A Incrível Viagem De Shackleton

A Incrível Viagem De Shackleton Alfred Lansing...

Resenhas - A Incrível Viagem De Shackleton

Ju Ragni 22/01/2023

Super aventura, quem ler vai gostar
Uau, que livro!!! Foi lançado em 1959, mas quando você lê, parece que os eventos estão acontecendo agora, nada mudou no continente gelado durante todos esses anos... Tenho um chamego com as histórias reais, penso que a experiência vivida tem um valor inestimável, ainda que a fantasia fique um pouco a desejar. Mas aqui neste livro a fantasia não deixou nada a desejar, acho que a realidade até superou qualquer fantasia que alguém pudesse imaginar. A aventura é incrível!!! O livro já começa com o Endurance preso no gelo a ponto de naufragar, e daí a história se desenvolve. Ninguém ousaria imaginar a coragem e determinação daqueles homens perdidos na imensidão gelada, sua resistência a temperaturas e ambiente inóspitos. Pense em como se sentiram ao ter de abandonar o navio que os trouxera até ali, sua segurança, e montar acampamento numa banquisa de gelo, ter de caçar focas para sobreviver, e ainda ter de partir em 3 barquinhos para procurar uma ilha que nem tinham certeza de qual seria e se conseguiriam chegar. As viagens são descritas em detalhes, ao ler parece que a gente está viajando com eles, tão ricas são as reconstruções. Para mim esse livro vai ficar com um gostinho especial, porque escolhi essa leitura para levar na minha viagem de férias para a Patagônia. Sabia que Shackleton pediu socorro para resgatar sua tripulação que havia ficado na Ilha Elephant em Punta Arenas, no Chile, e como eu ia passar por lá, decidi levar essa leitura. Imagine o prazer que tive quando, ao visitar o Palácio Sara Braun, um museu no centro da cidade, descobri que uma parte dele foi transformada em um hotel, o Jose Noguera, e que esse hotel abriga um bar: o Bar Shackleton!!! Muito legal, é um lugar agradável, e nas paredes tem vários quadros com cenas sobre a aventura. Pena que não deu tempo de tomar um drink, porque passamos por lá ainda de manhã... Mas fica a dica para quem conseguir ir. Por último e não menos importante: o Endurance foi localizado recentemente, em março do ano passado, a 6 km do local do naufrágio, no mar de Wedell, a 3.800 ms de profundidade. De arrepiar!!!

Buda 30/07/2020

Fantástico
Uma das maiores e mais fantásticas aventuras se todos os tempos.

luizfsricardo 09/08/2023

Espetacular
De fato esta é uma história incrível. Hoje é inimaginável passar por cada situação que este grupo passou durante mais de 1 ano. O tempo preso no gelo, longe de terra firme, a navegação em banquisas, as medições solares e todo o sofrimento para sobreviver à combinação de baixas temperaturas e os mares mais perigosos no globo. Que história espetacular.

Mario Pordeus 17/08/2023

Monótono
Livro começa monótono; no meio da história, continua monótono;. mas, no final... também é monótono! Só narração de gelo, frio e vento o tempo todo. Final sem nenhuma surpresa e nenhuma emoção...

A leitura não é nada fluida em virtude da falta de diálogos entre as personagens e, além disso, a falta de análise psicológica por parte do autor (que em certo sentido não tem culpa, já que escreveu o livro baseado na história real descrita por um dos aventureiros através do seu diário) trava ainda mais a história.

Pra mim o objetivo da literatura não é simplesmente saber o quê e sim o por quê e o como que as coisas acontecem. Por isso, fica a pergunta: quem eram aqueles homens que embarcaram no Endurance? Em qual contexto suas vidas estavam inseridas? Quais as motivações por trás da decisão de partir em alto mar? O que cada um deles pensava, durante a viagem? De onde tiravam forças para lutar pela vida (da fé em Deus, da saudade de casa, da vaidade de ser recebido como herói...)?

Nenhuma destas perguntas é respondida pelo autor.

A Incrível viagem de Shackleton é uma historinha onde só sabemos o "o quê".

Aline 15/05/2022

Diferente
Não é o estilo que constumo ler, mas o livro me conquistou. Adorei conhecer mais sobre esse capítulo da história. Livro muito bom!

Sérgey 31/08/2020

Emocionante até o fim
O livro te prende logo no início despertando uma curiosidade extrema. Num ambiente tão inóspito e selvagem como Antártida, os desafios não poderiam ser menores do que impossíveis. Não consegui conter as lágrimas no final com o resgate dos náufragos. Forte, angustiante mas principalmente uma lição de vida para mim e acredito que para muitos também o será.

mug 30/10/2023

Espetacular
Que história mais incrível!!!! Liderança e resiliência no nível máximo! Todo livro que deveria ser obrigatório a sua leitura.

luamagnetica 31/12/2023

Conheço essa expedição há alguns anos e sempre quis me aprofundar mais nessa história. Aqui, foi um ótimo começo.

A experiência de ler esse livro foi quase perfeita, faço ressalvas apenas a alguns detalhes excessivos na escrita que poderiam ter sido mais objetivos. Mas, num geral, é uma ótima narrativa sobre o caso tanto de maneira prática o que e como aconteceu - quanto emocionalmente como as pessoas foram afetadas dia após dia.

O final é completamente emocionante. Me arrancou algumas lágrimas inesperadas pois mesmo já sabendo como acabaria, me peguei mais próxima ainda do Grupo depois de entender o que se passou com cada um dia após dia e comemorei junto :,)

Sandrow 20/03/2024

Impressionante
O título faz jus a história, foi uma viagem incrível. É até difícil de acreditar no que estes homens passaram. Um relato impressionante da força humana em vencer as dificuldades. Um exemplo de coragem, determinação, disciplina e acima de tudo da liderança do capitão Shackleton.

Eder.Machado 08/01/2023

Uma história impressionante
Uma história impressionante de sobrevivência e superação, com detalhes incríveis que te colocam dentro da expedição e te fazem sentir o mesmo que a tripulação.
Cria uma expectativa muito grande para o final e pela sobrevivência da tripulação.

leootee 13/01/2023

pfto
O livro é muito bem escrito, a história é fantástica (principalmente por ser uma história real) e é simplesmente um livro incrível por si só??

Lara 02/11/2020

Alfred Lansing vem a reunir e recriar com riqueza de detalhes, usando como fonte todo tipo de material como diários e entrevistas, a expedição imperial transantártica que foi iniciada em 1914 e ficou muito conhecida pela resistência dos seus integrantes, o objetivo da expedição era efetuar a primeira travessia terrestre do continente Antártico.
Não preciso dizer que a empreitada não obteve sucesso, mas Ernest Shackleton demonstra um espírito de liderança raro, além de estrategista nato conseguiu salvar a vida de todos os tripulantes do Endurance, embora um tenha saído com menos uma perna.
O navio foi feito na Noruega, e era avançado visto a época em que fora construído, mas não foi capaz de completar o seu destino, entretanto nem por isso a expedição é menos conhecida. Vale muito a pena ler, tem alguns termos próprios de navegação que me causaram desconforto, mas aos poucos fui criando certa familiaridade.

Gustavo.Ponte 03/01/2021minha estante
*pedido = período

Juliana 04/06/2020

Duas Palavras
" Inacreditável" e "Incrível" foram as duas palavras que mais saíram da minha boca enquanto lia A Incrível Viagem de Shakleton. Vale MUITO a pena ler!