No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Fernando.Nascimento 26/04/2021

Muito bom.
Faz tempo que li esse livro, na época não tinha Skoob. Ainda penso nele vez por outra, cogito uma releitura, coisa que pouquíssimos livros despertaram em mim nos últimos anos. Como não lembro muito, não vou entrar com detalhes. Só um fato marcante que quero relatar é que a protagonista tem toc. Ela repete várias vezes o ritual de verificar se sua casa está trancada. Mas isso tem um motivo plausível. A autora conseguiu descrever isso sem tornar a história cansativa. Pra quem está em dúvida, leia que vale muito a pena. É certo que vou reler este, só não sei quando. Talvez ainda esse ano.

Dayane 25/04/2021

Alerta de Gatilho
Semana passada deixei uma resenha bastante decepcionada com um thriller aclamado, elogiado.
E terminei aquele, já embalei nesse.
Sim, sou de fases, às vezes romances, ocasionalmente clássicos, intermediado com técnicos, políticos etc. E como vocês podem notar estou na fase dos suspenses, dos thrillers psicológicos.
Assim, posso dizer com bastante alívio, que NO ESCURO, entrega o que promete e com muita competência.
O livro abre sua narrativa em terceira pessoa, narrando um julgamento por agressão. Você ?pesca? que o réu é policial, ou autoridade semelhante, e que sua defesa justifica uma altercação física devido ao comportamento violento e obsessivo da namorada.
Dali se desenrola a história alternando entre os capítulos: passado e presente, com espaço de 04 anos. E desenrola bem!
A autora não teve pressa em mostrar o lado perverso do vilão. Ele parece charmoso, protetor, um pouquinho territorial. Mas, ah, as mulheres da geração 50 tons tem a cabeça lotada de fantasias sobre um homem dominador que quer ?cuidar? delas. Certo? Como eu disse, sem pressa, ele encanta a ela, ele garante que as amigas fiquem com bastante inveja do presente de Deus, e então ele vai saqueando a vida dela, aos poucos, de maneira que ela pareça louca, ingrata...
Esse período relata uma mulher jovem, inconsequente como tantas em sua idade, cheia de sonhos sendo paulatinamente anulada, moída.
O presente nos apresenta o fantasma sobrevivente: uma mulher cheia de medos e neuroses, com TOC, episódios de pânico, e totalmente descolada das relações humanas. Solitária.
Esse é o lance dessa leitura, linkar essas duas mulheres, torcer para que surja uma terceira mulher, cicatrizada, mas viva, costurada, porém inteira.
O lance é entender até onde chegou o abuso, isso toma o livro todo. O lance é aguardar para ver se ela será capaz de encontrar a luz, que a tirará da escuridão.
Também faz parte da viagem, torcer por justiça e reparação, e obviamente sermos confrontados com o quanto as pessoas estão dispostas a acreditar na versão masculina, e desacreditar da mulher, pormenorizar suas dores.
É um livro excelente, com um encerramento até otimista, mas se você tem seus próprios gatilhos, talvez seja melhor aguardar.

LARISSAFAMBRI 21/04/2021

Um poço de gatilho
Que livro difícil!
Cheio de gatilhos de violência, relacionamento abusivo, estupro e toc.
O livro tem um desenvolvimento ótimo, você desconfia de tudo, impossível não sofrer com a protagonista e imaginar toda a agonia dela.

Mas eu odiei o final, esperava muuuito mais, achei que não faz jus nem um pouco a esse livro. Entre quatro paredes por exemplo foi bem melhor.

Marcia.Medeiros 14/04/2021

Nem todo homem lindo é confiável ?Lee parecia ser um príncipe até que começa a ter atitudes estranhas ,Caty uma mulher independente cai nas garras de uma relação abusiva não sei como ela conseguiu viver daquele jeito humilhação,raiva,dor até chegar ao TOC .. Até conhecer Stuard que foi um anjo na vida de Caty.Alguns podem te trazer o paraíso mas outros te levam ao inferno...

Aline 07/04/2021

Suspense até a última página
Eu simplesmente não sei nem como começar a opinar sobre esse livro.

Normalmente não gosto de falar sobre nenhum detalhe, para os próximos leitores terem todos os impactos que tive durante a leitura, mas nesse caso me cabe uma avaliação um pouco mais minuciosa.

Se você quer encontrar nesse livro um verdadeiro thriller psicológico, vá em frente. Uma história repleta de suspense, gatilhos (cuidado) e ansiedade a mil. Com capítulos curtos, a história fica ainda melhor de ser lida, a curiosidade entre cada capítulo não te deixa mais parar de ler, é incrível!

Eu amei todo o decorrer da história, os personagens super bem construídos, a protagonista conseguindo externar na gente todo o medo e incômodo que sente... Até eu queria verificar minhas fechaduras!

Com um final avassalador... um último parágrafo de uma sensação indescritível.

Sem mais: como uma boa fã de thrillers, recomendo esse livro de olhos fechados e no escuro.

Juu 28/03/2021

Intenso
?Como dizia meu professor de inglês, se não souber a coisa certa a dizer, então não diga nada?

Mds que livro
Maria 28/03/2021minha estante
esse livro mexeu muito comigo, posso dizer o quão infernal foi só de acompanhar ela lutando contra o lee, entrei tanto na neura que quando ela esquecia de conferir um fechadura eu ficava "catherine pelo amor de jeová, VÁ OLHAR ESSA FECHADURA MULHER"

Juu 28/03/2021minha estante
Simmm, falou tudo

Ana Lucia F. Silva 24/07/2021minha estante
Fiquei meio neura depois desse livro. O TOC da personagem entra na mente da gente e a gente começa a viver o medo que ela vive.

Tati.Grutt 28/03/2021

Até eu Verifiquei minhas fechaduras.
Intenso, envolvente, bem escrito, real, crível, personagens bem construídos, cenas tensas, diálogos interessantes.

Que livro!

Esse livro já estava na minha lista, os comentários eram ótimos e as resenhas tb.
Mas somente quando eu li é que pude concordar com a intensidade de tudo.

A história é bem desenhada, e tão inteligente que nos faz uma crítica sútil, eu mesma me peguei dizendo " Também não precisa beber tanto Cathy" ou " Mas custa ficar em casa com ele?"
Meu Deus!!!!!! Até eu caí na do Lee.
Não se engane é mais fácil que imagina, é um pensamento que está arraigado lá no fundo,foi plantado na infância através dos "príncipes encantados" e o viveram felizes para sempre.

Como viveram? Será que foram felizes pq os príncipes nunca foram contrariados? Será que as princesas faziam todas as vontades, e sustentavam os egos inflados, nunca nem se quer saíam em suas carruagens sozinhas, ou tomaram chá com as amigas em outro reino?

Enfim... Quando menos esperava eu estava concordando com a gaiola dourada que o Lee criou. E a loucura é que só percebe quem está dentro dela, para o mundo aqui fora é só um homem muito amoroso e atencioso cuidando da mulher que ama.

Um príncipe.

É isso que faz esse livro ser tão bom, o vilão não se apresenta como vilão, por mais que a gente acredite que o diabo tem cara de diabo, ELE NÃO TEM. Não é assim que se apresenta caso contrário NINGUÉM iria cair na dele.

Então quando você perceber alguém maravilhoso, carinhoso e blá blá blá, mas que seja controlador, ciumento e instável, FUJA, CORRA E NÃO OLHE PARA TRÁS.

Psicopatas são sedutores, inteligentes, carismáticos, e podem se transvestir de qualquer pessoa que você sonha em conhecer, eles são bons em "Ler pessoas", saber o que elas precisam e do que gostam.

Dito isso... O Lee é um personagem muito bem construído, ele tem esse ar leve, que inspira confiança, um fofo (lobo em pele de cordeiro), parece ter saído de um livro de romance da Vi Keeland ou Penélope Ward, ele diz as coisas certas, faz as coisas certas, é lindo, sexy, sedutor, um príncipe. Ele tem uma profissão que o coloca em vantagem para agir como age no livro, mas que ao mesmo tempo é um alerta para a profissão.

Senti falta de falar do passado dele, não que fizesse diferença, ele é quem é e ponto. Mas eu gostaria de saber só por curiosidade mesmo, ou talvez seja meu lado "viveram felizes", querendo justificar o comportamento dele.
Como pode um homem amar tanto uma mulher mas conseguir machucar e torturar?
Simples.
Não é amor.
E quando constatamos que não é amor, deixamos de acreditar nas palavras bonitas. É uma libertação.

Não existe esse amor que bate pq ama, pq está cuidando.

Cathy foi incrível, bem construída, uma mulher livre e inteligente, alegre, que gosta de dançar e beber, mas que eu fiquei com pena dela com todas as verificações, me coloquei no lugar dela e quando finalmente li pelo o que ela passou eu pude compreender ainda mais, fiquei com raiva de todos que não acreditavam nela, e quando ela quase conseguiu sair da gaiola eu estava tão envolvida que nem percebi que era pra outra gaiola que ela estava correndo, fiquei chocada, me sentida ludibriada, e decepcionada. Me despertou os mesmos sentimentos.

Fiquei fula da vida.

Me imaginei me vingando do Lee por ele me chamar de burra, bem, não eu, mas a Cathy, mas me senti burra tb.

E naquela parte...

Eu sabia que não daria certo, até pq eu já tinha lido o futuro daquela cena, mas não sabia que mesmo que desse certo... Não daria certo.
Era mentira!!!!!

Bom, o livro é ótimo me prendeu, vou indicar e quero ler mais dessa autora.

Ps: Aquelas amigas dela... Meu Deus!!!!

;-)
monsnts 28/03/2021minha estante
Um tapa na realidade!! Parece incrível o livro, manda pra mim no whats?

Juu 28/03/2021minha estante
Volta pro grupo ??

Tati.Grutt 28/03/2021minha estante
Simone é maravilhoso. Foi a leitura da semana. Vou te mandar sim.

Tati.Grutt 28/03/2021minha estante
Volta para o grupo!!!!

monsnts 29/03/2021minha estante
#voltaprogrupo Ah, genteeeee, sinto falta do clube

Mirian.Lima 28/03/2021

Decepção
A maior decepção do ano, você passa três anos esperando para lê o livro e quando você ler o livro não é o que você esperava. E pior a menina idiota, as amigas viram as costas só porque o cara é bonitão, desde quando o bonitão quer dizer que a pessoa tem caráter.

Lia Gabriele 22/03/2021

Bom, mas não inesquecível
Antes de mais nada, devo dizer que não sou o tipo de leitor que procura uma obra-prima. Então não sou rígida ao avaliar uma obra.

"No escuro" prende a atenção, é envolvente e tem um antagonista sólido e bem construído. Peca um pouco na construção mais fraca da protagonista e nos detalhes cansativos sobre o TOC. A autora repete em excesso os hábitos da personagem central, o que torna parte do começo do livro um tanto monótona.

Fora isso, recomendo a leitura pelo texto ágil, a temática do abuso, a habilidade de Haynes para construir tensão e o final bem desenvolvido.

Leituras.Nanda 22/03/2021

E esse final? Me arrepiei inteira!
Que thriller de tirar o fôlego!
Eu li o tempo inteiro com uma sensação de medo, tanto pelo desenrolar dos fatos no passado, mas principalmente com o momento atual, já esperando que algo aconteceria. Eu gostei muito dos capítulos intercalando passado/presente e de serem capítulos bem curtos, o que deixou o livro muito dinâmico.
O tempo inteiro eu quis abraçar a Catherine, que tristeza viver assim, escrava do TOC e da ansiedade, esperando o tempo inteiro pelo pior. Eu me senti muito mal lendo o que ela sofreu, mas foi também um soco no estômago ver como as pessoas trataram ela, principalmente no julgamento (destaque para o ódio mortal que eu senti daquela TESTEMUNHA fatídica que não vou citar o nome para não ser spoiler. Eu não consegui perdoar mesmo a Catherine tendo perdoado e mesmo depois do que a pessoa passou).
Em meio a tudo isso queria destacar que o romance inserido na tensão toda foi uma lufada de ar, Stuart é maravilhoso.
Mas e aquele final? Eu quase tirei uma estrela só de raiva por terminar o livro COM AQUELA CARTA, meu Deus porque eu preciso sofrer pensando nessa história? Dei 5 estrelas, mas não vou favoritar só de raiva kkkkkk enfim, amei esse livro.

Amanda Bento 08/03/2021

Eita
Muito bom, mas muito soco no estômago. Livro dificílimo e cheio de gatilhos de violência doméstica. Ainda sim é bem escrito, cenas bem compostas e não chega a ser problemático, apenas desconfortável.

Dan 04/03/2021

"Não foi ficar sentada naquele quarto esperando que ele voltasse para me matar. Não foi ter sido agredida, não foi a dor, nem mesmo o estupro; o pior foi que depois, ninguém, nem sequer minha melhor amiga, acreditava em mim."
Quando comecei este livro, eu já sabia o que leria, mas acho que nunca estamos preparados para ler algo assim, né? Eu vejo sempre casos semelhantes na tv e fico abismada, porém, ler um livro com tantas descrições gráficas são tão terríveis quanto.

O livro vai relatando a história de Cathy uma mulher que teve sua vida totalmente arruinada após conhecer Lee Brighman, aparentemente o sonho de consumo de qualquer um. No entanto, conforme vai conhecendo - o mais, percebe que ele nada mais é do que um sádico. E quando tenta contar as amigas, ela é questionada, chamada de ingrata e desacreditada pelas mesmas, pelo fato do Lee ter manipulado-as.

Essa parte me deixou tão puta, sério, é de se imaginar que estranhos fossem fazer isso, não acreditar na vítima e tal, ainda mais porque o cara é policial. Sei que ele tinha lábia e soube fazer a cabeça delas, porém elas deveriam ter acreditado nela independente de qualquer coisa, sabe, elas eram amigas de Cathy há tanto tempo, como não sabiam que ela não se machucaria? Como preferiram acreditar em alguém que tinha chegado há tão pouco tempo, e não o questionaram?

Como se isso não bastasse, uma do grupo de Judas, só acreditou quando pegou o próprio, porque ele fez justamente o que já havia feito anteriormente. Essa eu até dou uma relevada, pois ninguém merece passar pelo inferno, todavia acho que a Cathy não deveria ter continuado a amizade com ela após se resolverem.

Depois disso, o que mais deixou chocada, além das cenas de estupro, foi quando ele corta ela toda parecendo ser autoinfligidas para torná-la instável mentalmente, e uma outra quando ele diz "você está um horror, não consigo te comer assim". Isso para mim, foi umas das piores coisas, pior até que a presepada das Judas.

Felizmente, ela saiu de tudo aquilo, e encontrou Stuart, alguém bom que a ajudou com o toc dela e fez o que as amigas de taubaté não fizeram.

A única parte de que não gostei é que não é um livro tão fluído, eu demorei para caramba para terminar esse livro, até cogitei em desistir. Dito isso, devo falar que gostei. Não da violência, obviamente, mas a forma como ela conseguiu construir um enredo tão fiel ao que muitas de nós passamos diariamente.

Ps: Quem for sensível a temas a de estupro ou qualquer outro tipo de violência, melhor passar longe, as cenas são extremamente gráficas

Jessica 28/02/2021

No livro, acompanhamos a história de Catherine, uma mulher traumatizada que sofre de TOC severo, intercalando acontecimentos do passado e do presente.

É uma leitura bem pesada, que narra abuso físico e psicológico.

Não há grandes reviravoltas, mas é um leitura fluida, que prende o leitor e o envolve na mesma dúvida, paranoia e medo da personagem.

Jéssica Matos 20/02/2021

Pelas resenhas que eu li e pelas recomendações eu esperava mais. É um livro bom, só que eu esperava algo no estilo de "Entre quatro paredes" esse sim me tirou o fôlego. Mas, no geral eu gostei. Recomendo a leitura.