Cartas a Théo

Cartas a Théo Vincent van Gogh

Resenhas - Cartas a Théo

luguimaraens 22/07/2020

excelente pra conhecer um pouco mais de Van Gogh, sua vida e sei jeito de ver o mundo.

Fezinha 02/07/2020

Penso que não há nada mais artístico, do que amar as pessoas
Estava adiando um pouco a leitura por medo de ser muito deprimente, mas não levei pra esse lado. Achei diversas vezes muito bonita a forma que ele pelo menos tentava levar a vida com mais leveza, mesmo que dura. Sem palavras pra essa edição de bolso incrivelmente completa. amei muito

Jade 28/06/2020

Leitura sofrida
Gostei muito do livro, no entanto pontuo que a leitura me foi penosa. Em alguns momentos me senti entediada (especificamente nas divagações sobre cores, tintas, técnicas da pintura, pintores etc) e angustiada com o conteúdo que lia. Acredito que eu ainda estou digerindo a leitura. Foi duro ler os sentimentos e reflexões de Vincent sobre sua própria vida. E que vida...

Lys Coimbra 25/06/2020

Acho difícil pensar em algo mais pessoal do que cartas. Cartas escritas a um irmão, então...
A leituras das cartas de Vincent a Theo foi uma linda e profunda experiência.
Me senti próxima, compartilhei suas angústias, seus sofrimentos e a minha admiração por sua obra e seu legado aumentou ainda mais.
Saber que todo o maravilhoso acervo de Van Gogh foi produzido apesar de seu coração sofrido e de sua mente atormentada me faz pensar que seu valor é ainda maior.
Saber que tantas vezes Vincent preferiu se alimentar mal para custear tintas, telas, pincéis e modelos me mostrou que a grandeza de sua obra não podia ser menor porque o amor pela pintura talvez fosse maior que o amor a si mesmo.
Já inclui este livro entre os meus favoritos da vida.

Mateus com h 21/06/2020

Pancada dura
O que Vincent tinha de pintor, tinha de poeta. As angustias, as alegrias, os feitos, a inquietações. É de se sentir muito forte, através desse livro, a loucura desse artista, que me revigorou à alma com apenas um simples descrever de paisagens. Ele e Baskiat são de uma profundidade e bondade ímpares.

mgordiano 16/06/2020

Apesar de angustiante, essa leitura é incrivelmente necessária. Não somente pra entender quem foi Van Gogh enquanto artista, como também quem ele foi enquanto ser humano em uma época onde doenças mentais eram tão incompreendidas e negligenciadas. Dá vontade de abraçar, voltar no tempo e trazer ele pro futuro pra que possa ver seus quadros sendo apreciados nos museus mais renomados do mundo. Infelizmente isso só foi possível naquele episódio de Doctor Who. Estou chorosa agora...

ella 14/06/2020

a genialidade tem um preço alto
vincent era, sem dúvidas, um gênio com suas obras. grandes artistas com uma sensibilidade tão enorme muitas vezes sofrem com a miséria humana, que era o caso de van gogh. o livro traz uma verdade crua, mas é muito bom de ler. talvez você se sinta perdido, com o sentimento de ?peguei o bonde andando? mas até o fim do livro as coisas se encaixam direitinho, ou pelo menos foi assim pra mim!

Sarinha 20/05/2020

Desinteressante
Bom livro, porém como são cartas escritas de irmão para irmão, é como interromper uma conversa em andamento, vc pega o bonde andando e não sabe direito do que as pessoas estão falando pq se refere apenas à realidade delas.
Não tive paciência de chegar até o fim, acredito que o calhamaço dos autores
por Gregory White Smith, Steven Naifeh, Denise Bottmann sobre a vida de Van Gogh deva ser infinitamente melhor.

Samantha 15/05/2020

"Não há nada de mais realmente artístico que amar as pessoas."

"Cartas a Théo" é um compilado de cartas trocadas entre Vicent Van Gogh e seu irmão, com elas podemos acompanhar o processo de Vicent para encontrar sua vocação, as dificuldades que ele encontrou em sua trajetória e a cumplicidade com o irmão.

Esse livro está cheio de reflexões sobre arte, Vincent cita inúmeras pinturas e livros e também fala do seu próprio trabalho e seus estudos.

Também existem algumas reflexões religiosas, sobre propósito da vida, estar perto de Deus, entre outras coisas. E o artista fala muito sobre o vazio que sentia, comenta sobre cores e descreve bastante as paisagens que visitava, podemos ver o mundo pelos olhos desse pintor. Marquei muitos trechos durante a leitura!

E umas das coisas mais legais é que esse livro traz desenhos do proprio Vincent, esboços de quadros que ele enviava ao seu irmão (um comerciante de quadros). Queria muito poder ler as cartas de resposta do Théo, fiquei muito curiosa!

"(Espero) que a família seja para você o que para mim é a natureza, os torrões de terra, a relva, o trigo amarelo, o camponês, ou seja, que você encontre no seu amor pelas pessoas motivo não só pra trabalhar mas com que se consolar e reerguer-se, quando necessário."

EduardoCDias 09/05/2020

Acompanhamos as cartas (não todas) que Vincent enviava ao seu irmão Theo para pedir dinheiro, para contar dobre seu trabalho, sua vida, seus sonhos... nessas cartas percebemos a evolução de sua obra, assim como a evolução de seu estado mental, sendo enviadas das várias cidades onde morou, desde a Holanda até a França, terminando com a sua misteriosa morte em Auvers-sur-Oise, próxima à Paris, onde viveu seus últimos três meses.
Se você não conhece a biografia de Van Gogh e nem tem noções de técnicas de pintura, não recomendo esse livro, pois ele será extremamente chato.

Kátia 26/04/2020

Cartas a Theo
Terminei essa leitura admirando ainda mais esse artista tão genial e ao mesmo tempo tão vulnerável às questões de relacionamento com as pessoas. Viveu a margem da miséria, sofreu por não se encaixar e não ser compreendido, nem a sua arte. Theo foi o único que acreditou e o apoiou até o fim.

Kirley 26/04/2020

Ótimo registro, mas peca na edição
Registro ímpar de uma das almas mais complexas que a arte já conheceu. Pena que a editora cometa o pecado de endossar a fábula de que Van Gogh teria se matado. Para quem quiser a verdadeira história de vida e morte do pintor vale conferir "Van Gogh: A vida" de Steven Naifeh e White Smith. A verdade apontada pelos biógrafos é muito mais estarrecedora do que o suicídio.

Tercio.Neto 09/06/2019

Sobre dor, amor e miséria, e a certeza de que era um gênio
Uma alma sensível pintada nas cores caóticas de um até então desconhecido gênio se debatendo entre a certeza de sua arte e a miséria humana. Sobre transformar dor em arte. Em Cartas a Théo encontra-se Van Gogh em cartas pedindo auxilio do irmão Théo com dinheiro, apoio emocional ou, simplesmente, desabafando sobre a vida. As condições de Van Gogh são fragmentadas em textos que oscilam entre comuns e viscerais. Em partes “dói” ler que ele realmente sabia que era um gênio, amava sua arte e gritava nos textos sobre o porquê de não verem isso. A arte é vista como uma missão de existência. Van Gogh frustrado, depressivo, agradecido ao irmão, mas, no fundo, perdido. Sobre desilusão, essência humana e verdades da alma. Vale a leitura por ver como ele, rodeado pela miséria e desilusão, acreditou na sua arte, com o apoio do irmão Théo.

“No entanto, eu sirvo para algo, sinto em mim uma razão de ser, sei que poderia ser um homem completamente diferente. No que é que eu poderia ser útil, para o que poderia eu servir; existe algo dentro de mim, o que será então?”

isa.dantas 02/06/2019

Vincent tinha uma sensibilidade incrível! E chega a ser desesperador a solidão que ele sentia, assim como a consciência de sua situação.