Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto




Resenhas - Terra Sonâmbula


682 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Ana 07/08/2022

Razoável
Estava com alta expectativa, muitos colegas de trabalho recomendaram, mas achei e leitura confusa e arrastada. A narrativa, ora dando voz a cadernos, ora dando voz ao menino que não lembra de seu passado, é interesante, mas só aumenta a confusão.

Seguirei com outros livros de Mia Couto, para ver se gosto mais. Mas a primeira impressão não foi das melhores.
comentários(0)comente



Gybak 04/08/2022

História mágica
Uma obra cativante, mágica. Acompanhamos a jornada de Muidinga e Tuahir em uma Moçambique arrasada pela guerra. Ao mesmo tempo, por meio dos diários de Kindzu, mergulhamos em uma história cheia de magia e mistério. O estilo de Mia Couto lembra um pouco o de Guimarães Rosa. A leitura prende e transporta para a vida simples e sofrida de personagens simples e, ao mesmo tempo, complexos. Desperta a imaginação. O final surpreende e fecha muito bem a história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LeozinhoF 25/07/2022

Um dos livros de literatura portuguesa+ diferentes
Este foi um dos livros de literatura portuguesa mais diferentes que li, uma narrativa fluida que você fica sempre esperando os próximos acontecimentos, sempre querendo saber o que vai acontecer com o kindzu, o tuahir e o mundinga.
Este livro fez com que eu me interessasse mais pelos livros do Mia Couto, livro de extrema importância para quem gosta de literatura portuguesa!!
comentários(0)comente



aelinlantsov_ 24/07/2022

Terra Sonâmbula
Confesso que a leitura, mesmo sendo legal, foi lenta.
Levei um choque cultural pela diferença de narrativa e escrita em alguns pontos, mas gostei bastante do enredo.
Justo a última página me faz aumentar as estrelas do livro!
comentários(0)comente



Marcelo.Alencar 23/07/2022

Contar histórias
Muito bem escrito, Terra Sonâmbula é um retrato literário em realismo mágico que trata da miséria que envolveu as terras africanas fruto das guerras da década de 70. Com muita poesia em prosa vc se perde anotando as mensagens que surgem ao longo da narrativa.
comentários(0)comente



isscw 20/07/2022

É uma mistura de caos, realismo um plot realmente bom e um final mais ou menos.

Comecei por fazer parte da lista obrigatória de vestibulares e acreditei que seria interessante por ser fantasia mas logo de cara quis desistir.

No início me pareceu muito difícil de entender, até mesmo por conta das palavras diferentes ( pasmem que tem um glossário no final justamente para essas palavras) e uma história que não saia do mesmo ponto.

Depois de um tempinho insistindo acabou chegando num ponto muito interessante, com várias reviravoltas e novos personagens e eu basicamente devorei o livro até que chegou no final e é isso.

Tudo bem que eu sempre espero mais dos finais mas por todo o desenvolvimento fantástico que terra sonâmbula teve, eu realmente achei que seria algo do tipo ?bum!!? mas foi um final ( talvez eu é que não tenha entendido ).

É um bom livro, leiam.
comentários(0)comente



ariel.php 19/07/2022

Nessa obra, somos convidados a acompanhar a tentativa de sobrevivência de dois deslocados (Tauhir e Muidinga) a uma Moçambique assolada por uma guerra civil. Simultaneamente, é narrada para nós e para os dois personagens, a vida de Kindzun, um já falecido filho da guerra.

Desse modo, Mia Couto confunde realidade e sonho ao ponto de não ser possível notar quais ocorridos realmente são reais, além da leitura de Muidinga. Por outro lado, diferente do que outras resenhas afirmam, não achei a leitura chata ou densa, somente pouco fluida.

Portanto, creio que 3,5/5 seja uma nota pertinente para esse livro.
comentários(0)comente



Kaju 17/07/2022

Eu estava há bastante tempo querendo ler Mia Couto e confesso que esperava mais de Terra Sonâmbula.
O livro conta duas histórias em paralelo: a de um senhor e um menino que tentam sobreviver no meio da guerra de Moçambique e a de um caderno com os contos do Kindzu que eles encontram no meio da estrada e vão lendo no decorrer da história.
Além do português difícil de entender por conta das palavras e termos típicos de Moçambique, me perdi algumas vezes entre a fantasia e a realidade (creio que está era a intenção do autor, mas tenho dificuldade de me conectar com histórias assim).
Achei uma narrativa simples e com um final mediano.
Justi 17/07/2022minha estante
Eu gostei muito, escrita


Justi 17/07/2022minha estante
maravilhosa, poética




Gabi 14/07/2022

??tinha que haver guerra, tinha que haver morte. E tudo era para quê? Para autorizar o roubo. Porque hoje nenhuma riqueza podia nascer do trabalho. Só o saque dava acesso às propriedades. Era preciso haver morte para que as leis fossem esquecidas. Agora que a desordem era total, tudo estava autorizado. Os culpados seriam sempre os outros.?
Muito interessante, mas o meio do livro é meio parado.
comentários(0)comente



mi 13/07/2022

terra sonâmbula. ?
fiquei surpresa que acabei gostando do livro, esperava uma leitura arrastada, sem um enredo interessante e personagens chatos, mas acabei me surpreendendo

mia couto conseguiu me agradar (obviamente, não é um livro que eu achei INCRÍVEL, até pq não é o tipo de história que me chama atenção ou me cativa), terra sonâmbula me fez refletir mto além de possuir uma informação mto interessante no final do livro

a linguagem é fácil de se entender, logo, a narrativa passa a ser mais interessante!!
comentários(0)comente



esmedry 12/07/2022

lembra a prosa poética de guimarães rosa
relata a história de um menino junto a um velhinho em uma época devastadora do sudeste africano (de quebrar o coração) mas tb mostra que é indispensável sonhar para continuar os desafios que a vida apresenta
comentários(0)comente



Vitória 12/07/2022

Quando a alma se envolve
Livro fantástico em todos os sentidos. A narrativa poética de Mia Couto promove a união entre fantasia e realidade, novela e poesia, crueldades e amores, folclores e mazelas socias, o abismo e a sobrevivência, cenários violentos e as fragilidades humanas, passado e presente, entre tantos outros pontos que se entrelaçam em casamentos improváveis que resultam além da perfeição. É a nossa alma caminhando pelo coração de África.
Quando adentramos entre os véus da narrativa, nos vemos circundados por ricas frases poéticas que nos abraçam causando reflexões profundas, digressões e, neste ponto, não há como dissociar-se da escrita de Guimarães Rosa.
Embora os acontecimentos situem-se em Mocambique, a leitura será mais intensa se tivermos referências da realidade histórica e das condições geográficas de muitas das regiões africanas.
Compactuando com a leveza do sonho e o pesar da vida, absurdos de guerras e expectativas de paz, o imponderável e a condição humana, Mia Couto vai tecendo ciclos e nos entrega uma leitura que é dinâmica em sensações, mas que se arrasta como se estívessemos caminhando sedentos em estradas áridas e devastadas.
comentários(0)comente



Nicoly 12/07/2022

Intrigante...
A história é muito interresante porque fala de Moçambique um país devastado pela guerra além de que escrita de Mia Couto é incrivelmente , criativa e admirável que nos ensina com toda essa riqueza de narrativa e esse é um daqueles livros que dão gosto de ler, Vale muito à pena conhecer, senão esse, outros livros do autor.
comentários(0)comente



682 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR