No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Aline 21/08/2021

Que livro fantástico!! Muito bem escrito! Mas não recomendo a leitura pra quem já sofreu um relacionamento abusivo! Da muito medo e ansiedade!

Bruna Cândido 05/08/2021

Leia tomando muito chá de camomila pra te acalmar...
Brincadeiras a parte, No Escuro é um thriller psicológico amedrontamente realista.
Esteja preparado pra longas descrições dos "rituais" de uma pessoa com TOC, narrações explícitas de violência e muita angústia.
Achei a construção do vilão/agressor muito verossímil, algo que nem sempre acontece nesse estilo de enredo e contribui muito para causar o impacto necessário.
Fiquei realmente ansiosa lendo esse livro. No final confesso que me emocionei. Recomendo, escrita fluida e história envolvente.

Thainara.Dias 06/07/2021

Perfeito!
O livro se passa em dois momentos, um no presente onde Catherine tem que lidar com o medo de Lee acabar voltando e fazer mal a ela, e o outro momento onde ela relata como conheceu Lee e um pouco da sua vida no passado.
Catherine encontra o homem que todas as mulheres desejam: o homem perfeito aparentemente. Porém com o passar do tempo ela percebe que Lee o homem perfeito, não tem nada de perfeito, e que ele é extremamente controlador, perseguidor e que adora jogos mentais.
Catherine e suas amigas vêm de uma vida de farras, bebedeiras e aventuras como, por exemplo, acordar na cama de um desconhecido na manhã seguinte, entre outras coisas.
Catherine ao perceber esse lado de Lee ela tenta contar para suas amigas, e pensando que elas poderiam ajudar lá a se ver livre desse relacionamento, mas todas dão as costas para Catherine e pior sua melhor amiga Silvia tem um caso com Lee.
Lee é tão louco que simulou que Catherine estava conversando com um amigo do passado e que esse amigo estaria oferecendo um trabalho para Catherine em outra cidade. Mas isso apenas era mais um jogo de Lee.
Depois que Lee armou para Catherine sofre o emprego falso ele espancou e estrupou ela. Com isso Lee acaba preso.
Com toda essa perseguição, Catherine acaba desenvolvendo alguns traumas e transtornos como o TOC. Ela tem horários para tomar chá, dias que pode sair de casa para ir ao supermercado por exemplo, tem uma rotina de verificações assim que chega em casa, sabe a posição de todos os talheres...
Lee já havia matado sua ex namorada Naomi e no final do livro ele mostra para Catherine onde o corpo de Naomi esta enterrado.
Lee era policial para dificultar ainda mais a vida de Catherine.
Catherine no livro fala uma frase bem marcante, e que eu acho que retrata a situação de mulheres que passam por relacionamentos assim: - Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas... claro que é simples assim, apenas vá embora, afaste-se dele.
Aaah já estava esquecendo de falar sobre a tara de Lee pela cor vermelha.
Em meio a isso tudo Catherine acaba conhecendo o Simon um psicólogo que de inicio só queria ajudar Catherine parar com as verificações das portas e com o medo de achar que está sendo perseguida. Mas mais do que isso acontece, eles acabam se apaixonando, e Simon sempre tenta ajudar Catherine, de todas as formas.

Dai @veraaode92 04/07/2021

Provavelmente, No Escuro foi o livro mais difícil que já li. Cada capítulo era um soco no estômago, que por um lado me deixou muito assustada. Mas que por outro, foi extremamente essencial para meu conhecimento como pessoa, mas principalmente como mulher. Quando você entende e para de julgar uma vítima em um relacionamento abusivo, este livro vai te deixar incrivelmente perturbado. Num bom sentido.

Catherine sai para se divertir, tem um ótimo trabalho, e leva uma vida muito feliz. As coisas ficam ainda melhores quando ela conhece Lee, um homem charmoso e agradável que está entrando na sua vida para transformá-la completamente. Cathy não é feliz. Ela tem transtorno obsessivo compulsivo, enquanto não tem certeza de que está mesmo segura, ela não fica em paz. Seu principal obstáculo é ter certeza absoluta que a porta está realmente trancada, mesmo que para isso ela precise conferir mais algumas vezes após ter acabado de trancar. Catherine e Cathy são as mesma pessoa. Antes e depois de Lee.

"Eu queria ver TV. Mas o pânico persistia, apesar de eu tentar ser racional, apesar de dizer a mim mesma que fizera tudo, verificara tudo, que não havia nada com que me preocupar, o apartamento estava protegido, eu estava segura, mais um dia em segurança dentro de casa."

"São momentos assim que identifico como perigosos. O medo que permeia minha vida de repente atinge um patamar mais elevado e minha exitsência se torna um esforço inútil, um desafio árduo demais."

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. [...] Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como "Não é tão Simples assim", e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim — apenas vá embora, afaste-se dele.
Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas."

Eu tinha o mesmo pensamento de Cathy, é tão simples. Foi o que eu sempre disse. Não vivi isso na pele, Graças a Deus, mas Elizabeth Haynes abriu meus olhos da forma mais bruta possível, e por isso este livro se tornou tão importante para mim. Jamais esqueci o que eu li nele, e por isso sempre gosto de indicá-lo para todo mundo que pensa como eu pensava, ou que tem interesse no assunto. Mas, mesmo se você não se enquadra nesses dois casos, te indico mesmo assim.

Joy 17/06/2021

Complicado..
Em alguns momentos achei que não conseguiria terminar esse livro.. Foi um dos livros mais difíceis que já li, os gatilhos me acertaram em cheio.
Mas é uma leitura boa, flui bem, e você se pega tenso o tempo todo.
Sinceramente acho que faltou delicadeza -ou senso crítico e realista- na autora ao lidar com certos detalhes o que me incomodou e até irritou de certa forma, mas ainda assim gostei de ter lido até o fim.

Amandamourarf 16/06/2021

Deixou a desejar
Ao mesmo tempo que o suspense me prendeu horrores e me deixou super aflita, senti falta de mais desenvolvimento em vários pontos, principalmente no arco de Lee e Stuart. Passei o livro inteiro aflita achando que tinha algo bombástico por trás da história do mocinho e no final não recebi o plot tão esperado.

Além disso, o livro começa a soar repetitivo quando passa a retratar em praticamente todos os capítulos a condição da protagonista, chegou num ponto que eu já não aguentava mais os capítulos passados no presente por isso. Porém, apesar dos pontos negativos citados, foi uma boa história para passar o tempo.

Me_petry 13/06/2021

Esse livro me tirou o fôlego inúmeras vezes, além do suspense contínuo que fazia eu me questionar ?o que irá acontecer?? no fim de cada capítulo curto, há diversos gatilhos e mesmo assim, não consegui larga-lo. Excelente.

Nathy 26/05/2021

Tenso
Que livro bom! Foi tenso de ler, mesmo a escrita sendo bem fluida mas o tema é pesado, tem vários gatilhos, passei o livro todo com a sensação de tbm estar sendo observada, algumas partes são bem pesadas e detalhadas, valeu a leitura tem vários temas importantes que merecem ser discutidos, recomendo esse livro com certeza mas com cautela pq realmente tem alguns gatilhos.

Brnprado 23/05/2021

Muitos gatilhos
Um poço de gatilhos sobre estupro, violência física e psicológica. Em muitos momentos precisei dar uma respirada e voltar a leitura, mesmo assim eu não conseguia desgrudar.

Juarez 13/05/2021

Um escuro à luz do dia
O que o medo e a insegurança é capaz de fazer com a mente de uma pessoa? Mas qual a causa desse medo e desta insegurança?
Ah! Ai você vai ter que ler o livro. Kkkk
Este é um livro de suspense psicológico que te transporta para dentro da história e te faz tão assustado quanto a personagem principal.

Duda 01/05/2021

Perfeito
Eu simplesmente AMEI esse livro. Ele fala sobre como as aparências enganam, a pouca eficiência da lei para tratar sobre casos de estupro, violência doméstica e abuso psicológico (bem adequado a nossa triste realidade), como a mulher fica destruída após um relacionamento abusivo, e a sua luta para se sentir bem mais uma vez. E esse livro é realmente para chocar, para mostrar o cotidiano de muitas mulheres ao nosso redor, traz cenas muito violentas (muito mesmo), então se você é sensível a esse tipo de conteúdo, aconselho que não leia.
Por fim, acredito que seja um livro essencial, todos deveriam ler para entender pelo menos um pouquinho como essas mulheres sofrem e como elas necessitam de apoio, principalmente de outras mulheres, e como precisamos nos unir para lutar pela sua justiça.

Rafa 27/04/2021

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Com o tempo, porém, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, ela tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Ela agora é uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começa a acreditar que ainda é possível levar uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.

A autora foi muito criativa em como construiu a narrativa de No Escuro. Ela é dividida em dois momentos. O passado, em que Catherine conhece Lee, e o presente, em que acompanhamos o pós trauma da relação em Cathy. Essa alternância acaba dando um boa dinâmica ao livro!!

A parte do presente foi a que mais me atraiu. Era bem angustiante ver os surtos de TOC e de Síndrome do Pânico de Cathy. Torci muito para que ela conseguisse superar todos seus medos e conseguisse viver a vida normalmente, como era antes!! E sua relação com Stuart foi a cereja do bolo dessa parte.

A parte do passado não foi tão boa assim pra mim. Achei tudo muito enrolado no começo até ela realmente se envolver com Lee. A leitura ficou bem massante. Torcia pro capítulo terminar logo para chegar num capítulo do presente que estava bem mais interessante. As coisas só foram mudar quando realmente o relacionamento deles começou e vemos tudo o que Lee armava para Catherine.

O final de tudo não foi uma grande surpresa pra mim, esperava algo mais impactante. Mas mesmo assim, No Escuro não deixa de ser um bom thriller psicológico que merece sua atenção!!