Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

C r i s 26/10/2011

O problema desse livro é o personagem principal, que vem a ser o cara mais panaca do mundo. Ele não tem personalidade definida e é desconcertantemente sem atitude. O livro nao deixa de ser um entretenimento, para quem, como eu, gosta de histórias em quadrinhos, visto que as ilustrações são ótimas e a história tem lá seus pontos altos, que vem a ser as insinuações bíblicas e os questionamentos em torno disso, mas me pareceu uma descarga de dor de cotovelo de um homem medíocre.

Para quem quer um romance complexo em HQ, recomendo Kiki de Montparnasse.

Gleison Marques 01/08/2022

Uma perspectiva sensível às mudanças da vida
O livro é uma Graphic Novel autobiográfica do autor, que narra sua vida da infância à juventude, com um sensibilidade e atenção aos detalhes que só um artista é capaz de conceber.

Craig começa narrando sua infância na zona rural de Wisconsin, junto aos pais e ao irmão Phil, com quem divide o quarto e momentos deliciosos e ruins da infância. Ambos têm uma amizade linda com direito a altas brincadeiras e traquinações, mas também compartilham os aborrecimentos que advém do relacionamento entre irmãos e um acontecimento terrível.
Sua relação com os pais também é retrada de forma delicada e perpassada pelo moralismo advindo da religião a qual seguiam.
Vemos então Craig desabrochando para a adolescência e descobrindo o amor e a paixão, através de Raina, com quem divide duas semanas inteiras que lhe rendem muitas reflexões sobre pecado e desejo. Há aqui a parte mais sensível da narrativa, que pode liquefazer os corações mais duros e nos fazer lembrar do sentimento puro e voraz do primeiro amor.
O autor-personagem traz muitas reflexões sobrea a moral cristã e as inquietações que esta lhe fez durante sua adolescência. Mas também nos mostra que não é errado duvidar e procurar respostas sobre aquilo em que acreditamos.

Está foi uma das melhores leituras da vida e do ano, indicada por uma amiga que amo muito. Espero que mais pessoas possam se ver ou se descobrir na escrita e na arte de Thompson e que este livro lhes faça lembrar que ainda podemos deixar lindas marcas na neve...
cris 02/08/2022minha estante
A sensibilidade e atenção que meu amor traduz, é maravilhoso e nos faz querer adentrar ainda mais os livros em viagens incríveis e de grandes descobertas! Obrigado por brilhantar a vida com suas escolhas literárias e minha vida com a doçura de uma amor lindo ???

Gleison Marques 02/08/2022minha estante
Obrigado meu amor por me incentivar a ser minha melhor versão. ??

Maria18387 01/07/2022

Estranho
Li em algumas horas, o que tenho a dizer é que simplesmente é estranho, há cenas ótimas, mas em contra partida o que é estranho é muito estranho.
Não recomendo.

janíssima 03/06/2009

Amor
Os desenhos são absurdamente incríveis, dão voltas e voltas na poesia e na fofura e depois se mostram implacáveis, expressivos e vivos. A história é verdadeira, flui como todas as verdadeiras histórias deveriam fluir e as cenas de amor são lindas, com uns arabescos que sintetizam os sentimentos.
Gostei bastante e li numa única tacada (:

Mandark 30/08/2009

Indescritível para mim...
Sem palavras para expressar como cada página desse livro me marcou com uma profundidade inacreditável! Cada pedaço dele, cada página, cada ilustração... Cada pensamento do autor, cada lembrança, cada momento... Cada passo, cada detalhe... É um livro que simplesmente não dá vontade de largar nunca. Parece que ele toma conta de você! Eu fiquei completamente apaixonado pelo final. Fascinado pela obra inteira. Me identifiquei com cada pedaço da história, com muitas situaçõe, com tudo! Não tem como não se encantar com o livro! Fascinante mesmo! Mais que recomendado para todo mundo! Um livro para ler e reler pelo menso uma vez por semana... Um livro para manter do lado da cama, para ler toda vez que se sentir desanimado ou triste... Um livro para perceber que não estamos sozinhos... Para entender que alguém no mundo consegiu expressar através de palavras e ilustrações o que muitas vezes fica entalado na garganta e enchendo nossas mentes... E que querem sair, mas não tem oportunidade... Um livro que tornei parte de mim!
maria 13/11/2009minha estante
Nossaaaa. vou ter que ler!!!

Júnior 30/01/2010minha estante
Depois dessa, vai para a listinha ^^

Raphaella 17/02/2010minha estante
Mais uma que terá que ler esse livro!

Clarissa 22/07/2010minha estante
"Um livro para perceber que não estamos sozinhos... Para entender que alguém no mundo consegiu expressar através de palavras e ilustrações o que muitas vezes fica entalado na garganta e enchendo nossas mentes..."
Eu não conseguiria dizer melhor. Sinceramente, é uma história fantástica, triste e tocante ao mesmo tempo. Em suma, excelente (:

gabriella 19/01/2014minha estante
Terminei o livro agora, e... é incrível, excelente! não esperava gostar tanto.

Hey bruno 15/09/2020

Retalhos
Retalhos e uma auto biografia de craig, nessa hq ele vai contar sobre sua infância, fase adulta é o que vem com a maturidade
Eu ameiiiii essa história de vdd!
Vale a pena!!

cattess 01/10/2022

... mesmo que seja temporário.
Gostei.
Não foi algo extraordinário, mas foi bom.

A vida do Craig, foi tão complicada e cheia de medos, principalmente de pecar. Eu não via a hora dele deixar tudo isso para trás.

CInt_lo 05/08/2020

Gostei muito da delicadeza de pensamento do personagem principal além de toda a ilustração claro.
Além disso achei a conexão dele com a religião muito interessante

Bruna 31/03/2020

Segundo livro que eu leio desse autor, o primeiro foi Habibi, e eu fiquei encantada com os desenhos, as histórias, os detalhes. Realmente vale a pena.
maria 31/03/2020minha estante
Esse livro é lindo demais!!!

Mah Carol 28/05/2021

A vida
História sobre crescimento e amor, sobre aprendizado e mudanças.
Foi uma experiência muito boa acompanhar Craig desde sua infância, onde aprontava muito com seu irmão mais novo, sua adolescência, onde conheceu seu primeiro amor, até sua vida adulta onde se descobriu e viveu a vida como realmente queria.

JanaAna 27/03/2022

Uma leitura enriquecedora
Por ser quadrinho já deixa uma facilidade para a leitura, mas é um quadrinho MUITO BOM, daqueles que não dá pra parar de ler.

A história nua e crua da vida de Craig desde sua infância até a fase adulta. Senti dores e alegrias junto com ele. Torci demais para que tudo desse certo para ele e seu irmão.

Tem partes muito incômodas que podem dar gatilhos, por outro lado há uma fantasia para amenizar certas dores.

Peguei para ler da estante de meu pai, sem saber nada a respeito e, digo com todas as letras: leiam!

Christiane.Sérgio 18/10/2022

Excelente!
Minha segunda experiência com grafic novel e estou amando.

De uma maneira muito linda, o escritor compartilha conosco, leitores, as suas vivências desde a infância até a adulta.

Quadro a quadro, você mergulha no seu universo. Ficamos tão íntimos que começamos a compartilhar dos seus sentimentos, das alegrias, tristezas, dúvidas e descobertas.

Tem partes muito divertidas, principalmente as compartilhadas com seu irmão da qual dividem a mesma cama.

O primeiro amor... aquela fase deliciosa em que só queremos estar com o nosso par e o desejo de que seja para sempre.

As desilusões que o amor nos proporciona e que é essencial para o amadurecimento, apesar da tristeza e sentiimento de rejeição.

E a religião? Esta parte foi bastante tocante. Compartilho da maioria das dúvidas e das convicções que o tempo faz com que aceitemos, ou não, fazendo-o ser questionador e autêntico.

Só tenho elogios. Aproveitem a leitura.

Samuel Simões 01/12/2020

QUE OBRA DE ARTE, MEU DEUS!
Que leitura foi essa? Simplesmente arrebatadora! Incrível, impecável, TODOS deveriam ler essa obra de arte do mundo dos quadrinhos. Provando pra muitos mais uma vez que quadrinhos também é literatura de alta qualidade.

SENSACIONAL! 5 ESTRELAS E FAVORITADO PRA VIDA!
Ave Fantasma 01/12/2020minha estante
Um dos meus quadrinhos favoritos.

Samuel Simões 02/12/2020minha estante
É incrível mesmo. Já entrou p minha tbm!