Inferno

Inferno Dan Brown

Resenhas - Inferno

Swt_Tears 19/09/2022

"Os lugares mais sombrios do inferno serão reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral."

[O texto a seguir pode /ou não/conter possíveis spoilers, leia por sua conta e risco.]

O que você faria se acordasse em um quarto de hospital sem se lembrar de nada, sendo perseguido por um suposto assassino, ao passo que você tenta encaixar as peças de um quebra-cabeça inspirado na 'Divina Comédia' de Dante; sendo levado à um vírus mortal, feito por um geneticista que acreditava na salvação para humanidade, a partir do extermínio de uma parte da população do planeta.
Pois é meus caros, leitura impressionante. Esse foi o meu primeiro contato com uma obra do autor e a trama do livro me deixou estupefata. O fato do enredo ser construído ao redor de elementos artísticos e lugares históricos reais, aliados à uma estória fictícia excelente e à uma pauta verdadeira sobre a superlotação do nosso planeta, é gracioso de se ler. Tudo isso coligado à uma escrita bem descritiva e muitas revelações emocionantes.
Posso afirmar que foi uma experiência excepcional, me trouxe todos os tipos de emoções ao longo da leitura. No começo eu fiquei meio perdida, no entanto ao decorrer do livro as revelações me deixaram perplexa. Foram tantos plots que eu estou surpresa até agora.
O que eu mais gostei, foram as referências artísticas, eu fui pesquisando sobre tudo com o desenrolar dos acontecimentos e foi muito divertido. Eu fiquei tão envolvida com a trama e com as referências a Dante que pretendo procurar mais coisas sobre o assunto.
  Recapitulando, eu amei. Se eu soubesse como esse livro é bom, eu teria lido a mais tempo. Eu posso ter demorado bastante tempo para terminar a leitura, porém não é culpa do livro e sim da falta de tempo.
Isso foi apenas um resumo bem básico do que achei do livro, leiam para ter a experiência completa, não vão se arrepender!

Welber 18/09/2022

Muito bom.
Sou suspeito pra falar dos livros de Dan Brown pois gosto muito do estilo de escrita dele. Não tem como não ficar ansioso pra saber o final, sem falar nas reviravoltas. Ele conta a estória tão bem e com tanta riqueza de detalhes que nos sentimos no lugar real, é um olho na leitura e o outro no celular pesquisando os locais citados. Da vontade de sair viajando pelo mundo ???

Kaline Bogard 13/09/2022

Adorei
Sinceramente foi o livro do autor que eu mais gostei. Achei que teve muita reviravolta inteligente, e que ele jogou com a mente do autor.
Foi vestindo a pele do Robert a cada reviravolta!
Fiz muitas teorias, errei todas. Me senti trouxa por ter acreditado que o óbvio era óbvio! A gente pressupõe as coisas e age o livro todo como se aquilo fosse verdade.
Pesquisei muita obra de arte na internet... principalmente o bendito hercules e diomedes que foram bem falados no livro...
Gosto bastante da saga do Robert, mas Inferno se tornou meu favorito.
Recomendo!

belinha 12/09/2022

agora vou mandar uma resenha séria pela primeira vez
um dos melhores thrillers de mistério que eu li até agora, cada plot eu ficava surpresa a ambientação também é muito interessante de se acompanhar e o final me agradou bastante

Joana.Sabino 10/09/2022

Logan, por favor pára
Eu não AGUENTO MAIS o Logan ter uma mulher como interesse romântico em TODO o livro dele! Dan Brown, por amor da santa, deixa o homem viver em paz e sossego (nos termos românticos porque sabemos que tem sempre alguém a querer matá-lo).
Para além disso, eu gosto imenso da escrita do autor e da criatividade que este possuí. Aprecio imenso Dante e quando soube que ele era a base deste livro, lio imediatamente.
Confesso que de todos os que li do Brown, este foi o que menos gostei, mas não deixou de ser uma leitura intrigante e rápida, apesar da quantidade de páginas.

Rafael 07/09/2022

Como se quebrou a fórmula Dan Brown.
Um dos pontos essenciais para a escrita de um livro é identificar sua identidade. Não no quesito de gênero, se é de terror, fantasia ou suspense, mas se ele sabe realmente o que está propondo ao leitor, e se esse caminho até o fim, contempla ou não o que nos foi proposto no argumento.
Em Inferno, Dan Brown nos apresenta inicialmente, a uma variação interessante (mas batida) de sua fórmula de suspense, ao misturar a amnésia de sua personagem principal, ao entremeado de acontecimentos históricos na busca de um objetivo de suma importância para a humanidade. No entanto, seu desenvolvimento e o progresso narrativo parece travado, como se o carrinho de sua montanha-russa de suspense, responsável pelas reviravoltas necessárias para esse género, estivesse rangendo, enferrujada, e com uma velocidade de 5km/h na descida.
Diferente de seus outros livros, o progresso truncado prejudica muito o sentimento de continuidade e retenção, que temos ao ler um bom suspense. Aqui, a perseguição das personagens por pontos históricos parece pequena e desproporcional ao que a trama se propõe, muitas vezes passando por cenas de ação mal construídas, que nem ao menos conseguimos enxergar com totalidade, o cenário em que fomos colocados. Ou jogados.
A má estruturação do roteiro como um todo, também pode ser vista nas reviravoltas sem sentido que aparecem aos montes quanto mais nos aproximamos das páginas finais. Todo mundo adora uma boa reviravolta, mas ela precisa fazer sentido, não anular tudo o que já foi escrito até aquele momento, e não tirar o peso do clímax final. As reviravoltas aqui fazem tudo isso, infelizmente.
A sensação que nos é passada aqui, no entanto, é que o roteiro foi construído como uma colcha de retalhos, onde duas partes que não se conectaram da história, agora se juntam em uma desculpa tão esfarrapada e brega, que nos faz virar os olhos, em um vislumbre de um dos seus principais pontos negativos seus primeiros livros.
A parte positiva fica para a construção do vilão e sua justificativa, que é a única coisa que se salva no roteiro em retalhos, mesmo que nos dias de hoje, também seja batida graças a Marvel.
Também é interessante ver o peso que A Divina Comédia, (poema clássico italiano, que se faz presente ao longo de todo texto) exerce sobre a trama e o seu desenvolvimento.
Ao final, fica claro que antes da construção de qualquer coisa é necessário uma fundação, e o entendimento do que vai ser apresentado para o leitor, antes mesmo das páginas iniciais.
Reviravoltas sem sentido e uma crise de identidade implacável condenam o caminho escolhido por um mar de irrelevância levando nós leitores a um verdadeiro inferno narrativo.

Madú 05/09/2022

Amo toda essa saga e reviravoltas, fatos historicos reais, o nivel dos detalhes, Dan Brown é um dos meus escritores favoritos ??

nâna 02/09/2022

Inferno
Livro incrível, regrado de mistérios e história da arte.
Confesso que quando comecei a leitura, não conseguia me concentrar o suficiente, é um pouco maçante no começo, mas depois fica gostoso de ler.
É um livro com muitos plots e principalmente detalhes, o legal é você ir lendo e pesquisando sobre os lugares que são comentados, tive uma ótima experiência fazendo isso.
O final foi um pouco decepcionante pra mim, achei que teria um pouco mais de emoção com a peste, é um fim meio vago, não foi um dos melhores.
Entretanto, é uma leitura incrível, quem curte história da arte vai se deliciar com ele.

Bruno.Ariel 23/08/2022

Mais Atual impossível
Livro mais atual que esse impossível. Apesar de controverso trás uma perspectiva diferente da população humana e de seus problemas.

É um livro que facilmente daria um filmaço.

Camilly 23/08/2022

Não é o melhor do Dan Brown, mas mesmo assim é fantástico. As reviravoltas, plots, alusões históricas e culturais são de uma magnitude absoluta. Pra quem gosta de história e história da arte isso é aqui é um prato cheio. A escrita dele é impecável e você mergulha junto a tudo. Agora cá estou morrendo de vontade de ler a Divina comédia.

Leiam ouvindo a Sinfonia de Dante e não vão se arrepender

NathAlia5656 22/08/2022

Que experiência ???
Essa foi a minha primeira obra de Dan Brown que eu li e com certeza não vai ser a última.Em primeiro lugar a escrita que é feito com perfeição ao tanto que vc consegue visualizar as obras , as pinturas , os lugares. Inclusive que obras , eu foquei fascinada pelo universo de Dante e o desenrolar dessa temática. As reviravolta foram de ficar em choque e o final foi reflexivo ." Os lugares mais sombrios do inferno são reservados aqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral"
Maria18806 22/08/2022minha estante
Nath resenhas, ameiii

NathAlia5656 22/08/2022minha estante
??????

Guilherme 22/08/2022

Repetitivo
Aquele modelo de ir para um lugar histórico, desvendar um mistério e pegar a pista do próximo lugar histórico cansou nesse livro. Adorei o Código da Vinci e Anjos e Demônios, mas esse não.

Clara 19/08/2022

virei muito fã desse autor, os livros dele são geniais, é um plot atrás do outro, além de ter muitas referências históricas incríveis

DistintoFelps 10/08/2022

Dante Alighieri, obra e a incrível herança do verso
Ao acordar, o professor de simbologia de Harvard, Robert Langdon, se vê em um hospital desconhecido, localizado na parte emergencial do prédio, se move levemente e sente uma dor latente na cabeça, leva a mão até o topo da pele do crânio e nota um ferimento.
Olha ao seu redor, consegue ver um botão e o aperta para chamar os médicos, que chegam correndo até a sala, uma jovem mulher e um homem de idade avançada, falando um italiano rápido e fluente, o que é estranho, já que a última coisa de que se lembra é de estar indo a um congresso, em Harvard, Estados Unidos.
Dan Brown, um renomado escritor norte-americano, autor do best-seller "O código Da Vinci", refaz as nossas crenças sobre em quem confiar nesse incrível livro de suspense, instaurando a todo momento um sentimento de insegurança para com os personagens no leitor.
Dessa vez utilizando uma das obras literárias mais famosas da história italiana e do mundo, A Divina Comédia é sem dúvidas uma escolha perfeita para ser produzido um suspense, já que implanta questionamentos no leitor a todo momento, com assuntos referentes ao famoso Inferno de Dante, que é uma das criações mais perturbadoras do Inferno na religião cristã.
Estou muito feliz de ler mais um livro do Dan Brown, é sempre uma satisfação enorme ver o Robert Langdon sair da sua área de conforto na poltrona de Harvard, e se aventurar nas mais loucas aventuras pelo mundo, seja desvendo segredos em francomaçonarias, a busca pelo Santo Graal, ou para salvar o mundo da ciência, pela segunda vez.