O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida Matthew Quick

Resenhas - O Lado Bom da Vida

2006 encontrados | exibindo 121 a 136

Mari 20/12/2021

Postar essas resenhas tem sido uma experiência ??. Eu recebo uma quantidade LOUCA de mensagens sobre pessoas que amam as minhas resenhas, lêem todas, e amaram meu jeito de escrever, o que deixa meu coração muito quentinho porque significa MUITO pra mim! Recebo muito mais mensagens e feedbacks do achei que receberia, juro, e amo quando alguém começa a ler um livro por causa de uma resenha minha! Também descobri várias coisas, como o fato de existirem séries sobre a Catarina, A Grande, imperatriz da Russia que já apareceu aqui, e também que o povo não gosta muito de Paulo Coelho (?????). Enfim!
Sou virginiana metódica então postei religiosamente uma resenha por dia até aqui, mas meus livros lidos acabaram! e agora elas vão aparecer quando eu acabar de ler os próximos, que serão muitos ?? espero que vocês continuem lendo!
Desculpa por não ter me programado e o último livro ter uma resenha preguiçosa! Mas foi um que não gostei muito, apesar da história ter um fio muito bom, sobre um cara voltar pra casa depois de um tempo em um hospital psiquiátrico e ter que conviver com o fato de que sua ex mulher, por quem ainda é perdidamente apaixonado, seguiu a vida. São aspectos interessantes a serem tratados como as diferentes formas de se tratar o amor, a depressão, a terapia, a superação, os problemas psiquiátricos contemporâneos, mas me dá uma dor no coração quando o potencial da história é bom e nada mais faz sentido ??.
Não me lembro muito bem também, tenho a impressão de que muita gente acha um livro sensível e divertido, então talvez eu precise reler! mas achei que não me prendeu e tem uma linguagem muito paradona, me dá uma sensação meio estranha (sabe aquela sensação ruim que você sente domingo a noite vendo Faustão no escuro?)
É isso! ?

Rafaela.Braciak 25/01/2023

O LADO BOM DA VIDA
coloquei muita expectativa nesse livro e ele me decepcionou bonito, único caso que o filme é realmente melhor do que o livro.
o romance é bem mediano e tem várias partes super cansativas e chatas de ler.

Leo 21/05/2020

Não crie expectativas em pessoas!
O livro nos traz a uma realidade que muitos não consegue "aceitar", de fato nem todo final feliz e o que imaginamos, as vezes o final feliz está longe do que mentalizamos, criamos e esperamos, pois não crie expectativas em pessoas.

Leia e viage na história, crie seu fim! É aceite o fim que a realidade lhe importo.

Dominic nic nic 23/01/2022

É um livro com personagens bem feitos, tratando o tema de saúde mental com realidade e sem romantizações. Mas apesar de ter cenas muito boas, senti que o autor não priorizou bem o arranjo delas, sendo muito rápido em momentos marcantes e se estendendo demais no que era irrelevante, como os muitos eventos de futebol americano. Sei que talvez seja por estarmos na mente do Pat que pode priorizar mais esse tipo de coisa, mas podia ao menos não ter sido tão corrido em suas páginas finais com as porções mais emocionantes.

Keell 27/04/2020

Um livro que mostra que ninguém entende os problemas de ninguém até que passe pela mesma situação ou coisa parecida. Mostra a necessidade de empatia, paciência e amor ao próximo e sempre buscar boas lições mesmo nas pequenas coisas.
Livro muito bom, único personagem impossível de gostar é o pai de Pat, os demais personagens, mesmo que com certos defeitos, foram descritos de forma atrativa.

Lee S. 13/03/2013

Eu acredito no Lado bom da Vida!!
O Lado bom da Vida, de Matthew Quick, foi uma surpresa maravilhosa para mim. Não sou um leitor assíduo do gênero, mas é um livro tão bem escrito, tão envolvente, tão "acolhedor" que ao terminá-lo eu senti um aperto no coração, mas também tive a certeza que encontrei mais um livro para ficar guardado na minha memória.

Resumidamente, o livro retrata a vida de Pat Peoples após sair de uma instituição psiquiátrica, mais conhecida por nós leitores como o "lugar ruim". Pat é um homem de 34 anos, perturbado e fora de seu juízo perfeito. Ele perdeu a noção de tempo, de espaço e não consegue se lembrar dos últimos quatro anos de sua vida. Não lembra o motivo de ter ido para a clínica, a única certeza que possui é que sua esposa, Nikki, quis que ficassem um "tempo separados". Na sua cabeça, Nikki vai voltar após o término do tempo separados e poderão novamente viver uma vida feliz a dois. Acreditando cega e fielmente nisso, Pat tem como única obsessão e único motivo para viver a certeza de que poderá estar novamente com sua esposa. E para isso ele se torna um viciado em malhação e a todos os instantes se lembra de ser mais gentil em vez de ter razão, de se tornar uma pessoa melhor, de mudar e evoluir para merecer seu amor de volta. Em meio a essa fé inabalável, Pat tem que enfrentar a relação difícil com o pai, cujo humor varia de acordo com as vitórias de seu time e com as demais pessoas a sua volta tentando fazê-lo enxergar a dura realidade da vida.

Confesso que primeiramente me interessei pela história pela atriz Jennifer Lawrence, que interpreta a personagem Tiffany, uma das protagonistas da história. Como fã da atriz e após ter visto ao trailer do filme, decidi comprar este livro. A princípio, imaginei a história totalmente diferente. Talvez pensei que se tratasse de algo mais romântico ou coisa parecida. Em dois dias percebi que estava totalmente engando, mas para a melhor! A história comovente de Pat me surpreendeu e o livro se mostrou cheio de uma naturalidade e de uma leveza profunda e incontestável. Como não me emocionar com a fé e a esperança de Pat, em tentar ver sempre o lado bom das coisas, em se esforçar para ser melhor, para ser digno e merecedor, para aproveitar o lado bom da vida? E como não sentir uma simpatia grandiosa por Tiffany, que apesar das constantes mudanças de temperamento e de atitudes, se mostrou uma grande amiga e uma pessoa importante e decisiva na vida do nosso herói? Esses dois personagens centrais possuem uma profundidade complexa e um desenvolvimento para lá de interessante a medida que as páginas avançam. São complexos por seus sentimentos, por seus pensamentos e por seus atos. São misteriosos, enigmáticos; mas sinceros e apaixonantes. Ao ler esse livro, eu podia sentir de tudo, era um misto de alegria, de compaixão e de pena, com esperança, fé e amor. Foi uma explosão de sentimentos completa.

Os momentos mais maravilhosos dessa história se deram quando Tifanny e Pat iniciaram os ensaios para a dança, chegando ao ápice na apresentação, que foi tão bem detalhada e escrita, que me emocionou do início ao fim. Outro momento maravilhoso e de profunda sensibilidade se deve às cartas trocadas entre Pat e "Nikki", bem como também quando o Doutor Cliff compreendia exatamente as necessidades e dúvidas de Pat. O que também gostei e achei bem interessante, foi a construção gradual da relação de Pat com todas as personagens envolvidas, desde sua mãe (adorável, por sinal), seu irmão, seu amigo, a pequena Emily (uma fofa), Tiffany, até seu pai (que homem escroto e nojento)!

Em nenhum momento a leitura me cansou. É tão envolvente que é difícil largar. Realmente MUITO difícil. Pat narra com uma destreza, uma leveza, que você se vê na situação dele, analisando sob seu ponto de vista, tentando entender o motivo de tudo. Os únicos momentos que realmente me irritavam eram aqueles que se concentravam no futebol americano, mais especificamente no time "E-!-A-!G-!L-!E-!S-!" Eagles! Sinceramente, quando eu via um "AHHHHHHHHHHHHHH!" estampado na página, já me dava nos nervos. Não sei se é porque não curto futebol de nenhuma maneira (inclusive o americano) e não conheço nada sobre, ou se é porque achei que o autor perdeu tempo demais narrando sobre as partidas, os jogadores e o quanto os torcedores são chatos, irritantes e absolutamente cansativos, apenas reforçando minha opinião de que fanatismo no campo é a pior coisa que existe. Mas fazer o quê, eu não poderia pular esses trechos... Até foi interessante ver a relção de Pat com o terapeuta fora das sessões!

Enfim, eu poderia falar horas e horas sobre esse livro. É até engraçado, porque quanto mais escrevo sobre ele, mais quero escrever. É tão complexo e ao mesmo tempo inocente, que não tem como interpretá-lo ou analisá-lo por um ângulo só; é preciso muito mais que isso, é preciso ter vários pontos de vista, é preciso ter uma visão ampla e além de tudo, é preciso compreender a diferença de um personagem que têm problemas mentais e um que não tem. E sinceramente, mesmo com seus problemas, seus devaneios, suas loucuras, suas crises e seus ataques, Pat me mostrou ser uma pessoa muito melhor e mais positiva que qualquer pessoa em seu juízo perfeito. E esse é seu ponto positivo. Acreditar em finais felizes, ter esperança... Por mais que saibamos que a vida real é dura, difícil e nem sempre existem finais felizes de verdade; não custa nada acreditar, ter fé, ter esperanças, ver as coisas pelo seu lado bom, pelo seu positivismo. Só traz bem... No caso de Pat, ele não teve o final feliz que queria com Nikki, mas começou uma história nova para ter um final feliz com Tiffany. E essa crença no lado bom da vida, só lhe fez bem.

Um livro admirável e inesquecível para mim. Indico para todos, MESMO. Agora pretendo assistir ao filme. Sei que entre os dois há diferenças e algumas até mesmo gritantes, mas confio nos atores, principalmente na Jennifer que ganhou o tão estimado Oscar de melhor atriz e acredito que vou me emocionar no filme tanto quanto me emocionei no livro. Depois disso, eu acredito no LADO BOM DA VIDA :)

Ana Bruno 16/05/2021

Bom entretenimento
Livro leve e divertido, parece que estamos vendo um filme no sábado a noite. Ah, é verdade! Ele já virou filme rsrsrsrs. E, para mim, acabou sendo um pouco melhor quer o livro.
Fácil de ler, retrata questões emocionais e de saúde mental bem específicas, de toda uma família. Posso me atrever que de duas famílias, na verdade, considerando também a família da Tiffany, nesse caso com um pouco mais de distanciamento. Mas, mesmo acompanhando de perto, praticamente o "diário" de Pat, a escrita não deixa transparecer em nenhum momento o lado pesado destas questões. Segue mesmo a vibe do título: o lado bom da vida. Tiramos algo da leitura? Claro que sim! Podemos tirar algo de praticamente tudo o que lemos. Desse aqui, ficou para mim que: tudo passa!! E sempre podemos encontrar o lado bom.

ntampinha 24/08/2020

Achei bem "méh"
Achei o livro muuuuito mais ou menos...
A história em si não é ruim, mas acho que o desenvolvimento deixou a desejar.
A primeira metade do livro é um porre, e confesso que fiz leitura dinâmica para conseguir chegar no final. A segunda metade da história dá uma melhorada, a partir do tal "concurso de dança" da Tiffany, mas não o suficiente para salvar a minha opinião sobre o livro.
Eu entendo o que o autor tentou fazer e realmente achei a ideia bacana, porém não gostei do desenvolvimento. Minha leitura foi arrastada e fadigante, de verdade, e só consegui avançar quando decidi fazer leitura dinâmica.
Dou nota 2,5 porque é o que interpreto como "dá pra entreter, mas poderia ter ficado melhor".

Maria.Alice 25/10/2020

O lado bom da vida
"Praticando ser gentil em vez de ter razão."

Esse com certeza foi um dos melhores livros que li esse ano. Me apaixonei pelos personagens, e em como o Pat evoluiu ao decorrer dos capítulos. Superou todas as minhas expectativas. Leiam!!

nayestácansada 04/06/2020

Partes cansativas
O livro em si é bom e traz uma mensagem muito linda, no entanto foca muito em algumas partes sobre futebol americano e tornou o livro um pouco cansativo pra mim em boa parte da leitura. O filme, porém, não decepciona.

Jennifer 11/04/2021

LEIAM ESSE LIVRO!!
Depois de anos na estante e querendo doar esse livro, finalmente criei coragem de ler e... NOSSA!

Vale muito a pena ler. ?

Jessica Lucena 14/06/2022

Leitura muito fluida. Não consegui terminar antes por não ter tempo!! Achei lindíssimo como o Pat vai vendo a importância da saúde mental, e em como ele enxerga as pessoas ao seu redor, e em como eles se comportam em relação a isso. Mil vezes melhor que o filme.

Bruna Fazio 08/06/2020

Editora: @intrinseca
Gênero: Drama
Sinopse: Arraste para o lado! 👉🏼
#Quarentenajuntos #ficaemcasa
Peguei este livro na estante porque ele é bem fininho (minha versão é a econômica) e tenho apostado em livros menores para engatar mais nas leituras. Eu assisti ao filme muitos anos atrás e não me lembrava de quase nada da história.
O Lado Bom da Vida é um livro dolorosamente real. Fala sobre as dificuldades da vida, mostra o lado mais difícil dela (apesar do título) e aborda os transtornos mentais com a delicadeza certa.
Pat, o personagem principal, que acaba de sair de uma instituição para pessoas com transtornos mentais, tenta, todos os dias, ser uma pessoa melhor para reconquistar sua esposa, que ele não viu durante todo o período em que estava internado. Ao longo da história, vamos entendendo a pessoa que Pat é acompanhamos a sua luta para sempre enxergar o Lado Bom da Vida.
O que mais me deixou surpresa nessa história foi a maneira que o autor consegue nos prender e acreditar em Pat ainda que desde o começo todos os defeitos dele sejam expostos. A maneira como Quick retrata o ser humano em sua narrativa é o que mais encanta o leitor: Em vez de criar personagens idealizados, vemos personagens apresentando suas qualidades e seus defeitos apenas tentando viver suas vidas em meio a dramas familiares.
Todos nós sabemos, ainda que nem todos admitam, que não existe família perfeita, e Quick faz questão de demonstrar isso, introduzindo elementos de superação e a busca pela evolução.
Esse romance me fez perceber que todos nós cometemos erros e que o que tiver de ser, será. Estamos em constante mudança. Todos os dias, temos uma nova chance de sermos uma pessoa melhor, a pessoa que queremos ser, ou até mesmo sermos a pessoa que querem que sejamos. Porém, à medida que vamos envelhecendo e amadurecendo, nos damos conta de que a verdade mesmo é que NINGUÉM é perfeito e TODOS cometemos erros... E está TUDO BEM!
Leiam! Além de confortar o coração nos mostra que é possível SIM evoluirmos se realmente tentarmos!
Já leram esse livro?

site: https://www.instagram.com/p/B-DV8d_j8Wi/

Eduarda 16/06/2020

Bom!
A narrativa é ótima, a experiência de descobrir quem é o Pat e o que aconteceu com ele, ao mesmo tempo que ele mesmo, torna tudo mais interessante.

2006 encontrados | exibindo 121 a 136