A Incrível Viagem De Shackleton

A Incrível Viagem De Shackleton Alfred Lansing...

Resenhas - A Incrível Viagem De Shackleton

Jessica 03/04/2021

Uma lição de resiliência e persistência.

Demorei a engatar na leitura, mas em alguns momentos o coração chegou a acelerar.

Bruno.Carvalho 05/07/2022

NO LIMITE de verdade.
Alguém certa vez disse que existem dois tipos de pessoas no mundo: as que entretêm e as que observam. Bom, os viajantes dessa expedição Antártica claramente não foram observadores, mas o tipo de entretenimento dado foi um dos mais tensos de acompanhar.

Aparentemente essa viagem estava fadada ao fracasso. Páginas e mais páginas de problemas, empecilhos literalmente gigantescos e muito azar. Tantas vezes eu me perguntei como me sairia se estivesse lá. Dias seguidos sem conseguir dormir, com pouca água, no frio intenso e com uma alimentação escassa e muitas vezes à base de pinguim e foca.

Vibrei várias vezes com algumas vitórias, fiquei aliviado e me emocionei lendo essa história. Chegou num ponto que eles lutavam não só pela sua sobrevivência, mas para que suas memórias não morressem junto com eles. Como foi dito aqui: "Worsley não pensou muito na morte, porque agora ela era evidentemente inevitável, mas lamentou o fato de que ninguém nunca viesse a saber como eles tinham chegado terrivelmente perto de conseguir".

Ao ler isso, pensei logo em quantas boas histórias se perderam com pessoas que quase conseguiram... Enfim, ainda bem que essa deu certo e foi muito bem contada.

Sylvia 19/07/2020

Resiliência humana
Livro incrível sobre a história real da expedição mal sucedida à Antártida sob o comando do Sir Shackleton, a bordo do Endurance.

Uma história espetacular! Impressionante ver o que o ser humano é capaz de suportar sob fortes pressões e a ameaça constante de morrer.

Super recomendo!!

Jonas 15/04/2021

"...Nunca vi, nem verei, aqui ou em qualquer outro lugar, até morrer, mesmo que vivesse três vidas de homens mortais, tamanho milagre..." Tennyson
Expedição Imperial transantártica - “A mais extraordinária aventura de todos os tempos”. Capitão Sir Ernest Shackleton e mais 27 homens ao seu comando. E em 19 de janeiro de 1915 o navio Endurece (resistência) fica preso no centro de uma vastidão gelada do traiçoeiro mar de Weddell (posição 69º5’ Sul, 51º30’ Oeste) na Antártida.
Eram náufragos, isolados numa das regiões mais selvagens do planeta, à deriva, sem a menor esperança de resgate, subsistindo enquanto a providência lhes mandasse o que comer. E ainda assim, surpreendentemente, haviam se ajustado com poucos problemas à sua nova vida, e a maioria dos homens sentia-se sinceramente feliz. A adaptabilidade da criatura humana é tamanha que na verdade às vezes eles precisam lembrar a si mesmos que estava vivendo em circunstâncias desesperadas.
Mas eles travaram a luta mais valorosa que um ser humano jamais havia visto antes. A luta pela vida, pela sobrevivência. Travando uma sucessão infindáveis de dificuldades que, vencidas, levavam à libertação do inferno particular daquele momento. Os rostos estavam enegrecidos pela fuligem acumulada e meios escondidos pelas barbas emaranhadas e cujos corpos estavam brancos como cadáveres de tanto tempo que passaram mergulhados na água salgada. Os rostos, e especialmente, os dedos, estavam marcados com feias manchas redondas de pele esfolada, nos lugares onde o frio ferira sua carne.
E apesar das provações físicas e emocionais que teriam que suportar. Os desafiando exigindo cada átomo de sua força eles não desistiram. E nos ensina muitas lições:
- “Os sonhos tornam os homens imortais”
- O segredo do sucesso, revela, é concentrar-se no momento presente. Não pensar – e sobretudo não temer – o futuro.
- “O meu conselho, a quem queira atrever-se numa empreitada semelhante, é pensar nos próximos cem quilómetros. Não mais do que isso. Um passo atrás do outro."
- O Capitão Ernest Shackleton foi exemplo de coragem e abnegação em todas as situações.
- Exemplo de liderança em tempos de crise
- “Um homem se molda a um novo objetivo no momento em que o antigo vai embora.”
- Sir Shackleton era totalmente comprometido com a noção de que sua liderança precisaria de rápida adaptação, flexibilidade e inovação.
- Mesmo sendo o Comandante, em nenhum momento exigiu privilégios para si mesmo...

Sérgey 31/08/2020

Emocionante até o fim
O livro te prende logo no início despertando uma curiosidade extrema. Num ambiente tão inóspito e selvagem como Antártida, os desafios não poderiam ser menores do que impossíveis. Não consegui conter as lágrimas no final com o resgate dos náufragos. Forte, angustiante mas principalmente uma lição de vida para mim e acredito que para muitos também o será.

Liguerme 22/11/2022

Uma história que nos faz sentir o frio cortante da antártida, a determinação de Shackleton e seus 27 homens a deriva, o desespero e a incerteza do que poderá vir acontecer.

Me senti na pele desses homens enquanto lia esse livro, é incrível a forma que o autor descreve o que tiveram que passar para sobreviver.

Eder.Machado 08/01/2023

Uma história impressionante
Uma história impressionante de sobrevivência e superação, com detalhes incríveis que te colocam dentro da expedição e te fazem sentir o mesmo que a tripulação.
Cria uma expectativa muito grande para o final e pela sobrevivência da tripulação.

leootee 13/01/2023

pfto
O livro é muito bem escrito, a história é fantástica (principalmente por ser uma história real) e é simplesmente um livro incrível por si só??

Diogo.Pereira 29/10/2020

Uma lição de vida
Shackleton é o exemplo de líder servidor.

Gostei muito da leitura! Em várias partes me colocava no lugar dele e analisava se faria algo diferente. Impressionante a capacidade de liderança e respeito que a equipe tinha com ele e com as decisões que tomava, mesmo que existissem motivos reais de desconfiança.

Em nenhum momento ele se aproveitou do "cargo" e/ou "status", sempre fez todas as atividades que eram necessárias para sobrevivência de TODA tripulação.

Ju Ragni 22/01/2023

Super aventura, quem ler vai gostar
Uau, que livro!!! Foi lançado em 1959, mas quando você lê, parece que os eventos estão acontecendo agora, nada mudou no continente gelado durante todos esses anos... Tenho um chamego com as histórias reais, penso que a experiência vivida tem um valor inestimável, ainda que a fantasia fique um pouco a desejar. Mas aqui neste livro a fantasia não deixou nada a desejar, acho que a realidade até superou qualquer fantasia que alguém pudesse imaginar. A aventura é incrível!!! O livro já começa com o Endurance preso no gelo a ponto de naufragar, e daí a história se desenvolve. Ninguém ousaria imaginar a coragem e determinação daqueles homens perdidos na imensidão gelada, sua resistência a temperaturas e ambiente inóspitos. Pense em como se sentiram ao ter de abandonar o navio que os trouxera até ali, sua segurança, e montar acampamento numa banquisa de gelo, ter de caçar focas para sobreviver, e ainda ter de partir em 3 barquinhos para procurar uma ilha que nem tinham certeza de qual seria e se conseguiriam chegar. As viagens são descritas em detalhes, ao ler parece que a gente está viajando com eles, tão ricas são as reconstruções. Para mim esse livro vai ficar com um gostinho especial, porque escolhi essa leitura para levar na minha viagem de férias para a Patagônia. Sabia que Shackleton pediu socorro para resgatar sua tripulação que havia ficado na Ilha Elephant em Punta Arenas, no Chile, e como eu ia passar por lá, decidi levar essa leitura. Imagine o prazer que tive quando, ao visitar o Palácio Sara Braun, um museu no centro da cidade, descobri que uma parte dele foi transformada em um hotel, o Jose Noguera, e que esse hotel abriga um bar: o Bar Shackleton!!! Muito legal, é um lugar agradável, e nas paredes tem vários quadros com cenas sobre a aventura. Pena que não deu tempo de tomar um drink, porque passamos por lá ainda de manhã... Mas fica a dica para quem conseguir ir. Por último e não menos importante: o Endurance foi localizado recentemente, em março do ano passado, a 6 km do local do naufrágio, no mar de Wedell, a 3.800 ms de profundidade. De arrepiar!!!

Lara 02/11/2020

Alfred Lansing vem a reunir e recriar com riqueza de detalhes, usando como fonte todo tipo de material como diários e entrevistas, a expedição imperial transantártica que foi iniciada em 1914 e ficou muito conhecida pela resistência dos seus integrantes, o objetivo da expedição era efetuar a primeira travessia terrestre do continente Antártico.
Não preciso dizer que a empreitada não obteve sucesso, mas Ernest Shackleton demonstra um espírito de liderança raro, além de estrategista nato conseguiu salvar a vida de todos os tripulantes do Endurance, embora um tenha saído com menos uma perna.
O navio foi feito na Noruega, e era avançado visto a época em que fora construído, mas não foi capaz de completar o seu destino, entretanto nem por isso a expedição é menos conhecida. Vale muito a pena ler, tem alguns termos próprios de navegação que me causaram desconforto, mas aos poucos fui criando certa familiaridade.

Bonifax 11/05/2022

Viver é uma decisão consciente.
Várias palavras como perseverança e determinação ganham uma outra magnitude ao decorrer dessa incrível e extremamente emocionante história. O mais chocante é a decisão de sobreviver. Ficou claro que essa decisão havia sido tomada por todos. Acredito que na vida normal, já que tudo é relativo, a decisão de VIVER seja tão fundamental quanto. Pois, na história, nem a deriva aparentemente infinita os fizeram abandonar a decisão de viver.