The Perks of Being a Wallflower

The Perks of Being a Wallflower Stephen Chbosky

Resenhas - The Perks of Being a Wallflower

Taina429 09/05/2021

The perks of being a wallflower
"He made It"
É tão fácil se perder em você mesmo, acreditar que a compreensão é impossível. Mas não é.
Ser jovem é ser imprevisível, é ter vivacidade, vigor, é ser infinito.
É saber que você pode fechar os olhos e sentir aquela música, respirar com o som, degustar a luz, tocar essa felicidade elétrica. É simplesmente ser. Sem fim. Sem começo. Somente ser.

As vezes pode ser difícil entender tudo isso, mas esse livro te faz relembrar, te faz voltar a viver, e é incrível como as cartas de um garoto podem ajudar alguém a se sentir presente mesmo depois de quase 30 anos.
Então obrigada.
Eu prometo que vou tentar participar mais.

Ps: "and in that moment, I swear we were infinite."

Love always,
Charlie
Hellen 19/05/2021minha estante
Sua resenha definiu tudo.

vênusfdp 24/05/2021minha estante
MANOOO, tô relendo o livro agr, eu comecei pq eh o favorito da minha melhor amg mas no início eu achei meio chatinho mas dps acabei me identificando com o Patrick e Charlie KSNXKSNXME enfim, leiam, eh bem bom

Bibs 24/09/2021minha estante
oii, você leu em inglês mesmo? você achou a linguagem muito difícil de entender?

Hellen 24/09/2021minha estante
Eu li, o inglês é bem de boa (o nível é provavelmente intermediário)

Jaqueline668 12/11/2021minha estante
essa edição tem a cena extra??

Taina429 12/11/2021minha estante
Sim foi lindo ??

Eduarda 22/06/2022minha estante
meu livro favorito??

Ali 21/01/2023minha estante
Que resenha linda!!

Clara 06/06/2021

Impactante
Esse livro nos faz sentir da mesma forma que o Charlie sente. Mostra a confusão de uma adolescência na mente de um menino sensível, diferente e que dá valor para cada coisa e momento. O formato de carta no começo me fez duvidar se eu iria gostar do livro, mas na minha opinião, eu gostei muito desse jeito. Mostra muitas situações tristes, muitos erros, muitos momentos em que parece que é o fim, se é que vocês me entendem. Mas acho que o Charlie é uma pessoa tão pura, que dedica até demais pelos seus amigos e família. Feeling infinite depois desse livro e com uma nova perspectiva de aproveitar cada detalhezinho de cada momento. Amei.
Eddie Rodrigues 06/06/2021minha estante
eu amo muito

Emillyn5 27/02/2021

Em primeiro lugar, essa foi minha primeira leitura em inglês, e eu recomendo para quem está começando a se arriscar no idioma. A narrativa e as expressões são simples, apesar de singulares. Em segundo lugar, esse livro foi mais do que o clichê que eu tinha imaginado. O "descobrir a si mesmo" assim como a amizade são os tema centrais. Mas mesmo em meio da narrativa sutil do protagonista podemos notar, doenças mentais, suicídio e abuso sexual também.
Através das cartas do Charlie eu senti raiva, dei risada, chorei e me preocupei. Ele expõe tudo de forma íntima, quase como um diário. Fico feliz por finalmente ter deixado procrastinar e conhecer esse personagem.

ps: Ah, e além de ser minha primeira leitura em inglês também é a minha 100° leitura ?? pov: "Nada não, só me mostrando aqui pra vocês"

Joane 19/10/2021

Esse é meu livro favorito e eu sou triste
?He?s a wallflower.?
?You see things. You keep quiet about them. And you understand.?

Li esse livro em 2016 e naquela época não tinha um hábito definido de leitura, mas eu li esse livro e era como se tivesse lendo o diário do Charlie. E foi tão bom, mas talvez não tivesse entendido tudo o que esse livro aborda de forma simples e sutil, e que te deixa sem chão no final.
Me identifiquei muito com o Charlie e a frase "Eu me sinto infinito" me acompanhou em vários momentos da minha vida.
Ler esse livro novamente, e com uma visão diferente, e em inglês foi algo espetacular. E foi uma leitura fluida e o inglês não foi tão difícil e foi uma conquista e esse livro se tornou mais especial pra mim.

Nesse livro, você vai acompanhar Charlie e ele se corresponde a uma pessoa pra contar sua experiência em determinado tempo da sua vida. E acompanhamos diversos aspectos da vida dele e o que ele presenciou. Vai notar que esse personagem é precioso, e especial;
E é basicamente vai sendo apresentado vários temas como violência e alguns gatilhos num formato de carta/diário.

Foi um livro que me deixou bem reflexiva, e teve muitas emoções também. Foi uma ótima leitura, me salvou de uma provável ressaca literária que tava entrando. Tem os quotes mais marcantes, talvez por significar algo a mais pra mim. E foi uma ótima escolha do momento, senti que foi o momento certo de reler e trouxe tanto pra minha vida e se tornou um favorito da vida.

Trás alguns títulos de livros e ótimas músicas. E provavelmente depressão

ELTON_d:) 18/10/2022

Só não dei 5* pq o tem muitos detalhes íntimos; e muitos diálogos é o Charlie q diz o q a outra pessoa falou, mas acho q isso faz parte já q o livro é em formato de carta.

A história parece q foi tirada da vida real, muito boa, momentos engraçados, problemas pessoais, cada personagem tem um desenvolvimento, muito legal.

SPOILER/Teoria: Eu acho q o Charlie escreveu as cartas para ele mesmo, o q é bem legal. Tipo "Porque se fosse um diário as pessoas iriam achar", e nos momentos q ele diz "Eu não deveria te falar isso, mas eu vou" é pq ele gosta daquela lembrança. E o q ele fala no começo do livro, ele repete perto do final, é pq ele tá agradecendo a si mesmo. Certeza.

juliapassos14 28/01/2021

Amo esse livro e o peso da história individual de cada personagem. A leitura no formato de cartas torna tudo extremamente fluido.

A.M. 02/08/2022

Eu me pergunto se algum dia eu vou reler esse livro e não vou chorar igual criança no final. Se eu não vou sentir meu coração pesado e leve ao mesmo tempo. Se não vou me sentir como o Charlie: feliz e triste ao mesmo tempo.

Esse ano fazem 10 anos que eu li esse livro a primeira vez. Eu tinha 15. Ele se tornou meu livro favorito desde então, e nunca deixou de ser.
E cada vez que eu leio de novo (essa foi a nona, e a primeira vez em inglês) eu gosto mais e mais.

Que experiência maravilhosa ler esse livro no idioma original.

jade 24/10/2023

Pra mim, esse é um livro que fala de forma muito sensível e humana sobre a vida e sobre como pode ser doloroso viver. ensina que viver e se sentir vivo não é a mesma coisa.

também me trouxe uma forte perspectiva de que livros, filmes, música, arte, amigos, família e o amor podem nos salvar.

foi muito fácil ser cativada por todos os personagens e me solidarizar com o charlie.
a carta final do charlie como adulto, escrito pelo autor recentemente, traz o quê de esperança que a gente precisa.

acredito ser uma leitura que não envelhece nem se direciona a um só público.
Antonia103 24/10/2023minha estante
Só pelo seu comentário já amei o enredo do livro.

Andriq.Goncalves 11/08/2023

Estou feliz e triste ao mesmo tempo e ainda n sei bem como!
Bem...

Quem me conhece sabe (ou talvez ñ afinal quase ninguém me conhece) que esse livro é meu favorito da vida desde que li e vi o filme lá na adolescencia uns anos atrás e além de que ele foi escrito no ano q nasci (destino eu diria!) E sempre que tenho oportunidado eu dou uma relida e sempre que releio vejo coisas novas no meio....

Como por exemplo, uma coisa que nunca havia notado é como sempre que o Charlie vai narrar cenas familiares todos sempre estão ali em destaque porém sua mãe sempre permanece ali apenas como uma figura silênciosa entre as cenas e a única vez que vemos ela ter um destaque diferenciado é quando vai falar com sua filha sobre o namorado que bateu nela, e isso me intrigou muito do pq ela era assim tão quieta mas é aquelas coisas pra se pensar por ai....

Só queria dizer que esse livro é super minha crise existêncial todinha meu livro conforto que ao mesmo tempo me causa desconforto, a forma como o Charlie crusa essa linha tênue e me faz indentificar com ele em alguns momentos e a forma como ele me faz sentir oq ele sente principalmente quando chega naquel momento de escuridão total e ele é tomado pela agustia de n saber oq ta fazendo aqui e como ele percebe que só está levando e a forma de como n sabe lidar com o fato de ser muito uma esponja e acabar trazendo os probelas de todos a sua volta pra si mesmo, e como isso o quebra em alguns momentos mas ao mesmo tempo faz ele seguir com esse bando desajustado que ele encotra e a forma como ele encontra nas cartas a um desconhecido uma forma de se abrir pra contar sobre tudo principalmente sobre seu maior trauma e como ele se sente perdido e vazio com relação a isso, afinal ele era só mais uma criança que não entendia muito sobre as coisas e cofiava em um ente familiar querido e guardava o segredinho pq é isso que crianças fazem elas tentam ser boas pros outros mas quando isso vem a tona e ele percebe tudo anos depois e entra numa espiral bem que é que eu posso dizer? Hitts diferent and hard.

Ps: sorry pq eu esqueci de pontuar mas fazer oq é que esse livro me deixa sem folêgo ???????
Buendia 11/08/2023minha estante
q bem escrita sua resenha. muito pessoal

Biscoito27 11/08/2023minha estante
Muito boa a resenha, me deu mais vontade de adquirir o livro

Andriq.Goncalves 11/08/2023minha estante
@Buendia Ai é que esse livro eu tomo muito como pessoal mesmo o jeito como eu me ligo a esse personagem em sí é muito forte oq me deixa muito ablublé de sentimental

Andriq.Goncalves 11/08/2023minha estante
@Biscoito27 ai sério leia esse livro é incrivel demais, eu super indico ele acho que todo mundo deveria ler ele uma vez na vida principalmente na fase da adolescia ali quase no EM sabe muito bom (claros que tem gente q acaba n curtindo muito mas por esse eu ponho a mão no fogo kkkkk)

Hellen 19/05/2021

Fiquei muito surpresa com o livro em si porque eu tinha essa ideia na cabeça que ia ser um livro muito triste e pesado, mas eu não podia esta mais enganada. O que eu mais gostei foi que eu me identifiquei um pouquinho com todos os personagens e isso é o que faz esse livro ser tão perfeito, o autor nos conta uma historia real, com pessoas reais e isso torna tudo real. Achei ia me sentir muito mal lendo esse livro, mas na verdade eu nunca me senti tão bem e viva, eu nunca li nada que me fizesse refletir tanto como esse livro. ¤ Love you Charlie.

Maia 04/06/2023

Este livro foi incrível, mas esta expressão parece muito pouco para descrever esta história. Todo o detalhe e toda a perspectiva do Charlie sobre a vida são magníficas, profundas e românticas. Realmente este livro é o meu favorito e tenho a certeza que vai demorar até eu encontrar outro que goste tanto, admito que demorei um pouquinho a ler mas foi apenas por causa da escola. Hoje li mais de 100 páginas desta obra enquanto estava a pensar que iria ler umas 20, mas a história é tão inocente e tão bonita e cativante que a torna muito fácil de a ler. Eu adorei o livro e voltarei a ler sem dúvida.

Rose 27/10/2020

The Perks of Being a Wallflower - Que sejamos todos infinitos?
Acabei de terminar o meu primeiro livro em inglês e estou tão feliz com isso!

É um grande passo para mim, já que estudo a língua há um bom tempo, mas ainda há muito o que aprender. :)

Escolhi esse livro após ver uma dica em algum canal no YouTube sobre como melhorar/praticar o inglês. A dica dizia para começar a assistir filmes e séries em inglês com legenda em inglês, e de preferência algo que já tinha visto antes ou que possuísse uma linguagem mais simples, como animes ou filmes de super heróis.

Levei a dica pra leitura também. Escolhi esse livro porque já tinha visto o filme, então conhecia a história e poderia ajudar, e por ser uma linguagem teen, poderia ser mais fácil. E funcionou! Li com tranquilidade e mesmo as palavras que eu não conhecia consegui entender pelo contexto.

Sobre o livro a história é bem interessante. Me identifico em muitos pontos: na timidez de Charlie, na paixão dele por livros, na dificuldade que ele tem de demostrar e falar sobre seus sentimentos, por tentar descobrir e superar alguns traumas.

É uma narrativa muito simples e delicada, estruturada em forma de cartas/diário em que ele divide seus pensamentos, medos e narra sua rotina.

É um livro singelo, sensível. Gostei bastante. Então, super indico. Indico o filme também. :)
Vou encerrar com as frases que mais gostei com minha tradução de aprendiz da língua:

"E naquele instante eu senti que era infinito"

"Nós não temos o poder de escolher de onde viemos, mas ainda podemos escolher para onde vamos."

Que possamos ser nós mesmos e que possamos seguir em frente sempre, evoluindo sempre e deixando os traumas e o passado onde eles devem ficar, no passado.

Que possamos viver o presente, o hoje e construir o futuro que desejarmos, mas sem neura ou ansiedade, sem se comparar. Cada pessoa tem seu tempo, suas prioridades e sua forma de viver e ver o mundo.

site: https://www.ladoboblog.com/post/the-perks-of-being-a-wallflower-stephen-chbosky
Jackie 03/11/2020minha estante
Que legal, Rose! Vejo que agora preciso mesmo tornar meu inglês fluente pois nos últimos anos surgiram alguns títulos que tenho interesse e que não estão sendo traduzidos. Infelizmente nosso mundo fica limitado quando não dominamos o inglês. Parabéns por ter conseguido vencer esse obstáculo!

Rose 03/11/2020minha estante
Concordo Jackie! Não dominar o inglês nos limita bastante. Sonho em conquistar a fluência um dia. Muito obrigada! ???

UA 25/03/2011

Sinopse: “The Perks of Being a Wallflower” é um romance contado em forma de cartas endereçadas para um amigo anônimo. O personagem principal,Charlie, é sincero e sensível, e sofre de episódios de depressão provocada por uma lembrança reprimida de algo que ele sofreu quando era ainda criança.
Seu melhor amigo se suicida antes do início do ano letivo, e assim ele conhece os irmãos Patrick e Sam que apóiam a sua individualidade e amor pela literatura, música e poesia.
A história de Charlie contém pedaços da história de qualquer leitor. O estilo do romance pode tocar em vários temas como a experimentação de drogas e álcool, sexualidade, fazer amizades, relações familiares e perdas, mas não se fixam em nenhum tópico específico. Essa falta de foco é o que torna a história tão real e verdadeira para quem a lê.
Em alguns momentos você sente como se fosse o amigo anônimo para quem Charlie escreve, em outros você se sente como se fosse o próprio Charlie.

E aí?: A primeira coisa que eu devo falar é: Leia esse livro, ele é incrível. Entenda, eu sou uma pessoa que lê muito (não diga), pelo menos 4 livros por mês, então de tudo que eu leio poucos saem da categoria “leitura de passatempo” para o status de “livros que mudaram sua vida”. Perks deve ter entrado nesse status depois da segunda página.
Ok, talvez “mudar sua vida” possa soar meio estremo, mas eu não estou considerando apenas o fato do livro te trazer coisas novas (porque isso todo livro faz em menor ou maior escala), mas sim o fato de ele te fazer rever coisas antigas e enxergá-las de um novo modo.
“The Perks of Being a Wallflower” é um livro que tocante que faz o leitor sentir como se estivesse lendo sua própria história.
É impossível não se identificar com o personagem principal quando ele faz “mixtapes” (quem nunca fez isso? gravando as músicas preferidas do rádio?) ou quando ele diz coisas como “É estranho, porque às vezes, quando eu leio um livro, eu acho que eu sou a pessoa do livro”.
Na verdade, “The Perks of Being a Wallflower” é o tipo de livro que você tem vontade de transformar cada parágrafo em um quote. Ou pôster. Ou tatuagem.
Outra grande coisa são as várias referências a outros livros, filmes e músicas que ajudam ainda mais a criar um ambiente “familiar” para a história:
Literatura
Hamlet by William Shakespeare
The Stranger by Albert Camus
The Fountainhead by Ayn Rand
Filmes e Programas de TV
Rocky Horror Picture Show
The Graduate
heyluua 04/06/2012minha estante
:D

Thays 13/10/2020

Nós somos infinitos
Charles é um adolescente muito especial. Ele tem uma pureza em ver as coisas, a vida, as pessoas. Mesmo sendo um adolescente cheio de traumas (que ele mesmo não entende até certo momento). E depois de tudo que passou ainda encontra forças pra seguir em frente.

A escrita em forma de cartas foi bem diferente, mas me fez sentir como se eu fosse o destinatário (acho que devia ser a intenção do autor...talvez)

Fiquei tocada com essa leitura, de forma tão simples nos ensina muito.

"Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."

DeniseSC 21/04/2022

Infinito
Eu não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso esse livro é!!
Confesso que não quis ler quando virou "modinha" por conta do filme, mal eu sabia que esse livro é do final dos anos 90, mas aborda assuntos muito atuais.
Incrível ver o ano letivo do Charlie, todas as dores que ele, os amigos e a própria família sentem, quantos traumas e mágoas.
Podemos ver como a criação e as influências transformam a vida de uma pessoa, o qual impacto uma simples palavra faz.
Teve momentos de muita dor, mas também momentos maravilhosos! Afinal, assim é a vida!
Fiquei extremamente feliz por ele ter conseguido superar tantas coisas, e principalmente, por não lermos mais cartas dele.
Tocante e poderoso, não poderia dar menos de 5 estrelas pra ele.