A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Marcelina 15/09/2022

Leitura muito cansativa e insuportável. Muita descrição de cenário e de personagem. Quase não terminei a leitura por ser tão entediante.

Martina 01/09/2022

Isaura Isaura
O que falar dessa história completamente doida? Sabe aqueles livros que parecem que são mais uma novela mexicana? São tantas reviravoltas, tantas fofocas e Jesus amado, Isaura era uma criada bem educada, inteligente e cheia de dotes, a falecida mãe do senhor dela que se chama Leôncio, deu toda a educação do mundo para Isaura, ensinou ela a tudo que vocês podem imaginar, chamou vários professores para dar aula pra ela, tudo, a Isaura teve uma vida de princesa na infância, depois que os pais do Leôncio morreram, tudo foi por água abaixo, Isaura vivia recebendo propostas indecentes dos rapazes e recusava todas elas, o próprio Leôncio dava em cima dela até que a Malvina(mulher dele) descobriu e foi embora, Isaura aproveitou a situação e fugiu com o Miguel(pai de Isaura) para Pernambuco, lá ela conheceu Álvaro e eles foram em um baile e tava tudo ok, até que o Martinho(um cara qualquer) viu um planfeto com as descrições da Isaura que o Leôncio mandou para várias cidades a procura dela, Martinho achou e ficou de olho nela, todas as características escritas no panfleto tinham nela, até a cicatriz acima do seio, Martinho falou alto e em bom som que Isaura era a escrava fugida é que ia levava de volta pro seu senhor, até que o incrível e maravilhoso Álvaro disse que não, não vai levar ela, Álvaro protegeu ela até onde deu, até que Leôncio foi a Pernambuco buscar ela e aí não deu mais né, ele levou ela de volta pra cidade deles que eu não me lembro o nome e acorrentou ela na parede por dois meses, presa em um quarto escuro e pequeno, imagina, Leôncio deu duas opções pra ela, primeira: ou ela se casava com o Belchior(um cara que era completamente apaixonado por Isaura, mas ele era meio doido) e tinha a liberdade dela.
Segunda: ou vivia pelo resto da vida presa naquele quarto.
O pai dela convenceu ela a se casar pq seria ?melhor? para ela, ela não queria de jeito nenhum mas?, No dia seguinte eles estavam prontos para se casar até que Álvaro chegou e disse que tudo que era de Leôncio(fazendas, criados e tudo mais) eram dele agora, uma história muito doida, obviamente Leôncio ficou doido da vida, começou até a arrancar os cabelos, Álvaro ficou com Isaura e por fim, deu um tiro na cabeça de Leôncio.
Completamente apaixonada por Álvaro

Alex_Cossta 29/08/2022

Fraco e sem profundidade, mas...
Por se tratar de um clássico sua leitura é mais exigente. Porém, eu particularmente me encantei com a escrita. As descrições, que em alguns momentos se tornam um pouco morosas, são muito românticas - conforme movimento literário da época - e repletas de belas palavras que até então eu desconhecia. Nesse sentido, ele contribuiu grandiosamente para a expansão do meu vocabulário. Entretanto, quanto à história de Isaura, é fraco e sem profundidade. Ao final, a leitura acaba e nada fica - apenas novas palavras aprendidas.

Sof 28/08/2022

Dentro das expectativas
Por se tratar de um livro antigo, eu já tinha uma ideia de como seria.
A leitura é extremamente cansativa e os personagens não têm personalidade.
Teve alguns momentos durante a leitura, que eu quis jogar o livro pela janela. Porém, poderia ter sido pior.

Isa 26/08/2022

Escrava Isaura é um livro bom, porém (para mim) foi uma leitura difícil, já que tem palavras que ainda são confusas para mim.

Regis 13/08/2022

Fraco...
"Narrando o drama de uma escrava aparentemente branca, educada e bela, o autor pretendeu mostrar ao público da época, 1875, os abomináveis e hediondos crimes da escravidão e o aviltamento da pessoa humana pela distinção de classe.
A obra é um romance regionalista do Romantismo brasileiro. O romance possui a idealização do amor e da mulher, além de apresentar traços abolicionistas."

Partindo disso, eu entendo a importância da obra para a época e em como era difícil em 1875 se tocar no assunto da escravidão e ser ouvido pela sociedade. Mas daí a dizer que esse livro é perfeito como vi em várias resenhas, em comentários e blogs, já é demais.

A pouca discussão que tem sobre a escravidão se passa em um diálogo ente Álvaro e Dr. Geraldo: advogado e amigo íntimo que é contrário a veia abolicionista de Álvaro. A todo momento ele falam como se fosse injusto, que tendo Isaura nascido branca e bonita (Isso é frisado a exaustão) é aviltante que ela continue sendo mantida como cativa.

"? Escrava! - exclamou Álvaro cada vez mais exaltado, - isso não passa de um nome vão, que nada exprime, ou exprime uma mentira. Pureza de anjo, pele alva, formosura de fada, eis a realidade! Pode um homem ou a sociedade inteira contrariar as vistas do Criador, e transformar em uma vil escrava o anjo que sobre a Terra caiu das mãos de Deus??"

Ela é branca e bonita, logo não deve ter a mesma sorte dos outros escravos pois seria um erro com a clara e pura criação divina.

Leôncio é um personagem com uma única faceta: "ser mau".
Ele o tempo todo poderia ter tomado a força o que desejava de Isaura, e a justificativa para que isso não aconteça é qualquer coisa sem sentido. Seu próprio pai fez isso, e sabemos que um proprietário de escravo arrebatado como ele estava, não se privaria de tomar o que achava ser seu por direito.

Malvina a  mulher de Leôncio, muda suas convicções com apenas uma palavra da boca do homem que ela viu diante de si, com seus próprios olhos, desejar sua mucama.
O que se traduz em uma personagem idiotizada.

Isaura o tempo todo se mostra branda e subserviente, a única coisa que presa é pela sua pureza. A servidão parece estar impressa na alma da personagem, já que não luta de forma efetiva pela sua liberdade.
Ao ser abordada por Martinho no baile, logo se entrega como um cordeirinho para o abate, praticamente gritando: sim eu sou a escrava que procura.
Qualquer pessoa em situação semelhante não se privaria de mentir e bater o pé dizendo: deve estar enganado meu senhor, não sou essa escrava.
Fugindo logo em seguida.
Pois ser pega poderia acarretar em morte ou a tortura de ter seu corpo violado de várias maneiras.

Mesmo tendo sido criada pela Senhora dentro de princípios rígidos, não é possível que não haja, que seja uma pequena chama de revolta dentro dela que a fizesse se rebelar de forma mais veemente.
Só fugiu porque o pai tomou a frente e ainda assim na primeira oportunidade se entregou sem sequer lutar para se manter livre.

Gostei da escrita do autor e do narrador que transita entre a onisciência e a observação, e é um clássico de fácil leitura, mas a história me despertou mais de uma vez aversão pela simplória maneira de mostrar a personagem como uma das escravas que realmente sofriam as agruras da escravidão.
E acho que apenas apresentar traços abolicionistas não torna o livro um arauto de virtudes.
A história de amor de Álvaro e Isaura nem é tão cativante.
Me frustrei com essa leitura, sei que tem que ser levado em conta a época em que foi escrita a obra, mas não consegui sentir nada do que é apregoado por todas as resenhas que li... Sinto muito.
Alex 13/08/2022minha estante
Interessante. Nunca li. Tenho certa dificuldade com a literatura brasileira, mas sua resenha me fez pensar: ?se até Casagrande e Senzala, foi criticado por suavizar a escravidão, quanto mais um romance como o descrito por você?.

Si_Mone 13/08/2022minha estante
Entendo... Sinto muito incômodo com as questões de época em um clássico, sei que é impossível sanitizar o passado e luto contra a vontade de desistir da leitura ou julgar a obra como ruim, mas tem coisas que simplesmente não suporto e pronto.

Regis 13/08/2022minha estante
Gosto de livros nacionais, mas não consegui fingir que os personagens não eram fracos e até sem sentido Alex. Mas leia, é rápido e a escrita é a melhor coisa desse livro. ?

Vou tentar.

Alex 13/08/2022minha estante
Aliás em 2023 vou colocar uma meta, de ler ao menos uns 6 clássicos nacionais. Em algum momento preciso começar, não é.

Regis 13/08/2022minha estante
Acho que foi a primeira vez que as questões de época me incomodaram tanto em um clássico Si_Mone. Queria ter gostado, mas Acho que têm coisas que não dá para deixar passar.

Regis 13/08/2022minha estante
Faça isso Alex... Fiz esse ano e estou conseguindo ler muitos clássicos. E a maioria não me decepcionou. ?

Si_Mone 13/08/2022minha estante
Régis... concordo plenamente contigo e acho legal apontar esses questões. ?

DANILÃO1505 14/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

emillyyy 04/08/2022

Uma novela mexicana, porém brasileiraKKK
Obra: A Escrava Isaura (versão adaptada)
Autor: Bernardo Guimarães
Avaliação: 3,5/ 5
A Escrava Isaura é um romance brasileiro que conta a história de Isaura, uma escrava, como diz o título, porém, que leva uma vida consideravelmente melhor do que a dos outros escravos, pelo fato dela ter sido criada pelos senhores da casa.
Isaura é uma moça linda, tem a pele quase branca e é desejada por todos. (basicamente a coitada é assediada a obra inteira, principalmente pelo fazendeiro autoritário, que insiste por tudo em conquistar o amor da moça) O livro conta sobre a trajetória de Isaura e como ela lida com tudo isso em sua vida, até conhecer seu grande amor, que a ajuda a enfrentar todos esses problemas e a conquistar sua liberdade

Geiciane.Carvalho 01/08/2022

Um clássico!
Gostei da escrita do autor, é uma historia complexa e transmite bem o contexto histórico da época, traz uma reflexão interessante a respeito da escravidão e da vaidade das pessoas e fica a minha pergunta, Isaura causaria toda essa comoção e o plot do livro funcionaria se a mesma fosse uma escrava negra?

Loo 31/07/2022

A escrava Isaura
Comecei o livro jurando que eu ia odiar, e bem, eu odiei o 1° capítulo, lá pro 3° capítulo eu já tava gostando um pouco mais da trama. Por ser um leitura para a escola, eu pensei que era só mais um livro chato que eu nunca mais iria querer tocar na vida, mas não, eu achei um livro ótimo.
Eu gostei muito da escrita do autor, por ser uma escrita de época eu achei um pouco difícil em certos momentos, mas nada muito difícil, dava pra levar de boas, mas o que eu mais gostei na escrita do autor foi o jeito que ele prende o leitor na história, o jeito que ele conta tudo, sem deixar faltar um pedacinho, mesmo que ele tenha que voltar a história (coisa que ele fez muito) ele não deixa nada de fora da trama.
Acho que em algum momento da vida, todo mundo deveria ler esse livro, não tem uma linguagem complicada e é bem curtinho, eu gostei bastante e recomendo.

uepa 30/07/2022

A sua novelinha das 19h
A escrava Isaura é uma obra de Bernardo Guimarães característica da segunda geração do romantismo na literatura brasileira. A narrativa segue pelas (des)aventuras de Isaura, uma escrava branca, que só deseja a paz. Por ser portadora de uma egrégia beleza e ter sido criada com nobre educação, a moça é alvo de diversos tipos de abordagens ( que beiram o assédio em alguns casos ).

Novelinha? Novelinha
Do movimento literário em que a obra provem, é comum notarmos a presença de personagens herói, heroína e vilão. Dada a falta de profundidade em que são tratadas, permanecem estáticas em seu caráter; mantêm defeitos e virtudes, independente das ações exteriores: " sempre iguais a si próprias e jamais reservando surpresas ao leitor por suas características específicas, mas tão-somente por sua ação."
O que me surpreendeu foi a movimentação de cenários. Acostumados à cenas que discorrem em poucos ambientes, preparem-se; Bernardo anda até de canoa.

Paulinha 26/07/2022

Gostei bastante do livro achei que seria uma leitura difícil, por ser um clássico, mas me surpreendi por ser um livro bem simples, e de fácil compreensão.
Além disso gostei muito da reviravolta final?
Cada dia mais perdendo o medo de leitura de clássicos.

Estefania 22/07/2022

Livro gostoso de ler. História envolvente e singela, que nos mostra claramente as infâmias da Escravidão no Brasil.