O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Nica 01/07/2013

O Lorde Supremo
Fim da Trilogia do Mago Negro. Devo iniciar declarando que Trudi Canavan, escritora australiana, está entre as minhas favoritas. Infelizmente, no Brasil, só temos de Canavan essa trilogia, mas ela já publicou muitos outros livros, inclusive outras trilogias, que imagino também sejam fascinantes. O Lorde Supremo é o terceiro volume da Trilogia do Mago Negro e vocês lembram os dois anteriores, O Clã dos Magos e A Aprendiz (vejam as resenhas clicando no nome do livro).
Não temam em ler essa resenha, apesar de dar alguns sinais da sinopse, vou evitar ao máximo entra nos detalhes da trama, pois sei que o último volume de qualquer trilogia pode ser rica em spoiler.
O foco da narrativa continua em torno de Sonea, mesmo já sendo aceita e respeitada por todos no clã, seus problemas são muitos e se tornam ainda mais complicados quando a trama dá uma guinada e inesperadamente uma verdade inaceitável ilumina as passagens subterrâneas do monastério. Sabemos que algumas vezes a verdade é tão absurda que a mentira prevalece. Sendo assim, voltemos à mentira, à traição, à culpa... Tudo em nome da tradição, do medo, do preconceito. Mas Sonea é muito forte e sua magia é superior por sua inteligência, dignidade e honradez. Ela jamais trairá os seus princípios, mesmo que isso coloque em risco a sua própria vida. Honra, força, coragem, determinação. E o amor? Aqui temos também romance, sim, um forte e infinito amor que supera barreiras, guerras, estigmas. E há lágrimas também. Sim, algumas por emoção, outras por tristeza.
Pode parecer redundância, mas vale lembrar que, em toda trilogia, o primeiro volume é apenas uma introdução, uma apresentação, uma preparação ao que teremos pela frente. Desta forma, O Clã dos Magos, apesar de emocionante, pareceu enfadonho, embora não se possa perdoar as infinita perseguição dos Magos por Sonea, mas desde lá se pode perceber não só a força de Sonea, mas de todos os muitos personagens. Quando veio a sequencia dos volumes, foi-se tornando clara que a construção de cada personagens foi inteligentemente armada para, não só confiarmos na participação de cada trama, mas também, algumas vezes, nos surpreendermos com eles. Emocionante! A ação dos personagens é comovente. Cada um tem seu papel maravilhosamente exclusivo. Todos fortes, com personalidades atuantes, decididos. Não houve um chororô, mimimi, aspectos que se percebe muitas vezes em romances infantojuvenis, principalmente quando estamos lidando com o tema fantástico.
Outro fator que me chamou atenção foi os detalhes do cenário. Devendo lembrar que mundo e o tempo da obra não são os nosso. O tempo é ligeiramente similar ao nosso medievalismo e o local não consta em nosso mapa atual. Mesmo assim, a descrição de cada local, de cada sala, quarto, corredores, ruas, montanhas, despenhadeiros... Tudo se encaixa perfeitamente, sem furos. Tudo muito bem colocado e lembrado. Não percebi uma falha de verossimilhança, ou de coerência. Posso reclamar da diagramação e tradução, mas relevei, tudo em nome da pressa que deve ter sido colocar os três volumes muito densos, e o terceiros com 616 páginas, no mercado em bem menos de um ano.
Outro aspecto importante que devo ressaltar é a maturidade da escritora em lidar com assuntos tão sérios como preconceito social, racial, homossexualismo, com tanta delicadeza e clareza. Uma trilogia imperdível

site: http://www.lereomelhorlazer.com/2013/03/o-lorde-supremo.html

Michele 03/07/2013

O Lorde Supremo, surpeendente.
Neste terceiro e último livro da Trilogia do Mago Negro, O Lorde Supremo traz um desfecho para a história surpreendente e emocionante. Sonea amadurece sua magia e aprende um novo tipo de magia com o Lorde Supremo para poder defender Imardin. Na primeira parte da história eu fiquei o tempo todo querendo e tentando descobrir os segredos de Akkarin, além de torcer por Dannyl em sua busca. Cery acaba se tornando um Ladrão de estima entre os moradores das favelas e um grande aliado de Akkarin na defesa de Imardin. Então na segunda parte tudo ficou eletrizante com uma perseguição alucinante e a descoberta de um romance que me emocionou muito e surpreendeu, pois eu nunca imaginaria um final como o deste livro. De fato O Lorde Supremo foi o melhor livro da trilogia na minha opinião.

site: http://www.nadasimples.com.br/2013/07/resenha-trilogia-do-mago-negro-o-lorde.html

Vicky_v 10/07/2013

Vou sentir saudade
Fechando A Trilogia do Mago Negro, Trudi Canavan realmente me surpreendeu nessas quase setecentas páginas!
Mantendo sua forma de narrar a história em terceira pessoa, Canavan traça e entrelaça todas as linhas que vão definindo o destino de todos os personagens, principalmente o de Sonea, Rothen e Akkarin. Se compararmos ao primeiro livro, em O Lorde Supremo Sonea parece ter atingido a maturidade necessária para passar por todos os obstáculos restantes. Rothen a Akkarin também apresentaram mudanças, o primeiro continua preocupado com Sonea e sua segurança, e o segundo... bem, saber o que se passa pela cabeça de Akkarin não é tão fácil assim para mim.
"O tempo parecia se demorar enquanto eles corriam. Eles desceram a estrada num ritmo constante. A sensação de urgência e medo desapareceu. O cansaço cresceu até dominar todos os pensamentos dela."
É difícil resumir em uma resenha de tamanho médio tudo o que acontece ao longo de todas aquelas páginas, o mundo criado por Canavan demanda tempo e atenção para se entender - e em determinado momento, ainda no começo da trilogia, se apaixonar pelas aventuras e desventuras desses magos. Crei um carinho muito especial por todos os personagens, e como não poderia deixar de ser, alguns ficaram pelo caminho, para que novos pudessem aparecer e antigos pudessem encontrar seu caminho.
"-Talvez seja a hora de mudar a túnica do Lorde Supremo. O negro vai sempre lembrar as pessoas da magia negra."
Se você ainda não conhece Rothen - e sua extensa preocupação -, Sonea e seu incrível poder de cura, Akkarin - e seus pensamentos que nunca acompanham os meus - e Jonna, a personagem, familiar de Sonea, que ganhou meu coração ao me fazer sorrir bastante nos parágrafos finais dessa jornada, está na hora de dar uma chance para o Mago Negro e sua sociedade tão particular.

site: http://aluanaminhajanela.blogspot.com/2013/06/resenha-o-lorde-supremo-de-trudi-canavan.html

Rainy Girl 26/07/2013

O Lorde Supremo
Definitivamente esse foi o melhor livro da trilogia. A narrativa é ágil e os eventos são bem abordados. Os personagens que praticamente sumiram no livro anterior, estão de volta, assim como novos personagens surgem ao decorrer da trama. Os segredos começam a ser desvendados e as consequências são inimagináveis. Apesar de tanta coisa positiva, tenho que confessar que detestei o final. Não consigo acreditar que terminou daquela forma! #Revoltada

Sonea conquistou não só seu lugar no Clã dos Magos como o respeito de todos, inclusive daqueles que a detestavam. Sob a proteção do Lorde Supremo — Akkarin — todos os olhares estão sobre ela, mas Sonea tem que se manter firme, tanto por ela como por Rothen. Mas o que fazer quando segredos são revelados e tudo em que você acreditava é posto em prova?

Ao começar a aprender magia negra — uma prática totalmente proibida —, o relacionamento entre Sonea e Akkarin começa a ser maior. Eles passam mais tempo juntos e Sonea começa a questionar suas decisões e as do Lorde Supremo. Akkarin conta seu passado para Sonea, expondo tudo que passou e tudo que fez, ele não consegue ganhar a confiança dela, mas Sonea se vê confusa em acreditar nele ou na visão do homem terrível que ela tem.

Um conflito está para acontecer e Sonea não sabe se continua do lado de Akkarin ou entrega todos os seus segredos ao Clã, que provavelmente o executaria. Quando as coisas parecem começar a serem resolvidas, a vida de Sonea é virada de cabeça para baixo e ela acaba aliada de alguém que nunca imaginou. Mesmo sabendo que não está traindo o Clã, ela precisa ajudar aqueles que não acreditaram nela e salvar o povo de Irmadin. Mas o preço pode ser alto demais...

site: http://the-sook.blogspot.com.br/

GeorgesKV 22/01/2014minha estante
Você não prestou atenção então, eles se recusaram a pegar o poder da arena de principio, porque o escudo da arena foi fortalecido por 500 anos pelos mais poderosos magos todos os dias, quem tivesse aquele poder seria indestrutivel praticamente, é MUITO poder, sem falar que, iria deixar os magos sem um local seguro para treinar por um BOOOM tempo.

Bruno 15/07/2014minha estante
Entendo o que você quis dizer GeorgesKV, mas aquele momento era de maior urgência eles sabiam que as chances estavam contra eles e que não poderiam chegar perto da arena no meio do combate.

Jaqueline 12/12/2014minha estante
Também achei que os personagens simplesmente emburreceram no final do livro. Quando os magos continuam teimando que Akkarin está no meio de uma conspiração, quando tudo indica que não está. (Aquele trecho que que lord Balcan diz: não! ele quer que pensemos que vamos ser atacados quando na verdade está tramando alguma coisa! / Mas o que ele estaria tramando? / Não faço a menor ideia! ~~quismorrer quando li isso ¬¬) Quando nem mesmo o Akkarin consegue perceber porque os ichanis estão destruindo as mansões, e só depois de meio século o Cery aparece e os avisa. Quando Akkarin simplesmente se recusa a pegar a magia contida na arena, mesmo sabendo que iria infrentar três ichanis totalmente "reabastecidos". Em alguns momentos tive a impressão que ele estava pretendo morrer mesmo...

Eu amei o universo criado pela Trudi, amei o contexto em que a história ocorre e amei os personagens (até daquela anta nojenta do Fergun eu gostei heheh), mas eu esperava que a trilogia fosse melhor escrita..e tivesse um final melhorzinho.

Railen 27/07/2015

Chorar ou respirar?
Não sei qual faço primeiro , se choro ou se respiro, muitas emoções rolando soltas de uma só vez que fica impossível conter, me apeguei de uma maneira á esse livro que nunca esperaria que acontecesse . Desde a primeira página até a ultima me apeguei a todos os momentos . Momentos tensos , de medo de frustração de felicidade. e principalmente de surpresas . O final foi perfeito , chorei feito uma criança vendo o seu doce sendo arrancado de sí . O jeito que é escrito te prende de uma maneira que vicia , a leitura muito leve e rapida. gostosa de ser lida , demorarei para me recuperar dos acontecimentos que o livro possui , não sei qual é o meu maior arrependimento , ter demorado tanto tempo para ter coragem de terminar de ler. A Aprendiz , ou de ter seguido em frente com a leitura e ter lido O Lorde Supremo e ver o final da trama,o final dos personagens o final de uma história incrível , que certamente me mudou de certa forma .

Livros & Tal 04/09/2015

O Lorde Supremo – Trilogia do Mago Negro
Minha opinião: Para quem acompanha o L&T, sabe das minhas experiencias com o primeiro volume da trilogia, O Clã dos Magos, e o segundo volume, A Aprendiz.
Devo confessar que escrever a minha opinião sobre esse livro está até um pouco complicado, pois, esse foi um livro que me deixou com DPL (Depressão Pós-Livro).

Trudi conseguiu fazer com que eu devorasse cada página incansavelmente, eu parecia uma doida lendo vorazmente, eu não queria fazer mais nada a não ser ler, e a cada nova pagina era uma surpresa, até mesmo um choque.
Quem nunca desejou um amor arrebatador?
Sonea foi a personagem com a história de amor mais fantástica que já li, tem tanta ação, romance, aventuras e desilusões que eu fique extremamente comovida e fascinada pela história de amor dela.
No fim de tudo, só tenho que dar uma salva de palmas para Trudi Canavan, pelo fim épico e sensacional que ela deu ao último livro da trilogia Mago Negro, ela está de parabéns e com certeza ganhou uma fã de carteirinha.

Resenha completa você encontra aqui -->

site: http://livrosetal.com.br/o-lorde-supremo-trilogia-do-mago-negro/

Rodrigo 04/09/2015

O grande final
Apos ter sofrido várias coisas, Sonea terá que sofrer mais um pouco. Escolhas importantes foram feitas, verdades reveladas, e Canavan mostrando que ela sabe escrever muito bem!! =D

Su 28/01/2016

Estou ainda tentando compreender tudo o que aconteceu nesse livro. Acabei de lê-lo agora e talvez essa resenha não fique totalmente coerente. Se isso acontecer peço as mais sinceras desculpas.
Cery está à procura do assassino misterioso de Imardin. Ele já sabe que não é apenas um assassino e sim vários. Ceryni se tornou um ladrão poderoso durante o tempo que ficamos sem saber dele. O interessante é ver que ele se restringe a localizar o assassino, que ele já sabe ser um mago, e passar essa informação em código para alguém.
Dannyl recebe uma carta de Akkarin onde ele lhe pede para investigar um grupo de nobres Elynes que estariam estudando magia longe dos olhos do Clã. A grande questão é que o Lorde Supremo sugere que ele use o seu relacionamento com Tayend como isca para se aproximar do grupo.
Sonea não consegue esquecer o que ela presenciou na sala subterrânea do Lorde Supremo. Ela não acredita que haja um motivo para as estranhas atitudes de Akkarin. Mas, quando ele lhe pede para ler alguns livros, supostamente para a ajudar nos estudos, ela se vê obrigada a tomar uma decisão.
O que posso dizer sobre a Trudi Canavan é que ela não é uma autora previsível. Cada livro toma um rumo diferente mas no fim sempre somos levados a mesma questão. Esse livro confirmou o que eu comecei a pensar no segundo livro e isso me deixou feliz. Fiquei confusa com o romance e não sei se ele me convenceu. No fim ficaram ainda algumas questões pendentes. Talvez a intenção da autora fosse mesmo essa.
“— Obrigado, Sonea. Agora, vou descansar. Dê uma cópia de seus horários de aula para Takan para podermos pensar nas suas aulas de Artes Guerreiras. Se estiver disposta, vamos continuar isso amanhã à noite.
Sonea concordou com a cabeça. Deu um passo em direção à porta, parou e fez uma reverência.
— Boa noite, Lorde Supremo.
Seu olhar era firme.
— Boa noite, Sonea.
Seu coração estava disparado de novo. Quando subiu a escada, percebeu que não sentia mais medo. Ele estava acelerado com um tipo estranho de excitação.
“ Posso não o estar ajudando da maneira que esperava”, ela pensou, “ mas estou ajudando.”
Então, deu uma risada de arrependimento. “ Mas talvez não me sinta tão feliz com isso quando ele começar a me ajudar nas aulas de Artes Guerreiras!” ”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Santarosa 09/05/2016

Resenha - O Lorde Supremo
É no terceiro e último livro que temos uma melhor visão da vida do mago supremo. A essa altura, Rothen já conhece o segredo de Akkarin e pede a seu amigo e ex-aprendiz Dannyl, que está em outro país, que revire o passado do lorde supremo, para tentar descobrir por onde Akkarin andou e como pôde se tornar a pessoa que se tornou: tão jovem e tão poderoso. Rothen suspeita que ele descobriu algo perigoso e maligno. E que Sonea pode estar em perigo.
Akkarin ao saber que seu segredo foi descoberto, toma Sonea como sua aprendiz, aumentando ainda mais o ciúme e a boataria dentro da universidade. Mesmo com medo dele e de suas intensões, vemos que Sonea evoluiu muito. Antes, uma moça assustada, pobre e pouco letrada, que mal sabia ler e escrever, devora livros e passa madrugadas estudando, para mostrar que é tão boa quanto seus colegas abastados. Depois que Akkarin a tomou como aprendiz, sua situação com os colegas não melhorou. Eles perceberam que ela não contava para ninguém o que vinha sofrendo e eles continuaram com os abusos sistemáticos.
Akkarin então conta a Sonea o que ele vem combatendo e porque precisou manter segredo sobre tudo. E pede sua ajuda, a final, Sonea é, de longe, a aprendiz mais poderosa do clã e a única que tem condições de lhe dar poder para enfrentar o mal que começa a se agigantar sobre Kyralia. Mas é uma situação difícil para ela. Fazer o certo e atrair a ira do clã, permanecer no clã e ver Akkarin perecer.

A trilogia aborda temas importantes e catuais, como política, abuso de poder, preconceito, discriminação, bullying, homossexualismo e a escolha entre o bem e o mal. Sonea cativa por ser um personagem que acende, é leal a seus amigos, faz o que julga correto para defender as pessoas que ama e a todos que precisam. É uma história criada num mundo imaginário que reflete questões de nossa realidade. Você não vai se arrepender de ler essa trilogia.

Letícia 04/06/2016

O livro O Lorde Supremo é o terceiro e último livro da Trilogia do Mago Negro. Escrito por Trudi Canavan e publicado pela editora Novo Conceito em 2013, ele contém 624 páginas de muita emoção ao narrar a história de Sonea, uma garota que descobriu seus poderes em uma situação inusitada e despertou o interesse de muitas pessoas.

Para quem não leu os outros dois livros, recomendo muito a leitura, a trilogia no geral foi muito bem escrita (confira a resenha dos livros um e dois aqui no blog).

Muitas coisas mudaram neste livro. Sem saber o clã enfrenta um perigo grande e real: os ichanis Sachakanos, páreas de uma terra que Kyralia derrotou em uma guerra. Os ichanis são magos fortes, que praticam a "Magia Superior", ou "Magia Negra" (como é conhecida pelo Clã), e descobrem que o Clã que os derrotou anos atrás não detêm mais esse conhecimento, portanto são mais fracos que eles. Akkarin é a única coisa que os impede de atacar o clã e destruir as Terras Aliadas. Sonea descobre então os motivos reais para Akkarin praticar magia negra e decidi aprender para ajudá-lo. Agora os dois começam a se dar bem, o que é uma grande mudança na história.

Este livro é muito focado em vários personagens diferentes. Ele volta a abordar Ceryni, o amigo de Sonea que agora é um Ladrão importante e torna-se crucial para os planos de Sonea e Akkarin. Conta a história de Akkarin com muitos mais detalhes, o que é bem interessante, já que o mago antes era um grande mistério. Sonea agora está mais madura que nos livros anteriores e agora os magos a respeitam, acabando com todo aquele preconceito dos livros anteriores.

Claro que nem tudo pode ir bem na história para a protagonista, e esse livro não ia ser diferente. Sonea torna-se uma ameaça para o Clã e, junto de Akkarin é expulsa. Os dois são enviados para o único lugar que não deviam ir e que correm grande perigo: Sachaka. Dessa expulsão surgem grandes aventuras e um romance entre os dois.

É muito interessante como a autora desenvolve o personagem Akkarin no livro. Além de revelar mais sobre a história dele, ela transforma um vilão em mocinho e mostra como ele é inteligente e cheio de informações sobre várias coisas. Ele foi meu personagem favorito neste livro, apesar de eu ter gostado muito mais de Rothen nos outros e ter sentindo falta dele na história.

A trama no geral é muito coerente. Apesar dos livros seguirem caminhos diferentes, no final todas as tramas tiveram um desfecho, ou seja: para quem não gostou do primeiro livro, agora ele faz bastante sentido. Apesar de ser um livro bem grande (é o maior volume da série), ele é de uma leitura muito rápida, já que a autora conseguiu desenvolver muito bem seus personagens e criar muitos eventos, deixando a história bastante imprevisível - o que pode ser constatado principalmente pelo fato de que o Lorde Supremo era o maior vilão da história e no final não era mais -, o que faz com que você não queira parar de ler. Sem contar que todo esse desenvolvimento tanto dos personagens, quanto da trama, acontece de uma maneira natural, que deixa o livro muito gostoso de se ler. Super recomendo a leitura de toda a trilogia.

site: http://madminds.weebly.com/blog/resenha-o-lorde-supremo

Chon 03/07/2016

E assim se encerra a trilogia que infelizmente ao meu ver deixou um pouco a desejar no seu final,a obra em si foi boa, o desenvolvimento dos personagens , as reviravoltas, muita diversão e aquele final que na minha humilde opinião poderia ter sido muito mais bem elaborado
Marina 21/07/2016minha estante
Com certeza! To mto decepcionada com o final, aaah não ??

Chon 22/07/2016minha estante
esse final acabo com a beleza da obra o fim de um determinado personagem me deixo sem chão ....

Marina 31/08/2016minha estante
Exatamente haha eu já estava convencida de que tudo ia ficar bem.

Naíh 12/09/2016minha estante
Os últimos capítulos foram decepcionantes, e na minha opinião não pela morte de Akkarin, e sim pela falta de explicações, o que ocorre com Dorrien, Takan, Savara, a purificação acaba ou não, foram deixadas muitas pontas soltas. Mas em sua maioria o livro foi envolvente.

Dadá 02/12/2016minha estante
Eu tbm gente. Não aceito esse final viu? Não tem nem explicação.

Hsc_Aju 05/08/2016

...e fantástico!
Você se vicia na série, você não consegue largar, lê o livro segundo e pensa que o terceiro não pode superar, ledo engano meu caro. Terceiro livro tem muito mais intrigas, muito mais romance e muito mais guerra. Isso tudo você ainda pensando que vai ter mais coisas que somente magia... sabe de nada inocente...

Restante da resenha no link.

site: http://www.papeletas.com.br/2016/08/resenha-o-lorde-supremo-trilogia-do.html