Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Niasi 21/09/2015

Leiam, vale a pena
Ganhei esse livro a muitos anos atras, e acabei lendo apenas agora.

Como é bom ser surpreendido por um livro fora de série!!!
Como é bom saber que ainda há pessoas com inteligência o suficiente não só para criarem e serem originais, mas também para o fazerem com tamanha graça e desenvoltura. Lembrem-se que o livro propõe o encontro de duas mentes aguçadíssimas, sendo uma delas uma das mais complexas que já existiram, mesmo assim a leitura é agradável e envolvente.

Leiam esse livro, ele é simplesmente fantástico.

Carla 05/12/2015

Um livro que passe o tempo que passar, você vai recordá-lo como se fosse ontem!

André 30/06/2022

Nietzsche, filosofia e psicanálise
Foi muito interessante a leitura deste livro. Estudei Filosofia, então sempre é agradável revisitar os conceitos filosóficos de Nietzsche, e principalmente, conhecer um pouco mais sobre sua vida pessoal e seus dramas, apesar de saber que muita coisa aqui é ficção. Mesmo assim, há dados baseados em fatos reais a respeito da vida do grande filósofo e também de outros personagens mais ou menos conhecidos, como Sigmund Freud, Lou Salomé e o próprio protagonista Josef Breuer. A forma como os personagens são descritos e a forma como a trama é desenvolvida são fascinantes.
Foi ótimo acompanhar os inícios da Psicanálise e um pouco do modo de vida da Alemanha do fim do século XIX.
Um bom romance histórico que me fez refletir muito sobre a vida e as escolhas que fazemos.
Muito bom!

celialais 30/08/2016

Recomendo fortemente esse livro para aqueles que não têm preguiça de pensar e se instigam com conversas inteligentes e argumentos complexos e bem construídos! O autor supera as expectativas ao criar uma narrativa contínua que prende o leitor e desenvolve pensamentos complexos de grandes mentes reais em uma ficção de alta qualidade!

Camila 25/04/2022

Com uma leitura fluida e envolvente, esse romance de Irvin D. Yalom retrata a amizade fictícia de Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, e o filósofo Friedrich Nietzsche, que vive uma crise existencial por conta de um relacionamento com Lou Salomé.

Um livro inteligente e autêntico, onde realidade e ficção de misturam recriando o espírito da filosofia, psicologia e cultura da época.

Cassia_kk 14/10/2022

Adorei
Já considero Irvin Yalom um dos meus autores preferidos.
Quanta maestria contando uma história. A mistura de ficção e realidade é maravilhosa e intrigante. Os grandes nomes da psicanálise se relacionando, que sacada boa. Recomendadissimo. ?

WallanS 03/06/2017

Não sei se avalio com 4 ou 3 estrelas. Como ficção, faltou ritmo. Como assunto pertinente da mente humana, posso dizer que foi um grande aprendizado e um aprofundamento de muitas coisas que eu já pensava.

Porém, não é o tipo de livro que sou mais aficionado. Apesar de gostar muito de diálogos longos e inteligentes, a maior parte da leitura fiquei indiferente ao assunto, sempre preso na expectativa (frustrada) de poder me sintonizar na história de tal maneira que me prendesse ansiosamente pela próxima página.

Por fim, dois terços do livro eu me arrastei na leitura. Foi na terceira parte onde mais avancei, e o que me fez concluir a leitura de um dia para o outro.

Roberta.Biasioli 18/02/2023

Este livro é notável!
Por meio de uma história bem construída e empolgante, nos leva por passeio inesquecível pelas principais ideias de Nietzsche e os princípios da psicanálise.
Uma pena não ser mais longo...

gustavo.krebis 03/01/2023

?Quem não obedece a si mesmo é regido por outros?
A ideia é muito boa: utilizar grandes nomes da ciência e filosofia mundial como atores de um enredo fictício. No caso, os personagens centrais são Josef Breuer, grande psiquiatra do século XIX, e, óbvio, Friedrich Nietzsche, filósofo alemão que dispensa apresentações. O conhecimento do autor (um grande psicólogo) tanto histórico quanto da biografia e obra de seus ?personagens? é notável. Na trama, ele usa citações marcantes de Nietzsche como falas do personagem, a partir das quais desenrola reflexões bastante interessantes. Claro, quem tem alguma familiaridade com o pensamento do ?bigodudo? não vai esperar uma leitura suave e leve: é uma sequência de ?marteladas?, como o próprio, apropriadamente, diria.

No entanto, o diferencial da obra acaba sendo a abordagem do lado frágil e humano de Nietzsche pelos olhos de Yalom, e a tentativa de desmontar a rígida carapaça que o filósofo parece ter construído sobre si mesmo no decorrer de sua vida e obra.

Por fim, não é tão difícil adivinhar porque ele chorou?

Isa 16/03/2023

Recomendo a leitura
Muito bom! História muito envolvente.
Para pessoas que tem formação em saúde é legal de ver a relação médico/ paciente, diagnóstico, técnicas etc. Para quem não tem tbm é curioso saber e ler a trama em sim.
Tem diversas citações filosóficas que nos faz refletir e um pouco da história de grandes mentes como Nietzsche e participação de Freud. No final do livro o autor cita os fatos que são reais e aqueles que são fantasia.
Uma reflexão que ficou forte na minha cabeça é que em uma sociedade machista como é fácil perdoar homens, mas mulheres não são dignas de perdão. Como o amor não correspondido vira ódio?
Outra questão que me deixa muito curiosa é a hipnose, como eu gostaria de ter essa experiência.
Recomendo muito esse livro.

May 13/03/2023

Um universo alternativo
Bom, antes de qualquer coisa preciso aplaudir a genialidade do autor de criar um universo paralelo em que todos esses gênios coexistiam e compartilhavam conhecimento. Dito isso, é fantástico ver as ideologias tanto de Breur, Nietzsche e Freud serem inseridas em simples diálogos e acompanhar até mesmo "o nascimento" de tais teses e a ansiedade primordial. Em muitos momentos me peguei extasiada e apreensiva entre a conversa do dr. Breur e Nietzsche pois em 95% do tempo se assemelhava a uma batalha. E uma sangrenta! Também me vi revirando os olhos para o machismo e pensamentos conservadores que, infelizmente, eram esperados da época.
Do todo, vale a pena a leitura.

Alê 24/12/2022

?Viva enquanto viver?
Li por indicação de uma pessoa muito querida, que me emprestou o livro. Entendi o porquê da recomendação durante os últimos capítulos. Vale muito a leitura! É ficção (que achei estranho no início, mas foi fazendo sentido), mas no final há uma parte que correlaciona com os eventos reais.

MarteloMoraes 06/03/2018

Vale pela exposição filosófica
Como livro em si, não há nada de novo nem de extraordinário. Vale para aqueles que desejam uma breve introdução a filosofia Nietzscheana, eficientemente exposta aqui de forma compacta e clara,mesmo que longe de sua totalidade. Para aqueles que,como eu, já são íntimos do filósofo, o livro é uma leitura fluida para quem tem paciência. Quem tem pressa ou sede de acontecimentos extraordinários poderá sentir-se arrastado. Recomendo a leitura.