1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Valério 24/08/2015

A continuação
No segundo volume, a trama se desenvolve um pouco modorrenta.
Não surpreende como o primeiro volume (até por não haver mais a apresentação dos personagens e os principais eventos desencadeadores da trama).
Também não temos desfechos significativos.
Há uma sensação de que o que deveria ter sido um livro foi transformado em trilogia, eis que a história toda poderia ter sido contada em um volume único - e com significativa redução do número de páginas.
Assim como no primeiro volume, há excesso de repetições. Alguns trechos são quase cópias fiéis de trechos anteriores.
Em resumo, a trilogia é boa. Mas não acho que valha 3 livros, principalmente quando sabemos que poderia ter sido escrita com um só livro.

Carol 27/12/2015

Chato!
Se o primeiro livro já foi arrastado, esse então se superou! Mais um livro de trilogia sem final definido, mais um livro extremamente detalhista sem necessidade. Muita viagem.

joabe.lins 22/01/2016

Impressionado com a imaginação desse escritor, recomendo muito

Juliana 07/02/2016

Viagem literária
Gostei do livro 1, me deixou curiosa. Este livro superou expectativas, me deixou presa no suspense do mundo de 1Q84, onde, aos poucos se compreende o poder do Povo Pequenino e o papel de Aomame e Tengo, em meio a muito mistério e suspense. "Não havia dúvidas: eram duas luas."

Tauan 18/01/2019

Imperdível
Murakami é conhecido, nos meios literários, como o eterno candidato ao Prêmio Nobel de Literatura. Todo ano ele é cotado para levar a honraria mais uma vez para o Japão, mas todo ano alguém "passa na sua frente".
A notoriedade do escritor japonês está em sua essência, ao mesmo tempo japonesa e cosmopolita. Seus livros retratam o japão de hoje — do fim do século XX e início do século XXI — com o mesmo estilo básico de narrativa dos ocidentais. Ou talvez um eficaz meio termo entre o estilo redundante japonês e o ocidental.
A trilogia 1Q84 inspira-se na magnos opus de George Orwell, 1984, para retratar um mundo levemente surreal, com duas luas no céu, seres misteriosos e fatos que contrariam a ''leis da ciência'. A interpretação oriental do realismo mágico dá um toque de frescor na narrativa de Murakami.
Além, é claro, dos gatos. Os gatos sempre estão presente. Assim como a música. É como se em cada livro do Murakami houvesse uma música tema, que ajuda a conduzir a história, e um gato à espreita.
Os livros da trilogia são divididos em meses do mencionado ano, o primeiro vai de abril a junho, o segundo de julho a setembro, e o terceiro de outubro a dezembro.
São divididos em capítulos que acompanham os dois personagens principais, Tengo Kawana, professor de matemática e aspirante a escritor, que se envolve em um conchavo editorial para reescrever um livro de fantasia que se torna mais realista a cada página; e Massami Aomame, uma personal trainer e assassina de aluguel.
A trama investiga um grupo religioso secreto que se relaciona com a narrativa do livro ficcional reescrito por Tengo. Há também personagens secundários que valem um livro cada: Eriko Fukada, a adolescente de 17 anos que foge do grupo religioso e escreve uma história polêmica; Tamaru, o gurda-costa da rica senhora que lidera uma cruzada contra a violência doméstica, assassinando agressores, sempre que necessário, e Ushikawa, um repulsivo detetive particular.
1Q84 é um livro (ou uma trilogia) ímpar, envolvente e divertido.

site: https://pausaparaaleitura.blogspot.com/

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2019

1Q84 é um mundo real, mas as coisas não são exatamente como antes. Para começar, duas luas agora pairam no céu; uma grande, cinzenta, e outra menor, irregular, de tom levemente esverdeado. E há também o chamado Povo Pequenino, cujas intenções permanecem ocultas. Nesse mundo, paralelo a 1984, o destino de duas pessoas, Tengo e Aomame, está intimamente ligado.
Cada um, à sua maneira, está fazendo algo perigoso, que pode colocar sua vida - e a de outras pessoas - em risco. E, aparentemente, não há como fugir desta realidade nem é possível que ambos sejam salvos; apenas um será o escolhido.
No segundo livro de sua saga magistral, Murakami leva o leitor a um mundo extraordinário, onde só o amor entre Tengo e Aomame poderá reverter a marcha implacável dos acontecimentos.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579622052

Rafael.Montoito 19/04/2020

Avança, mas não desvela
Nesta segunda parte da trilogia, Murakami começa a mexer com as peças que posicionou no livro 1. Pouco a pouco, a história vai revelando quem é o Povo Pequenino, o sentido do romance "Crisálida de ar" e a relação entre Tengo e Aomami.
A narrativa, cheia de citações da cultura pop, apresenta melhor ao leitor o mundo de 1Q84, o qual estaria correndo em paralelo com o de 1984, pela necessidade de estes dois personagens se encontrarem e, mesmo com suas vidas em constante risco, tentarem salvá-lo.
A surrealidade dá o tom, muitas vezes, de modo que o leitor ainda tem que esperar o terceiro volume para compreender todas as nuances desta ficção bastante original. A narrativa avança, se comparada ao primeiro volume, mas deixa ainda bastante coisa para ser desvelada no terceiro e último volume.

Lucas.Barbosa 07/07/2021

Muito superior ao primeiro livro
A leitura um pouco morna do primeiro livro da trilogia certamente vale a pena só pelo fato de proporcionar ao leitor a continuação nesse livro.
A segunda obra da trilogia 1Q84 é bem mais animada e traz respostas a algumas das questões levantadas no primeiro livro, mas não de forma completa, abrindo espaço para outros questionamento e aguçando a curiosidade para a leitura do capítulo final.
A história, assim como no primeiro livro, é muito bem escrita e com uma concatenação de fatos muito interessante. Não vejo a hora de começar o livro 3!

Lari 21/11/2021

1Q84, livro 2 - Haruki Murakami
Esse livro tem o dom de te deixar confuso(a) e fascinado(a), entediado(a) e viciado(a), incomodado(a) e encantado(a)? tudo ao mesmo tempo.
Talvez não seja o seu tipo de história, definitivamente não é o meu.. mas Murakami te deixa tão intrigado(a) com a história que você tem que ler mais e mais.

Well 24/12/2021

Cumpre seu papel de continuação...
O segundo volume dessa trilogia segue a jornada de Tengo e Aomame, contadas em capítulos alternados e, como era de se esperar, apresenta mais detalhes desse estranho mundo fictício criado por Murakami.

O começo parte exatamente de onde parou a primeira obra, que serviu mais como uma introdução daquele mundo de 1Q84, e aqui esclarecem-se os maiores enigmas deixados no primeiro.
Aomame segue em um de suas missões mais importantes e é surpreendida ao se deparar com algo que ela não imaginaria e que mexerá com seus sentimentos, e os do leitor também. Afinal, nos é mostrado mais sobre o povo pequenino, sobre esse ano com uma letra no meio e a história contida no romance dentro do romance "Crisalida de Ar".
Tengo, por sua vez, terá de encarar seu passado e lidar com o desalento deixado pelas pessoas ao seu redor, mas termina o romance muito mais forte e decidido do que começou.

No geral, o romance cumpre bem seu papel de continuação, mostrando mais detalhes sobre este universo e dando mais profundidade aos personagens - inclusive aos "coadjuvantes", sendo que um deles morre inesperadamente.
Contudo, esse volume sofre com os mesmos problemas do primeiro: narrativa instigante, porém lenta, muitas vezes (muitas vezes mesmo!) chegando a ser prolixo e repetitivo, como fosse pra ser lido bem devagar e em dias alternados, pois o autor não te deixa esquecer de nada.
Uma coisa chata na escrita de Haruki é sua necessidade de fazer seu narrador dizer o que o personagem pensa para na linha seguinte, o próprio personagem dizer exatamente as mesmas palavras do narrado. Aja paciência.

Este volume pareceu-me melhor que o primeiro pelos motivos óbvios de dar continuidade a história, mas, com as mesmas características negativas. No entanto, é uma história que mostra seu tema muito mais voltado ao amor, um amor puro, do que sobre um mundo ficcional mirabolante. É muito aprazível acompanhar os dois personagens, que são as melhores coisas do romance, e o tempo inteiro, ainda mais depois desse volume, ficamos torcendo com todas nossas forças pelo encontro dos dois.
E que venha o terceiro volume.

Yuka 01/04/2022

1Q84 volume 2 ( Haruki Murakami)

Tengo, 30 anos, vive agora ou sempre viveu com a lembrança de Aomame na escola primária, quando ela segurou sua mão e depois ela saiu da escola e ele nunca mais a viu, mas sempre se arrepende de não ter dito algo mais ou talvez de procurá-la de verdade.
Depois de concluir o livro de Fukaeri, por segurança ela se mantém escondida, enquanto isso, Tengo passa por situações inesperadas. Ele recebe uma oferta de 3 milhões de ienes de ajuda para sua escrita de uma associação que nunca ouviu falar e sua namorada mais velha desapareceu.
Por sua vez, Aomame recebe uma missão de risco e se sobreviver, terá que mudar de nome, rosto e lugar sem deixar rastros. Caso contrário, se algo de errado acontecer, ela pode tirar a própria vida, já que não se imagina sendo torturada a ponto de revelar nomes.
Mas, quando finalmente chega o grande dia, Aomame conhece o grande líder religioso e sua missão é matá-lo. Mas ela não consegue fazer isso pois foi descoberta, pois o líder sabia o tempo todo de suas intenções. E ele sabe tudo sobre ela, até de Tengo, alguém que ela sequer disse seu nome em voz alta e para protegê-lo, faz um acordo com o Líder.
Tengo recebe Fukaeri em sua casa, já que ela não quer ficar escondida sozinha. Ela pressente algo perigoso chegando e prefere ficar com ele. Tengo rejeita a oferta de ajuda de 3 milhões e recebe um aviso que mais parece uma ameaça.
Com Fukaeri ali, Tengo passa por experiências que não consegue entender e ao mesmo tempo descobre similaridades com seu mundo e o do livro de Fukaeri, Crisálida de ar e entende que agora precisa encontrar Aomame.
Aomame por sua vez, conclui sua missão mas descobre coisas sobre o líder e o Povo pequenino que não pode contar a ninguém, principalmente porque ninguém acreditaria. Então, ela toma uma decisão depois de ver Tengo e não conseguir falar com ele...

Não me recordo de detalhes do primeiro volume, mas achei esse meio repetitivo. Não digo na história, mas nas falas dos personagens. Ficou meio cansativo de ler. Parece quando estamos ensinando uma criança a falar  quando fica repetindo as falas.
A história macabra do Líder de repente se torna algo mais brando? Como se ele não fosse uma má pessoa? Então, quem seria ou o quê seria o mal realmente? E a punição dele nem existiu, porque de uma certa forma foi um alívio para ele.
Tengo e Aomame passaram suas vidas pensando um no outro sem jamais se verem novamente. Isso cheira a um final feliz? Parece que não. Achei muito triste os dois no mesmo lugar mas a tonta da Amaome ficar na dúvida e quando resolve agir, ser tarde demais.
E Fukaeri? Se entendi bem o que ela pode vir a ser, ainda assim o que aconteceu entre ela e Tengo é meio... perturbador...
Ou seja, a história foi para caminhos que pra variar, jamais imaginei que seria assim... não sei descrever meus sentimentos para esse volume, ficou mais perguntas do que respostas e espero que o volume final possa respondê-las. E espero que aquele não seja o final da Aomame, caso contrário vou odiar essa trilogia hahaha