Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Cat 28/01/2023

Livro perfeito,impressionante e cativante.
Amei a escrita apesar de ser um tanto perdida devido ao realismo fantástico não é um livro difícil de ler

Duda 28/01/2023

fuvest pq tirastes essa obra prima da sua lista de 2024 ?
meus amigos, q experiência foi ler esse livro, ele é maravilhoso!!
amei amei amei ler um livro de um autor moçambicano, Mia Couto é incrível, o jeito q ele escreveu é cirúrgico ! e foi uma das melhores escolhas q eu tomei quando decidi começar a ler a literatura africana num geral
ele abordou pautas importantes, e, mostrou como em um lugar tão negligenciado lida com essas pautas. além de mostrar o pensamento das pessoas em relação a isso.
além disso o que mais mexeu cmg foi como ele tratou de uma pessoa sonhadora, o Kindzu, e como a guerra consegue acabar até com isso
o livro me trouxe tantos sentimentos, q a frase "me deixou sem palavras" até faz sentido kkk, pq eu realmente nem sei mais o q comentar sobre, ent vou deixar uma das várias frases q transmite a ideia do livro e me tocou de uma forma que me fez ter crtz q nunca mais irei esquecer do livro q é "o sonho é o olho da alma. nós estávamos todos cegos"
Andre.Trovello 30/01/2023minha estante
Esse livro é bom dmssss!

Analita.Bastos 27/01/2023

Livro fantástico
Não é atoa que é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Amo livros que se passam em tempos de guerra, porque na maioria das vezes são bem reflexivos. Escrita sensacional, minha primeira leitura de Mia Couto e já estou apaixonada!!!

Anna.Bichler 16/01/2023

Terra Sonâmbula
No começo eu não tava entendendo muito bem mas conforme foi passando, eu entendi as duas histórias e todo o contexto do livro. Tem algumas partes bem pesadas de ler, porém o livro é incrível e também tem um puta final ótimo.

gabbiedb 13/01/2023

O livro é incrivelmente triste do começo ao fim, principalmente porque o leitor consegue perceber a realidade daqueles fatos e os sentimentos das personagens. Os dois protagonistas são incríveis, e suas histórias se entrelaçam. Recomendo :D

Guto 12/01/2023

Interessante, mas confuso e difícil
Inicialmente uma escrita muito difícil, com vocabulário local de Moçambique e com inúmeros "erros" de português para mergulhar o leitor no mundo pobre e popular que passa a história, em plena guerra civil!

E repleto, do início ao fim de passagens fantasiosas, que seriam melhor descritas como oníricas, parece que o tempo todo passa-se em sonho, com acontecimentos confusos que mais parecem lendas contadas por aniciãos...

Não esperem qualquer relação com a realidade e muito menos finais felizes, mas é espetacular em "eufemizar" a dor e o sofrimento de um povo definhando em fome e tiro!

Livia609 12/01/2023

Surpreendente
Em certas partes da narrativas o leitor se questiona se está lendo uma realidade ou uma fantasia, pois tudo parece perfeitamente real até se chocar acontecimentos que seriam questionados no mundo real. O livro se movimenta entre os personagens e os cenários como se estivesse correndo em círculos, em minha opinião uma ótima alegoria para a guerra civil. Sem dúvidas uma leitura que eu recomendaria a todos.

Matheus 08/01/2023

Mia Couto é o Gabriel Garcia Marques do português
Esse foi o meu primeiro contato com a obra do Mia Couto e comecei muito bem. Assim como Gabriel Garcia Marques, ele utiliza do realismo fantástico para contar a história do seu povo de uma forma sublime, poética e (um tanto quanto) visceral. Outro ponto que se assemelha muito ao autor colombiano, principalmente quanto a Cem anos de solidão, é o seu final, trazendo respostas na última página de questões levantadas na primeira, é um livro ?redondo?, o que, pra mim, o torna magistral.

Anthony 07/01/2023

Histórias
A forma poético do romance é algo encantador , carregado de magia dos contos e da tristeza dos relatos da guerra.

Nando 06/01/2023

Uma história triste e ao mesmo tempo fofa. O livro faz um passeio pela imaginação do garoto Muidinga ao mesmo tempo que nos apresenta à história de Moçambique pós-independência. Muito bom, amei.

caiocorrea_art 05/01/2023

Sou absolutamente apaixonado por esse livro
Um livro que, de maneira muito inesperada, entrou pra lista dos meus preferidos.
Terra Sonâmbula, de Mia Couto, é um livro profundo, complexo mas ao mesmo tempo absolutamente lindo, poético, inspirador.
Mia é um moçambicano que trata da realidade africana com viés bem particular e com uma forma de escrever que me encantou profundamente.
Com uma mistura de poesia e prosa o autor narra a história de um jovem, Muidinga, e de seu companheiro mais velho, Tuahir, que estão em busca de um lugar seguro na Moçambique pós guerra. Nesse caminho, eles encontram uma mala cheia de livros, os cadernos de Kindzu, que contam a história desse rapaz e sua saga de mistérios, paixões e conexões com outros aspectos da vida manifesta ou sonhada.
Com esse uno entre magia, beleza e penúria, Mia traça essa narrativa que entrou para o meu pódio dos melhores livros que já li.

Livre-se

carlanagy 03/01/2023

Não consegui me prender na narrativa
Um livro importante e que traz uma bagagem cultural imensa, mas não foi uma leitura confortável para mim. Tenho dificuldade com livros que tem um viés de realismo mágico e a forma de escrita me tirava um pouco a concentração e por consequência me perdia na história. Um Livro bom mas que não funcionou para mim.