A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Marcal4 06/05/2023

Leitura rápida
Então, foi bom ler pra conhecer em primeira mão, achei interessante o jeito que era narrado, tem algumas partes que ficaram meio exageradas ou dramáticas demais. Pra mim um problema grande foi a construção da personalidade da Isaura, ela em si quase não aparece, está sempre sendo levada pelos eventos externos, sua personalidade não tem profundidade.

Josita.DaAlmeida 28/04/2023

Um dos livros mais mal-escritos que já li
De muito mal-gosto. a temática? muito mal-abordada. o romance entre os protagonistas? terrivelmente mal-feito. todos os personagens são caricatos e desumanizados, não têm graça nenhuma. Isaura tem um total de zero personalidade. a única graça que essa coitada tem é ser supostamente bonita e ser boazinha, o que é discutível, já que o livro nunca mostrou ela fazendo alguma boa ação além de aceitar insulto calada. além disso o bernardo guimarães tenta ser antiescravocrata com argumentos ridículos. parece que o motivo pelo qual Isaura não merece ser escrava é só porque ela é branca, bonita e chique; mas as outras mulheres negras não, elas que fiem aos montes. resumindo? um fiasco.

SSoaresR 19/04/2023

Da série: clássicos são clássicos...
Esse é mais um clássico que eu leio, saio feliz e surpresa, nunca imagino que vai ser tão bom. Nesse caso, um clássico do romantismo brasileiro. O livro possui suas problemáticas obviamente, é sempre importante lembrar que foi escrito no século XIX, mas, no geral, eu gostei MUITO mesmo. Não dei 5 estrelas por essas questões que são mais marcas temporais do que problemas do livros de fato.

Laura 13/04/2023

A escrava Isaura
Sem dúvidas um dos piores clássicos que eu já li em toda a minha vida, final que deixa questões abertas e completamente mal explicadas, li pois era obrigatório em minha escola.
Josita.DaAlmeida 28/04/2023minha estante
concordo com você. livro muito mal-escrito que as pessoas falam bem só porque é ?clássico?

Mari M. 09/04/2023

A velha história do salvador branco
Não parava de pensar que se Isaura fosse Rosa, nada disso teria acontecido. O salvador branco, o "amor" doentio do seu senhor, a compaixão que tinha a primeira senhora... tudo seria muito diferente. Mas romances do Romantismo Brasileiro têm disso. Mesmo assim achei bem legal introduzirem o abolicionismo no contexto, mesmo que de forma beeeeem superficial. Além de que não precisa nem dizer sobre misoginia. A mulher era posse, independentemente de sua posição social, pior ainda quando essa posse era garantida por lei. Fica o questionamento na minha cabeça: será que mudamos tanto assim na questão social ou aprendemos a maquiar muito bem? O caminho já foi muito percorrido, mas ainda há um longo percurso árduo a trilhar.

sam.breve 06/04/2023

A escrava isaura.
Pensei que esse livro seria um tédio, mas gostei.
A tristeza da Isaura me deixava aflita e só conseguia questionar como seria seu fim.
Ler sobre a escravidão mexe comigo, como as pessoas eram reduzidas a nada e tratadas como objetos de outras pessoas, horrível.
Foi um conflito de sentimentos com os personagens. Senti muita raiva, decepção, mas isso se apaziguava com o amor que Álvaro e Miguel tinham por ela, romântico e paterno.

Gloria.Araujo 04/04/2023

Gostei bastante pois, além de se tratar do romantismo,o livro trás também a questão da escravidão. Aliando assim a ficção ao o realismo.

Juliana 04/04/2023

Demorei para ler, pois achava que já tinha lido! Contudo eram apenas memórias fragmentadas da novela. E para meu espanto o livro é bem melhor, como sempre.
Ainda bem que o ******* foi de arrasta pra cima! Ou eu mesma ia entrar no livro e fazer isso acontecer

Viviane 29/03/2023

Este livro nos mostra como o poder pode ser cruel. Isaura no começo da história é tratada com "regalias" e que os outros escravos têm inveja dela. Mesmo o livro sendo rebuscado aprendemos muito sobre a cultura da época, os escravos, a forma de tratamento entre as pessoas. A prendemos que o poder se mau usado pode acabar nos corroendo. Entendemos que não adianta tentar conquistar quem amamos forçando o outro, pois viver ao lado de quem não amamos é aprisionar nosso coração a dor eterna. Essa obra nos mostra várias formas de escravidão. Uma delas é a física que os escravos viviam. Outra é a prisão amorosa, quando a mulher se casa com alguém que não ama. A história é muito boa, não é atoa que já foi feito novela sobre ela.

Gabriella123 29/03/2023

Uma fada, um anjo, uma deusa, uma mulher!
Eu fiquei muito satisfeita de finalmente colocar meus olhos em mais uma literatura nacional e adorar cada capítulo lido. Na escola, só havia escutado menções sobre, mas nunca tinha chegado a ler uma mera página, agora vejo que tardei uma convidativa leitura.

Sendo ?A Escrava Isaura? um livro romântico, eu não me surpreendi ao ver o quão maravilhosa era Isaura e o quão apaixonante ela era, não só para nós, como para os personagens da trama. A cruz que ela carrega é a de literalmente ser dotada de uma beleza divina, inteligência e um bom coração, e para sorte dela, Álvaro entra em concordância com seu límpido espírito! É simplesmente fomentador a forma como o autor nos envolve na trama e torce pela felicidade dos dois!

Contudo, esse livro me foi vendido (e ainda é, pelo visto) como algo revolucionário por mostrar a campanha anti-escravagista através do fidalgo Álvaro, que era republicano e abolicionista. Na minha opinião, não vi nada disso no livro, óbvio que houve frequentes menções ao movimento e falas explícitas sobre, mas mesmo Isaura, que é o foco central da trama, era uma escrava branca que foi muito bem educada (tanto que muitos sequer suspeitam que ela é escrava por conta de sua beleza assomado com seus ensinos), o que em nada se casa com a realidade. A motivação maior de Álvaro era apenas libertar Isaura e, como seu confidente amigo havia dito, para a época, acabar com a escravidão era quase utópico ? ou seja, partindo para o final da meada, era que as atitudes do fidalgo eram em prol de sua amada, e não por uma causa verdadeira. Inclusive, a única negra que teve sua beleza reverenciada foi Rosa que, através da narrativa, só se mostrou uma mulher magoada, invejosa e que nos causa asco.

Agora, afastando esse lado, não há o que reclamar da narração. Bernardo Guimarães fez um ótimo trabalho no seguimento das informações e a trauma é, nada mais e nada menos, que cativante!

?As leis civis e as convenções sociais são obras do homem, imperfeitas, injustas e muitas vezes cruéis. O anjo padece e geme sob o jugo da escravidão, e o demônio exalta-se ao prestígio da fortuna e do poder.?
? Guimarães, Bernardo - A Escrava Isaura.

RuanaHellena 27/03/2023

Uma obra clássica.
Considerando a política e os costumes da época podemos ver um verdadeiro romance em todas as suas nuances.

A história de uma personagem conformada com sua dura realidade, encontra-se em situações complicadas e de risco sem que as tivesse procurado.
Encontra esperanças em um personagem disposto ao necessário para salvá-la, uma fulga, disfarces e uma paixão, o amor de um homem que acredita apenas em sua bela e amada musa.
E então as reviravoltas e consequências e todas as tentativas frustradas de liberdade, para que então o amante possa chegar em socorro da dama bem a tempo de livrá-la de um castigo eterno.

Dispensando todas as ironias dos clássicos de romances literários, Isaura é uma obra nacional merecidamente reconhecida, porém pouco valorizada.

Lara Vanessa 26/03/2023

Leitura concluída com sucesso!!!
No geral, é um livro muito bom.
É bem crítico, na verdade.
Porém, não dei as 5 estrelas completas, porque senti falta de um melhor desenvolvimento de alguns fatos...
Mas, no geral, adorei a leitura!

Lara.Dalto 25/03/2023

Eu comprei esse livro porque achei uma edição bem bonitinha em um sebo da cidade e foi tão baratinho... Surpreendeu-me, eu realmente não esperava uma ótima história por pré-conceitos contra a novela da Record... Ainda bem que percebi que era besteira e que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Por isso, super recomendo a contemplação do trabalho de Guimarães!

Ligia 24/03/2023

Gostei. Vou pensar em ler o livro completo.
O final e a moral da história são realmente importantes.