No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Natalia.Franca 24/12/2020

Sabe quando você não espera nada? Quando se deixar levar pela história? Foi assim com esse livro, e me surpreendi demais!
A história nos conduz a vida de Cahty em alternância entre passado e presente e como ela foi de uma jovem adulta extrovertida e divertida a mulher que sofre com o TOC e o transtorno pós traumático.
A história com seu namorado e como cada dia que passava (na história no passado) se tornava cada vez mais uma tortura, a autora decorre muito bem sobre relacionamento abusivo, como começa com coisas simples que são confundidas com proteção e preocupação mas que no final são só um jeito de controlar a vítima. E no presente na história a autora também soube conduzir muito bem a recuperação da personagem, e mostras muitas nuances de quem sofre desses problemas (TOC e transtorno pós traumático).
O ponto mais forte pra mim foi como me senti incomodada, como pensei desde o início "tem algo errado", como me senti angustiada com toda a situação de abuso, de a personagem se sentir vigiada... E o que + incomodou como sempre me incomoda e que acontece muito em caso reais: a falta de provas para culpar alguém por todos os seus crimes e o despreparo da sociedade com a vítima.
Ótimo livro! Favoritado! Real!
Recomendo.

SÓ FICA A OBS: O livro tem gatilhos sobre violência doméstica e estupro.

Marcianeysa 15/12/2020

Tenso
A história trata de violência doméstica, alternando em dois momentos da vida da personagem. Ela desenvolve um TOC por conta do medo que sente. As vezes a leitura é sufocante.

Amanda.Espindola 07/12/2020

" Ele pegou minha mão. Olhei para meus dedos, entrelaçados aos seus, me perguntando como ainda poderiam estar frios quando o restante de mim estava tão quente, e pensando vagamente sobre como suas mãos eram grandes e fortes, as unhas curtas. Procurei o pânico, mas não o encontrei. Meu coração batia acelerado, mas sem temor."

Jon O'Brien 28/11/2020

Chocante é pouco!
No Escuro é um suspense intenso de uma das minhas autoras preferidas, Elizabeth Haynes, que possui uma escrita empática e de temas que costumam chamar a minha atenção. Quer saber mais sobre este livro, que se tornou um dos meus favoritos da vida? Acompanhe a resenha, com algumas poucas informações além da sinopse!

No Escuro é o primeiro livro escrito pela Elizabeth Haynes, e também o mais bem-avaliado, e fala de um tema que a gente vê bastante nas manchetes de jornal: relacionamento abusivo. Catherine é uma jovem que sabe reconhecer o cara ideal quando vê um, e quando se depara com Lee, ela imediatamente se atrai por ele.

Uma a uma, as amigas de Catherine também se afeiçoam por Lee, não deixando de dizer quão sortuda ela é por se envolver com um homem desses. Com o tempo, entretanto, Lee se mostra uma pessoa bastante controladora e que priva Catherine de sair e de ver as amigas. Catherine tenta sair do relacionamento quando a situação se complica, mas, ao pedir ajuda aos amigos, ninguém acredita nela e ela se vê sozinha.

Uma vez no escuro, a mulher planeja como escapar dele.

Quatro anos mais tarde, a vida de Catherine, agora Cathy, está virada de ponta-cabeça: vive em outra cidade, longe de Lee (que está na prisão), e se tornou uma pessoa diferente. Diagnosticada com TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), Cathy, descrita pelas habilidosas mãos de Elizabeth Haynes, nos mostra a agonia agoniantemente agoniante dos rituais de repetição e da luta constante que Cathy enfrenta dia após dia. Com a ajuda de seu vizinho Stuart, Cathy tenta se reconstruir e passar a viver de verdade, mas a ligação de que Lee está prestes a sair da prisão muda tudo.

A escrita da Elizabeth Haynes é muito boa. Não é poética, não tem muitos floreios, mas é muito bem pontuada. Trata-se de uma escrita verdadeiramente profissional. E o melhor de tudo: é uma escrita empática, inclusiva, que aborda temas do cotidiano (isso se percebe não só nesse livro, mas em outros da autora). A escrita é tão gostosa, apesar das descrições brutais em alguns momentos (teve até uma cena que me deixou em choque por dias), que facilmente você termina o livro de uma vez, embora eu não tenha feito isso com dó de acabá-lo rapidamente.

Como vi em Restos Humanos, outro livro da autora, em No Escuro Elizabeth Haynes escreve com propriedade. Então ela mostra um relacionamento abusivo e as complicações do TOC com competência. É palpável a dor da personagem, e todas as suas escolhas são compreensíveis com base na sua vida pregressa e no que ela enfrenta. Ou seja, é um livro crível.

O ponto negativo para algumas pessoas talvez seja a previsibilidade. Quem leu os três livros da autora publicados pela Intrínseca aqui no Brasil pode ter percebido como os finais são parecidos. Além disso, há algumas surpresas no que diz respeito a pontos de virada, mas não há plot twists. Eu particularmente não me incomodo com isso, mas vi algumas pessas reclamando.

Resumindo, para mim foi um livro cinco estrelas, com boa ambientação, bons personagens e um enredo de tirar o fôlego. Já estou aguardando mais livros da autora serem lançados no Brasil (ela tem mais alguns publicados fora), só que ainda não há sinal de lançamento. Vamos torcer por novidades!

site: https://redipeblog.wordpress.com/2020/11/28/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes/
Fernando Lafaiete 28/11/2020minha estante
Também adoRo esse livro!! S2

Fernando Lafaiete 28/11/2020minha estante
Também adoro esse livro!! S2

Jon O'Brien 28/11/2020minha estante
S2 demais

Lucia.Ferreira 10/04/2022minha estante
Quando terminei esse livro, quase que tava com TOC. Fiquei meio.paranoica!

Jon O'Brien 10/04/2022minha estante
Pois é, Lucia. É um livro muito imersivo e agoniante mesmo!

Carla Cristina 17/11/2020

Instigante
Posso dizer sem sombras de dúvidas que Lee é um sociopata. É assustador o mundo ainda está cheio desse tipo de gente, e sabemos que acontece no mundo real exatamente assim... Vc se apaixona por um cara maravilhoso, carinhoso, romântico e quando vê, está isolada, sozinha, e desesperada... As pessoas tendem a acreditar no que vêem e aí olhar para Lee o que vemos é um homem trabalhador e dedicado.
Catherine é uma personagem maravilhosa, que cresceu durante toda a passagem do livro, e apesar de todos os percalços, medos e inseguranças, seu TOC e todas as suas angústias, não desiste e segue firme.
E o final!? Surpreendente! Vale a leitura, com certeza!!!!

Felipe Saraiva 30/10/2020

O livro tem uma história de muito impacto, que me provocou diversas emoções ao longo de suas páginas, mas eu tava esperando um suspense e eu fiquei me perguntando qual o plot twist dessa vez?" e criei diversas teorias ao longo do livro, quase todas frustradas, pois o livro é muito mais realista e cruel do que isto. É um retrato da crueldade humana. Tem diversos gatilhos ao longo do livro e definitivamente não recomendo para pessoas sensíveis a histórias sobre ansiedade, depressão, violência, agressão física e psicológica (incluindo estupros)... é pesado, mas infelizmente acontece todos os dias, right? Precisamos encarar os problemas para que eles não o aconteçam mais!

Aidiane Ramirez 15/10/2020

Que história forte. Tinha horas que precisava de uma pausa para respirar. Muito intenso e muito bom

Karen 25/09/2020

Maravilhoso!
Estou sem palavras! Adoro livros que me tiram o chão, que me causam desconforto e que me deixam pensando por dias.

Me surpreendeu o relato angustiante da rotina de uma portadora de TOC e de estresse pós traumático. Me fez lembrar de minha mãe, que sofreu dessas doenças e que tinha como uma de suas obsessões lavar as mãos repetidamente e passar pano nas coisas para tirar alguma sujeira imaginária e insistente.

Fiquei perplexa com a descrença de todos para o que aconteceu com a Cathy, mesmo com a verdade estampada ali, marcada na pele e na alma, nessa última visível para qualquer ver.

Acho que foi o segundo livro que leio sobre relacionamento abusivo (o primeiro foi É Assim que Acaba, da Colleen Hoover, com um desenrolar e final completamente diferentes desse) e a narrativa da autora foi perfeita e alternando entre presente e passado com capítulos não muito longos, não deixando cansativo, o que eu particularmente gosto muito.

A história foi de prender a respiração em várias partes. O sentimento de antecipação deixava a certeza de que a qualquer momento algo terrível iria acontecer. Adorei que a grande heroína de sua história foi a própria Cathy! E tu ficava muito orgulhosa com cada passo que ela dava em direção à superação e cura.

Super recomendo e espero poder ler os demais livros da Elizabeth Haynes!

Um trecho:
? Parece aquela parte de Harry Potter, sabe, quando os alunos aprendem a enfrentar aquilo que mais os apavora transformando-o em algo engraçado com um feitiço de mágica.
? Exatamente. Ou mesmo Hamlet.
? Hamlet?
? ?Nada é bom ou mau, a não ser por força do pensamento.?

iammoremylrds 10/09/2020

um livro pesado porém extremamente necessário, me destruiu de um jeito, é um livro que aborda o relacionamento abusivo e que possui diversos gatilhos.

Juliana 07/09/2020

ALERTA: GATILHO
Sem fôlego. Foi assim que fiquei durante toda a leitura. A autora consegue passar muito bem as sensações e sentimentos de Cathy, personagem que conquista a nossa admiração por sua força e determinação. A luta de Cathy mostra a luta de todas nós, em busca de superação e em defesa da verdade.

jessika14 03/09/2020

Arrebatador
Esse livro é tão incrível que me faltam palavras para descrevê-lo! Tão real e visceral que gera uma certa angustia. Quantas mulheres sofrem todos os dias algo similar? Foi nisso que mais pensei e me angustiou. Bem escrito, porém não foi pra mim uma leitura fácil. Por vezes precisei de uma pausa para respirar, devido ao tema tão perto da realidade.
Enfim, LEIAM!

@jana450 26/08/2020

Recomendo
Eu gostei bastante. Mexeu comigo, me deixou com vontade de vingança não só por Lee, mas por sua melhor amiga também e posso dizer que nessa parte fui um pouco correspondida com um reencontro, porém esperei uma surpresa maior que não chegou.