Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Zuccari 27/02/2013

Quando Nietzsche chorou e me fez chorar.
Quando resolvi comprar esse livro, não sabia exatamente o que esperar dele. Desconhecia o autor, mas o enredo parecia promissor, as questões abordadas eram de meu interesse, as personagens retratadas na trama eram, no mínimo, instigantes e o título é daqueles que te desperta uma curiosidade absurda. Logo comecei a lê-lo e ele me atingiu de uma forma que eu nunca poderia imaginar.

Irvin Yalom liga duas figuras históricas importantíssimas num relacionamento fictício em um contexto histórico real da Viena de 1982. O médico e fisiologista austríaco Josef Breuer e o filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Devido ao pedido eloquente ou ordem indireta da jovem Lou Salomé, que possuiu um relacionamento breve mas intenso com Nietzsche, Breuer o toma como paciente, porém, sua intenção não é tratar somente a doença física do filósofo, sua real intenção, o motivo pelo qual Lou o contatou, é tratar do desespero de Nietzsche. Entretanto, o médico rapidamente descobre que Friedrich está longe de ser um homem simples e aberto, e com qualquer disposição para falar de suas dores existenciais. Nietzsche se mostra uma figura distante, solitária e dotada de uma profundidade e força impressionantes. Breuer fica abalado com a pessoa do filósofo e se sente seduzido pela ousadia de seu discurso e de suas ideias, e sem entender muito bem o porquê, resolve se empenhar a curá-lo de seu desespero a qualquer custo, ao que Nietzsche se mostra resolutamente contrário. E no decorrer da relação entre os dois, constantemente invertem-se os papéis de médico e paciente, mestre e aprendiz.

As discussões que transcorrem entre os dois homens, ambos brilhantes, ao longo dos capítulos, são permeadas pelas teorias de Nietzsche, como a do eterno retorno, e abrangem as grandes questões que permeiam a existência: o seu significado, a questão da liberdade, das escolhas, o destino, Deus, a morte, o desespero. E conforme os dois disputam entre si quem está no controle, quem ensina e cura o outro, acabam, ao mesmo tempo, por confrontar seus próprios demônios, aprendendo um com o outro e vendo na relação de amizade que surge entre eles uma forma de alívio e cura para ambos. Em determinado trecho do livro, Nietzsche afirma seu desejo antigo de encontrar sua alma gêmea, alguém com quem pudesse ter uma verdadeira relação de amor, de amizade, para buscar uma verdade maior. E é exatamente isso que ele consegue com Breuer. A união filosófica entre dois homens tão diferentes, um, médico, casado, com filhos, abastado e aparentemente satisfeito com sua vida, e o outro, um escritor sem leitores, homem solitário, doente, com poucos recursos e com tendências suicidas, mostra que o desespero não escolhe classe social, não obedece a convenções sociais, ignora supostas virtudes e não tem qualquer tipo de restrição, ele simplesmente mora no coração de cada homem na forma de medo e angústia. Porém, mais do que isso, essa união mostra como o desespero pode unir duas pessoas aparentemente tão diferentes de maneira tão profunda e redimi-las.

O encontro entre Josef e Friedrich nunca aconteceu de fato, mas isso é irrelevante porque o vazio existencial é factual e aflige a todos nós humanos, demasiado humanos. Nós possuímos a tendência de crer em ilusões em nossa busca infindável pela verdade e nos perdermos por isso, mas esquecemos que "também a verdade é uma ilusão, mas uma ilusão sem a qual não conseguimos viver" (YALOM, P. 325, 2012)*. Diante de tamanha expressão filosófica na profundidade dos pensamentos e na busca incansável pela verdade expressa nos encontros desse livro, fictícios ou não, podemos compreender melhor a extensão do desespero existencial e de que modo combatê-lo. "Torna-te quem tu és". "Amor fati", ama teu destino. E por tudo isso, quando Nietzsche chorou, eu também chorei.

*Irvin D. Yalom. Quando Nietzsche Chorou. Tradução de Ivo Korytovski. Rio de Janeiro, Agir, 2012.
Maria Luísa 01/03/2013minha estante
Foi com uma incrível rapidez que li esta obra. Sem criar estruturas narrativas complexas e diferentes, achei este livro muito bem escrito e magistralmente tocante, tanto para quem aprecia uma boa estrutura literária quanto para quem quer conhecer, minimamente que seja, os personagens.

Iris 18/04/2013

Filosofia.
Pra quem gosta de filosofia eu recomendo.

Bruna 02/12/2013

Quando Nietzche Chorou – Irvin D.Yalom
O livro é genial e instigante, sou apaixonada por psicologismo humano, por esse motivo esse livro encabeça a lista de meus favoritos.

O autor fez uma pesquisa minuciosa da vida do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, para escrever esse livro que impressiona, o livro é uma junção de ficção com realidade, muito bem entrelaçado, algumas cartas do livro são legítimas, o relacionamento de Nietzche com Lou Salomé existiu. Dr.Josef Breuer na vida real era um médico, assim como existiu sua paciente Anna O, seu amigo pessoal foi realmente Sigmund Freud, após o caso Anna O por volta de 1800 a psicanálise se desenvolveu , dizem que ouve a paixão de Josef pela paciente Anna O. No entanto apesar de tanta realidade Nietzche e Dr Josef Breuer nunca se conheceram.

A história começa com uma moça Lou Salomé, dona de uma beleza estonteante, ela procura o famoso médico Dr Josef Breuer pedindo que trate de seu amigo Nietzche com quem teve um relacionamento e após terminarem, ele não aceitou e estava e com ideias suicidas, Lou pediu que fizessem um trato, e que Nietzche nunca tomasse conhecimento , ele teria que pensar que estava sendo tratando de sua enxaqueca,caso soubesse Nietzche por seu temperamento orgulhoso e irascível jamais aceitaria o tratamento.O tratamento teria que ser feito através de uma técnica nova, baseada em conversa, esse tratamento novo Dr Josef usou em sua antiga paciente Bertha Pappenheim, que ele apresentava com pseudônimo de Anna O, o irmão de Salomé tomou conhecimento em um seminário em que Dr Breuer apresentou o caso de histeria de Anna O.

Breuer aceita o caso, começa a tratar Nietzche, e descobre nas primeiras consultas que não seria nada fácil tratar Nietzche fazendo ele se abrir sem mencionar o nome de Lou, fingindo que nada conhecia de sua história, através das conversas com Nietzche Breuer que é um admirador dos pensamentos e livros dele, após um desentendimento com Nietzche, ele abandona o tratamento, e Breuer não vê escolha, e tem a ideia de sugerir a Nietzche que o trate de sua obsessão por sua ex paciente Bertha- Anna O, que o ajude nas questão que o afligem, ajudando-o a entender suas angústias. Nietzche aceita e os dois acometidos pelo mesmo mal, obsessão amorosa ,começam o tratamento.

Duas mentes fantásticas duelando em um diálogo que impressiona, os dois conhecendo e desvendado as motivos que os levaram a esse estado obsessivo, Breuer se abriu,contou tudo que sentia, que o incomodava e o que não conseguia resposta, em contra partida, não conseguia que Nietzche proferisse uma palavra sobre Lou Solomé, sobre seu desejo suicida, nesse ínterim Breuer discutia o caso de nietzche com seu amigo pessoal Sig - Sigmund Freud, que lhe dava ideias de como ele poderia proceder, mas apenas no final do livro Nietzche consegue se curar, consegue contar tudo para Breuer, e se vê livre de sua obsessão, assim como os problemas de Breuer foram solucionados, sua paixão pela ex paciente resolvido, e sua paixão adormecida pela esposa emergiu novamente, e eles então tem uma amizade selada, após a revelação de toda verdade.

flapicolo 01/01/2021

Espetacular!
O livro é um espetáculo, daqueles que prende MESMO à trama. Os diálogos são profundos e tocantes, e nos fazem refletir o tempo todo.

Uma passagem que mexeu comigo:
?Morra no momento certo!
Viva enquanto viver. A morte perde seu terror quando se morre depois de consumida a própria vida! Caso não se viva no tempo certo, então nunca se conseguirá morrer no momento certo?.

Você viveu sua vida? Ou foi vivido por ela? Escolheu-a? Ou ela escolheu você? Amou-a? Ou a lamentou? Você consumiu sua vida? Você a esgotou?

Espetacular.

Ju Lopes 08/01/2014

O início de tudo
Ótima leitura que mistura ficção e fatos verídicos da vida do Dr. Josef Breuer, Nietzsche e Freud. Com o livro vivenciamos o processo de descoberta da "cura através da conversa", ou como conhecemos hoje, psicanálise. É um daqueles livros que você passa a noite lendo e nem percebe o tempo passar. Muito bom!

Emanuel Xampy Fontinhas 26/12/2020

...
Um livro que, ao findar, transforma o leitor é indicativo de uma grande obra, essa é a sensação que fica ao término da leitura desse livro. Fiquei interessado pelo livro ao ler a sinopse, achei curioso o autor utilizar-se de personagens históricos tão importantes para criar uma história de ficção, mas isso é só o prelúdio de uma história muito cativante.

Lovinha 12/09/2014

Duelo de titãs é o termo que simplifica o livro: Friedrich Nietzsche, o maior filósofo da Europa X Josef Breuer, um dos pais da psicanálise. Breuer aceita o pedido de uma "amiga" de Nietzschee e passa a tratá-lo com a inovação chamada conversação, mas o mais surpreendente nessa história é que o paciente também assume o papel de terapeuta e ajuda Breuer a lidar com seus problemas (demônios), até então, ignorados (guardados a sete chaves). Com isso a amizade flui harmoniosamente, mesmo conflituosa, pois ambos são "osso duro de roer" e portadores de paixões platônicas. Isso tudo as vésperas do nascimento da psicanálise. Muito filosófico e reflexivo... Apaixonante!!!

Erwin 30/06/2021

Quando Nietzsche chorou - 10/10
Que livro, senhores(as)!

História com discussões muito ricas entre os personagens e um final excelente. Simplesmente leiam!

Danny 02/04/2015

"Torna-te quem tu és"
Com certeza este livro é um dos meus preferidos. Apesar de já ter visto que várias pessoas acabam desistindo dele, eu garanto que vale muito a pena ler até o fim.
Sim, é preciso ter "mente aberta" para conseguir ter um bom aproveitamento dele, pois te mostra caminhos que jamais foram pensados, reflexões que te obrigam a parar de ler para pensar sobre o assunto. Assuntos como o questionamento da existência, o valor da vida humana, o que houve antes da nossa vida e o que há após a morte.
Ensinamentos filosóficos incríveis que abrangem tudo que achamos que tem valor.

"Viver de maneira segura é perigoso."
"Amamos mais o desejo do que o ser desejado."
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar."

Kelly 17/04/2015

Incrível.
Este livro é tudo de bom. Nas conversas entre Nietzsche e Dr. Breuer o leitor se identifica, redescobre e passa a enxergar o mundo sob um prima diferente. A arte dolorosa de se relacionar consigo mesmo é descrita neste livro em sessões onde médico e paciente conversam francamente. O livro traz temas esquecidos atualmente: dilemas da vida, amor, casamento, valores morais. A filosofia de vida de cada um, as escolhas, podem determinar muito sobre cada um de nós.

Gabi 05/09/2015

Recomendo!!!
Muito bom! Interessante para quem quer aprender mais sobre filosofia de maneira prática.

Niasi 21/09/2015

Leiam, vale a pena
Ganhei esse livro a muitos anos atras, e acabei lendo apenas agora.

Como é bom ser surpreendido por um livro fora de série!!!
Como é bom saber que ainda há pessoas com inteligência o suficiente não só para criarem e serem originais, mas também para o fazerem com tamanha graça e desenvoltura. Lembrem-se que o livro propõe o encontro de duas mentes aguçadíssimas, sendo uma delas uma das mais complexas que já existiram, mesmo assim a leitura é agradável e envolvente.

Leiam esse livro, ele é simplesmente fantástico.

Carla 05/12/2015

Um livro que passe o tempo que passar, você vai recordá-lo como se fosse ontem!