O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Paula 08/01/2015

Em estado de choque
No começo, vemos a personagem principal, Tamara, narrar o acontecimento recente de sua vida, que é a morte de seu pai. Ele suicidara-se após afundar em dividas, deixando as duas pobres. O que no começo parece apenas relatos de como essa jovem de 16 anos está mudando com a convivência de novas pessoas, num lugar mais humilde, torna-se, na verdade, um incrível livro de suspense. Poucos livros me surpreenderam tanto com o desfecho, e com certeza, esse ficará marcado pra sempre na minha memória. Não contarei mais detalhes, mas apenas digo que não hesite em lê-lo!

Diane Ramos 22/10/2019

O LIVRO DO AMANHÃ
O Livro do Amanhã é o meu quarto contato com a escrita da Cecelia Ahern e o que sinto é que a cada livro que leio dessa autora a minha admiração por ela só aumenta. Suas histórias sempre falam sobre redenção, segundas chances e sentimentos nobres, tornando assim leituras inspiradoras e que nos fazem refletir e crescer junto com os personagens. O Livro do Amanhã é uma publicação mais antiga da Novo Conceito (2013), e que tenho comigo há bastante tempo, não sei por que motivo o deixei “mofando” na estante, mas, me arrependi amargamente, pois, ele me tocou de tal forma que foi direto para os favoritos!
O livro traz a história de Tamara Goodwin, uma jovem nascida em meio ao luxo, que fazia as melhores viagens e dona das mais excêntricas futilidades. Tamara nunca precisou pensar no amanhã até o momento em que a morte abrupta de seu pai deixa para ela e sua mãe uma montanha de dívidas, obrigando-as a abandonar toda a boa vida e luxo a qual sempre foram acostumadas para se mudar para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior.
Solitária e entediada, a única diversão da jovem é uma biblioteca itinerante. Ali, ela encontra um livro misterioso. Tamara vê nesse livro anotações feitas com sua própria letra, datadas do dia seguinte. Quando tudo começa a acontecer exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas!
Em meio a muito mistérios, segredos guardados a sete chaves e um desejo enorme de recuperar a sua antiga vida, Tamara terá de descobrir se é possível driblar o inevitável para conseguir mudar o próprio destino.

O Livro do Amanhã é narrado em primeira pessoa pela protagonista Tamara, desta forma temos um relato bem sincero de todos os seus medos, preocupações e revolta diante dos acontecimentos. A escrita de Cecelia Ahern é extremamente delicada, sincera e por diversas vezes dolorosa, fazendo com que o leitor sinta as mesmas dores dos personagens. De todos os quatro livros que já li da autora esse foi o que mais me prendeu, o que mais me tocou e o que mais me fez sentir empatia pelos personagens, durante a leitura me vi dentro da história me envolvendo e sentindo tudo que Tamara sentia... Sem dúvida, é o melhor livro da Cecelia Ahern! Além de muito drama, O Livro do Amanhã, também traz um grande mistério que domina toda a leitura, onde nos faz duvidar de todos o tempo inteiro e junto com Tamara vamos desvendando cada pecinha do quebra cabeça até chegar num desfecho totalmente surpreendente, original e que te deixa sem outra saída senão favoritar o livro!
Os personagens seguem bem o estilo de Cecelia Ahern, todos possuem suas peculiaridades, suas falhas e são tão humanos que nos conquistam nas primeiras páginas! Tamara é uma jovem de personalidade forte, irreverente, sarcástica e que sempre fala o que pensa, o que acaba ferindo as pessoas de vez em quando. Apesar de ser apresentada como uma garota esnobe, aos poucos vamos percebendo a verdadeira essência de Tamara e vamos solidarizando com suas aflições e é muito inspiradora toda a sua transformação. Os personagens secundários também foram muito bem construídos e tem papel fundamental na história, com destaque para a Irmã Ignatius, uma freira fora dos padrões, mas, que sempre tem algo bonito e inspirador para acrescentar.
O Livro do Amanhã é um livro que reforça o poder de nossas ações, como se nossa vida fosse uma fileira de dominós, onde para cada escolha que fazemos uma peça desse dominó cai e derruba outro, e mais outro, e mais outro... É inevitável, todas as nossas atitudes influenciam no dia de amanhã e cabe a nós decidir o que é certo ou errado e, é claro, o que será melhor para todos nós. O Livro do Amanhã ainda fala sobre segredos, redenção, relações familiares, crescimento pessoal e, acima de tudo, fala sobre a magia presente nos livros e como eles conseguem nos moldar, nos levar para outros mundos.
Enfim, O Livro do Amanhã foi uma leitura agradabilíssima que me emocionou, me fez refletir e me encantou de um jeito sem igual! Com certeza é o melhor livro da Cecelia Ahern e recomendo de olhos fechados pra vocês!

site: http://coisasdediane.blogspot.com/2019/10/resenha-164-o-livro-do-amanha.html

Sabrina320 04/09/2020

Gostosinho
Que leitura gostosa...fluida, leve e com pitadas de mistério que me fizeram tentar adivinhar as saídas.... Gosto assim!

Dé (@livroturista - insta) 22/09/2020

O livro do amanhã - Cecília Ahern
Sendo autora de P.s. eu te amo, não tinha erro né.
O livro traz Tamara uma jovem nascida no luxo, mas que de repente, com a morte do pai, se viu pobre e tenso que ir morar em um vilarejo do interior. Um local pacato, sem luxo e parece que sem saída. Até que ela descobre um livro misterioso, que logo percebe ser um diário que relata o que acontecerá no dia seguinte. Cheio de mistérios e reviravoltas, a leitura é bem interessante e te prende do começo ao fim.

Ana Ira! 28/12/2019

Eu tenho uma coisa com os livros da autora irlandesa Cecelia Ahern. Uns eu amo, outros detesto. O Livro do amanhã fica na segunda categoria! kkkkk

Confesso que já comecei essa obra com um pé atrás, primeiro, porque li algumas resenhas bem negativas sobre ele; e segundo, porque os últimos que li da autora realmente não me agradaram.

Assim, é um livro bom para desanuviar, passar tardes lendo algo leve, sem compromisso. Só que o final deixou muito, muito mesmo, à desejar. Temos GRANDES revelações no antepenúltimo capítulo. E fica tudo por aí. Sem maiores explicações e muitas coisas em aberto. Não gostei mesmo.

O livro conta a história da Tamara, uma garota de 16 anos, que após seu pai se endividar, acaba cometendo suicídio, e ela e a mãe, ao perderem tudo, vão morar com um casal de tios no interior.

O começo é moroso, mas têm cenas engraçadíssimas com a Tomara, o tio Arthur e a esposa dele, Rosaleen.

Eu ri muito em algumas cenas, ri alto. Fazia anos que um livro não me fazia rir assim! E isto, para mim, foi as únicas partes boas do livro! kkkkk

O problema é que ele demora muito para engatar. Daí, quase chegando na metade, que a Tamara finalmente descobre o tal diário, que já vem escrito coisas que acontecerão no dia seguinte. E aí, acontece. São poucas as vezes que ela mexe nesse diário, mas é uma revelação atrás da outra. Um diário bem fofoqueiro. Porém, como todas as "profecias", ele conta os acontecimentos do dia seguinte, sem mostrar detalhes mais importantes e impactantes, que ao viver aquele dia, Tamara descobre e sofre, o que vai gerando muitas confusões.

A mãe da Tamara está em constante estado de depressão. Não sai da cama, não come, não faz nada. Ninguém traz um médico pra ver essa mulher, e a gente passa as quase 400 páginas do livro, com a Tamara andando por essa nova cidade, discutindo com os tios e conversando com uma freira incrível! E a noite sempre tentando ajudar a mãe a voltar à vida. E nada. Ela não reage...

Sobre a tia Rosaleen, gente, o que foi essa personagem!
À princípio, achei ela falsa, depois gostei dela. Depois, simplesmente amei ela. Comecei então a não gostar mais... e aí, vem o final, e me senti perdida... Só lendo pra saber!

No final, descobrimos mais sobre o pai da Tamara, e fica um enorme questionamento sobre o suicídio dele.
A mãe da Tamara... Nossa, gente! Por essa eu não esperava! Que surpresa sem fim! Que dó e dor eu senti com tudo o que essa mulher passa.

O tio Arthur, as freiras, e tantos outros personagens secundários, olha, gostei mais deles que dos principais e no final ajudam muito a Tamara.

Eu até gostei do final, só que é o que eu disse, teve tantos segredos revelados e tão poucas respostas que me senti enganada! rsrs

Quero sim continuar a ler os livros da autora, mas sem grande expectativas!

site: https://elvisgatao.blogspot.com/2019/12/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Nica 01/07/2013

O Livro do Amanhã
Mais um livro de Cecelia Ahern aqui no blog, o primeiro foi P.S. Eu te Amo, depois veio A Vez da Minha Vida, e agora, O Livro do Amanhã. Cecelia tem um jeito suave, carinhoso e divertido de escrever, fazendo a leitura fluir livremente e sem que se perceba se vai evoluindo e penetrando em seu mundo fantástico. Delírio e devaneio são as impressões que invadem o leitor.
Tamara, uma garota de 16 anos, mimada, autoritária, uma adolescente sem regras, vê seu valioso intocável mundo desabar. Depois do suicídio do pai, percebe que não há mais luxo e ostentação, somente dívidas. De repende foi obrigada a deixar a mansão em que morava e partir para a casa dos tios pobres no interior. Mas a simplicidade e falta de conforto não foi o maior problema que Tamara teve que enfrentar, sua mãe estava em estado grave de depressão e sua tia parecia mais uma velha bruxa, que aparentemente não pretendia mudar em nada a situação. Cercada por mistérios, segredos, uma crua realidade e por seus sonhos frustrados, a garota estava perdida, sem perspectiva de um futuro, é quando chega a suas mãos um livro que deveria lhe mostrar o futuro, o qual ela não conseguia achar o caminho. Um livro em branco, misterioso, que se opunha à realidade e aos sonhos de Tamara, mas que lhe mostrava o amanhã. O passado a perturba como um fantasma, o presente é um vazio interminável e o futuro seria algo inalcançável, até que surge a esperança de um amanha e temos um fim surpreende.
O Livro do Amanhã é uma metáfora muito bem armada para descrever a inconstância da vida e a efemeridade do tempo. Num tom de mistério, o inconsciente afasta tanto o sonho como a realidade, penetrando num mundo surrealista. Apesar da narrativa insistir na leveza, a alegria não consegue muito espaço. Não há como fugir da tensão e da aspereza durante todo o livro, pois a trama aborda temas que necessitam de seriedade e amadurecimento de seus personagens. Há um quê de autoajuda, acentuando inconscientemente uma reflexão sobre nossas atitudes no presente, reflexo do passado, uma largada ao futuro.

site: http://www.lereomelhorlazer.com/2013/05/o-livro-do-amanha.html

Helana O'hara 10/04/2013

Bom, a sinopse do livro já nos fala com clareza o que esperar da história. Tamara perde o pai precocemente, a mãe fica em estado de choque e com dívidas precisam vender a casa e se mudam para a casa de seu tio Arthur que mora no interior.

Acostumada com a vida que tinha, Tamara não acredita que tudo em sua vida ficou para trás. Quando Marcus bate na porta da casa onde ela mora, ele é bibliotecário de um ônibus onde é uma Biblioteca itinerante, entediada, Tamara, dá uma volta pela cidade com Marcus e observando os livros, um em especial chamou sua atenção. porém ele tinha um cadeado e depois que a menina abre ele, descobrir que o livro conta coisas que vão acontecer em sua vida no dia de amanhã.

Então Tamara precisa correr contra o tempo para tentar mudar alguma coisa no que diz o livro e descobrir as verdades sobre a sua vida!

Cecelia Ahern escreveu outro livro fantástico obviamente. A história nos trás vários personagens muito legais:
Arthur aparece pouco no livro e supostamente é o irmão de Jenn, mãe de Tamara. Ele é casado com a nojenta Rosaleen, que o livro todo tenta esconder alguma coisa da menina, é muito visível que ela não quer das duas em sua casa.

Outra personagem importante na vida de Tamara é a Freira Ignatus, uma mulher que sabe muito sobre os mistérios de sua família, mas iria falar apenas se a menina perguntasse.
O Livro do Amanhã é divertido demais, cada capítulo que se passava me perguntava quem era realmente a pessoa má da história. Tamara está no meio de um segredo familiar tão grande que só investigando ela pode descobrir. É isso que ela faz, é claro.

Não posso falar coisas ruins da escrita da Cecelia Ahern, desde que li PS: Eu te amo, Cecelia virou uma das minhas autoras favoritas, seus livros mostrando o crescimento na vida das pessoas de uma forma divertida e leve e não foi diferente em O Livro do Amanhã, onde a protagonista aprende com o tempo a lidar com sua nova realidade e mostrar para as pessoas que não é mais uma “criança”.

Existe um ponto negativo no livro. Tamara fica encantada com as ruínas de um castelo próximo a sua nova casa, e ela vai muito lá, esse castelo pegou fogo e quase todos da família morreram, essa parte da história ficou um pouco confusa para mim. No demais, por favor leiam e se deliciem com Cecelia Ahern! Ela sabe escrever um bom romance!!!

Cris 24/06/2013

Sabe aqueles livros de texto fácil que quando a gente nota já leu uns três capítulos, e você ainda não cansou de ler?! Pois é, esse livro é bem assim. Nem vou falar da história dele, porque a resenha você encontra fácil por aí. Mas a história é realmente boa e interessante a leitura muito fluida. =)

Juliana.Leite 22/04/2024

Leitura para passar o tempo
Já li outros livros da Cecelia e amei! Esse foi uma leitura ok, não me super prendeu, mas não foi um livro ruim. Foi uma boa leitura para lazer, para passar o tempo.
Com elementos lúdicos, mistérios, linguagem simples, a história é gostosinha de ler.

Elidia 02/05/2013

O novo livro da autora Cecelia Ahern consagrada pelo romance P.S. Te Amo, é um conto de fadas contemporâneo onde a heroína é corrompida pelas ambições, e tudo que ela ainda não viveu foram os sentimentos.

“Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez”

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Depois da morte de seu pai, Tamara e sua mãe mudam-se sem escolha para um vilarejo onde o cenário é um castelo em ruínas, no muito tempo livre que sobra para a garota, ela repassa momentos da sua vida, a depressão de sua mãe o seu luto conturbado. Os momentos mais interessantes da semana são quando ela visita a irmã Ignatius, e quando a biblioteca itinerante passa pelo vilarejo.Onde o mais precioso era o luxo, em meio a vida simples do interior ela finalmente conhece os verdadeiros valores da vida.Mas será que há um grande segredo atrás dos mistérios da casa em que ela vive? E como reagir a um livro que conta todo seu dia de amanhã?

Nossa anti-heroína é uma garota mimada, que acha que a sexualidade é a única forma de chamar atenção, mas ela reflete muita maturidade em alguns aspectos, como ter certeza e bater o pé sobre a depressão de sua mãe, enquanto Rosaleen a deixa dormir o dia todo. Assim, ela decide usar o Livro do Amanhã como ferramenta para descobrir os segredos de Meath, e ajudar sua mãe.

Alguns personagens são memoráveis, como a ex obstetra e atual freira e apicultora Irmã Ignatius, ela rende boas risadas com sua doçura e perspicácia, além disso nossa freira predileta ainda é uma leitora assídua o que rege boas discussões e passagens sobre livros como Jardim Secreto. Marcus o garoto da biblioteca ambulante para mim, retrata o novo príncipe dos contos de fada, que não tem dia e nem hora para aparecer.

- Sei lá

- Sei lá, sei lá, a linguagem das preguiças. Agora vou levantar e retirar a cobertura e lhe mostrar os habitantes do império do favo de mel.

Mais em: http://bookeando.com/site/2013/05/02/resenha-o-livro-do-amanha/

Karine 03/05/2013

O livro do amanhã
Como seria se soubéssemos o que o amanhã nos reserva? Nós o consertaríamos? Será que conseguiríamos?

Da autora dos sucessos P.S.: Eu te amo e A vez da minha vida, Cecelia Ahern agora nos traz O livro do amanhã.

Tamara Goodwin sempre teve tudo o que queria em sua vida. Vivia em uma realidade onde não tinha consciência do dia do amanhã. Contudo, drasticamente, tudo muda com o falecimento de seu pai. O cara que proporciona toda essa vida de conforto para Tamara e sua mãe, ou melhor: proporcionava, já que, junto com a sua morte, ele leva também a realidade confortável em que elas viviam. Acontece que estava atolado de dívidas e de problemas financeiros. Quando o banco hipotecou sua própria casa, não aguentou mais a pressão e, bem, se matou.

Após perder tudo, então, Tamara e sua mãe se mudam para a casa de seus tios, Arthur e Rosaleen, que vivem em uma cidade do interior afastada de grandes centros comerciais e da antiga cidade de ambas. A vida de todos muda da água para o vinho, assim, de repente. A protagonista logo é obrigada a se acostumar com uma família e uma casa diferente. Adolescente e de personalidade forte, ela se vê em uma vivência difícil de se adaptar.

Rosaleen e Arthur são um casal um tanto quanto estranho, além de muito reservados e monossilábicos. Ter certas conversas com Rosaleen é algo impossível. Tamara se frusta tentando ajudar sua mãe a melhorar, tentando achar alguma diversão nessa cidade. No meio do tédio da cidade do interior, a moça acha um livro, ou melhor, um diário, no qual, em todos os dias, aparece a narração dela, com a sua própria letra, do que acontecerá no dia seguinte. E mesmo sabendo de tudo, as coisas tendem a se desenrolar como o diário diz, ou como sua versão do futuro diz. Tamara vai se surpreender com o que o amanhã lhe reserva e como,por mais que ela tente, é difícil mudar o que estava escrito.

A história é construída em cima de personagens bem definidos, e o meu personagem favorito foi a Irmã Ignatus. Isso mesmo, ela é uma freira, que acaba conhecendo Tamara e tenta ajudá-la a se adaptar a essa nova situação. Está sempre de bem com a vida, e nunca deixa a jovem aborrecê-la. Uma freira com seus hobbies que está sempre tentando fazer os outros verem as coisas de outro modo. Adorei ela.

"Quando a gente fecha os olhos, pode ficar em quase todos os lugares que deseja estar"

Confesso a vocês que o livro me surpreendeu, este é apenas o segundo livro que leio da autora, mas a história segue um ritmo linear e tranquilo. Quando faltavam cerca de umas 100 páginas para acabá-lo, juro que pensava "Como tudo isso vai se resolver coerentemente em apenas 100 páginas?". Fiquei meio receosa de tudo acontecer muito rapidamente e ser uma explicação escassa, que deixasse a desejar. Todavia, estava enganada. O final me surpreendeu demais, mas foi uma surpresa boa. Adorei a conclusão do livro e adorei ser surpreendida também, pois esperava que a história continuasse no mesmo ritmo em que esteve durante a leitura inteira.

Gostei da trama, do desenvolvimento dela, do final (isso é algo muuuuito importante!) e da narrativa. É uma leitura leve e tranquila. Espero que vocês também gostem!

Isabel 03/05/2013

Alguns desses devaneios mais estapafúrdios me deixam com uma pulginha atrás da orelha. Poder mudar o passado é o que mais me faz tender ao horror na hora de pensar nessas impossíveis possibilidades: vale a pena fugir de lições e evitar a dor? É em vão. Fugimos, ao mesmo tempo, do problema e do aprendizado que ele traria.

Amei a premissa de O livro do amanhã por tratar justamente dessas questões. Infelizmente, aqui não funcionou muito bem.

O pai de Tamara Goodwin, uma menina irlandesa de dezesseis anos, acaba de suicidar – e, com ele, vão também a casa com praia privativa, a fortuna da família e, acima de tudo, as sanidade de sua mãe. Sem um tostão furado, as duas são obrigadas a se mudar para a casa do tio de Tamara, Arthur, uma guarita simples ao lado das belas ruínas de um castelo medieval onde ele vive com sua esposa Rosaleen, tirando dali mesmo o seu sustento.

Tamara é mimada e extremamente mal agradecida, mas não é o sarcasmo com que ela trata os gentis tios que me irritou mais – foram as suas mudanças de humor. Às vezes a morte do pai lhe doía como seria esperado, às vezes mal era lembrada; sua mãe era a sua maior preocupação e no segundo seguinte era completamente negligenciada. Isso poderia ser o sinal de uma personagem inconstante, mas não – só cria uma falta extrema de verossimilhança.

Um belo dia, um ônibus para na porta de sua nova casa – é uma biblioteca ambulante, onde ela encontra um diário. Um dos poucos pontos realmente reais da obra é a reação de Tamara ao descobrir as “habilidades especiais” do livro – ele lhe mostra o dia seguinte, em sua própria caligrafia e com suas próprias palavras. O livro do amanhã é um bom título, mas O diário do amanhã seria um pouco mais exato.

E então inicia-se a grande dúvida: mudar ou não os acontecimentos futuros? Essa questão (que achei que permearia todo o livro) não é colocada tão em foco assim. O livro do amanhã mostra, principalmente, a formação e melhora pessoal de Tamara, além de um mistério envolvendo a sua mãe e a pequena cidade onde as duas moram agora. Enquanto a primeira não cumpre bem a sua promessa de romance de formação, o mistério me envolveu de forma razoável e posso apontar como uma das razões pelas quais continuei lendo.

Ainda assim a leitura dificilmente vale a pena. Como já disse, Tamara é uma personagem com muita pouca verossimilhança, e ficaria impressionada se alguém me dissesse que se identificou com ela. Cecelia Ahern emprega uma escrita pseudo poética que não funcionou muito bem (auxiliada por uma tradução ruim) e o sarcasmo de Tamara (com potencial para ser pelo menos engraçadinho) nunca funciona.

O livro insinua alguns personagens bastante interessantes – Rosaleen, a tia de Tamara e cheia de sorrisos amarelos e segredos; e a irmã Ignatius, freira que logo se torna a única amiga de Tamara na cidade. Isso, porém, é deixado de lado para por em foco as crises artificiais e romances capengas da protagonista. Uma pena: no final, acabei sentindo que Cecelia Ahern tem algum potencial. Só que ele não se concretizou em O livro do amanhã.
Publicada originalmente em distopicamente.blogspot.com

Moonlight Books 06/07/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Será possível viver o hoje para mudar o amanhã?

O Livro do Amanhã é o terceiro livro da escritora irlandesa Cecelia Ahern publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, antes disso tivemos a chegada de P. S. Eu te amo e A Vez da Minha Vida. Embora eu tenha estes dois, minha primeira experiência com a autora foi este aqui, minha escolha se deu por causa de seu enredo intrigante e diferente. Vamos ver o que achei.

Sabe aquele livro que te captura na primeira página, pois é, assim é O Livro do Amanhã. Uma história que pede sua atenção, que quer, antes de mais nada, que o leitor abra a mente e o coração para poder sentir o que está por vir. Um livro que te convida, que se abre para você e oferece sua história.

Tamara é a narradora desta trama, um relato de sua própria história. Ela nos leva ao ponto que sua vida deu uma reviravolta e fez com que ela mudasse totalmente sua maneira de ser e ver as coisas. Tamara é uma narradora exemplar, que mostra bem como era, com uma visão crítica de si mesma, sem colocar panos quentes. Vemos claramente a menina que era imatura, desagradável na maior parte do tempo, que sentia prazer em ferir as pessoas ao seu redor com palavras cruéis e incômodas e a menina de hoje, madura e sensata.

Sabem uma pessoa que tem tudo e mesmo assim acha que é pouco? E pior ainda, acha que é obrigação de todos lhe dar sempre o melhor?

Obrigada é uma palavra que faltava no vocabulário de Tamara, mas ao encontrar o pai morto, após ter se suicidado, descobrir que a fortuna da família acabou e ter que ir viver no interior da Irlanda, de favor na casa dos tios que sempre considerou uma dupla de caipiras, a jovem foi obrigada a rever seus conceitos e adaptar-se a nova vida. Como se não bastasse, sua mãe entrou em um estado letárgico deprimente, deixando Tamara totalmente sozinha. O maior arrependimento dela foi nunca ter dito ao pai o que ele significava para ela, sendo que agora é tarde demais para isso.

O novo local de moradia é no meio do nada, uma casa perdida nos campos da Irlanda, próxima as ruínas de um castelo. É sem dúvida um belo cenário, solitário, mas sem igual. É descrito com maestria, ao mesmo tempo que a protagonista descobria as belezas que ali estavam ocultas, eu vivi a mesma experiência e posso dizer que foi deliciosa.

Sem muito o que fazer, um dia Tamara conhece a biblioteca itinerante, e além de gostar bastante do belo bibliotecário, Marcus, que é alguém bem humorado e atencioso, que parece entendê-la perfeitamente, de maneira acolhedora e reconfortante, ela encontra um interessante acervo de livros, entre eles um livro sem nome, sem autor e fechado. Que livro seria aquele? Logo ela descobre ser um diário, mas não um em que escrevemos nossa história de hoje, e sim que lemos nossa história de amanhã, podendo assim, sabendo sobre nosso futuro, evitar certos erros e tornar o amanhã melhor.

Tamara teme seu Livro do Amanhã, mas por incentivo de uma boa freira que conhece, a irmã Ignatius, acaba deixando -se envolver por este livro mágico. O que acaba mostrando à menina muito mais do que ela esperava. Ela percebe que tem uma ligação muito forte com aquele local, que até mesmo as ruínas do castelo fazem parte de sua existência. Mas é estranho, visto que Tamara não lembra de ter vivido naquele lugar.

Tem mais, o casal de tios, Arthur e Rosaleen são muito esquistos. Ele não fala quase nada e ela é, totalmente, obcecada por limpeza e cozinhar. Quando Rosaleen é interpelada pelas perguntas de Tamara, se esquiva, mostra estar sempre em alerta, desconfiada, escondendo algo. As atitudes do casal nos levam à perceber a existência de um grande segredo. Gente que mulher assustadora, acho que se estivesse na mesma casa que ela jamais dormiria, só se fosse com uma faca embaixo do travesseiro. Sério, uma personagem complexa, que dá medo com sua personalidade psicótica.

Acompanhamos o amadurecimento desta jovem, e embora ela tenha sido uma péssima pessoa, em momento algum consegui não gostar dela, acredito que por ver como ela estava sofrendo e tentando ser melhor, não há como não torcer por ela. Sua língua ferina é uma maneira de se defender das coisas que não conhece e não sabe manusear. Ela perdeu tudo o que tinha e conhecia. Seu mundo, sempre seguro, desabou e agora não existe alguém para direcioná-la. Tamara faz comparações engraçadas com tudo que a cerca, formigas ilustram sua vida, flores e botões a mente das pessoas, é algo poético e profundo. Ela nos diverte e nos comove, tenta sorrir para ajudar na melhora da mãe, ao passo que adormece todas as noites chorando. É triste, eu via o quanto ela era perturbada e cheguei a imaginar se realmente o livro aparecia escrito sozinho ou era apenas imaginação dela.

Como eu disse, fui capturada pelo livro, primeiro pelo tom intimista e depois pela sequência de fatos inesperados. A trama é recheada de mistério, nos deixando ávidos para saber sobre os segredos daquele local e das pessoas que ali viveram. Tem até mesmo tem uma pitada de magia com o tal Livro do Amanhã e um alguém nas sombras que observa nossa protagonista. Eu acreditava que ficaria presa em um drama adolescente, mas mesmo tendo 16 anos, a protagonista é muito madura, sua fase infantil é parte do passado que nos conta, então de maneira alguma chega a ser irritante. E o drama fica em segundo plano, o que temos aqui é uma história que mostra o peso de nossos atos, e como podemos tentar melhorar as coisas sendo pessoas melhores. Não é certo que vamos fazer a vida dar certo cem por cento do tempo, mas vale ter fé e deixar com as pessoas que conhecemos palavras boas, com carinho, para não nos arrependermos depois.

Há ainda um romance sutil e ótimas pinceladas de humor na história, muito delicioso e cativante. Existe apenas um ponto que não me deixou satisfeita, mesmo que seja um elemento que ilustra a mensagem passada pela trama, o diário não foi esclarecido de maneira satisfatória, pelo menos no meu caso. Eu desejei neste ponto algo mais conclusivo. De qualquer maneira eu estou muito feliz com O Livro do Amanhã e recomendo com certeza. Mergulhem neste conto de fadas moderno.

Poly 07/07/2013

No início achei que seria um livrinho bobinho de adolescente, escrito “por adolescente”, mas Tamara é uma personagem tão complexa que logo nas primeiras páginas abandonei essa primeira impressão.
Tamara era uma menina rica e mimada que perdeu tudo o que tinha da noite para o dia. Além de ter de ir morar no “cafundó”, sem luxo e nada para fazer, sua mãe entra em um estranho estado depressivo e se isola do restante do mundo.

Sei agora – agora que não fazemos mais parte do mundo em que vivíamos – que não éramos pessoas muito boas. Acho que, em algum lugar sob a impassível superfície de minha mãe, ela também sabe. Não éramos pessoas más, apenas não éramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa no mundo, mas recebíamos um tremendo quinhão.
P. 16

Além de morar em um lugar praticamente deserto, ela não podia sair de casa, já que seus tios não deixavam ela sair da propriedade (não que tivesse muito o que fazer, mas seus tios pareciam não querer que os outros soubessem que ela e a mãe estavam morando com eles).
A sorte bateu na porta de Tamara quando Marcus dirigindo sua biblioteca itinerante apareceu e a levou para explorar outros lugares.

Não sei se Marcus sabe como foi importante esse momento para mim. Em que medida ele, de fato, me salvou de mim mesma, do desespero absoluto. Talvez saiba e talvez fosse isso o que costumava fazer. Devia ser um anjo que entrou em minha vida no momento exato e me varreu de um terrível lugar para uma terra longínqua.
P. 83

Junto com Marcus e a biblioteca, Tamara descobriu um diário velho que todas as noites aparecia com textos escritos com sua letra narrando como seria o dia seguinte.
À partir dos escritos no diário, Tamara começou a descobrir coisas que mudariam para sempre sua vida.

Aprendi algo importante naquela noite. Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Ás vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante de pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão.
P. 202

A narrativa é leve, gostosa e tinha horas que eu não queria parar de ler só para saber o que iria acontecer com Tamara e sua mãe.
A Cecelia consegue nos envolver em sua história de um modo que poucos autores conseguem. Definitivamente, ela entrou no rol dos meus autores preferidos.

Acho que maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo.
P. 364

E a Novo Conceito, está de parabéns! Não apenas a história é boa, como também a diagramação, a capa e o kit ficaram ótimos. Já estava com saudades de kits bonitos e livros bem feitos assim.

site: http://polypop.net/livro-o-livro-do-amanha/