O Sorriso das Mulheres

Resenhas - O Sorriso das Mulheres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Andreia Vieira 13/01/2021

Paris!!
Um romance bem levinho que se passa em Paris, com comidas e muitos livros.
Gostei muito! Leiam!!
Nice 13/01/2021minha estante
Já fiquei com vontade de ler ?

Andreia Vieira 13/01/2021minha estante
Ele terminou e eu queria mais ?

Nice 13/01/2021minha estante
Esses são os melhores ?

Andreia Vieira 13/01/2021minha estante
Simm

Josyyy 31/10/2020

Uma doce narrativa sobre a magia da leitura
Com uma narrativa leve e apaixonada, Nicolas Barreau traz uma mistura bem equilibrada de amor, encantamento e mistério. Tudo isso tecido sobre o charme de Paris. Com sua narrativa ele nos mostra o processo de criação de um escritor que capta cada um dos pequenos detalhes de tudo o que estava ao seu redor, construindo uma história que recebe uma visibilidade bem maior ao esperado por ele. E assim surge as mais belas histórias: do dia-a-dia, de tudo o que nos cerca, e quando sabemos observar esses detalhes, conseguimos uma boa história! E do outro lado, temos uma jovem que não tinha o hábito de ler ser arrebatada por um livro! Algo que eu, uma apaixonada pela leitura, acho super lindo de se ver!!!

site: https://divadavarzea.blogspot.com/2016/01/resenha-o-sorriso-das-mulheres-de.html

Dri Ornellas 29/09/2020

Não há outra definição para o livro O sorriso das mulheres: comédia romântica raiz. Porém, mais do que isso, o livro lembra muito aqueles romances de banca. E posso falar isso com propriedade porque fui uma grande leitora deles e, por grande, é no sentido quantitativo mesmo, entre meus 13 e 15 anos (ou 16) eu simplesmente adorava e devorava esses romances baratos – barato de preço e de qualidade. Acho que na minha fase mais aguda, devo ter tido o hábito de ler 2 ou 3 por semana.

Julia, Sabrina, Bianca... Cada nome era um tipo de enredo (que agora não lembro mais qual era qual): um nome era a categoria para romance açucarado; outro, romance mais picante (onde a expressão mais pesada que se poderia encontrar era “membro intumescido”); e tinha um que era o romance com doses de comédia. Esse era meu preferido e é a categoria onde acretido que O sorriso das mulheres se encaixe perfeitamente: um romance leve e despretensioso. E também coincide muito com a jogada editorial de transformar histórias de romance de banca em livros de brochura para a história ganhar mais legitimidade e ser aceito num círculo social diferente dos leitores (leitoras, né?) de romances de banca e serem vendidos por um preço mais alto. Não vamos esquecer que escritoras famosas por seus livros românticos começaram com romances de banca, como Danielle Stell e Nora Roberts.

A história de O sorriso das mulheres é sobre o revisor de uma editora que, querendo agradar seu chefe, escreve um livro exatamente do jeito que ele queria e o publica com um pseudônimo. O problema é que uma leitora aparece querendo conhecer o autor inventado, o revisor se apaixona por ela e cria toda uma história para a moça não descobrir a verdade. Assim como o livro conta a história de um autor que não existe, fico me perguntando se o autor do livro também não é inventado: um autor francês escrevendo uma história de amor, cheio de referência à culinária, cinema e literatura francesa? Para completar, o texto é cheio de palavras em francês que parecem apenas querer produzir uma atmosfera de mais romance, tipo: olha, fala de amor, tem um obstáculo separando o casal, tem culinária, tem livro e... é em Paris, estamos colocando esses ça va e c’est bien compris aqui para você não esquecer, hein.

De qualquer forma, é um livro ótimo para se ler entre leituras pesadas ou quando se está numa ressaca literária: vai ser uma leitura leve e que não vai fazer mal nenhum.

Báh~ 28/06/2020

Culinária e escrita...
Logo após o péssimo término de um relacionamento, Aurélie, de uma forma inusitada, entra em um livraria e descobre um livro que cita seu restaurante e percebe ela descrita no livro!
Esse livro a salva, como ela diz. Mesmo tendo cozinhar e plantar flores como escapes.
Começa a procurar com muita persistência o escritor. Ela conhece, então, o revisor da editora, André, um homem mau humorado a princípio! E aqui temos um livro com várias surpresas e muito divertido!
Tem ainda algumas receitinhas no final do livro.

Milla 21/06/2020

Romance bom
Romance leve e bom, até q fim Aurélie desculpou André. O romance acaba se tornando um pouco chato por ter muitos personagens o que acaba confundindo um pouco a leitura, mais no restante muito bom para ler nos intervalos de outros livros. Outra coisa interessante foi ter colocado algumas receitas no final, bem proveitoso com certeza irei fazer alguma.

Evy 16/05/2020

Romance gostoso
O Sorriso das Mulheres é um romance gostosinho de ler e que faz aquele quentinho no coração. Do tipo de livro que eu adoro ler entre leituras mais pesadas e além disso é um livro que traz o mundo dos livros no enredo o que me deixa sempre muito feliz.

"Em novembro do ano passado, um livro salvou minha vida..."

Essa frase já me conquistou por motivos óbvios rsrs. A partir daí acompanhei a história de Aurélie Bredin, uma jovem proprietária de um restaurante no coração de Paris, sensível e apaixonada. Ela namora Claude, um artista excêntrico e divide suas alegrias e aflições com Bernardette, sua melhor amiga super leitora (com quem me identifiquei muito). Logo no início do livro, Claude deixa Aurélie com apenas um bilhete e desiludida ela decide sair para espairecer, andando sem rumo pelas apaixonantes ruas de Paris. Já anoitecendo, ela se refugia numa livraria onde se depara com um romance que salva a sua vida.

O livro que se chama "O Sorriso das Mulheres" chama tanto sua atenção que Aurélie passa o restante da noite lendo e se surpreendendo por se ver dentro de suas páginas... A protagonista do livro é super parecida com ela, e inclusive usa um vestido que é igualzinho a um vestido que ela tem. Afora isso, o cenário principal do livro é o seu restaurante!! Intrigada por essas coincidências, ela escreve uma carta para o autor chamando-o para um jantar no seu restaurante na tentativa de descobrir mais sobre essa história. Acontece que o autor do livro é um ermitão e não quer contato, dar entrevista, odeia fotos e se recusa a encontrá-la. A partir daí começa uma trama super divertida e romântica.

A narrativa do autor é gostosa, bem estruturada e bastante fluída. A história vai se desenrolando de forma bastante gostosa e tudo envolto do mundo dos livros que deixa tudo mais charmoso! Para os corações mais românticos, é um prato cheio. Não é muito a minha praia, mas mesmo assim eu gostei bastante da leitura!

Recomendo!
Zaida.Maria 18/10/2022minha estante
Facil de ler

Zaida.Maria 18/10/2022minha estante
Estou gostando

RhannaP 26/03/2020

Comecei a leitura esperando por algo totalmente diferente. A história segue um pouco enrolada até o fim. Na última página, o que você espera desde o início da história, finalmente acontece. E quando acontece você fica com aquele pensameto de "só isso? Q romântico.." e fim da história.
Catarine Heiter 26/03/2020minha estante
Tambem fiz essa leitura agora em março!

Catarine Heiter 20/03/2020

Um romance água com açúcar... leitura leve, ideal para intercalar com leituras mais densas e descansar a mente. Aqui iremos acompanhar um editor e uma cozinheira, na bela Paris, durante uma improvável aventura que envolve cozinha, livros e corações quebrados! É o tipo de livro para aquecer o peito e fazer suspirar os apaixonados! De quebra, o leitor ainda é presenteado com algumas receitas ao final da obra.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria Autor Francês.

Volnice.Flausino 04/09/2019

Um romance gostosinho
O sorriso das mulheres - Nicolas Barreau. Um livro, como se diz, gostosinho de ler, despretensioso, que faz se transportar naqueles filmes românticos da Sessão ad Tarde. Aurelie é uma chef de cozinha, proprietária de um pequeno restaurante francês, herdado de seu falecido pai. Após a decepção de ser abandonada pelo namorado Claude, ela sai perambulando pelas ruas da cidade de Paris, num dia de chuva, tentando lavar sua alma de tanta tristeza. Só que com isso acaba despertando a atenção de um policial que fica preocupado com a moça já que a mesma fica para perto de uma ponte, dando a entender que iria cometer algo trágico. Assim, Aurelie para fugir de dele, ela acaba se refugiando em uma livraria próxima e lá ela encontra um livro chamado "O sorriso das Mulheres". Quando começa a ler a estória, ela percebe que a personagem principal parece ser inspirada nela própria e até mesmo seu pequeno restaurante é mencionado. Aurelie sente uma curiosidade em conhecer o tal autor inglês, que fez com que sua estória no livro a fizesse acreditar novamente no amor e dar novas esperanças.
apesar de ter uma narrativa previsível, o livros é cheio de situações engraçadas, leve e vai atiçar o seu apetite pois você irá conhecer as receitas francesa através dos pratos preparados por Aurelie. e aí, deu agua na boca?

taiz 20/02/2019

Uma delícia de livro!
Vi esse livro na saraiva muito barato, não conhecia o autor, mas resolvi arriscar mesmo assim. Depois de duas leituras, digamos, pesadas, eu precisava de algo leve pra variar um pouco. E foi uma ótima escolha. "O sorriso das mulheres" mistura vários elementos que me encantam: literatura, gastronomia e Paris. A leitura é muito fácil, principalmente porque o autor sabe prender o leitor à história de Aurélie Bredin e André Chabanais. Não é um romance meloso, cheio de cenas eróticas ou tragédias traumáticas; tem a dosagem certa de todo o necessário para tornar o livro agradável e (por que não?) elegante. Confesso que em vários momentos senti um desespero, porque, como diz o ditado, "a mentira tem perna curta". Contudo, finalizo-o com uma sensação de leveza no coração.

Lu Colorada 22/12/2018

Para alegrar...
Comecei a ler esse livro, para "limpar o paladar" das distopias que vinha lendo e amo. Ele começou um pouco devagar, mas já mostrou a que veio. A estória se desenrola de uma maneira que você quer continuar a ler para saber o desfecho que cada acontecimento. Eu, pessoalmente, adoro livros que mostram a visão de cada personagem na mesma cena. E é isso que acontece aqui em "O Sorriso das Mulheres". Ambientado em Paris, com muitas falas em francês no livro, conta a história de um autor que acha uma musa, escreve um livro, mas não assume sua escrita. Criando um autor falso para esse livro que, conquista a própria musa sem ela saber. Muita coisa acontece e a história vale sim a pena ser lida. Recomendo!!

Paulascrap 22/06/2018

Uma doce leitura!..
Um romance água com açúcar nada clichê que nos proporciona uma doce leitura. 📜 Aurelie, proprietária de um pequeno restaurante herdado de seu pai no centro do cenário parisiense, sofre uma desilusão amorosa sendo abandonada por seu namorado Claude por telefone. Em uma noite fria andando pelas ruas chuvosas de Paris, deprimida, acaba sendo obrigada a fugir da polícia por acreditarem ser uma possível suicida prestes a se jogar da ponte , refugiando-se assim em uma livraria, para escapar dos olhares do insistente policial. 📜Começando assim uma novo capítulo de sua vida , ao ler um livro indicado pelo proprietário a sinopse a surpreende, o autor estaria narrando sua história, na qual a protagonista seria inspirada nela e seu restaurante o Le Temps des Cerises era um dos cenários principais , e após a leitura encontrar o autor pessoalmente se tornou um objetivo em sua vida.📜No entanto, o autor misterioso não existe, tal fato se deu quando um agente literário decide publicar seu livro sem revelar sua identidade. Ao ser procurado pela insistente leitora , André Chabanais acaba sem saída e convence outra pessoa a se passar pelo autor Robert Miller. 📜Mas o destino apronta uma surpresa enquanto Aurélie declara seu interesse no futuro encontro com o autor , André acaba se apaixonando por ela. E agora? Como sair dessa situação é viver essa história de amor sem que ela o odeie ao descobrir a verdade. 📜Uma narrativa que nos atrai é um enredo que encanta com personagens nada previsíveis somado ao cenário perfeito para um romance: Paris, e de quebra o livro traz as receitas saboreadas durante a história contada , agora é só preparar e sentir parte do livro.

Markarroni 07/06/2018

Apaixonante
"Em Novembro do ano passado, um livro salvou minha vida". É assim que começa essa história que, sem dúvida, arrancou sorrisos.

Aurélie Bredin é dona de um restaurante em Paris e ela tem uma decepção amorosa. Desiludida, sai andando pela cidade e vai se refugiar numa livraria, onde encontra e compra um livro intitulado "O Sorriso das Mulheres". Ao ler, percebe que a protagonista é ela mesma e seu restaurante é um dos cenários da trama. Após isso, ela decide entrar em contato com o autor, um misterioso e recluso inglês, para conversar com ele sobre o livro. Mas André Chabanais, editor e revisor na Éditions Opale vai dificultar esse encontro entre eles.

Nicolas Barreau tem uma escrita muito leve e apaixonante. Soube misturar romance com uma pitada de comédia, suspense e sabores da cozinha francesa, o que definitivamente encanta e aquece o coração. O autor vai direto aos fatos, sem enrolação, e isso é algo que eu adoro. Os personagens são bem construídos e não tem como não se apaixonar pelos personagens. EU QUERO SER AMIGO DEEELEEEES.

Alguns de vocês devem saber que a minha leitura antes dessa foi uma em que eu não via a hora de terminar. Já essa, eu não quis terminar. Gente, a leitura e a história são tão gostosas que fiquei com receio de terminar o livro e ficar órfão dos personagens. Com certeza irei reler muitas vezes. E já quero ler mais livros do autor, espero que lancem no Brasil logo, pois os que vi, ainda estão em francês e alemão.

É isso, gente. É uma história romântica, leve, engraçada e comovente. LEIAM!

"Post Nubila Phoebus" (Depois das nuvens, o sol).

site: https://www.instagram.com/p/Bi6_YNnHQwy/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6