Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Ana 17/01/2023

Uma grande reviravolta
Fanny é uma garota doce e sensível que não se deixa abalar pelos contratempos da vida e por uma tia que a odeia.
Se é um romance de época totalmente diferente que vc quer ler, com certeza mansfield park é a melhor opção.

Ninieð¥ 09/01/2023

Sorry, Jane Austen.
Jane Austen que me perdoe mas a Fanny é insuportável, não insuportável do tipo Emma, insuportável do tipo que faz a gente ter ressaca literária. Não consegui gostar de nenhum personagem ?li depois de Emma e fiquei um pouco decepcionada, embora eu saiba que Mansfield seja um livro póstumo. O livro é bom, apenas.

Bryannie 29/12/2022

Mansfield Park
Dou a este clássico de Jane Austen, três estrelas.
Neste livro, acompanhamos a pequena Fanny pela sua jornada em Mansfield Park na Inglaterra.

?Adotada? pelos seus tios ricos, com 12 anos, Fanny se muda para Mansfield, e começa a morar com seus tios e primos, Tom, Edmund, Maria e Julia, e tendo sempre a companhia da Tia Norris na casa.

Durante a leitura deste livro, sentimos muitas coisas diferentes, as vezes ódio de Fanny pela sua inocência e ?lerdeza? ou de Mrs Norris pelo jeito que trata a pobre Fanny, sempre a diminuindo, sentindo também, por vezes, raiva e/ou dó por ninguém a defender.

Para quem for ler este livro tem que ter, na minha opinião, muita paciência, além que ser uma leitura devagar e calma (até demais) tem de ter paciência para os personagens e principalmente o final, que ao meu ver, não fez sentido nenhum, principalmente o plot twist do Henry Crawford.

Fabio 27/12/2022

Estou relendo. Como sou fã da autora, estou adorando. A tradução de Raquel de Queiroz faz toda diferença.

Joele 16/12/2022

Jane Austen não decepciona
O livro é um romance bem mais tranquilo que os outros que já li da Jane Austen, é de fato mais maduro como me disseram.

Mas o melhor é o modo em que a autora consegue fazer que a gente goste e deixe de desgostar de um personagem em questão de páginas.

Também é muito bom ver a evolução da personagem principal, como ela deixa de ser submissa e como ela no final de mostra mais rica que os demais por nunca desistir dos seus princípios.

Apesar de ser um livro de época, há muitas reflexões deste livro que se encaixam na realidade.

Gostei bastante, recomendo.

Thais645 07/12/2022

Único livro da Jane Austen do qual não gostei
Eu acho a escrita da Jane Austen fantastica e aprecio a importância que ela teve de retratar o papel da mulher na sua sociedade e tempo (ok, não é um arroubo feminista como as irmãs Brontë, mas é válido). No geral, os livros tem um crítica social, não só ao papel da mulher, mas às castas, superfluidade de valores e vícios da indolência da aristocracia. As vezes as críticas são menores e mais filosóficas, a respeito da natureza humana. Mas em Mansfield Park, nada disso é evidente (com raras exceções). O livro é muito moralista e Fanny, uma personagem bem insossa. As irmãs Price, Norris e Bertram beiram o ridículo, mas sem a pungencia de serem caricatas com outras personagens de Austen.

Deysiane 02/12/2022

Jane surpreendendo como sempre
No início eu pensei que não iria gostar desse livro devido a algumas atitudes da protagonista, por ser muito tímida e fechada para com os outros personagens, quase nunca revelando suas vontades e pontos de vista.
Porém, no decorrer do livro, Fanny mostrou-se ser mais sábia do que aparentava, com uma sensatez de dar orgulho.

Alice1867 26/11/2022

Nenhuma família é perfeita
Eu adorei Mansfield Park apesar de ter achado meio arrastado, com cenas desnecessárias e um final que só se desenvolveu no último capítulo. Esse livro começa falando sobre o casamento de Maria Ward com o baronete sir Thomas Bertram e sobre casamento de suas irmãs. Uma delas se casou com um pastor e a outra com um homes muito pobre. A protagonista Fanny Price foi tirada aos 10 anos de seu lar para viver com seus tios mais ricos, porém ela sempre foi tratada com inferioridade comparada com seus primos e desprezada pela sua tia a sra. Norris que gostava apenas dos sobrinhos ricos. A única pessoa que a tratava bem era seu primo Edmund.
No ínicio Fanny era uma criança não muito bonita mas depois se tornou uma jovem muito linda.
Uma coisa que para mim é muito estranha é que mesmo sempre sendo desprezada, excluida de todos os passeios e inferiorizada ela amava Mansfield Park e a família Bertram.
Mansfield Park traz lições como a de não casar sem amor, não casar por dinheiro,que nenhuma família é perfeita mesmo aparentando ser do lado de fora como a Bertram. O livro também tem conteudos como divórcio e relações extra conjugais.
Eu não gostei muito que o Edmund e a Fanny se casassem por que eles foram criados como irmãos! O Edmund chama ela de irmã no livro e de repente ele corresponde a paixão platônica dela e eles se casam, sendo que eles foram criados como irmãos.

Leh 22/11/2022

Um romance bem levinho
Fanny é uma jovem garota recatada e vivendo sob a companhia de 9 irmãos, quando é levada para mansfield park na esperança de uma vida e educação melhores. Eu amei acompanhar o crescimento e desenvolvimento dela, podemos ver conforme aos poucos ela vai ganhando coragem e se posicionando mesmo quando doloroso pra si mesma. Jane austen sabe melhor do que ninguém criar um romance baseado em amizades e tensões familiares que a gente ama.

Lua 20/11/2022

520 páginas de um enredo muito arrastado e chato. Foi difícil de pegar ritmo, personagens sem carisma, sendo a heroína extremamente recatada e sem reação de gente. Senti que foi um livro meio forçado, muito fora do que costuma ser os romances de Jane Austen... E fica um p.s.: essa edição da Martin claret só tem beleza mesmo, de resto é só erros de ortografia.

Lia 18/11/2022

O romance mais maduro da Jane Austen
É o que dizem sobre esse livro. Realmente, dá pra notar uma diferença. Só não sei se eu gostei dessa mudança.
Achei bem rico em diálogos e descrições, mas não consegui me conectar com a Fanny. Eu entendia, mas não compreendia ela. Gosto mais das heroínas dos outros livros, mais fortes, decididas, dinâmicas... gostei mais do Henry Crawford do que dela. Foi uma pena o que aconteceu.
Apesar de não ter acontecido o que eu esperava no final, eu gostei. Parecia que a Jane estava falando diretamente com o leitor. E aconteceu o que a protagonista queria, afinal de contas.

Jenni.Castro 14/11/2022

Essa coleção dos livros da Jane Austen é maravilhosa!
Eu amo essa autora de todo o meu coração! Ela não nos decepciona nunca com seus personagens cativantes.

cecilia 12/11/2022

casamento = confusão
por muitas e muitas páginas eu fui obrigada a sofrer esperando o Edmund criar juízo, os Crawford quebrarem a cara, a tia Norris calar a boca e a Fanny poder ser feliz (tadinha), e apesar de ter achado o final um tiquinho corrido, deu tudo certo:)

Camila 03/11/2022

Nem tudo que reluz é ouro...
De todos os livros da Austen (exceto Emma, que ainda não li), esse foi o que menos gostei. É muito diferente dos outros romances dela.
Foram vários motivos, por exemplo, achei muito arrastado, principalmente, até a metade, personagens chatos, cheios de opinião e julgamentos, mas com pouca ação, por fim a história não me prendeu.
Só terminei pq é um clássico.
A msg mais importante que tirei é a respeito da hipocrisia das pessoas, em um mundo que as aparências são mais importantes do que tudo, aquela família perfeita de comercial de margarina não existiu séculos atrás e isso a autora escancara nesse livro.
E pasmem, esse família ainda não existe hoje dia.