a família, seu presente e futuro na trama. E foi isso que mais me conquistou na obra: como a profundidade das personagens conduz a trama.

Além da trama familiar, o livro retrata a cidade de Manaus em diferentes momentos da história do Brasil, desde os anos 1920 até a década de 1980, destacando a presença da comunidade árabe e a transformação da cidade em um centro industrial.

Milton Hatoum constrói uma narrativa densa e poética, explorando os temas da identidade, da solidão, da culpa e da redenção. "Dois Irmãos" é uma obra intensa e emocionante que retrata a complexidade das relações familiares e a luta entre a razão e a emoção.

Juliana 19/03/2023

Interessante, mas triste
Quando a minissérie da Globo foi ao ar, comecei a assistir, mas não terminei. Fiquei curiosa e me prometi um dia ler o livro. Resgatei lá da lista infinita. É um bom livro. Descreve com beleza a região de Manaus e retrata de forma dura a vida de imigrantes libaneses e da população marginalizada da região na época do pós-guerra e na ditadura militar. A temática gira em torno da briga dos dois irmãos, gêmeos, os dramas familiares, a deterioração das relações. A narrativa é em primeira pessoa, feita de forma genial e não linear, por um personagem que só descobrimos quem é no decorrer da história. Gostei, mas sempre que lia, me deixava com um sentimento de tristeza e de angústia. Será que essa era a intenção do autor? Aí está um mérito seu? ?