Cartas a Théo

Cartas a Théo Vincent van Gogh

Resenhas - Cartas a Théo

Tercio.Neto 09/06/2019

Sobre dor, amor e miséria, e a certeza de que era um gênio
Uma alma sensível pintada nas cores caóticas de um até então desconhecido gênio se debatendo entre a certeza de sua arte e a miséria humana. Sobre transformar dor em arte. Em Cartas a Théo encontra-se Van Gogh em cartas pedindo auxilio do irmão Théo com dinheiro, apoio emocional ou, simplesmente, desabafando sobre a vida. As condições de Van Gogh são fragmentadas em textos que oscilam entre comuns e viscerais. Em partes “dói” ler que ele realmente sabia que era um gênio, amava sua arte e gritava nos textos sobre o porquê de não verem isso. A arte é vista como uma missão de existência. Van Gogh frustrado, depressivo, agradecido ao irmão, mas, no fundo, perdido. Sobre desilusão, essência humana e verdades da alma. Vale a leitura por ver como ele, rodeado pela miséria e desilusão, acreditou na sua arte, com o apoio do irmão Théo.

“No entanto, eu sirvo para algo, sinto em mim uma razão de ser, sei que poderia ser um homem completamente diferente. No que é que eu poderia ser útil, para o que poderia eu servir; existe algo dentro de mim, o que será então?”

isa.dantas 02/06/2019

Vincent tinha uma sensibilidade incrível! E chega a ser desesperador a solidão que ele sentia, assim como a consciência de sua situação.

Cami 12/04/2019

Van Gogh Sem Filtro
Através das cartas para o seu irmão Théo, o pintor Van Gogh traz sua verdade sem filtro! A cada página, o artista mergulha nas suas tintas, cores e em sua instabilidade, nos fazendo entender mais profundamente sua obra e vida.

Wanderreis 08/06/2018

Ilustração
Deveriam lançar uma edição ilustrada deste livro.
RhaianyCorrea 14/03/2022minha estante
Oi. Esse livro tem todas as cartas ?

Wanderreis 14/03/2022minha estante
Parece que sim.

Dio 02/04/2018

Temos a oportunidade de receber as cartas de Van Gogh
Vicent Van Gogh foi um pintor incrível e sua história é de longe uma das mais interessantes. Portanto, a antologia Cartas a Théo vem com o propósito de nos fazer conhecer mais Vincent, de uma forma, no mínimo, mais íntima e pessoal.
O livro é uma reunião das cartas que o pintor enviou ao seu irmão Théo que é, inclusive, a pessoa mais próxima dele, seu melhor amigo. O que nos proporciona uma nova maneira de conhecer Vicent, durante a leitura tomamos a posição de leitor ocupada por Théo. Conta com 197 páginas e é uma leitura breve e reflexiva. Van Gogh mostra o seu talento também pela escrita, trazendo a profundidade da sua vida, inclusive o reflexo da sua condição mental e tudo o que a pintura representava para ele. Devido a isso, podemos claramente enxergar a importância do livro.

Leia a resenha completa, acesse:

site: http://pinguimtagarela.blogspot.com.br/2018/02/cartas-a-theo-temos-oportunidade-de-receber-as-cartas-de-Van-Gogh.html#more

Robert 28/11/2017

"Se só pudéssemos dizer umas poucas palavras, mas que tivessem um sentido, seria melhor que pronunciar muitas que não fossem mais que sons vazios, e que poderiam ser pronunciadas com tanto mais facilidade, quanto menos utilidade tivessem".

"Se continuarmos a amar sinceramente o que na verdade é digno de amor, e não desperdiçarmos nosso amor em coisas insignificantes, nulas e insípidas, obteremos pouco a pouco mais luz e nos tornaremos mais fortes".

"Ache belo tudo o que puder, a maioria das pessoas não acha belo o suficiente".

"A vida não nos teria sido dada para enriquecer nossos corações, mesmo quando o corpo sofre?"

"Porque tenho da arte e da própria vida, de quem a arte é essência, um sentimento tão vasto e tão amplo, acho irritante e falso quando vejo pessoas posando de acadêmicos".

Francine.Naves 24/04/2017

Seria interessante se a edição adicionasse notas no começo de cada capítulo (cidades onde Van Gogh morou) contextualizando com os principais eventos na vida do pintor e obras feitas no período. Desta forma, a obra ficaria completa, perfeita.

Laritza 28/09/2016

Para fãs de Van Gogh, arte ou biografias.
Não é o tipo de leitura que gosto, foram poucas as partes que me interessaram, mas isso não muda o fato de que é um excelente livro, rico em detalhes e muito emocionante. Não recomendo para todas as pessoas, mas se for amante de biografias, arte e/ou Van Gogh, esse livro é pra você!
Bruna 01/02/2018minha estante
undefined

Ricardo Rocha 09/08/2016

Van gogh era antes de tudo ou homem sofrido e misericordioso e em segundo lugar não um pintor mas um escritor. Quando começa a descrever, pulveriza qualquer dos mais louvados autores com essa virtude específica. Ninguém pormenoriza não uma paisagem num quadro mas a paisagem ela mesma, como ele. Ah sim, era louco também. Ninguém é perfeito.
Como pintor, impressiona como trabalhava. Saía de manhazinha com suas tralhas e só voltava aa noite, como se não houvesse amanhã – ou porque não havia mesmo, para ele.
As pessoas batem na tecla clássica de só vendeu um quadro em vida mas não sei se muitas pessoas sabem o quanto produziu, não apenas as obras famosas, mas esboços sem fim, estudos e mais estudos apenas para se aperfeiçoar sem qualquer vislumbre de retorno material ou reconhecimento.
E tinha um senso de humor devastador. Não respeitava ninguém se achava que devia fazer/falar algo. Mas sua humildade diante dos pares impressiona mais: qualquer um, ainda mais obscuro que ele em vida, merecia que perdesse seu tempo visitando, avaliando, e tudo registrando nas cartas do livro. Não perdoava ninguém nem nada poupava em qq sentido para efetivar uma obra. O carteiro serviu de modelo, não quis receber em dinheiro, mas – diz van Gogh “me saiu mais caro que se aceitasse, pois o cara comia...”
O efeito do barco de carvão no Ródano
(pág 237) é de causar estremecimentos de emoção, talvez inveja. Falava muito, sobre tudo, e sabia o que estava falando.
Ia ser o maioral das redes sociais. Recomenda leituras, pede opinião, dá a sua, detona meia dúzia, louva outro tanto, fala de Deus, do amor, de dinheiro e (sobretudo) da falta dele. Das mulheres fala pouco. Tem coisas que se resolvem melhor em silencio mesmo e que também em silencio estão destinadas á tragédia.
Uma figuraça. Um homem qu você não conhecerá igual – e talvez se conhecesse não reconhecesse maiores virtudes. Ah, sim, era meio maldito em sua network...
Seguia quase todo mundo. Não tinha quase seguidores.
Era fascinado sobretudo por flores e casas e, claro, pelos efeitos da luz, nas flores e nas casas.
Nunca se instalava em lugar algum. “é a coisa mais difícil do mundo, vc sabe”. Como tem sempre um chinelo velho para um pé cansado, fez com gauguin lima dupla do barulho – em silencio. Ou quase sempre há esse tal chinelo...
Ele disse que desejava-lhe prosperidade e que “gauirdasse a casinha amarela – roulin foi bom comigo e teve essa presença de espírito de me fazer sair dali.
Se resumia: “Cansa-me esse assunto. Pensar e repensar essas coisas. Mostrar a diferença entre despesas liqwuidas e geradasmim mesmo e aquelas pelas quais sou mesmo responsável... “

Richtelhe 26/05/2015

O livro todo é um poema.

Patricia Yumi 15/08/2014

Quase uma autobiografia
Nesse livro, estão as cartas que Vincent enviou para seu irmão Théo. Nele vemos todo o sofrimento de ser rejeitado, tanto nas relações amorosas e tanto na arte. Vemos seus pensamentos e conflitos em sua vida.
Para quem não sabe, antes Van Gogh não era admirado como artista, alguns até riam das obras dele, e ele teve apenas um quadro vendido enquanto estava vivo. E depois de morto é considerado um dos maiores pintores expressionistas.

Vincent está na lista dos meus pintores favoritos, porque eu simplesmente amo suas obras, olhar para elas enchem-me de sentimentos, angústias e devaneios. E depois de ler este livro, eu consegui entender (um pouco) o que se passava na cabeça de Van Gogh quando ele pintava seus quadros.

Eu indico este livro fortemente. Acho que vale a pena ler e entender essa "loucura" de Van Gogh.

"Sou um homem de paixões, capaz de, e sujeito a fazer coisas mais ou menos insensatas, das quais às vezes me arrependo mais ou menos."

"Mas o caminho para fazer melhor mais tarde é fazer hoje tão bem quanto possível, e então naturalmente haverá progresso amanhã."

"Não nos sentimos a morte, mas sentimos a realidade de sermos pouca coisa."

"...este mundo aqui foi evidentemente feito às pressas num daqueles maus momentos, em que o autor não sabia mais o que estava fazendo, e já tinha perdido a cabeça."

"Já que sabemos ler, leiamos então."

Rafael 01/10/2013

A minha resenha do livro Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh.
"Olhe, deixe-me continuar meu trabalho... se é o trabalho de um louco, azar... trabalho sem parar da manhã à noite para lhe provar que estou perto do meu objetivo."
-Vincent Van Goh em carta à seu irmão Théo

Esqueça o esteriótipo do artista louco e auto-destrutivo. Descubra o homem terrivelmente apaixonado que, depois de caminhar em círculos por metade da vida, encontrou na pintura a sua razão de existir.

Camila(Aetria) 22/04/2013

Um abrir dos olhos
Em http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2013/04/22/cartas-a-theo-ogs-49/ você encontra essa resenha com mais extras! :)

Comecei a ler o livro por culpa de uma oficina de teatro que estou fazendo na faculdade e cuja temática é, obviamente, a vida de Vincent Van Gogh.
Já li algumas coisas sobre o pintor, e assisti grande parte dos filmes do moço (tem todos que vi lá no perfil do filmow,(estão entre os primeiros) todos valem muito a pena, a propósito) não sabia tão a fundo sobre ele, apenas aquele clichê, o cara era meio variado, cortou a orelha, e pintava absurdamente bem. Aqueles quadros que tinham muita alma. E fim.
Além disso, não sabia muito do mesmo.

Esse livro vai tratar das cartas que Vincent escreveu a seu irmão mais novo, Théo. E a única parte ruim é que a gente fica preso à um lado da história somente, não dá pra ler as cartas de Théo a Vincent, infelizmente. Essas cartas foram compiladas pela esposa do Théo depois da morte do marido apenas 6 meses depois do suposto suicídio de Vincent. (suicídio que na verdade há controvérsias atuais, por isso o "suposto", há um historiador que diz que talvez tenha sido um tiro acidental por outra pessoa).

Mas ao ler as cartas... cartas que da mesma forma que os quadros tem tanta, mas tanta alma, tanto sentimento, que ao terminar o livro, parece que você conheceu o Vincent, dá vontade de pegar papel e caneta e responder as cartas dele.
É de certa forma, um livro biográfico, mostra como ele via a natureza, aquele jeito inovador de encarar as cores, de ver as formas e pensar no que realmente importava ser pintado. Como ele considerava os tons da natureza como realmente eram, e não o que pareciam ser, e estava aí o desafio da natureza, tentar enxergar como ela é. Não como seus olhos a traduzem.

Dá pra sentir também o desespero, aquela depressão de uma vida inteira de trabalho não reconhecido, de ter sido sustentado pelo irmão mais novo a vida toda, enquanto se dedicava completamente à arte. Tão completamente que deixava de comer e dormir pra comprar material. O que acabou por denegrir sua saúde também, já delicada.
Deu pra ver também, um traço de personalidade extremista dele. Ou era 8. ou era 80. Acabou. Talvez seja esse traço mais nórdico que tinha, mas ele era extremamente imediatista, o pensamento se tornava firme em sua mente, ele o fazia sem pensar duas vezes, como quando saiu andando de uma cidade à outra a pé, porque queria conversar com um pastor sobre sua demissão, no meio da noite.

Sua sensibilidade me tocou muito, tanto que li rapidamente no meu tempo livre (demorei um pouco mais devido à esse tempo livre ser mais escasso que eu queria. haha) e foi incrível todas essas interpretações, todas as frases incrívelmente lindas que podem ser lidas, escritas por um homem que diziam não ter o dom da palavra, pelo menos para a profissão de pastor calvinista na época. O livro pode ser meio cansativo por vezes, mas é muito útil para analisar a sociedade artística e em geral da época, além de ser uma ótima oportunidade para pesquisar todos aqueles quilos de nomes citados.

Mas, não é um livro pra se ler sem um repertório da obra dele à vista, ou alguns dados biográficos do pintor. Senão fica extremamente maçante e meio fora de contexto, justamente por termos apenas um lado da conversa transcritos.
É um livro que vale imensamente a pena ler, e que faz as obras dele fazerem muito, muito mais sentido, mesmo que as achasse belíssimas antes, agora elas tem outra vida para mim.

"Pois bem, sabe o que eu espero, uma vez que recomeço a ter esperanças? É que a família seja para você o que para mim é a natureza, os torrões de terra, a relva, o trigo amarelo, o camponês, ou seja, que você encontre em seu amor pelas pessoas motivo não só para trabalhar mas com que se consolar e reerguer-se, quando necessário."

Página 278.