Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

André Goeldner 29/01/2009

Reprovado
Apesar da história bem construída e de diálogos inteligentes o livro soa como um auto-ajuda a paisana.

Paulo Coelho melhorzinho.

claudioschamis 11/02/2009

Não espere mistério. Nem um romance água com açucar. Nem crimes, assassinatos. Investigação. Detetives utilizando as últimas ferramentas eletrônicas jamais vistas. Nada disso. Espere um livro interessantíssimo que pode até nas primeiras páginas de dar uma impressão de que não vale a pena seguir adiante. Mas vá em frente. Após essa impressão, o lviro cria uma empolgação interessante, e você viaja com o autor e encontra discussões filosóficas e de psicanálise, num encontro fictício, mas que pode dar uma pequena amostra de como a psicanálise surgiu. Josef Breuer, um dos pais da psicanlálise, Friedrich Nietzsche, o filósofo e na época jovem Sigmund Freud. Talvez até não seja um livro para qualquer um ler. Isso vai depender de você querer ler algo especial e diferente.

Emanuel Xampy Fontinhas 26/12/2020

...
Um livro que, ao findar, transforma o leitor é indicativo de uma grande obra, essa é a sensação que fica ao término da leitura desse livro. Fiquei interessado pelo livro ao ler a sinopse, achei curioso o autor utilizar-se de personagens históricos tão importantes para criar uma história de ficção, mas isso é só o prelúdio de uma história muito cativante.

PaulaMorrison 24/09/2009

Bons personagens fazem bons livros.
Adorei a idéia do Autor de demonstrar através de um romance de ficção como poderiam as idéias de Nietzsche ter influenciado Freud, já que jamais se conheceram apesar de terem vivido na mesma época.

E a historia é assim: Josef Breuer, para quem nao conhece o criador da psicanalise junto com Freud, uma vez que foi o seu companheiro no caso Ana O. (tambem demonstrado no livro) em que desenvolveram a "cura" para histeria através da catarse, é médico e recebe em seu consultorio uma figura ilustre: o proprio Nietzsche, atormentado por suas eternas enxaquecas, que termina expondo ao proprio Josef, suas teorias filosoficas que o impressionam ao ponto de fazê-lo discuti-las com Freud.

E essa corrente de Breuer, Nietzsche e Freud é o que faz deste um ótimo livro. Na verdade, precisando relê-lo para retomar pontos que deixei perdido em minha memorias para poder escrever uma resenha melhor =)

Mas lembro do final do livro, com precisao e de como Breur rompe com os paradigmas sociais e cai no mundo dos seus proprios sentimentos, influenciado por Niezsche. E aí o autor coloca um ponto final na historia já que o que vem depois fica por conta do nosso proprio imaginário. Bom ou ruim? Depende de como vc encara as ideias do velho Nietzsche.

Bruninha 07/10/2009

Fantástico ! Interessantíssimo e com lições de vida ótimas.

Amor Fati.

char. 26/11/2009

Viciante. Recomendo.

HARRY BOSCH 19/01/2010

FILOSOFIA CLINICA
Hoje se discute muito como a Filosofia,pode auxiliar o ser a ter uma qualidade de vida melhor,como o questionamento pode ajudar a encontrar as respostas para nossos vazios existênciais?
Irvin D. Yalom,nos mostra de uma forma bem interessante o encontro da psicanalise com a filosofia nesta obra,e nos leva a uma viagem através do tempo.
A obra com certeza vai agradar a todos que gostam de pensar e estão em buca do auto-conhecimento.

Nathya Carmylle 09/12/2009

Além das filosofias
Um livro incrivel.
Eu imagino que existam pessoas que depois desse livro conseguiram
entender além das filosofias de Nietzsche, e absorveram mais que apenas um romance. Ele foi um homem incrível com ideias incríveis.
E sofreu sabendo porque sofria, e aceitava o fardo de seu sofrimento.

Willy 23/12/2009

Sei lá. Todo mundo fala tão bem, diz que gostou. Eu comecei e n consegui ir pra frente...
Quem sabe um dia pego de novo...

flapicolo 01/01/2021

Espetacular!
O livro é um espetáculo, daqueles que prende MESMO à trama. Os diálogos são profundos e tocantes, e nos fazem refletir o tempo todo.

Uma passagem que mexeu comigo:
?Morra no momento certo!
Viva enquanto viver. A morte perde seu terror quando se morre depois de consumida a própria vida! Caso não se viva no tempo certo, então nunca se conseguirá morrer no momento certo?.

Você viveu sua vida? Ou foi vivido por ela? Escolheu-a? Ou ela escolheu você? Amou-a? Ou a lamentou? Você consumiu sua vida? Você a esgotou?

Espetacular.

LetIcia 25/02/2012

Fantástico! A cada livro que leio do Yalom eu adoro mais este escritor! A tradução está bem escrita e sem furos...ótima leitura!

Ana 23/04/2021

Interessante relato biográfico/científico. Aborda a vida de Josef Breuer e Friedrich Nietzsche, com algumas aparições de Sigmund Freud. Não é necessário conhecimento prévio sobre nenhum deles e se consegue absorver muita coisa do pensamento dos três durante o decorrer do livro, somente por isso já vale demais a leitura

Rafael 06/06/2012

Genial
Geralmente me envolvo com as histórias antes de chegar na metade do livro. Com este foi diferente. No início estava decepcionado com a obra, acho que pelo fato de ter sido altamente recomendada criei espectativas demais. A narrativa se alonga por diversas vezes e se torna entediante. Mas, para minha surpresa, o final é leve e comovente. Após terminado o livro é que percebi a genealidade do autor. O valor da obra está além da junção de personagens e fatos reais em sua narrativa. Ela desperta nos leitores as sensações dos caminhos de uma terapia.

Magella 23/08/2012

Em primeiro lugar não dá para ler esse livro e saí do mesmo jeito ele parece ter uma magia que te transforma,nunca li livros nessa linha sobre a filosofia então fiquei com muita expectativa ao começar a ler, quando fiz o empréstimo na biblioteca de onde trabalho me pediram para não ler se eu tivesse passando por algum momento dificil e eu estava vivendo esse momento e nem liguei pra isso e segui em frente.No príncipio achei ele um pouco morno mas como todo bom leitor não desanimei e sempre esperei para que a história surgisse e ela surgiu e me surpreendeu muito ele nos faz pensar como pessoas e no modo de fazer as coisas,pra mim ele foi um divisor de águas mudou alguns conceitos e adquiri outros,para ler Nietzsche talvez necessite apenas de boa vontade um bom dicionário do lado(não me avisaram que precisaria de um),e curiosidade pelo novo,aprendi que alguns seres humanos são imutáveis por mais que você tente eles não se deixarão e nem se permitirão serem mudadas.