A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

julia5908 27/01/2024

Li na hora errada
"a vida humana só acontece uma vez e não poderemos jamais verificar qual seria a boa ou a má decisão, porque, em todas as situações, só podemos decidir uma vez. Não nos é dada uma segunda chance, uma terceira, uma quarta vida para que possamos comparar decisões diferentes."

talvez se eu tivesse lido o livro um pouco mais velha eu teria uma visão diferente. eu adorei as partes que abordavam mais a filosofia e os acontecimentos históricos, mas a trajetória dos personagens, principalmente do tomas, me deixavam com vontade de abandonar o livro. acho uma leitura boa para um certo momento da vida, mas certamente não estou nesse momento ainda
Daniele.Couto 01/02/2024minha estante
Estou lendo e estou com a mesma sensação de que estou lendo no momento errado...

julia5908 02/02/2024minha estante
pse cara. minha mãe amou. eu já nao curti muito. talvez daqui a alguns anos seja legal ler de novo com uma visão mais madura

Kaique.Vidal 27/01/2024

Pesado e Complexo mas talvez necessário
Ótimo livro e recomendaria facilmente, não concordo com algumas analogias do autor. Me identifiquei bastante com frases que impactam demais e fazem valer o título do livro que te faz refletir se a vida por ser tão leve se torna mesmo insustentável ou não.
O Kitsch que é falado algumas vezes no livro eu mesmo só peguei referências sobre cada personagem depois de vídeos sobre resenha, é MUITO bem falado em cada personagem e até nas situações do totalitarismo da Rússia na Tchecoslováquia, ÓTIMO LIVRO!

Leticia2185 27/01/2024

A Insustentável Leveza Do Ser
Um livro de pouco mais de 300 páginas com reflexões para uma vida inteira. É muito fascinante como a leitura perpassa por diferentes temas e abordando todos de maneira inteligente e delicada. Através de uma trama que poderia ser considerada simples, acompanhado dois casais que vivem em um contexto de guerra, mas que se aprofunda a cada mínimo detalhe de sua vidas, relações e sentimentos. A cada página eu me encontrava mais envolvida com a trama e escrita, que por sinal me marcaram muito e sei que vou levar diversas frases para minha vida. Também é muito interessante conhecer a literatura de outros países e entender mais sua história.

"e os amores são como os impérios: desaparecendo a ideia sobre a qual foram construídos, morrem com ela."

Carol França 25/01/2024

Um sopro de realidade
Kundera nos faz refletir, sobre assumir compromissos e o que essas escolhas pesam em nossas vidas: ser ou nao ser/ estar ou nao estar / o que esta escrito e o que deveria ser. Os fardos que carregamos ao longo da vida tornam nossa existencia mais real e verdadeira. Livro incrivel e dificil de soltar ate a ultima pagina.

Caetano.Fernandes 23/01/2024

Caras?

não foi uma leitura difícil, mas não gostei. foram muitas informações sendo jogadas aleatoriamente, parecia uma conversa com alguém com TDAH fortíssimo

algumas citações muito boas, mas sem me prender muito

Aline 21/01/2024

A leveza pode ter um peso insustentável?
A leveza de um mundo que já não tem dimensões.

"Se a maldição e o privilégio são uma só e única coisa, se não existe diferença entre o nobre e o vil, se o filho de Deus pode ser julgado pela mera, a existência humana perde suas dimensões e adquire uma leveza insustentável."

Um livro que consegue abordar, conjuntamente:

- aspectos intrínsecos ao ser humano, tal como ética e moral (talvez, a relevância do subjetivismo perante o outro?);

- amor e fidelidade (inclusive amor e lealdade de um cachorro!);

- o terrível período de dominação soviética no leste europeu após a 2° Guerra;

- a primavera de Praga;

- a beleza, considerando também um pretenso relativismo...

"... a questão fundamental não era: sabiam ou não sabiam? Mas: alguém é inocente apenas por não saber? um imbecil sentado no tronoestaria isento de toda a responsabilidade pelo simples fato de ser imbecil?"

São tantas as visões pelas quais pode-se ler este livro, seja pelo aspecto romântico, seja pelo aspecto histórico. Por isso, sei que precisarei relê-lo no futuro.

(e, desde logo, deixo o alerta; se, assim como eu, você espera... bom, não sei o que eu esperava exatamente; mas a profundidade, abrangência e fluidez deste livro me surpreendeu muito!)

bianca c 19/01/2024

O que escolher então? O peso ou a leveza
Um livro repleto de reflexões sobre a vida e a dualidade que persegue a existência: As vezes leve como uma pluma, outras tão pesada...

Se só temos uma única vida para viver, o que buscamos? Estamos em busca do desconhecido? Como ter certeza?

E o que motiva nossa existência na terra?

Os dilemas dos personagens esbarram em solidão, a necessidade de atenção, de ser amado, de ser visto... Mas visto por quem? Quem importa no meio disso tudo?

Politica e guerra são temas transversais em todo o livro, que se intensificam com o passar dos capitulos. O autor nos faz pensar sobre como isso impacta na vontade/motivação em viver de cada personagem.

eurenato 18/01/2024

Romances levam tempo
Romances levam tempo. Para serem lidos ou vividos. Sempre ensinam muito e nos deixam um vácuo quando acabam. Este por exemplo traz muita coisa pra se refletir:
1. A experiência romântica é uma expedição que requer engajamento, se amar é se doar.
2. A memória poética nos faz lembrar dos momentos de forma muito distinta, lembrar é sempre reinventar o que se viveu.
3. A capacidade humana de criar subterfúgios é tão grande que a gente inventa na nossa cabeça coincidências que justifiquem as decisões precipitadas que tomamos pra fingir que são elas as causas das nossas irresponsabilidades.
4. Por se dispor tanto pelo amor, fica sempre mais difícil abrir mão ao longo do tempo. Mas o término é necessário.
5. Regimes políticos totalitários fodem com a vida de todo mundo.
Começar o ano com um romance e junto dele tantas leituras paralelas fizeram a breve experiência se transformar num imenso aprendizado. Consigo dizer que estou pronto para outros. Sigo dizendo que o romance frustrado é tão bom quanto o consumado. Porque ele acende a gente por dentro, pode trazer um peso insuportável ou nos deixar imprudentemente leves.
Ambos resultados nos removem da monotonia.

gabioubia 17/01/2024

A primeira vez que eu li me tocou muito, acho que em 2016/2017, logo depois que assisti o filme do livro por indicação de papai
agora em 2024 reli e foi totalmente diferente
mas continua sendo especial

Kizner 14/01/2024

Um dos livros mais bonitos que já li!
Cada página é de te fazer pensar. Incrível como autor tem a sensibilidade de criar um romance em que cada traço de personalidade, anseio, sonho, felicidade é o estopim para um baita momento poético e filosófico.

Amei a escrita, a poesia e de como o autor quebra a quarta parede diversas vezes para falar dos motivos de suas escolhas na narração.

Super recomendo!

GG 12/01/2024

Começo dizendo que não é um livro simples, pelo contrário, é bem complexo: traz muitas ideias e conceitos (que ele vai explicando durante o desenrolar da história), fala de opostos (principalmente o leve/pesado) e é um livro extremamente político.

Todo o enredo gira em torno das relações entre Tomas, Tereza, Sabina e Franz, que vivem seus conflitos pessoais durante a ocupação russa em Praga, ao mesmo tempo que são suscitadas questões morais e ficam claros seus posicionamentos políticos. Os personagens são diretamente afetados pelo regime comunista e o autor usa esse contexto para fazer muitas críticas não apenas ao regime comunista em si, mas principalmente aos políticos, inclusive os da chamada direita.

A dualidade entre peso e leveza permeia todo o livro e fica bem claro o que seria a tal insustentável leveza, retirando nossa tendência de achar que leve = bom e pesado = ruim.

Tomas é um cara que separa bem sexo de amor, que se vê estranhamente envolvido por Tereza. Ele a ama, casa com ela, mas mantém suas "amizades eróticas". Tereza, por sua vez, vem cheia de traumas e conflitos com sua mãe, encontra amor em Tomas, mas vive a dualidade leveza/peso a cada dia, pois sabe das infidelidades do marido.

Sabina era amante de Tomas, uma mulher de corpo livre e que vê na traição não uma coisa errada, mas o desconhecido. Eventualmente ela se envolve com Franz, um professor em um casamento infeliz.

A insustentável leveza do ser é um livro muito peculiar, com uma linguagem poética, muito reflexivo, particularmente rico (culturalmente falando) e com personagens cheios de idiossincrasias.

Nem de longe essa resenha faz jus ao livro, que ainda estou digerindo e tenho certeza que vai ficar na minha cabeça por um booom tempo. Definitivamente é arrebatador, adorei.
Brunofds 12/01/2024minha estante
Estou lendo tb e concordo em tudo que vc disse?

Danielle.Nasser 12/01/2024minha estante
Ainda não terminei de ler. E até onde li, você o descreve perfeitamente. Adorei a resenha.

GG 12/01/2024minha estante
Espero que ao final vcs também tenham a mesma experiência positiva que eu. Dá pra entender a razão desse livro ser um clássico, ele realmente fala com a gente.

luisasatie 11/01/2024

Cinco estrelas
O primeiro 5 estrelas a gente nunca esquece - a verdade é que muitos outros mereceram meu 5 mas eu não quis dar o braço a torcer. Kundera praticamente me obrigou a dar nota 5. e eu ainda o agradeço por isso.

Rachel 11/01/2024

Obra prima
A perfeita junção de História, romance, drama, realismo, com um toque erótico. Escrita primorosa na escolha de cada palavra. Uma obra prima que merece seu destaque na literatura mundial, repleta de profundas reflexões. É um livro que agrega na formação de seu leitor.

Mylloka. 11/01/2024

Nova visão
É como me sinto depois de ler A insustentável leveza do ser. Escrevo após uns 2 meses da finalização da leitura, porém com ela muita acessa em minha mente, pois foi o primeiro livro que decidi anotar partes que me tocaram ( e foram muitas rsrs ). Acredito que existe uma vida antes e após esta leitura, compreender que o leve se exerce em meio ao peso é boom mental. Nunca imaginei me apaixonar tanto por uma personagem denominada amante, como Sabina. Compreender o que nos leva as nossas válvulas de escape é algo extremamente complexo, e a construção dos personagens nesse quesito é excepcional. O livro mostra de uma perspectiva interior o que leva cada personagem a viver e agir do modo que se faz e o quanto mais corremos atrás da leveza do espírito nos afastamos dela, pois o leve nunca será imposto, mas totalmente espontâneo, embora algumas vezes nos machuque, pois não é porque é leve que nos faz 100% bem ou bem 100% do tempo. É bom aprender a apreciar a leveza e me sinto uma grande aprendiz do livro neste quesito.