Hopeless

Hopeless Colleen Hoover

Resenhas - Hopeless

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

brrnathais 26/06/2015

Um livro para repensar todos os aspectos da sua vida
Ainda tenho sentimentos contraditórios com relação ao livro, eis o motivo: comecei a lê-lo sem fazer muitas especulações sobre o que era dito, sobre a estória. Resultado: comecei a ler achando que era apenas mais um livro que chamamos de água com açúcar (protagonista+mocinho+acontece algo chato+final feliz). Imaginei isso porquê o início do livro te induz a pensar que será assim, porém, não é bem desta maneira.
Quando começaram as tramas do livro eu fiquei meio embasbacada, porque sinceramente, eu não esperava mesmo. Esperava qualquer coisa, mas como já disse, estava tudo na cara desde o início do livro.

A Collen Hoover escreveu neste livro principalmente sobre reencontros, mentiras, escolhas certas e erradas, redenção, perdão, amor.

Além disto, a estória mostra algumas das mazelas da sociedade como a deficiência de relacionamentos entre pais e filhos, suicídios, ineficiência e abuso de autoridade policial. o Enredo é tão emocionante, que a autora não dá espaço para você se recuperar de uma informação chocante e já joga outra, e mais outra, e mais outra. ( Leve influência de Victor Hugo, talvez?).
Sky e Holder têm partes de suas vidas tão injustiçadas, que ao descobrir cada informação, no decorrer do livro, não há como não se sentir solidário pelos protagonistas.

O que a autora quer transmitir é que independente do esforço e da vontade de mudar as coisas, driblar esse mestre chamado "acaso", é quase impossível, e ele, por sua vez, sendo mais do que imparcial, não nos permite modificar o que esperamos para nossa vida.

Na minha opinião, uma boa leitura é aquela que eu sinto que mudou algo em mim após o término, e foi exatamente isso que aconteceu.
O que me marcou foi a maior e mais importante mensagem do livro: É necessário perdoar o outro, talvez não porque ele mereça, mas porque você merece seguir em frente. E independente dos problemas, é preciso perdoar a si mesmo para conseguir perdoar alguém

Mari 18/08/2015

Pois é meu povo, sou fã assumida de Colleen Hoover. Já li praticamente tudo dela que foi lançado e posso dizer que amei quase todas as obras (foi por tão pouco que não falei todas. Por que você foi escrever Ugly Love, Colleen, por que?)

Hopeless é o meu livro favorito no gênero New Adult. Por que? Nada demais, apenas por ser FANTÁSTICO, simplesmente PERFEITO!
Eu já conhecia a escrita de Colleen, da série Métrica, e sabia que ela sempre nos apresentava personagens bem trabalhadas, éticas, fortes e com alguma surpresa que te faria perder o chão. Mesmo assim nada me preparou para esse livro, até porque a sinopse deixa muito a desejar.

Antes de iniciar essa resenha tenho duas dicas para vocês:

01 - Cuidado com as resenhas que têm por aí. Muitas delas contêm spoilers e a graça dos livros da Colleen está nos detalhes que se descobre ao longo do caminho.

02 - Se você sabe ler em inglês, e a Galera Record que me perdoe, LEIA EM INGLÊS! Isso porque essa autora faz zilhões de joguinhos de palavras totalmente "show de bola" ao longo do livro e basicamente todos eles se perdem com a tradução. Não é problema do tradutor, vejam bem... é apenas impossível reproduzir em português os jogos feitos com palavras em inglês porque a ordem de cada letra delas é a base da coisa; com isso muito da beleza, da "mágica" e da graça dos livros dela acabam se perdendo nas versões em português.

03 - O título desse livro é HOPELESS. Não importa o que está na capa em português, ignorem e mantenham na mente que o título que a autora deu É E DEVERIA CONTINUAR TENDO SIDO Hopeless. (Quem me conhece sabe o quanto surtei quando vi o título sendo traduzido, né Caroline Gurgel?). Não sabe o que significa essa palavra? Procura no dicionário ou continua lendo a resenha porque eu explico, mas apenas entenda seu sentido e não mude sua escrita em NENHUMA HIPÓTESE! Ok... voltando a respirar e ficar calma em 3...2...1

Isso dito, vamos à história.

Em Hopeless conheceremos a história de Sky, uma menina de 17 anos que tem uma vida um tanto atípica em relação às outras pessoas da mesma idade. Ela foi educada em casa, por sua mãe adotiva, Karen, que era uma pessoa completamente voltada à tudo que é "natural". Logo, nada de ficar assistindo televisão e internet é algo terminantemente proibido, assim como o celular. A primeira vez que ela está indo para a escola, realmente, é em seu último ano de ensino médio graças à uma luta imensa de Sky e Six para convencer sua mãe que a experiência era importante para o seu amadurecimento como pessoa.

Six é a vizinha de Sky, além de ser também sua única e melhor amiga. Ela sempre quis ter a amiga na escola com ela, mas agora que finalmente conseguiu não irá aproveitar pois está de viagem marcada para fazer um ano de intercâmbio na Europa.

As duas tinham uma fama "terrível". Six era a namoradeira da cidade e Sky acabava sendo também por tabela já que, escondido da mãe, ficava com o amigo que estivesse acompanhando a paixão de Six no momento. Pior que a fama dela apenas a fama de Dean Holder.

Holder é o nosso "par romântico". Ele tem a mesma idade que ela e é conhecido na escola como "o cara que foi preso por espancar ou matar um rapaz homossexual", as histórias podem variar nessa parte. Seu porte físico atlético, sua tatuagem escrito "Hopeless" no braço (que é uma palavra em inglês que significaria "desprovido de esperança ou salvação" caso fosse traduzida) e sua cara de "poucos amigos" apenas ajudam na manutenção dessa fama.

Sky se depara com Holder pela primeira vez no caixa do mercado. A atração por ele é imediata, mas há também uma outra sensação ali que ela não consegue bem explicar qual é. Holder fica a olhá-la também, de uma forma um tanto estranha. O que eles ainda não sabem, lógicamente, é que esse encontro mudará para sempre a vida dos dois e de maneiras que ninguém jamais poderia imaginar.

O início do livro parece um new adult como outro qualquer, nada de mais ou de surpreendente, tudo "cor de rosa" e até mesmo meio bobo e clichê. Por vezes me perguntei quando Colleen iria realmente aparecer naquele livro. E é por isso que dou uma outra dica aqui, nunca duvidem da "tia Colleen". Não desistam... ela VAI te surpreender, vai valer a pena.

A mudança acontece bem no estilo Colleen de ser, do nada! Te pega completamente desprevenido e você meio que começa a torcer para voltar ao "cor de rosa", a torcer para você não ser tão inteligente quanto acha que é e estar redondamente enganada sobre o rumo que a história irá tomar quando começa a ligar todos os pontos que ela foi lançando nas páginas inciais sem você notar direito.

A partir daí só você lendo pra saber, pois se eu contar é spoiler na certa. Lembro que "naquela cena" involuntariamente levei a mão ao coração e repetia "Não... não... não... não... um palavrão básico... Colleen você não fez isso!". Se você leu sabe de que cena estou falando, se ainda não leu vai saber de qual estou falando ao chegar nela - talvez você se confunda em cenas anteriores achando que pode ser ela, mas quando chegar nela de verdade, você vai ter certeza absoluta, pode acreditar.

O que mais posso dizer sobre essa obra? Ela é toda contada pelo ponto de vista de Sky (isso é muito importante, já que "Sem Esperança" - respira, Mariana, respira - conta a versão de Holder - eles ao menos poderiam ter traduzido para "Perdendo Esperança", né? Mas não.... respira... esse não foi tão mal como o outro, quase deu certo... respira). Ok, que mais? Ah, pode ser lido como livro único, mas não recomendo. A Versão do Holder é muito boa e nos mostra coisas que Sky jamais teria como nos contar.

Em suma, é isso. Meu último recado vai direto para Colleen Hoover: "Colleen, I love your books so much! Thank you for put in paper female characters with brain and couples with moral principles, with values. This is what I 'live' (like+love) the most in your work." (Colleen, Eu amo tanto os seus livros! Obrigada por colocar no papel personagens femininas com cérebro e casais com princípios morais, com valores. Isso é o que eu mais gosto nas suas obras.)

Obs.: com essa tradução que fiz da minha própria frase para ela provo o meu ponto... Quem não sabe inglês perdeu a do live porque não dá pra eu traduzir isso de forma a fazer sentido da frase em português.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/08/resenha-um-caso-perdido.html#more

Thaís Almeida 16/09/2019

O livro foi bom mas poderia ter sido melhor trabalhado, acho que se eu tivesse lido na minha adolescência teria aproveitado mais a leitura.

Anna Laitano 19/02/2020

Por que abandonei a leitura?
Geralmente, eu não resenho livros que abandonei porque acredito que, tendo abandonado, não tenho a visão completa da obra e, sendo assim, não me sinto confortável de opinar.

Mas Hopeless é um caso diferente. Não abandonei o livro por achá-lo tedioso, ou por questões de gosto pessoal. Tanto que, aliás, tentei ler há anos (2016, se não me engano) e até hoje não conseguir dar outra chance.

Antes de mais nada, vale mencionar que o que vou comentar é sobre as sessenta e poucas páginas que consegui ler. Não sei se há um motivo ou redenção para o que citarei, então tenha isso em mente, por favor.

Bom, sabendo que a autora é aclamada pelo público, achei que Hopeless parecia uma boa forma de conhecê-la. E, veja bem, serei justa: O ritmo da escrita é bom, flui facilmente -- mas este talvez tenha sido o único mérito, até onde li. Porque comprar este livro foi uma péssima escolha.

Então, aqui vai a lista dos porquês eu recomendo... Que você CORRA deste livro.
(Nota: os dois últimos são os mais graves)

1) Slut-shaming. Sky poderia ter sido uma protagonista ótima, desafiado o padrão social imposto às personagens femininas. Mas, talvez por medo de ousar, o resultado se tornou desastroso. A autora se esforça em enfatizar que sua personagem não é uma "slut", demonstrando claramente que sê-lo seria um problema, uma falha de caráter. Tudo bem, isso não reflete, necessariamente, o que a autora pensava (e, principalmente, o que pensa atualmente, pois estamos em constantes mudança e evolução). Mas é incômodo o quanto ela faz questão de reforçar essa ideia nos primeiros capítulos.

2) Desvalidação de quem não sente atração sexual e/ou romântica. Sky sente medo no começo, porque nunca sentiu atração por nenhum dos caras com quem ficou e considera isso como algo "anormal" e que precisa ser corrigido. Novamente, sim, o livro é de 2012 e talvez a autora nem conhecesse o espectro ace/aro, mas é muito ruim (e prejudicial!) ter essa ideia martelada novamente, sobre uma minoria tão apagada.

3) "If you get Mr. Declare for math, sit in the back and don't make eye contact. He loves school girls, if you know what I mean. Or, better yet, sit in the front. It'll be an easy A."

Há muitos problemas no mero trecho acima.

Primeiro, a indicação de Six, para que Sky aproveite as tendências pedófilas do professor (?). Pedófilas, sim, pois as garotas ainda estão no Ensino Médio, e nos EUA a idade de consentimento é 18. E mesmo que haja variações em alguns estados, onde a idade cai para 16, o mais aceito, em termos gerais, ainda é 18 mesmo... E, de toda forma, ele é professor e, portanto, a questão de hierarquia/poder já é problemática por si só!

Também há a implicação de que a ALUNA deve se sentar longe e não olhar para o PROFESSOR, reforçando a ideia de que a mulher tem que se esconder, ao invés o cara procurar tratamento psicológico, ou sei lá.

Ou seja, fuja do professor ou potencialmente se coloque em risco...?

4) Bullying. Ok, isso pega na linha do slut-shaming também. Mas, agora, além da própria protagonista, todos da escola se sentem no direito de zoá-la pelo histórico de namorados que ela teve, sem sequer se dar ao trabalho de conhecê-la além dos boatos. Mais do que bullying, isso é machista; ninguém questionaria um homem por "pegar todas".

5) Estereótipo de "loira (linda, atraente e) burra". Ugh. Já não superamos isso há anos?

6) Stalker. É aqui que as coisas passaram muito do limite para mim. Porque, mesmo sem conhecer Sky, Holder a encara ferozmente, a segue pelo estacionamento, exige saber o nome dela, coloca a mão na porta do carro para impedi-la de sair... Tudo isso mesmo ela demonstrando que não está interessada/quer ir embora/não quer dizer o nome. Meninas, se o cara fizer isso com você na vida real, dê um chute, grite e corra! Não há NADA de legal ou sexy ou o que quer que seja. Isso é problemático. É assédio.

7) A ideia de que "se o cara é bonito, dane-se o fato de ele se comportar de forma abusiva". NÃO, apenas não! Mesmo Sky reconhecendo que Holder age como um stalker e que teria medo em outra situação, ela continua próxima dele. PORQUE ELE É BONITO. Sério, isso não é apenas superficial, como é altamente preocupante. Que tipo de mensagem é esta?!

Espero sinceramente que no decorrer do livro esse padrão de relacionamento entre os dois tenha mudado e eu apenas não tenha sido forte o suficiente para persistir até essa parte... Porque, até o ponto em que li, ele agia de forma controladora e assustadoramente obsessiva. Caso o relacionamento dos dois tenha seguido as linhas que apresentou no começo, ficarei seriamente preocupada com a média alta e aclamação de um título tão problemático.

Mas, no fim, acho que o enredo fez mesmo jus ao título: Hopeless... Ou no Brasil, Um Caso Perdido.

Patriickdeluca 17/03/2020

Mudei de opinião ao decorrer do livro
Se pudesse dar uma dica pra quem tá em dúvida se deve começar ou esteja pensando em desistir desse livro, minha dica é::: continua! Juro que vale a pena.

Quase desisti desse livros VÁRIAS vezes, o Holder não me descia e só conseguia pensar como tanta gente tinha gostado desse livro sendo que um dos protagonistas era tão abusivo e agressivo!! Com o decorrer das páginas não poderia ter mudado mais de opinião, quando chega o plot e ele vai se desenrolando eu só conseguia me sentir culpado por ter julgado o Holder e agora quero guardar dentro de um potinho!!

Patricia 17/05/2020

Não abandone a leitura!
Por várias vezes eu quis abandonar a leitura no início. Achei que seria só frufru adolescente, mas a história é muito bonita.
A reviravolta do passado da Sky é muito forte, mesmo sem ter passado o que ela passou conseguimos nos colocar no lugar dela.

Gabi | @universobidimensional 08/12/2020

Bom, com ressalvas
No início estava achando o relacionamento amoroso que se desenvolvia péssimo, até um tanto creepy, mas perto da metade do livro, a história me cativou, fiquei curiosa e comecei a entender um pouco sobre as atitudes de um determinado personagem. Confesso que devorei o livro. Ainda assim, acho que há problemas:
- o mocinho tem atitudes muito estranhas com relação à menina. Ainda que tudo se ?explique? em algum momento, acho que toda a fofura e o romantismo foram usados em muitos momentos pra tentar justificar a loucura;
- alguns personagens secundários parecem ser importantes pra histórias, mas de repente ficam esquecidos e, no final das contas, senti que foram completamente abandonados;
- as cenas de sexo são muitas e algumas são desnecessárias; a relação sexual é constantemente usada como uma espécie de remédio para os problemas das personagens, o que não faz muito sentido e acho até que é um tanto problemático;
- Todas as personagens precisam urgentemente de terapia.

Line 03/06/2020

Envolvente
A Colleen tem uma escrita muito cativante. Eu provavelmente leria até a lista de supermercado dela porque creio que ela daria um jeito de ser interessante. A história nem se compara com a obra-prima que é É assim que acaba, mas também traz um tema relevante e prende da mesma maneira (pelo menos pra mim). Claro que combinada a um enredo com temática extremamente relevante e, infelizmente, muito comum na nossa sociedade, a história passeia um pouco também, em alguns momentos, por um universo distante da realidade, porém, já percebi que isso é uma característica bem forte da Collen em seus livros. O que não os torna menos interessantes. Gostei muito do desfecho. A protagonista às vezes me irritava por não se permitir espremer o namorado dela na parede em busca de respostas, é simplesmente algo que eu faria. É difícil aceitar uma personalidade diferente da sua. De qualquer forma, foi uma ótima leitura de começo de quarentena que me deixou bem envolvida e curiosa pelo desfecho e a revelação do segredo da origem da Sky. Recomendo.

Ana Clara 06/08/2020

Devastador
Eu tenho tanto para falar desse livro, mas ainda não encontrei palavras para expressar o quanto ele mexeu comigo. Deixo aqui o meu: estou sem fôlego até agora.

Katharyna 23/09/2020

Wow!
Meu Deus, o que foi isso que eu li?
Sei que o livro já é antiguinho, mas eu tava completamente por fora da trama, e ainda bem!
Achei que estava lendo apenas um romance adolescente, quando fui me deparando com acontecimentos estranhos e a história começou a tomar um rumo completamente inesperado.
Amei!

Malena 03/11/2020

Eu sou muito cadelinha da CoHo
Mais um livro ótimo pra conta da collen Hoover ! Eu amo a escrita dessa mulher, é de uma inteligência sem tamanho ??

Artur 04/11/2020

A narrativa de Colleen Hoover é muito rápida, não tem jeito, me faz acabar querendo dar 5 estrelas de tão rápido que me prende. Mas é fato que as relações problemáticas nesse livro me incomodaram o bastante pra tirar duas estrelas e meia.

Helenapessoa 13/11/2020

Hopeless é um livro perfeito pra sair da ressaca. A história é envolvente e os personagens são reais. Ainda é clichê em relação ao romance em algumas partes, mas acho válido a forma que o amor é abordado: é necessário estar bem sozinho, mas sempre é bom ter alguém que te amo ao seu lado te dando forças (nesse caso Holder).

Achei muito interessante a maneira que Collen aborda a maneira que traumas (principalmente na infâcia) causam e a forma como as pessoas podem lidar de diversas maneiras diferentes.

Eu realmente gostei mais do livro por conta do crescimento da Sky, e não pelo romance em si (convenhamos que é bem clichê ou seja, meio irritante).

Enfim, a leitura em inglês é muito tranquila e fluida. Recomendo o livro para aqueles que gostam de romance, principalmente.

Mirella 20/11/2020

Hopeless
Conforme a história vai se desenvolvendo fica aquele clima de mistério e ?tem uma coisa errada? dos livros da Colleen.

Mas ele deveria vir com um pequeno aviso. Não é fácil ler algumas lembranças da personagem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6