1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

anna 25/11/2020

It's happening. Everybody stay calm. Stay fucking calm.
Eu amo a construção de 1Q84. Desde as descrições desse mundo que vão acontecendo aos poucos ao longo do livro, conforme os personagens vão percebendo, assim como a escrita detalhista de Murakami.

Eu admito que o começo foi um pouco lento. Nessa leitura, comecei a não gostar de algumas coisas na escrito do autor, por exemplo, as descrições das personagens femininas com foco no formato dos seios e etc, assim como as muitas páginas dedicadas a pensamentos repetidos. Isso acontece no livro 1, mas por algum motivo só me incomodou agora.

Mas reforço que esse incômodo é quase irrelevante quando a história de Aomame e Tengo finalmente começou a se cruzar no presente. Os breves pensamentos, ambos buscando a mesma coisa, eu me senti envolvida durante todo esse percurso.

Essa leitura me lembrou o motivo de eu ter amado tanto o primeiro livro 1Q84 quando li em 2019. Apesar de ser um livro intermediário, feito para conectar os dois personagens a mesma linha da história, também traz muitos esclarecimentos e novos mistérios.

Tulio.Gama 27/03/2022

Desenvolvimento lento
Geralmente a fase de desenvolvimento de uma história é a mais desafiadora, criativamente. Onde conflitos são articulados e personagens postos à prova de sua capacidade de superação. Infelizmente, este livro 2 da trilogia o desenvolve de forma muito tímida e arrasta o leitor em passagens um pouco extensas demais em descrições e fluxos de pensamento. Ainda assim, a história consegue avançar, mas com a necessidade da paciência. Não foi um martírio terminar o volume, pelo contrário. Só houve o sentimento de que eram páginas demais para pouca ação.

brunakrg 27/01/2023

Legal
Esse segundo volume não me prendeu tanto quanto o primeiro, mas não deixa de ser interessante. Esclareceu muita coisa que eu não estava entendendo.

Karolina.Mariano 13/01/2021

Gostei
Gostei. Não amei. Acho que faz parte da sequência de um mesmo livro. Quero continuar com o livro 3

Diego.Rates 25/01/2021

Uma continuação excepcional, envolvente e emocionante
Fui completamente envolvido na leitura dessa obra, que me fez ler muito rápido e me deixou ainda mais ansioso pra ler o desfecho dessa saga.

Mais uma vez, Murakami é excepcional na construção da história, com seus mistérios, oferecendo algumas respostas e deixando um grande gancho para o livro final.

Giovana 09/06/2021

Gostei muito dessa segunda parte, muitas questões foram esclarecidas e ainda abrem espaço para um grande final.

Estou 100% fisgada pela história e não vejo a hora de saber como tudo isso termina.

Giuliane.Souza 26/06/2021

Muito doido
Essa história está cada vez mais maluca e mais incrível. Tudo o que acontece aqui com a Aomame e o Tengo segue por caminhos que não dá pra imaginar o que vai acontecer em seguida. Eu leio esse livro e não parece que li tantas páginas assim, estou adorando essa experiência.

Renatav 08/12/2023

Segundo livro da trilogia terminado. A impressão que tenho é que as histórias de Murakami são um pouco repetitivas, sempre tem certas coisas em qualquer uma delas. Não vou falar mais para não dar spoiler.
Mas enfim, rumo ao terceiro e último livro, e aí terei uma visão melhor disso.

Alessandro117 17/08/2021

As dúvidas permanecem...
Quanto mais leio, mais dúvidas sobre esse universo, esse cosmo particular criado pelo Murakami surgem. O escritor criou conceitos e uma lógica desse mundo do 1Q84 particular, o qual ele só revela a conta gotas.
Nesse segundo volume, nos deparamos com um aprofundamento maior da zona ficcional e também dos personagens e suas histórias, como a do guarda costa Tamuru, que descobrimos suas motivações e histórias, sendo que no primeiro volume não existia espaço para esses diálogos. Descobre-se quais são os poderes do Povo Pquenino e até onde vai suas capacidades, fora que agora sabemos quem é o Líder de Sagikage e seu propósito e filosofia.
Ainda falta um volume para concluir, e estou empolgado para o desfecho..

Paty Rio 18/08/2023

É o mais legal dos 3
Correria, assassinatos e muita suposição.
Da trilogia 1Q84, o segundo é o melhor livro por envolver muita conspiração e deixas um número suficiente de coisas em aberto que faz vc querer ler o 3° livro imediatamente.

Cy 04/08/2023

Que mundo incrível
Eu só não dei 5 estrelas porque alguns conceitos e certas coisas me incomodaram demais e achei um pouco desnecessárias. Elas já vieram do primeiro livro, mas neste segundo são explicitadas e explicadas, e não consegui deixar de me sentir incomodada. Outro ponto é que algumas partes pareciam se alongar demais (famoso encher linguiça), mas tenho dúvidas se eram pra gravar bem a mente do leitor sobre os sentimentos, pensamentos e sensações de Tengo e Aomame, porque pode muito bem ser isso. Mas não senti esse incômodo em nenhum momento no primeiro livro.
De resto, é uma obra fascinante e extremamente envolvente, e estou ansiosíssima pra ler o último livro dessa trilogia!

Carol 27/12/2015

Chato!
Se o primeiro livro já foi arrastado, esse então se superou! Mais um livro de trilogia sem final definido, mais um livro extremamente detalhista sem necessidade. Muita viagem.