Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Deghety 24/08/2022

Terra Sonâmbula
Segundo livro de Mia Couto que leio e segunda vez que recebo mais do que esperava.
Não sei se é uma característica do autor ou se foi coincidência das obras que li, mas seus livros possuem aspectos fantásticos e culturais, características essas que fazem parte do meu gosto particular.
Em Terra Sonâmbula por muitas vezes me fez lembrar de Cem Anos de Solidão, pelo realismo fantástico, e Grande Sertão Veredas pelo dialeto dos personagens.
Temos aqui, praticamente, duas obras em uma. Destacando dois personagens, Muidinga e Kindzu.
As histórias se passam em um cenário devastado por uma guerra que parece não ter fim, onde o povo, sob a sombra da fome, medo e miséria, tentam ao menos sustentar a esperança, com a manutenção da sobrevivência.
É uma leitura divertida, emocionante e surpreendente, principalmente em relação aos laços do destino,  intrincados em toda peripécia dos protagonistas.

JAlia 23/08/2022

Comecei a ler esse livro por causa de um vestibular, porém eu consegui ler o livro de forma espontânea. Confesso que no início eu não tava entendendo muito bem o que estava acontecendo, mas a história se desenrola de uma forma tão interessante, que eu li com mais vontade. Recomendo pra quem gosta de histórias críticas.

aninha415 21/08/2022

de sonâmbulo, esse livro não tem nada!
Acabei de finalizar o livro e, meu deus, que surpresa.
Meu primeiro contato com a literatura moçambicana e eu imaginava algo MUITO destoante disso. Comecei o livro sem muita pretensão, mas após algumas páginas eu já estava presa na história!
O livro, escrito em português, é do autor Mia Couto (que pasmem, é homem e é branco) e se passa após a guerra civil de Moçambique, sendo esta um dos temas principais. Apesar de ser um livro realista, ele tem MUITOS elementos de fantasia e surrealismo, aí me ganhou de vez. O livro é super fácil de ler e tem uns simbolismos muito legais ao longo da história, gostei bastante do final (até chorei um pouquinho :')) acho que minha única crítica é ao ponto a partir da metade do livro em que a narrativa ficou um pouco arrastada e alguns neologismos do autor que eu fiquei tipo ??? akkskskaak mas posso afirmar com certeza de que é um livro ótimo e vale MUITO a pena ler!

Marina 21/08/2022

Foi o primeiro - e por enquanto único - livro que li do Mia Couto e não sei se estava com muita expectativa, mas não consegui me prender a história. Achei complicado entender o português moçambicano (e só descobri o glossário no final da leitura), não achei que a história fluiu. Acho que preciso tentar de novo para tirar essa impressão.

AiedailGuine 20/08/2022

Terra Sonâmbula vai te fazer querer sonhar ao mesmo tempo em que te mostra cenas dignas de horríveis pesadelos. Enquanto mergulhava nesse cenário da História moçambicana, me lembrei da bamda Daparte, que ja disse que "só vence o pesadelo quem souber sonhar"

Julia5048 18/08/2022

...
O que o livro aborda é super interessante, porém o que não me segurou na leitura foi a riqueza de detalhes, na maioria dos casos isso é bom, óbvio, mas nesse livro foi muito monótono, eu achei . Mas a história é boa.

MLuíza 18/08/2022

Terra Sonâmbula
Comecei esse livro por ser uma das leituras obrigatórias pedidas pelo vestibular, tive que me adaptar ao modo que o autor escreve pois não costuma ser a literatura que leio, mas aos poucos as palavras que se juntam em realidade e fantasia foram me levando. No final esse levar ficou mais difícil, o ritmo que estava seguindo empacou, porém consegui finalizá-la e a grande questão que encontrei nas páginas se resume a um trecho perto do final que é:

""Não se queixava de nenhuma tristeza. Ela já sabia: quem mais sofre na guerra é quem não tem serviço de matar."

Não há um foco encima de batalhas, de lados, mas exatamente a questão das consequências dessas em diversas vidas, no país em si e existe também a questão do "choque" de raças que é bem presente. Tudo isso trazido de uma forma poética e fenomenal por Mia, mesmo com o empacar com certeza ainda leria essa obra maravilhosa.

gabi 17/08/2022

Muito legal
Resenha pra poder ir pro desafio mas livro muito bacana mia couto você é um fofo minha professora de lit é apaixonada em vc

Amanda 17/08/2022

Viagem
Foi um dos livros mais difíceis que eu já li. Demorei muito tempo, e a complexidade me levou pra muita pesquisa paralela sobre literatura africana e brasileira. Me desdobrei em análises, e não sei se foi a melhor forma de ler o livro. Agora corro assistir alguns vídeos para realmente entender. Grande Mia!

Cantão 16/08/2022

Clássicos me deixam deprê
Demorei mais do que o planejado lendo, perdi o livro, mas acabei.
Comecei achando que seria um livro extremamente depressivo, em certos momentos ele até foi, mas foi muito bom e gostoso de ler.
A história é legal, um pouco confusa pra mim, mas super bem estruturada e com personagens muito bons.
Apesar de me deixar triste, eu gostei bastante do final. Ele pelo menos conseguiu tudo que queria, pena que foi em uma situação tão destrutiva e triste.

ju 11/08/2022

confuso e as cenas de estupro/pedofilia me incomodaram muito muito muito, mas o livro no geral não foi insuportável

Biaaa_Pascotto 08/08/2022

Terra sonâmbula
?Quem vive no medo precisa um pequeno, um mundo que pode controlar"
Um livro riquíssimo em cultura, diversos cenários e uma mensagem de esperança!

Henrique0 08/08/2022

Fuvest
Ouvir por obrigação mas enquanto foi fluindo eu fui gostando bastante dele, irei ler novamente com certeza

Ana 07/08/2022

Razoável
Estava com alta expectativa, muitos colegas de trabalho recomendaram, mas achei e leitura confusa e arrastada. A narrativa, ora dando voz a cadernos, ora dando voz ao menino que não lembra de seu passado, é interesante, mas só aumenta a confusão.

Seguirei com outros livros de Mia Couto, para ver se gosto mais. Mas a primeira impressão não foi das melhores.

Gybak 04/08/2022

História mágica
Uma obra cativante, mágica. Acompanhamos a jornada de Muidinga e Tuahir em uma Moçambique arrasada pela guerra. Ao mesmo tempo, por meio dos diários de Kindzu, mergulhamos em uma história cheia de magia e mistério. O estilo de Mia Couto lembra um pouco o de Guimarães Rosa. A leitura prende e transporta para a vida simples e sofrida de personagens simples e, ao mesmo tempo, complexos. Desperta a imaginação. O final surpreende e fecha muito bem a história.