O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Karenina 30/10/2021

Bom e ruim ao mesmo tempo
O livro em geral é bom, confuso, enrolado e talvez focando em partes que nem precisavam? Sim. Mas no geral dá aquela nostalgia gostosa de Batalha de Hogwarts e tal. Faltou desenvolver os romances, faltou descrever os romances, faltou EXPLICAR os romances.

Entendo que não era o foco mas então pra que? Pra que botar um monte de romance se não era o foco? E não explicar???

Gostei e torci pelos romances, na real foi a única coisa que me manteu lendo porque a batalha mágica em si era podríssima e o resto era basicamente fuga por túneis e lugares desolados sem realmente apresentar nada. Alguns personagens, como por exemplo a Savara, qual o propósito??? Encher linguiça??? Tinha tanto potencial mas foi tudo desperdiçado.

Vou nem falar desse final, gostei de algumas coisas, odiei todo o resto. Faltou explicar muito mais coisa. Eu até entenderia se esse não fosse o último livro da saga. Mas é.

Andre.Kobayashi 04/06/2020

Leitura bem rápida, apesar do tamanho do livro.
A história prende a atenção ao ponto de não querer fechar o livro antes de acabar.

manuzickuhr 10/04/2022

O lorde supremo
O final é inacreditável, não esperei isso.
Sério, esse livro é muitoo bom.
Quando comecei a ler a triologia não tinha certeza de que eu iria gostar mais me apaixonei

nathalia724 01/09/2020

Trilogia do Mago Negro
Eu amei todos os livros, o primeiro foi o que menos gostei, o segundo e o último foram ótimos. Única coisa que me decepcionou nesse último livro foi o final, poderia ter um fechamento melhor, achei que foi tudo meio jogado, mas dou 5 estrelas e favorito pra trilogia.

Matheus Braga 21/03/2013

O Lorde Supremo - Trudi Canavan
Hey pessoal, tudo bem?

Lembram quando eu disse na resenha de A Aprendiz que estava surtando para ler O Lorde Supremo? Então, agora estou surtando porque acabou e não poderei mais desfrutar desse maravilhoso mundo que Trudi criou. Confesso que valeu a pena cada momento passado ao lado de Sonea e Akkarin que, com o passar do tempo, se tornaram meus personagens favoritos em toda a trama. Só espero que a Novo Conceito não demore muito para publicar os demais livros da autora, principalmente The Traitor Spy Trilogy que conta uma história que se passa uma geração após os acontecimentos de Lorde Supremo.

Ao contrário do volume anterior, a história de O Lorde Supremo começa um ano após os acontecimentos de A Aprendiz, ou seja, um ano se passou desde o duelo entre Sonea e Regin e ele finalmente reconheceu o poder de sua adversária, deixando com as implicâncias de lado. Entretanto, como nem tudo sempre sai do jeito que esperamos, Sonea ainda tem que lidar com o fato de ser mantida refém de Akkarin, o Lorde Supremo que usa magia negra, e ainda lidar com o fato de que inúmeros assassinatos estão ocorrendo na área das favelas. Será que Akkarin realmente é o inocente que diz ser ou ele está apenas tentando enganar sua "protegida" e roubar seus poderes? "Quando a aprendiz supera o mestre, é apenas o começo de um grande embate."

Este é o melhor livro da série sem sombra de dúvida. Intrigas políticas, assassinatos em série, descobertas sobre a magia antiga e muito mais é o que você vai encontrar caso decida adentrar nessa aventura que literalmente me tirou noites de sono, já que não conseguia colocar o livro de lado e ele é bem grandinho (623 páginas). É palpável a evolução na escrita de Canavan. Seu diálogos ficaram mais elaborados e dinâmicos e, para orgulho geral da nação, ela parou com a terrível mania de colocar expressões própria da fala (para ilustrar a maneira de falar dos favelados) em seus textos.

O desenvolvimento dos personagens foi algo que me deixou de queixo caído e Sonea foi a que mais amadureceu. Durante a leitura não conseguia mais ver aquela garota tímida e revoltada nascida nas favelas de Imardin, já que durante toda a narrativa ela se mostrou uma verdadeira Aprendiz ostentando disciplina, perspicácia e muito poder - quase uma Erza Scarlet *__*. Akkarin foi outro que conseguiu me cativar e se mostrou um Mago de conhecimento, história e poder sem igual.

Apesar de tudo o que foi citado acima, continuei com a sensação de que algumas partes foram desnecessárias, apesar de bem fundamentadas e descritas com excelência Uma delas é o envolvimento de Dannyl com os "magos errantes" que viviam no pais no qual era embaixador ou seu envolvimento amoroso com seu assistente. Outra coisa que também me desagradou foi o fato de ficar mais que claro que, após os acontecimentos finais, Sonea desenvolveu um importantíssimo papel na história e na guerra e mesmo assim ,em face às suas novas habilidades, eles destinaram-na a uma posição pífia e completamente limitada por regras no final de tudo e isso me deixou muito indignado.

O conselho que deixo a todos vocês é que, mesmo que o primeiro livro da série seja um pouco lento, vale a pena continuar até o final da trilogia. Garanto que passarão pelos mesmo momentos de prazerosa leitura e turbulência de sentimentos que passei. Principalmente em O Lorde Supremo, que foi o que mais me abalou e me fez querer matar a autora por ter matado um determinado personagem. ¬¬

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br

Lygia 21/03/2013

Bom encerramento da trilogia!
Quem já leu os primeiros volumes da Trilogia o Mago Negro da autora Trudi Canavan, estava esperando desse volume final da série os mesmos problemas na síntese da historia dos seus predecessores, porém, nesse livro eletrizante finalmente a autora engata a 5° marcha na história e mostra todo o potencial fantástico que essa série poderia alcançar! =p

Já no inicio da história Sonea vai aprendendo mais e mais sobre a vida do Lorde Supremo do Clã Akkarin, que cada vez mais conta à ela suas motivações de ser um mago negro, chegando ao ponto de finalmente ensiná-la a utilizar a magia e levando-a para ajudá-lo na luta contra os Magos Negros que ameaçam tomar o país e destruir para sempre toda a paz que o Clã alcançou. Nesse meio tempo, o clã cada vez mais desconfia que seu líder é na verdade um mago negro e trama para expulsá-lo das terras aliadas.

Nessa trama eletrizante, dinâmica e muito bem escrita, vemos a resposta para várias perguntas que a autora deixa no ar: O que acontecerá com Akkarin quando for descoberto? O que restará dos Reinos Aliados sem Akkarin para defendê-los? O que Sonea, depois de saber dos motivos de Akkarin ser um mago negro, pensa sobre ele? Essas e outras perguntas são respondidas no decorrer dessa trama onde nem sempre o Negro é ruim e o Branco é bom ^.~

Em análise ao livro, a história é contada de uma forma leve, que nos leva a querer ler cada página e cada sílaba escrita. Os ambientes criados são muito bem utilizados para dar mais asas à imaginação do leitor e a trama passa longe de ser previsível, nos dando sempre um gostinho de "quero mais" a cada capítulo.

Esse livro, na minha opinião, redimiu a série. A história, a ação e o romance nesse livro estão exatamente do jeito que eu gosto de ler, sem enrolação, verdadeiro e com muito ritmo. Dou 5 estrelas para esse livro que dá um Grand Finale incrível para essa saga da Trudi Canavan.

Obs:. A autora podia ter tido um pouquinho mais de pena da Sonea no final....Fiquei muito mal com o desenrolar dos fatos, mas é a vida....X_X

Resenha escrita pelo Carlos Barbosa no blog Brincando com Livros -> http://www.brincandocomlivros.com/2013/03/resenha-sorteio-o-lorde-supremo-trudi.html

Andrezza 08/09/2020

Me ganhou nesse ultimo volume.
O Lorde Supremo segue muitos personagens diferentes. Sonea amadureceu bastante desde A Aprendiz e foi bom vê-la sendo tratada como uma pessoa normal,
Akkarin foi o meu personagem predileto dessa vez, eu jamais teria imaginado seu passado e foi muito interessante conhecê-lo melhor. Me surpreendi muito com o protagonista, já que criei um pequeno ódio dele em A Aprendiz e jamais suspeitava que ele pudesse se tornar um personagem tão divertido.

Apesar de o livro ter inúmeros personagens secundários, ele não se aprofunda em nenhum deles. Quase não vi Rothen e senti falta dele, a autora meio que o abandonou. Cery, entretanto, ganhou bastante espaço e mudou muito, não se parecia nem um pouco com o garoto carente de O Clã dos Magos, se tornou um Ladrão importante e ajudou muito os magos (o que antes parecia improvável). Dannyl também não apareceu tanto, somente para reforçar a ideia de que os magos eram, em sua maioria, homofóbicos.
Os magos sachakanos foram vilões perfeitos, com a dose certa de crueldade, egocentrismo e psicopatia, foi uma pena que a participação deles tenha sido tão curta.
No geral eu sinceramente curtir esse livro em comparação aos anteriores esse é sim bem melhor dos 3. A autora deixou o melhor para o ultimo volume.

Nana Kin 08/04/2013minha estante
Ja estava doida pra ler , agora to mais ainda *uu*

Paulo Antunes 05/06/2013minha estante
Fiquei curioso para saber o que te deixou no vácuo... E o que ela fez para que você não a perdoe.

Liachristo 25/02/2014

O Lorde Supremo - Trilogia do Mago Negro - Editora Novo Conceito
"O Lorde Supremo", é o último livro da "Trilogia do Mago Negro'. Neste livro veremos Sonea a ex-garota de favela, sob a tutela de Akkarin.
Há um grande perigo para os magos do Clã que irá testar a todos até os seus limites. A história tem muitas mudanças e reviravoltas inesperadas, onde amigos se tornam inimigos e vice-versa. Isso desperta um grande interesse no leitor, já que é difícil prever o que acontecerá em seguida. A história segue um ritmo acelerado, cheio de ação, aventura, nos deixando em suspense até os últimos capítulos.

Todos os três livros estão intimamente entrelaçados, por isto é aconselhável ter lido os dois primeiros livros da série, antes de se aventurar neste. De outra forma, acho difícil conseguir acompanhar e ter bom entendimento da história.

Neste terceiro livro, seria de se esperar que Sonea seja uma das favoritas de todos os seus professores e popular com seus colegas de classe. No entanto, a jovem está sobrecarregada com um segredo de Akkarin, que ela deve proteger a todo custo ou corre o risco de perder as pessoas que ela quer bem. Ela ainda encontra-se sem amigos e sozinha. Sem possibilidade de conversar com seu ex-mentor, isolada de seus contemporâneos, e com medo de seu poderoso guardião. Ela teme que o segredo que ela detém poderia destruir a terra.

Há muitas batalhas mágicas e manobras políticas nesta história, e tudo é muito bem desenvolvido pela autora. Tudo é muito bem escrito. Mas, o que realmente nos prende e mantém o nosso interesse, são os personagens, todos muito bem elaborados, ricos em suas atitudes e emoções. O personagem principal, Sonea, mais uma vez é crível e o leitor realmente quer que ela e seus amigos possam sobreviver às batalhas. É muito emocionante quando vemos que nem todos os nossos personagens favoritos se sairão bem, e sofremos com isso.

É fascinante acompanhar como cada mago tem de reavaliar o seu código de ética e honra, e como cada um faz isso. A trilogia foi sendo contruinda em espirais em direção a um clímax emocionante, a partir do momento que Sonea vê seu futuro em ruínas ao redor dela e ela vai ser obrigada a fazer uma escolha difícil, tanto para si, o futuro da sua terra, e para aqueles que ama. Seu velho amigo Cery(que saudades dele), está em uma boa posição entre os ladrões e se verá envolvido em uma caçada a um assassino em série solto nas ruas de Imardin. Dannyl manipula o amor e o dever. Rothen assiste impotente Sonea sendo manipulada pelo Alto Senhor. E enquanto isso o inimigo se aproxima, sem que ninguém saiba como e o que ele é verdadeiramente.

Ao invés de simplesmente uma batalha de inteligência, poder e habilidade entre os seres mágicos, temos a chance de ver que o fim reconhece a necessidade de ilustrar que as pessoas comuns são muitas vezes apanhadas por eventos maiores. A firmeza dos ladrões é inspiradora. Mesmo sabendo que eles são extremamente desfavorecidos, eles ainda se esforçam para lutar contra os invasores. Mais que uma batalha de egos e vontades, a insistência dos Ladrões de agir apesar das probabilidades, faz a gente ranger os dentes na determinação de vê-los prevalecer.

Trudi Canavan conseguiu construir para o leitor um resultado cada vez mais potente, a cada livro da série lido. Cada vez que você acha que o clímax chegou, ela o joga pra baixo de novo, trazendo a história para um novo pico e aumentando as apostas ao mesmo tempo. Raramente um autor consegue gerenciar isso, e ainda mais raro é conseguir realizar isto de uma forma eficaz.

Ao longo de todas as batalhas, há esperança. Surpreendentemente isso dá a trilogia um final otimista, e o leitor tem a sensação de que tudo ficará bem para os personagens que são deixados. Uma leitura satisfatória e um bom final para uma trilogia envolvente. O Lorde Supremo é o inevitável adeus com lágrimas nos olhos, repleto de cenas emocionantes, de amizades redescobertas, dores de perda e mortes inevitáveis.

A autora planeja outra série baseada em Kyralia no futuro, e vai ser interessante ver as consequências dos eventos que acontecem na trilogia Mago Negro.

Canavan, conseguiu criar um livro que é ao mesmo tempo fácil de ler e magnificamente trabalhado. O livro tem um final surpreendente, mas satisfatório. Quando o livro chega ao fim, todos os fios soltos são amarrados, todas as perguntas são respondidas, e a série é perfeitamente acabada. Este livro é tudo o que um bom livro de fantasia deve ser, e mais do que isso, é tudo o que um livro final de uma série deve ser.

Este foi o meu livro favorito dos três. Intriga, magia negra, amor, confiança e lealdade inabalável são temas que são tratados nesta história, tão bem criada e trabalhada por Trudi Canavan. É a melhor série de fantasia que eu já li em muito tempo. Eu me apaixonei por muitos dos personagens instantaneamente, e as descrições dos lugares são vívidas o suficiente para que eu consiga imaginá-los, e consiga me sentir como se também estivesse lá.

Mais uma vez, a Novo Conceito fez um ótimo trabalho em sua publicação. Tanto a revisão, quanto a tradução estão impecáveis. As letras estão de tamanho agradável e a cor das páginas facilitam bastante a leitura. Gostei da maneira como trabalharam a capa. Mesmo usando a original, com algumas modificações que foram feitas, ela ficou mais bonita.

Eu recomendaria este livro para quem gosta de fantasia, ação e muita adrenalina misturados em uma única história.
Bjus

Silvio 18/09/2015

O livro até que é bom, mas é muito comum. Nenhuma novidade, há muitos livros muito semelhantes. A base desse foi Harry Potter - uma escola de magia que só admite quem demonstra propensão; magia negra proibida, mas há quem pratica (em Harry Potter chamam de magia das trevas, também proibida e há quem pratica) um mago poderosíssimo, com vários seguidores, que querem dominar os mais fracos, querem o poder; uma aluna, ainda não formada em magia, consegue vencer o poderoso mago.
Vários acontecimentos inúteis e desnecessários, sem nenhuma influência na história. As viagens e as pesquisas de Lorde Dannyl são irrelevantes, assim como sua "amizade" com Tayend de Tremmelin. Outra irrevelevância é o episódio dos "rebeldes", que ficou incompleta, sem início e com fim apenas dedutível. Regin caiu no esquecimento, pode-se apenas supor que tenha morrido. Savara,maga poderosíssima, nada faz, não se faz claro seu papel na história.