Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Geórgia 17/08/2021

Mansfield Park
Depois de Orgulho e Preconceito e Persuasão, achei que adoraria qualquer coisa escrita por Jane Austen. Estava errada.

O enredo de Mansfield Park é monótono. Nenhuma personagem conseguiu me cativar. Senti raiva de todos eles em vários momentos da narrativa. As cenas que talvez fossem interessantes para mim apareciam contadas nas falas e cartas de outras pessoas.

A culpa é minha por entrar na leitura com altas expectativas.

É isso.

Emilly 13/08/2021

Querida Jane, você perdeu o rumo aqui
Tal qual não foi minha decepção ao ler um livro ao mesmo tempo longo e ruim. Deveras triste estou (kkkkkkkkk)
Mas sério! É bem ruinzinho. A construção como um todo é boa, mas o que me fez achar a história péssima, além páginas e páginas de sofrimento gratuito foi o final. Coitada da Fanny, só teve o seu final feliz por ser um prêmio de consolação.

Nayany 10/08/2021

Achei o Casal tão insosso, pelo que foi narrado era esperado, mas eu queria que tivesse tomado outro rumo. Gostei das tramas dos personagens secundários e suas imperfeições.
Achei interessante alguns costumes da época, a diversão dos jovens e o contexto histórico.

Gilda.Lima 03/08/2021

Dos livros de Jane Austen, foi o que menos gostei, demorei para engrenar na leitura, o que com os outros foi fácil, mas recomendo, pela excelência da autora em si, é uma boa obra e merece reconhecimento.

Anne208 31/07/2021

Um livro que merece mais reconhecimento
Personagem principal pobre, que vai morar com os tios Bertran e é constantemente menosprezada pela tia Norris. Apesar disso, Fanny é uma personagem muito empática, doce e sofre por um amor não correspondido.
A crítica que a Jane faz à sociedade da época é bem nítida nessa obra e o plot próximo do final... nossa, perfeito! A única coisa que me incomodou um pouco é o fato de uma das personagens ser apaixonado pelo primo (não vou falar quem para não dar spoiler), mas acho que era algo normal para aquela época.
Catarina 31/07/2021minha estante
Casamentos entre primos eram muito comuns naquela época, então nem se preocupe :D

Aline ig @escape.abacharel 30/07/2021

Fanny Price, uma menina de dez anos que é bastante frágil e tímida, é levada de sua pobre casa em Londres para morar com seus tios em Mansfield Park. Lá, ela cresce com seus primos e primas até chegar aos seus 18 anos de idade, porém, sua criação em Mansfield foi um pouco diferente da educação das primas. Ela é ensinada a sempre se lembrar de sua posição social e a nunca achar que está no mesmo nível de suas primas Maria e Julia.

Desde que Fanny chega a Mansfield Park, seu único porto seguro é seu primo Edmund, que a compreende e a aconselha. Já todos os outros mostram ser bastante rigorosos em sua criação, principalmente a tia Norris, uma velha amargurada e de coração bastante frio.

Em meio a tudo isso, Fanny cresce com uma paixão secreta por seu primo Edmund, paixão essa que nunca seria aprovada por ninguém em Mansfield, devido à posição de Fanny. E ainda que alguém aprovasse, seria possível que seu primo Edmund a correspondesse?

Esse é mais um dos romances de época formidáveis de Jane Austen, com suas críticas à sociedade da época. É um romance bem extenso e confesso que não é tão fácil assim de ser lido, digo por mim. Mas com um pouco de esforço acho que essa é uma obra que vale à pena. O final é cheio de acontecimentos e reviravoltas.

Às vezes não nos conectamos 100% das vezes com a protagonista de um livro, mas acho que isso é o que é o interessante em um livro de romance, até porque na nossa vida também é assim, podemos conhecer alguém e no começo não gostar tanto, mas depois de um tempo vamos nos acostumando e conhecendo aquela pessoa e suas ações.

Esse é um romance que super indico para quem é fã da Jane Austen! Da autora, já li Orgulho e Preconceito, Emma e algumas obras inacabadas, como Amor e Amizade, As três irmãs e Uma coletânea de Cartas.

Joy 28/07/2021

Sem dúvidas a escrita de Jane Austen é muito boa e inteligente, porém, o início do livro foi bem arrastado e difícil de manter o interesse nos personagens. Por volta dos 50% da leitura tudo começou a ficar mais fluído e a ambiguidade de alguns personagens me fez gostar mais do enredo e consequentemente a curiosade aumentou.
A personagem principal, Fanny, nem de longe foi uma das minhas favoritas. Me incomodou muito a passividade e a submissão que ela tinha diante de todos, mesmo entendendo que boa parte disso se deveu à criação dela em Mansfield Park, mas ao mesmo tempo é admirável como ela se manteve firme durante toda a aproximação do Sr. Crawford, e como ela sempre esteve fiel aos próprios sentimentos, mesmo muitas vezes não sabendo lidar com eles.
Outro ponto é que tudo basicamente se desenvolveu para um desfecho nos últimos 3 capítulos, e talvez isso não tenha me feito gostar de um ponto no final, para mim ficou parecendo que Fanny foi uma segunda opção. Depois que tudo deu errado e todos estavam tristes com os acontecimentos, pareceu que a vinda da Fanny foi apenas um consolo, e que para o Edmund foi apenas a opção mais segura (sem falar que dois capítulos antes ele ainda considerava ela como irmã). Mas talvez seja exatamente sobre isso, sobre o que é melhor para um vida tranquila e confortável, sobre um amor tranquilo e construído com o tempo acima de paixões.

Malu Collares 28/07/2021

Me surpreendeu muito , gosto muito dos livros da Jane Austen mas esse realmente foi surpreendente, trabalhando com a constância de caráter e valorizar aqueles que são justos, amáveis e fiéis com pessoas, morais e valores.
Amei mesmo o livro.

Debora1051 26/07/2021

Achei ok
Sendo sincera, achei a história bem chatinha, se arrastou pelas mais de 500 páginas. A protagonista é irritante e sem sal, e seus princípios e timidez são superestimados.
Entendo que a ideia é Fanny não ser uma heroína convencional, e saquei o conceito de todos os personagens terem defeitos e vícios, apenas não achei a história tão interessante assim.

Vanessa 24/07/2021

O que dizer de Mansfield Park senão que é o livro mais fraco da Jane Austen, na minha opinião. Nenhum dos personagens apresentados no livro me cativou. A protagonista Fanny Price é a mais sem sal de todas, pouco aparece durante quase metade do livro, ela interage muito pouco com os demais personagens, sendo mais uma observadora do que ocorre ao seu redor do que o centro das ações. No final isso muda um pouco quando ela se torna interesse amoroso do Sr Crawford, que ela rejeita. As últimas 40 páginas são as melhores do livro com vários acontecimentos importantes. Quem teve o final mais feliz foi a Maria e a Sra. Norris, elas se merecem. Já o enlace entre Fanny e Edmund era esperado, mas na minha opinião sem fundamento o cara passou o livro quase todo interessado na Srta. Crawford e aí nas últimas cinco páginas se diz apaixonado pela Fanny, me pareceu mais um prêmio de consolação.
Emilly 13/08/2021minha estante
Alguém que pensa como eu kkkkkkk detestei o livro

Mandy 22/07/2021

É inegável que Jane Austen é uma boa escritora mas esse livro é chato DEMAIS por boa metade do livro não acontece nada só lá pras últimas 40 páginas que acontece alguma coisa interessante que se resolve em menos de 20 páginas. Se não fosse a ótima escrita da Jane esse livro teria sido uma tortura de todas as protagonistas dela Fanny consegue ser a mais chata e cabeça fraca ela mal aparece na primeira parte do livro de tão irrelevante e o seu par romântico é o mais desinteressante e chato possível torci pra que não acabassem juntos mesmo sabendo que iriam.

Stefania 17/07/2021

Sou apaixonada por Jane Austen. Ela sempre está presente em minhas leituras. Entretanto, tive um pouco de dificuldade com Mansfiel Park.

Iniciei e larguei o livro duas vezes. Primeira em 2016 e a segunda em março. Agora em junho decidir ler e ir intercalando com outras leituras, mas sem largar.

Depois que entendi quem era quem e a razão de um teatro familiar ser tão repreensível, passei a gostar da leitura.

É inegável que a segunda metade é bem mais interessante é que muitas partes são cansativas.

Fiquei bem surpresa com os acontecimentos com um casal, perto do fim do livro. Achei bem ousado, para Jane Austen, mas depois lembrei da Lydia Bennet e me dei conta que Austen gostava de escândalos.

Achei muito corrido a definição do futuro da Fanny. Gostei dela, mas uma pessoa tão boa, paciente, humilde e calada pode ser uma personagem morna, mas consegui entendê-la.

Não indico como uma primeira leitura da obra de Jane Austen, mas vale a pena sim.

Rafaela.Nascimento 16/07/2021

Razoável
É um livro bom, porém dos livros de Jane Austen foi um dos que menos gostei, a história é de poucos acontecimentos, a mocinha mal aparece nos primeiros 50% do livro, Fanny é uma menina de bom coração, tímida e sensível, mais é a mocinha com a personalidade mais fraca dos livros de Jane, o mocinho também muito fraco, o romance não é desenvolvido, só sabemos da paixão pratonica de Fanny, o livro só melhora nos capítulos finais, e tudo se resolve em um capítulo, pra mim foi um livro bem mediano

Daiane 12/07/2021

Sou apaixonada por Jane Austen, por mais que os finais quase sempre são previsíveis eu amo os livros dela.
Este eu gostei muito, mas claro que os meus favoritos ainda não Emma e Persuasão.
Uma leitura leve e apaixonante!

Erica 05/07/2021

Fanny
Mansfield Park é mais uma obra prima da incrível Jane Austen.
Aqui temos Fanny, uma protagonista que você pode ter visto sendo criticada por muitos leitores. Bem, Fanny não tem nada de Emma ou de Elisabeth, até porque ela tem uma trajetória muito diferente das outras. Acolhida e criada pelos tios em uma realidade social completamente diferente da sua de origem, Fanny cresce nutrindo um amor platônico e suportando o desdém de outra de suas tias que nunca deixa que ela se esqueça de onde veio. A narrativa nos permite passear pelas diferentes realidades econômicas da época e refletir sobre a ambição (ou a completa falta dela). Gosto de Fanny porque na minha visão ela não desiste nunca e mantém a esperança até o último momento.
Não recomendo iniciar a experiência de ler Jane Austen por este livro, mas não deixaria de ler. É uma leitura que vale muito a pena.