Mentes Perigosas

Mentes Perigosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Perigosas

Wolsey 16/12/2022

Muito interessante.
Havia adquirido este livro em dezembro de 2009 e protelei a leitura por 13 anos, exatamente.
Imagino que as edições mais recentes já possuam atualizações. À época ainda tramitava a alteração da maioridade penal e os protagonistas de alguns casos utilizados como referência no livro, ainda cumpriam pena restritiva de liberdade.
Mesmo assim achei muito interessante. A leitura fui facilmente e o leitor leigo não se perde em termos técnicos.
Cristina 16/12/2022minha estante
Eu tbem achei muito interessante. Recomendo

Mara 15/12/2022

Amo
Amo Ana Beatriz, leio e assisto tudo que ela faz. Amo ouvir ela falar, como ela simplifica suas explicações pra que qualquer pessoa possa entender. Esse livro em particular é um manual pra que a gente possa se proteger dessas pessoas que estão por aí, por toda parte.

Não tenho 11/12/2022

Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado.
Anna Beatriz Barbosa Silva é uma médica psiquiatra formada pela Universidade do estado do Rio de Janeiro, escreveu muitos livros que giram em torno da mente, dentre eles o célebre "Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado". O livro foi escrito em 2008 e em 2009 esteve entre os mais vendidos do país, sendo então um dos livros mais conhecidos da autora.
O título já traz para o leitor a ideia de que a figura do psicopata não está tão longe quanto imaginamos, que pode ser alguém muito próximo, algo que a autora trabalha muito bem no decorrer do livro.
Cheio de exemplos que a autora tirou da própria profissão, o assunto fica mais claro e democrático.
Uma das críticas que tenho é quanto a falta de classificação dos graus de psicopatia, mas como é algo para o qual não existe cura, então realmente se mostram desnecessários para a compreensão do tema como um todo.
Outra crítica, mas não é tão crítica assim, é que em algumas partes percebi repetições, conforme lia se mostraram necessárias para a retomada do assunto e acréscimo de informação.
Recomendo o livro, todos podem ler independente de qual seja a formação. Diria até que é como um manual para desenvolver um olhar mais aguçado para as descrições presentes no livro, é como um "reconheça o psicopata". Leiam! Vale a pena.
Deixo como observação a importância desse livro para o direito, pois quando um psicopata ultrapassa o limite social, gera reflexos na lei, sendo um dos motivos para esse tema ser objeto de estudo nas matérias de criminologia e psicologia forense.

ca ;) 09/12/2022

Nada muito novo e surpreendente pra mim, visto que já tive experiencias com vários outros materiais do mesmo gênero. Achei legal a analise de estudos de casos brasileiros no fim do livro!

Luiza 08/12/2022

Achei que o assunto seria descrito de outra forma no livro, eu esperava por isso e acabei frustrando minha expectativa. Tive conhecimento de alguns casos e acabei me interessando mais pelo assunto. Na minha opinião, a leitura vale a pena!

Gisele 07/12/2022

Um livro sobre psicopatas interessante e necessário
Primeiramente, por que escolhi esse livro para ler? Bem, após assistir às séries “Flower of Evil” e “Dahmer: Um Canibal Americano”, os quais abordam o assunto sobre psicopatia, comecei a ter mais curiosidade sobre pessoas com esse diagnóstico e como elas se comportam, como são e o que fazem. Em uma conversa com o meu irmão, que também estava interessado em um assunto parecido, ele me indicou esse livro: “Mentes Perigosas: O psicopata mora ao lado” de Ana Beatriz Barbosa Silva.

Para mim, um psicopata era muito “fácil” de se identificar, achava que só julgar pela aparência “monstruosa”, pelas atitudes rudes e por estar sujo de sangue me revelaria uma pessoa psicopata, mas ao ler o livro, percebi que não é tão fácil assim e esse tipo de gente pode até passar despercebido(!). Acho que o livro conseguiu atingir seu objetivo de alertar e ajudar as pessoas a lidarem e se afastarem de possíveis psicopatas, aqueles que não tem empatia e sentem prazer com o sofrimento dos outros. O psicopata pode ter várias faces e aparecer em lugares bastante comuns como em sua casa, no trabalho, na escola, no parque, na política, etc., geralmente os psicopatas mostram sua melhor versão, não mostram nenhum erro, são perfeitos, mas temos que ter cuidado, pois essa é a armadilha deles, quando conseguirem pegar seu alvo, a máscara cai e transforma a vida da vítima em um inferno.

No livro, há muitas informações respondendo perguntas sobre o que é, como se apresentam os psicopatas, por mais que tenha sido um pouco repetitivo, achei que a leitura foi objetiva e abordou bem o assunto principal em cada capítulo. A autora, também, coloca várias situações reais que aconteceram para que a gente discuta e analise as ações do perigo (foram as partes que eu mais gostei ^^).

O tema de psicopatia no livro, de forma um pouco aprofundada, esclareceu muitas coisas que eu me perguntava e mostrou outras que desconhecia, como, eles realmente não sentem nada, nenhuma emoção? Eles sentem, mas são incapazes de entender as emoções nas outras pessoas, por isso não tem empatia, sabem que o que fazem é errado, porém, o sentimento de culpa é inexistente neles. Os psicopatas são, digamos, 100% razão e 0% emoção (em relação ao outro), como diz no livro, são seres frios, calculistas e manipuladores, que usam as pessoas para o seu próprio “bem”. Acho que é importante ressaltar que há níveis de psicopatia, do leve até o mais grave, no primeiro se encontram a maiorioa dos psicopatas, os roubam, abusam, estupram, e enganam, já no nível grave, se encontram a minoria, aqueles que, de fato, matam e se sujam de sangue para se divertir.

Enfim, é um livro necessário para a sociedade, para podermos estar mais seguros desse tipo de pessoa, o livro aborda de um assunto que é ainda pouco discutido e que deveria ser tratado como algo preocupante, já que são os males sem cura espalhados entre nós. Gostei da leitura, foi interessante e completa, além de possuir um texto agradável de ler. Recomendo para aqueles que gostam ou tem curiosidade sobre a mente e o comportamento humano.
Juan 09/12/2022minha estante
Gii você comentou enquanto lia esse livro que era da Ana Beatriz, mas eu tinha esquecido KKKKK, sério o conteúdo dela é muito bom, e muito importante também, já que ela trata desse e de vários outros temas também.

E sua resenha me lembrou de um podcast muito bom de true crime (é muito bom mesmo) elas tem todo um cuidado para falar desses assuntos, afinal são histórias reais, o nome é Modus Operandi (inclusive elas tem até site, com os episódios e tal). E recentemente elas lançaram um livro que eu estou muito animado para ler, se chama ?Modus Operandi: Guia de true crime?

Gisele 10/12/2022minha estante
Siim, Ana Beatriz faz umas análises muito boas. Aaaa acho que já ouvi falar de Modus Operandi, parece ser legaal, obrigada pelo comentário! vou dar uma pesquisada sobre e sobre o livro tbmm ;)

Cristiane 19/12/2022minha estante
Interessante esse livro, Gisele. Fiquei curiosa... tenho sempre um interesse por livros ou documentários que explorem os mistérios da mente humana e, sem dúvida, a psicopatia é um tema bastante instigante. Achei bacana essa perspectiva do livro desconstruir a ideia maniqueísta do psicopata como essencialmente mal ou facilmente reconhecível.

Maria 07/12/2022

Utilidade pública
Um livro extremamente bem escrito e informativo, acertado em diversos pontos informando sobre os perigos que cercam a sociedade quando falamos de psicopatas. Muito útil, porém, raso em alguns aspectos, pois para quem já está acostumado ao tema, acaba sendo um pouco superficial, mas claramente está superficialidade é justificada pelo ano de lançamento (2008). Um manual pioneiro de auto cuidado que deveria ser de leitura obrigatória.

Mariana 05/12/2022

O livro é em si muito bom, onde ensina a se precaver diante dos perigos que os psicopatas podem gerar a qualquer um. A autora é cuidadosa ao comentar exemplos de vítimas desse tipo de gente. Mas o livro é em si difícil de ler, para quem não curte muito o assunto e não tem interesse de conhecer um pouco mais sobre o tema exposto.

Brenzeu 01/12/2022

"Mentes perigosas"
Foi esse livro que me despertou a curiosidade pro gênero de terro, mesmo que não fosse o propósito do livro, me despertou bastante a curiosidade no mundo dos serial killers, e psicopatas, tava fuscando a biblioteca da escola e achei ele, fui uns dos primeiro da escola a ler ele, depois todo mundo queria ler ele, que bom né, confesso que fiquei um pouco paranóico e achando que todo mundo era psicopata.

Marina :) 30/11/2022

Adorei! A Dra. Ana arrasou em não fazer um livro extremamente técnico e difícil sobre o assunto. Aborda o tema com muitos detalhes e informações para ajudar a identificarmos essas pessoas no nosso convívio mas de uma maneira simples e fácil de ler. Todo mundo deveria ler esse livro

Gabriel 30/11/2022

"Mentes Perigosas" - Um livro para recém Curiosos
Esperava um pouco mais. Em verdade peguei esse livro da minha mãe que estava guardado com ela há bastante tempo e nunca tinha terminado de ler, e eu como um bom enxerido decidi pegar pra mim. A primeiro momento o assunto me chamou bastante atenção principalmente pelas minhas pretensões no futuro, trabalhar com o estudo e análise da mente e comportamento humano.

Porém apesar de certos pontos positivos o livro não me encantou no quesito conteúdo, sinto que muitas das vezes a autora tenta resumir demais assuntos importantes para facilitar o entendimento, o que é bom, porém acaba prejudicando um pouco a questão do conhecimento. O livro também é repleto de conteúdos muito superficiais o que te deixa confuso, em casos que é citado que gestos simples como ficar com o troco ou cometer coisas ??ruins? contribuem para um mundo com mais psicopatas.

Enfim, achei passagens e informações rasas, diria que é um livro pra quem realmente é um recém curioso que nunca viu nada sobre o assunto (mesmo que eu ache isso difícil), e para ter o básico de conhecimento, caso seja isso que você esteja procurando, aconselho realmente que leia.

Os: Nada contra a escritora, já escutei alguns podcast da dr. Ana Beatriz e gostei bastante, mas esse livro no meu ponto de vista deixou a desejar.

By: Gab.

Maria Clara 29/11/2022

Muito interessante como a autora aborda um tema tão complexo. Leitura que prende a atenção. Recomendo demais!
Renata.g 30/11/2022minha estante
Vou ler ele ano que vem ?

Maria Clara 30/11/2022minha estante
Gostei bastante!

Carla 29/11/2022

Super recomendo!
Leitura fácil e tranquila...para quem gosta do tema psicopatia ou quer conhecer-lo é uma ótima pedida, mas pra quem quer se aprofundar no tema é necessário buscar outras fontes (livros, monografias, revistas, etc).

Lhorrana.AdriAo 28/11/2022

O melhor livro para quem tem interesse em transtornos mentais e ainda não leu nada específicos. É didático, fácil de ler e desperta a curiosidade para leituras mais profundas. Doutora Beatriz é uma escritora excepcional e trouxe leveza para um tema tão pesado.