Extraordinário R. J. Palacio

Resenhas - Extraordinário

Melry.Carla 04/03/2022

Um livro extraordinário.

Ainda sem palavras pra exemplificar a sensação que senti ao ler este livro.
Gostaria de deixar aqui registrado importância de livros como este. De nos ensinar coisas aparentemente simples, mas de uma grandeza e importância enorme.

Auggie como você é extraordinário!
Por tudo o que teve que passar desde o nascimento, tão pequeno e enfrentou coisas absurdas.
Ao observar pensamos o quanto a vida foi cruel com essa criança. Mas ela precisava vir ao mundo assim para nos ensinar algo aparentemente pequeno, porém, não menos importante. Então deixo aqui o recado que Auggie nos deu: seja gentil sempre que puder.
E outra, "toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo".

??

mili. 19/10/2021

Extraordinário.
Um livro narrado por uma criança mas abordando assuntos TÃO importante. Não foi uma leitura que me prendeu mas eu me identifiquei muito com os personagens e amei ver todos os pontos de vista. É cativante do início ao fim.

Pricila.lima 16/01/2023

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade? até agora.

Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade ? um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

luisaolla 09/06/2020

Obrigada, Auggie, por me ensinar algumas coisas que eu precisava aprender.
Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade no rosto, e teve de passar por inúmeras cirurgias plásticas. Com 10 anos de idade, Auggie começa a frequentar a escola (antes disso ele era educado em casa). Ser o aluno novo é bastante complicado para qualquer pessoa, e parece ser ainda mais difícil para alguém que é discriminado pela aparência. Felizmente, Auggie não é qualquer pessoa.

O livro é bem curtinho e a leitura é fluída. Não há dificuldades ou floreios na linguagem utilizada pela autora - e nem havia espaço para isso, já que a narração é feita em 1ª pessoa, variando entre as personagens do livro - é tudo nu e cru. Um personagem de 10 anos fala como um personagem de 10 anos. Uma adolescente fala como uma adolescente. Pais e mestres falam como pais e mestres. Tudo é real.

Uma coisa muito interessante nessa questão da narração é que, em alguns dos livros que tem seus pontos de vista alterados conforme o capítulo, você não consegue sentir a diferença nas personalidades de cada um dos narradores - eles todos parecem ter a mesma personalidade do autor, apenas com alterações de humor. Isto, sem dúvida, não acontece em Extraordinário. Os pontos de vista parecem realmente ter sido escritos por pessoas diferentes, em momentos diferentes, com vivências diferentes. Todos únicos.

Eu li Extraordinário em 2018. O filme já havia estreado, porém me lembro de pegar e devorar o livro antes de me permitir assistir o filme. Na época, algumas experiências pessoais se encontraram com a história do livro, e então eu fui levada a colocar uma estrelinha e guardar no lado dos livros preferidos.

Falar sobre os detalhes do livro sem chorar, para mim, é uma tarefa difícil. O meu, por exemplo, é um misto de folhas molhadas de lágrimas e post its coloridos em muitas, muitas páginas mesmo. Mesmo agora, enquanto revisito o livro para escrever essa resenha, meus olhos começam a marejar.

Jack Will me ensinou que nossos amigos têm o direito de falhar. O Sr. Buzanfa e o Sr. Browne me relembraram a importância dos professores na adaptação na escola. Summer me ensinou sobre lealdade. Isabel Pullman me ensinou sobre a importância da aceitação. Via me ensinou que o amor é altruísta. Auggie, por fim, me ensinou infinitas coisas. Dentre elas, a principal é que está tudo bem não se sentir bem. Temos que respeitar nosso próprio tempo e nossos próprios sentimentos, para, então, começarmos a nos sentir bem de verdade.

Extraordinário é realmente um bom título - tanto para Auggie, quanto para o livro.

let 22/07/2021

realmente extraordinário!
Eu acabei de terminar ?extraordinário? e me encontro sem palavras pra descrever perfeição que este livro é. Sério, foi uma mistura de emoções! É um livro que mostra muito como a gentileza e a empatia são duas coisas extremamente importantes pra nossa vida. R.J Palacio conseguiu escrever uma história linda com uma escrita leve mas ao mesmo tempo sensível e real, sabe? Este livro é necessário demais, então por favor, apenas leiam!

Camiis 27/02/2022

A si mesmo seja verdadeiro
Parafraseando um pedaço do preceito de maio senhor Browne:
"Faça todo o bem que puder.
De todas as maneiras que puder.
De todas as formas que puder." - John Wesley.
Esse livro mostra de forma tão simples como todas as nossas ações para com os outros pode ter um impacto tanto positivo como negativo na vida delas.
Que não custa nada ser bom e gentil com seu próximo.
Que possamos aprender com esse livro como não julgas só pelas aparências e de sempre escolher ser uma pessoa melhor no mundo.

ana:) 12/08/2022

é realmente lindo, e com as frases no final fica melhor ainda

geovana146 15/02/2023

Muito bonito! faz refletir bastante sobre o modo como a gente leva a vida e sobre compaixão. amei o universo de Auggie e me senti próxima dos personagens.

liamoraess 29/12/2023minha estante
Eu amo esse livro! Meu favorito? Fico tão feliz em ver outras pessoas gostando dele tanto quanto eu

mendes 29/12/2023minha estante
Eu amo esse ???

Bibið« 11/03/2023

Simplismente Extraordinário
Eu fugi desse livro por MUITO tempo, a capa e a sinopse não me chamava atenção, até que li a primeira página, nossa foi amor a primeira vista!
A escrita é muito boa de se ler, narrada em 1° pessoa ela passa pela visão de Auggie( e as vezes muda para algum famíliar ou amigo), que nasceu com uma síndrome (que tem um nome tão complicado que não consegui decorrar) que, como posso dizer? afeta seu rosto, sendo assim ele passou por várias cirurgias quando pequeno.
Até que um dia Aggie "decide" ir à escola ( tá mais pra "é posto na escola"),pela primeira vez ( no 5° ano); e é ai que a história gira, MUITA coisa acontece, se você não chorar com isso, considere-see um monstro sem coração! a história é emocionante, cativante e tudo de bom (vale destacar que se você tiver irmãos, conserteza vai se identificar bastante com a Via!)
Já to começando a embaralhar as palavras, então vai ser "só" isso ai.
Conclusão: LEIA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, É M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
Gab.rsy 11/03/2023minha estante
Eu tenho o meu há mais de 2 anos e ainda não li, pensando em "desproscrastinar" ele agr

Olivis 12/04/2022

Ótimo
Impossível não se emocionar, quem já passou uma mínima situação de bullying com certeza vai se sentir tocado por esse livro, recomendo! Minha escola trabalhou ele comi tema de redação e fez com que muitas pessoas refletissem sobre suas atitudes...

Mari 10/12/2021

Perfeito sem defeitos
Livro maravilhoso, com momentos de risadas, choros e alegrias. Terminei o livro com o coração quentinho. Sem dúvidas uma das minhas melhores leituras
Suh Oliveira 10/12/2021minha estante
Sim! Este livro é incrível. Chorei horrores ao lê-lo e terminei com o coração quentinho e a vontade de ler tudo de novo!

Glória 31/03/2023

Extraordinário
Auggie, um garotinho que nasceu com anomalias faciais, é o protagonista do drama escrito por R. J. Palacio, que descreveu em um livro consideravelmente infantil ? se pensarmos em questões como vocabulário e temas abordados ? a diferença drástica entre a vida com a qual nós nos acostumados se comparada à vida de uma pessoa que luta contra a própria genética desde o primeiro choro da vida.
Ouvi dezenas de relatos de pessoas que não gostaram ou não conseguiram terminar o livro, e para ser sincera, não julgo esse sentimento em momento algum, mas também não o entendo. Essa história me lembrou um pouco do que é o começo do fundamental II, onde as crianças querem ser mais velhas do que realmente são e acham que tudo é motivo para fofoca. É terrível, sim, mas o livro conta bem mais afundo o que é ser negligenciado por causa da aparência (sei que isso acontece muito, mas imagino que a situação de deformidade genética é muito mais grave do que qualquer zombaria do quinto ano).
Além disso, pude ter um vislumbre do Ensino Médio, que parece ser um pouco apavorante e empolgante ao mesmo tempo, já que é novo em todos os sentidos. A família do August representou o que deveria ser uma família independente da circunstância: unida.
Uma coisa que me chamou atenção no livro foi o tratamento da família do Auggie nas situações turbulentas que ele passava na escola, porque a primeira coisa que importava para aqueles pais eram os próprios filhos, enquanto outras personagens, como a Miranda, eram trocados por "imprevistos".
Acho que muitas situações reais foram retratadas no livro, seja em ambiente público, escolar, familiar... e acho que todos deveriam ler esse livro, desde que seja por vontade pura e própria.

bibia 11/05/2021

Poder da amizade.
Extraordinário é um livro simples e gostoso de ler. Mais que a história a dinâmica de POV (point of view/ponto de vista) do livro foi a parte que mais gostei. Esperava um drama, recebi uma história bonita e importante sobre valores de amizade e cooperação com o diferente. Recomendo para sair da ressaca ou apresentar leitura para alguém mais novo ;)
Hiago 11/05/2021minha estante
Recomendado também pra quem quer ter a experiência de ter uma cachoeira bem no meio da cara ?