A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Ana :) 20/04/2022

Não indico, porém é bom e rápido de ler.

A obra narra a história de Isaura, uma escrava branca que foi criada como filha pela família que a possuía. Assim, ela é protegida pela matriarca, que prometeu libertar a escrava após sua morte, porém não é isso que ocorre. Isaura torna-se propriedade de Leôncio após a morte dos pais dele.

Naine 14/06/2020

Recomendado para que está iniciando o hábito da leitura, uma história bem curtinha rapidinho você termina.

Wesley Vinicius 24/04/2021

Adorei! No início demorei a acostumar com a linguagem de época, mas dentro do contexto é possível compreender sem precisar ficar recorrendo ao dicionário. A história é maravilhosa, não à toa tornou-se novelas de grande sucesso em duas ocasiões. O autor escreve dialogando com o leitor, como se ele fosse a câmera que nos mostra as cenas e os acontecimentos, além da crítica social à sociedade escravocrata. Uma obra que vale muito a pena ler.

Tomás Woodall 12/06/2016

É um libelo contra a escravidão negra no Brasil no século XIX em forma de novela
Leio de tudo da literatura brasileira, e existem poucos livros ruins para mim. Infelizmente este é um caso.

Tanto os leitores quanto a crítica deveriam apreciar uma narrativa principalmente pelas suas qualidades intrínsecas, como verossimilhança interna, boa construção de personagens, com personagens planas e redondas, bom arco de personagens, inteligente utilização de recursos de tempo e espaço, descrição adequada, estilo da narração, tipo de narrador, mostrar x contar etc. etc. Entretanto, com Escrava Isaura, acontece exatamente o contrário, pois o que é relevante não é nenhuma qualidade do livro em si, mas o impacto que teve no público do final do século XIX.

É um libelo contra a escravidão, e um bom libelo! Mas é um péssimo romance; na verdade, nem chega a ser um, pois é antes uma simples "novela" bem curta em que, como qualquer obra dessa espécie literária, sucedem-se fatos e mais fatos, há um entre e sai de personagens, uma verdadeira ciranda deles. Não há um núcleo comum bem trabalhado e desenvolvido, conditio sine qua non para a espécie "romance".

Dou duas em cinco estrelas porque o mínimo é uma, e o livro ainda é uma leitura leve, despretensiosa, melhor que um best seller qualquer mal traduzido.

Murilo 23/06/2021

Resenha : A escrava Isaura .
Nome : Edson Murilo lago nascimento.

Turma :101.

Crítica e auto- reflexão do livro já lido !

Autor : Bernardo Guimarães !Bernardo Joaquim da Silva
Guimarães
( Foi de Ouro Preto) 15 de agosto de 1825 ? Ouro Preto, 10 de março de 1884)
foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido pelo romance A Escrava Isaura, sendo o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras.

Este livro completamente retrata os tempos da escravidão , em torno do século XIX , a trajetória de muitos escravos maltratados pelos seus donos ,o sofrimento e desgosto de sua existência , a luta de cada dia pela liberdade e paz em suas vidas , o assunto e bastante importante para nós espelharmos e respeitarmos diferentes etnias principalmente de negros ! Em foco para um tema mais romântico e familiar , em que Isaura é filha de um Branco rico e bem sucedido com uma doméstica escrava , durante todo esse percurso o segredo em que seu pai branco escondia a sua esposa e familiares acabou , se espalhando a tôna e causando atrito a todos , gerando ciúmes intriga e ódio , e revolta pelo lado de filhas de brancos nascidas com pele parda , são expostas como escravas não podendo merecer sua justa liberdade , esse enredo trata do amor de Isaura por um filho de feitor , o ciúmes e maltratos de sua madrasta , o amor repentido de seus pai branco por sua mãe escrava .....
E por aí vai !

Beto 12/08/2020

Escrava de Alma Livre
Nasceu escrava,foi educada como Princesa e iluminou a vida de todos que a rodeavam. Correntes não podem prender quem já nasceu com a alma livre. O sofrimento foi asas no seu vôo a liberdade do corpo. Viva a escrava Princesa Isaura!

Gilberto 26/10/2016

um livro pra problematizar
Engraçado como todos falam do tom abolicionista que o livro tem. O mais engraçado ~ironia~ é o fato do tom abolicionista ser todo voltado pra uma escrava B.R.A.N.C.A, que mesmo sendo escrava, recebeu educação, toca piano, se veste bem. É ~engraçado~ que o tom abolicionista todo se volte pra uma escrava branca, quando escravos brancos eram raridades. Engraçado também que Isaura, de pele branca é a detentora de todas as virtudes, a benevolente, a graciosa, a honrada, e católica, enquanto a Rosa, negra, é a invejosa, sem moral, portadora de todos os defeitos que só faz sentir inveja.

Um livro que se pauta o tempo todo como abolicionista, mas não retrata em momento nenhum a dignidade dos escravos negros - porque só quem merece ter a dignidade é a escrava de pele branca, cheia de graça e moral que se apaixona à primeira vista pelo mocinho blablablabla - é a mesma coisa que esses cristãos conservadores de hoje em dia que dizem ser pessoas de bem e lutam pela moral da familia tradicional brasileira, mas no fundo são hipócritas demais para reconhecer e desconstruir os próprios preconceitos.

Se Bernardo Guimarães queria mesmo fazer uma campanha contra a escravidão, desse o protagonismo e todas as virtudes a uma escrava de pele negra, que era infinitamente mais comum na época do que escravas brancas criadas dentro de casa recebendo educação erudita.
Betinha 24/11/2016minha estante
Sinto o mesmo. O livro é bastante racista. Isaura só não merece a escravidão por ser branca, educada e xheia de virtudes. Serve como retrato do pensamento da época, obviamente, mas não sei se pode ser considerado abolicionista.

Vitor.Canestraro 25/06/2017minha estante
O livro de fato é cultuado como tal, e a escrava branca é um erro ao meu ver como você julga.
Mas vale ressaltar que o autor não se punha em nenhum momento de sua vida como um abolicionista, e nunca disse ele próprio que tinha essa intenção com a obra.

Luciana 17/08/2018minha estante
Vamos cultivar a interpretação mais aprofundada.
O autor constrói uma escrava branca justamente para as leitoras - a maioria mulheres - se aproximarem mais da personagem e fazê-las refletir sobre o problema escravagista. Desenvolver algum senso de empatia. E, claro, mostrar como é absurda essa mesma empatia a uma mulher que é escrava, mas bem aceita na sociedade (vide a cena do baile) só por ser branca! Como é absurdo aceitar alguns, mas outros não pela cor da pele. Tão simples.

Lorena.Beatriz 30/06/2020

Com uma linguagem mais rebuscada, temos a escrava Isaura, muito bem diversa e exótica da escravidão, condenada ao seu Senhor algoz, e à um amor proibido. Simplesmente um livro com desfecho impressionante.

Deborah.Genovese 05/08/2021

Melhor do que eu esperava
Tentei ler esse livro 1 vez, há uns meses atrás, mas abandonei poucas páginas depois, porque a escrita antiga dificultou meu entendimento, e hoje comecei de novo, por conta de um trabalho de escola.

Se eu gostasse um pouquinho mais de romance, eu teria dado nota maior, porém fiquei sem paciência do meio ao final (apesar da história ser boa).

Rafaelly-Silva 05/11/2022

Uma poesia, em meio ao desastre..
Como começar, a escrita do autor, é muito gostosa, fora que é extremamente poética, até a carta de funeral, ela é escrita na base da poesia, acho que isso está entranhado no brasileiro, boa parte dos livros que li, de autores brasileiros, tinha um q de poesia em cada frase, e como sempre nos deixa de queixo no chão, de tão boa que é, vários momentos de tirar o fôlego, outras de querer morrer, com as atrocidades que um ser humano é capaz de fazer a outro, ademais querendo matar matar alguém kkk.
Fora que é uma super crítica a escravatura no Brasil, que foi um grande marco na história do Brasil.
Virou meu chodozinho ??
Espero que gostem... ?

Maryana 11/11/2023

A Escrava Isaura
Não desgostei e nem gostei! Esse foi mais um dos livros que li para a escola, a escrita não é fluída, a história não lhe prende tanto e o final achei corrido (provavelmente por causa da edição) Em certos momentos gostei da obra. Como não sou a maior fã de clássicos (oq tô tentando mudar), talvez não amei por causa disso e tbm pq acabei tendo que ler ele mais rápido, acabei não "aproveitando" a leitura (como a era p escola e fui ler 1 dia antes ent tive q ler mais rápido)

iasmin93 31/05/2022

senta que a novela vai começar...
só li esse livro por causa de um trabalho de português, ainda bem que é curto pq a cada página a paciência esgotava, chato, chato, chato, digno de novela da record mesmo, o final foi até surpreendente mas merecido.

Rayane 01/02/2023

Sessão da tarde dos clássicos
Li esse livro há alguns anos, como não me lembrava direito, resolvi escutar o audiobook em um dia de faxina.
Procurei a resenha que eu escrevi há anos e tive a mesma sensação e opinião: é um livro sessão da tarde.
A linguagem e a escrita do autor muito me agradam, é fluida e fácil de entender.
A história, porém, carece de profundidade, o amor repentino do casal principal não convence. Além que cansa a beleza de anjo de Isaura e que tudo se resume a "escravidão de sua beleza".

O romance parece ser inovador para época, mas hoje ele parece demasiado racista, principalmente as partes que dizem que um ser tão lindo não merecia ser aprisionada. Afinal, alguém merece?

Sei que é complicado analisar a obra a luz dos tempos atuais e todas as evoluções que obtivemos, mas algumas obras são datas, acho que é esse o caso.

Achei bem água com açúcar e entendi o porquê eu havia esquecido a história do livro, é porque ele não faz falta, os personagens não cativam, é uma espécie de cinderela da escravidão, cinderela brasileira.

Só vale a pena ler se não tiver mais nada interessante em sua prateleira ou como no meu caso, que escutei um audiobook disponibilizado de graça.