Da Magia à Sedução

Da Magia à Sedução Alice Hoffman

Resenhas - Da Magia à Sedução

Leia Preta Leia 03/01/2023

Tudo é culpa das Owen
Esse é o segundo volume da quadrilogia fantástica escrita por Alice Hoffman. Da Magia à Sedução conta a história de uma das gerações de mulheres Owen, uma família bastante matriarcal que é culpabilizada por tudo que acontece de errado ou anormal na cidade há dois séculos. Dizem à boca pequena na cidade de que as Owen são bruxas, e mulheres amaldiçoadas.

As mulheres da família parecem realmente carregar uma maldição que vem de sua ancestral Maria, aparentemente a primeira da linhagem a portar o dom das artes mágicas. No primeiro livro da saga, "As Regras do Amor e da Magia", Tia Frances e Tia Jet, duas bruxas "solteironas" já demonstravam o peso de viver como páreas na cidade e de lidar com a maldição. Agora, precisam auxiliar suas sobrinhas órfãs, Saly e Gillian, a passar por todas essas provações. As meninas são criadas naquele ambiente bruxesco, em uma casa centenária, repleta de artefatos, ervas e gatos. Além de presenciarem, sempre às escondidas e com certo medo e fascinação, as tias trabalharem fazendo poções e encantamentos para mulheres da cidade. Afinal, o que pode ser mais hipócrita que uma sociedade conservadora que abomina mulheres livres, mas que as procura no sigilo em momentos de maior necessidade? É assim que as tias sustentam a casa, fazendo magias escondidas para pessoas que as desprezam à luz do dia.

Contudo, Saly e Gillian preferem se afastar das práticas mágicas, depois de sofrerem anos com os abusos e o isolamento das pessoas da cidade. Saly se torna uma mulher reservada e sensata e tem duas filhas. Já Gillian opta por uma vida mais selvagem e perigosa, se divertindo muito, mas se envolvendo com "homens maus".

Já adulta, Saly fica viúva e se muda com as filhas para outra cidade, longe daquele ambiente hostil. Um lugar onde possa recomeçar sem o estigma de ser uma Owen. Gillian, por outro lado, está passando por uma fase difícil, em um relacionamento abusivo com entorpecentes e com o bady boy dos bady boys, Jimmy Angelov. Até que uma crise extrema reaproxima as duas irmãs tão diferentes, e inclusive envolve as sobrinhas, uma delas que carrega a veia mágica da família.

A história das irmãs Owen é uma história de paixões, amores, mas principalmente de sororidade e do amor terno e forte entre mulheres de uma família! E claro, um conto de magia natural pura! Uma maravilha para as bruxinhas de plantão, como eu.

Gente, que livro lindo! Que narrativa poderosa. Amei cada página, mesmo que eu tenha começado a ler sem nenhuma pretensão. O livro inspirou o filme homônimo de 1998, estrelado por Nichole Kidman e Sandra Bullock, e é um dos meus queridinhos de todos os tempos!

Rani 21/10/2020

Maravilhoso
Que leitura maravilhosa, Alice Hoffman tem uma escrita muito boa, muito fluída e repleta de realismo mágico. O livro tem algumas diferenças do filme o que não torna ele nem o filme inferior em relação ao outro, ambos são ótimos.
É impossível não se encantar com a força e amor das mulheres Owens.

Nathália 25/06/2020

As irmãs Owen
Foi bem interessante ler o livro já que o filme é um dos meus preferidos. As irmãs Owen são bem diferentes, mas as duas tem personalidades fortes, porém Sally é uma mulher mais séria e reservada e Gillian gosta de viver mais livremente, de forma mais despreocupada.
O amor é algo perigoso para elas, as mulheres da família Owen não tem muita sorte em relacionamentos.
O que gostei mais foram os elementos naturais colocados para algum acontecimento. Se algo inusitado acontece existe algum elemento natural, como o sal, para afastar a má sorte ou hortelã para atrair o bem estar.
E o que me surpreendeu no livro foram as filhas de Sally, no livro elas aparecem desde o nascimento até a adolescência, e cada uma das personagens contribui bastante para o desenvolvimento da história.

Gabriela 25/06/2023

Não sei o que pensar sobre esse aqui
Pra quem for ler esperando ser igual ao filme como eu fiz, vai quebrar a cara porque o ritmo dele é bem diferente. Eu gostei que o livro quase não tem diálogos, ele é escrito de um jeito que parece que tem alguém contando a história diretamente pra você e acho que isso ajuda muito a você se envolver com a história.
Eu gostei que enxugaram muito aquele plot do Jimmy e do romance da Sally e focaram mais na relação das irmãs, o que desde que vi o filme eu achei que era o ponto alto da história e as filhas da Sally tem personalidades muito legais
Ao mesmo tempo, eu senti que a narrativa do livro tinha alguns problemas e eu tive dificuldade de continuar em alguns momentos por isso. As duas irmãs não são tão carismáticas quanto no filme, principalmente a Sally que as vezes é um pé no saco total e as tias quase não aparecem(o que me fez ficar ansiosa pra ler o livro delas já que são as personagens mais interessantes do livro mesmo aparecendo pouco) e as vezes a escrita fazia os problemas parecerem menores do que realmente eram.
No geral, eu gostei do livro mas acho que esperava algo muito mais interessante do que ele realmente é.
E ah, o livro não tem muita magia não, é mais sobre os relacionamentos delas, mas acho que isso deu uma sutileza que as vezes eu sentia que faltava vendo o filme

Eliane Freytas 01/08/2022

Livro bom, Filme MARAVILHOSO!
Amei o filme, contudo, sabia que era uma adaptação. Quando o vi na livraria, comprei na hora. Livro "bom", mas bem diferente do filme que é mil vezes melhor e emocionante. Confesso que não abandonei a leitura por curiosidade e consideração ao filme.

site: https://youtu.be/pCd4usmO0m4

Geovanna.Cookie 24/01/2021

Muito melhor do que eu esperava!
Eu esperava uma versão mais detalhada do filme, mas não foi isso que recebi! Fora o início, a história é quase completamente diferente, trazendo discussões completamente ignoradas no filme que não pretendia ser mais que uma comédia romântica água com açúcar.
Eu adorei, recomendo para todos e todas, mesmo tendo visto o filme você vai se surpreender!

Cherry 13/04/2022

"E se apaixone sempre que tiver uma oportunidade..."
Comecei a leitura bem cética, porque como uma boa nascida dos anos 90, o filme "Da magia a sedução" dominou demais as telas!

Confesso que é um dos meus filmes favoritos da vida!
E quando iniciei a leitura, eu estava ao mesmo tempo com uma expectativa enorme e um medo ainda maior de não corresponder ao que eu já tinha em mente!

Pois eis que fui surpreendida! O livro é incrível!
Óbvio que a sucessão de fatos é mais lenta que no filme, mas a cronologia em que tudo acontece, deixa o livro gostoso de ler.

Eu havia visto algumas resenhas dizendo como o livro era morno e o filme era beeeem melhor, mais tive que discordar quando tive a MINHA EXPERIÊNCIA REAL COM ELE.

O livro de fato, é morno, mais tudo acontece e se explica de uma maneira que prende o leitor. Os personagens são bem explorados, cheios de superstições, fatos maravilhosos e auto explicativos sobre as mulheres da Família Owens.

Uma leitura digna para quebrar os preconceitos sobre ele ser inferior ao filme.
Que aliás, continua sendo meu preferido, porém agora bem mais embasado!

Andressa Cristina 02/03/2023

Inspiração para o filme somente
Comprei por conta do filme que marcou a minha vida, mas a história não tem nada a ver, é infinitamente pior, não consegui desenvolver nenhuma empatia com as personagens.

Thammy 27/11/2019

Surpresa ótima
Como uma super fã do filme, fiquei apreensiva e empolgada para ler o livro, mas qual foi minha surpresa ao perceber como era diferente! Entretanto, a escrita da Alice Hoffman é muito agradável e não consegui desgrudar do livro até acabar e sinceramente foi para a lista dos preferido. Amei.

daynnem 17/01/2022

Infelizmente comparei com o 1
O primeiro livro dessa "série" é muito mais profundo, nesse a gente não vê tanto a história da bruxaria da família. Achei mais raso...

Jey 12/01/2022

Não perca seu tempo!
Não perca seu tempo. O livro envelheceu muito mal. Vale mais a pena assistir ao filme que por incrível que pareça e muito superior ao livro, assim de longe muito superior.

O livro é muito ruim!

A escrita da autora é muito prolixa, o desenvolvimento dos personagens é péssimo uma visão bem machista e moralista dos anos 90.

A história no filme é muito mais interessante que a do livro e o filme fez milagre com essa história.

Não perca seu tempo!

Laís Anulino 03/01/2022

A saudade que estava da escrita dessa autora
É um livro repleto de drama familiar com um toque sobrenatural, e que mostra que por mais que existam mágoas, a lealdade à família está acima de tudo isso.

Mais uma vez fui envolvida pela escrita da autora, a forma como ela conta a história nos prende do início ao fim.
Confesso que por ter visto o filme algumas vezes e por lido "As regras do amor e da magia" (livro que se passa antes desse) tinha maiores expectativas quanto a maldição e os feitiços, mas isso foi colocado de maneira muito sutil. Aqui o que acompanhamos mesmo é a vida das irmãs, "perrengues" da vida adulta e romances.

Eu amei a leitura, que por vezes teve uma narrativa poética. Estava com muita saudade desse universo e fiquei com aquele gostinho de quero mais. Inclusive bateu vontade de reler As regras do amor de magia (zero defeitos).

Preciso falar também que as personagens são bem trabalhadas e todas são importantes para história. Vemos elas passarem por sofrimentos e a busca de cada uma por sua identidade, em meio a erros e acertos.

Loren 13/02/2020

A magia está no ar...
Não sei se por ser um dos meus filmes preferidos já comecei a ler sabendo que gostaria do livro. Me atrevo a dizer que dessa vez o filme é bem melhor que o livro, mas ainda assim gostei de cada momento dessa leitura!! As irmãs Owens estarão sempre no meu coração.

MizukaYoshino 06/11/2020

Gostei bastante da história, ainda que tenha aberto o livro com o filme na cabeça (a história é outra, praticamente). Mas achei interessante da mesma forma!

"Ana Paula" 23/05/2023

Eu sou fã do filme que leva o mesmo nome desse livro. O filme foi baseado no livro, mas é bastante diferente do enredo do livro. Decidi lê-lo porque é inconcebível eu amar tanto o filme e não conhecer a história real, a que surgiu antes do filme. Então, embarquei nessa leitura que me arrebatou tanto quanto o filme, mas com a leitura, eu consegui ter mais aprofundamento da história, conhecer mais das personagens e também da história verdadeira sobre as Mulheres Owens - diferente da apresentada no filme.

Eu não consigo dizer com convicção que este livro é sobre Sally e Gillian. Posso dizer que são sobre as três gerações - as tias Jet e Francis, Sally e Gillian e as filhas de Sally: Antônia e Kyle.
O amor que as une. A magia que está no sangue de cada uma de uma forma diferente e não tão visível quanto no filme. Mas que está ali, tanto para o bem quanto para o mal.

Este foi meu primeiro contato com a escrita da autora e achei que eu me demoraria mais na leitura por não ter capítulos, mas me enganei e a leitura fluiu livremente entre uma parte e outra - o livro é dividido em 4 partes.
A escrita da autora é em terceira pessoa, mas é tão completa que me senti amiga das personagens. Algumas frases do livro são citadas no filme e como eu decorei diversas partes do filme, fiquei muito emocionada qdo achava alguma parte que eu sabia de cor.

Da Magia a Sedução não é um livro só de bruxas. É um livro sobre amor e como o amor transborda magia por onde passa. É um livro feminino em todos os sentidos. É lindo demais!

"Existem algumas coisas, afinal de contas, que Sally Owens sabe com toda a certeza: sempre jogue o sal derramado sobre o ombro esquerdo. Plante alecrim junto ao portão do jardim. Acrescente pimenta ao purê de batatas. Plante rosas e alfazema para ter sorte na vida. Apaixone-se sempre que tiver uma oportunidade."