O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Manezera 20/05/2021

O Espadachim de Carvão Adapak domina os círculos Tibaul e os usa para se defender de seus atacantes, os quais ele desconhece os motivos para quererem sua morte.
Leitura rápida, com uma ótima ambientação e criação de mundo.

Jessiliades 20/05/2021

Incrível
As vezes quando um leitor se depara com um livro de poucas páginas, é normal pensar que o autor não teve imaginação para escrever mais ou que a história é tão simples que é facilmente contada em poucas páginas, porém, esse livro consegue fazer com que os leitores evitem chegar ao final para se deleitar o máximo possível com essa fantástica obra.

O Espadachim de Carvão é ricamente detalhado e conta com uma mitologia fantasiosa e inovadora.

A escrita de Affonso Solano é clara e fluída, permitindo uma leitura confortável e cheia de expressões brasileiras que são encaixadas perfeitamente no contexto desse mundo próprio.

A história prende com facilidade o leitor, uma vez que cada personagem apresentado se torna uma importante ferramente para o clímax da história, no entanto, por eles serem exatamente isso, uma ferramenta, o leitor se vê obrigado a dizer adeus esperando que logo eles se reencontrem. Nenhuma persona é uma simples formiga de passagem. Cada um tem algo a ensinar para o herói, mesmo que isso não seja algo necessariamente bom.

O plot twist da trama é bem fechado e até um pouco previsível, mas mesmo assim não se perde seu valor.

Um ponto um pouco inconveniente é a passagem entre passado e presente, que confunde o leitor, dificultando um pouco analise dos fatos e a absorção de algumas informações valiosas, o obrigando a dar uma pausa na leitura para se situar em que momento da história está.

Apesar disso, O Espadachim de Carvão é uma gostosa surpresa de autoria nacional e estou ansiosa para ler sua sequência.

André Abreu 19/05/2021

Bom Livro de Fantasia
É uma leitura interessante, indicado para fãs de fantasia. A linguagem é um pouco mais rebuscada do que outros livros que li do estilo.

Existe uma grande prioridade do autor em construir o mundo da história (Kurgala) e habita-lo com suas diversas raças exóticas. A apresentação rápida de muitas espécies acaba sendo um pouco confusa inicialmente - porém eventualmente acaba acostumando-se.

Outro ponto que pode causar um pouco de confusão inicialmente é a mudança ao decorrer dos capítulos entre o passado e presente do protagonista.

A história é bem interessante. Achei o final um pouco corrido, mas satisfatório.

Brenner 13/05/2021

Ótima história e desfecho, mas pecou no desenvolvimento e apresentação do personagem... Achei essa parte bastante rasa.

SunshinetySick 01/05/2021

Muito bom!!
*haverá um trecho com spoilers, mas eu vou avisar. Até lá, pode ler sem medo.

Confesso que só peguei esse livro por ser de um autor nacional, mas a leitura ultrapassou e muito as minhas espectativas. É muito rapido de ler, a escrita é envolvente e a seguência de ação é insana.

Adapak sai de um problema e cai em outro e quando eu achava que estava tudo bem, ou que ia acontecer um daqueles diálogos de dez paginas, algo surpreendente mudava o rumo das coisas. Com certeza o autor não tem medo de mudanças, eu realmente não esperava as reviravoltas. É muito dificil não ficar fissurado na história até o final.

Adapak é muito inocente e é muito bom acompanhar o raciocínio dele, criando cenas engraçadas. Mas ao mesmo tempo a história é pesada, cheia de mortes e lutas. Além disso, a carga de ensinamentos morais e reflexões também é grande. O balanço entre os ambientes e os sentimentos é perfeito para mim.

Dito isso, vale ressaltar que final é divino, eu quero correr para o segundo livro agora mesmo. Ainda sinto que preciso de mais explicações depois daquele final, que ainda não encaixou totalmente, mas esse é só o primeiro livro, então entendo que talvez minhas perguntas sejam respondidas no próximo.

POSSIVEIS SPOILERS ABAIXO

a única coisa que eu não entendi foi porque aquilo aconteceu com o "pai" de Adapak, sendo que ele estava do lado dos mortais de Kurgala e justamente por isso fez o que fez com o outro lá. Enfim, tentei mascarar pra não ser um spoiler aparente, mas quem leu deve entender.

Murilo.Penha 30/04/2021

Ótimo livro!
Um ótimo livro, uma excelente narrativa que deixa o leitor preso ao livro, querendo ler mais e mais até terminar-lo, não é atoa que terminei a leitura em 3 dias hhaha
Super recomendo

Gabriel 10/04/2021

Adapak é o cara!
Affonso Solano conseguiu criar uma incrível fantasia inovadora: Com raças completamente novas, descontruindo o clássico humano, elfo e anão, nos é apresentada uma ótima história de 250 páginas de uma leitura muito agradável e um enredo excelente.

May 06/04/2021

Comprei esse livro por um valor muito baixo para ajudar a moça da feira do livro no troco. Foi uma decisão muito boa.
Adapak foge muito dos estereótipos de herói, ele é sensível, inocente isso cativa tanto. Pra mim o romance não era necessário mas ajudou na construção do personagem.
Por fim indico muitooo.

Fernando.Francisco 18/03/2021

Ótima obra analisada solo
Universo ficcional único! Desde a mitologia, geografia, criação de raças, personagens bem elaborados, etc. Narrativa cativante, com personagem orelha, nos apresentando um mundo que também está recém acessando na prática. Mistura fluxos de pensamento, com ação e descrição em cenas tudo muito dinâmico, um começo de tirar o fôlego! Desafio a ler só o começo! Usa avanço e retrocesso cronológico desacomodando e causando curiosidade crescente. Responde aos anseios no fim, mas não todos, afinal claramente foi pensado para ter sequências, mas aí já é outro assunto... Apesar das pontas soltas, afirmo, vale muito a pena ler.

Victor Cardoso 14/03/2021

Universo bem explorado
O livro não falha em trazer um universo novo e imersivo com diversas espécies diferentes e locais bem detalhados,devido a isso a narrativa da trama talvez fique um pouco de lado mais nada que atrapalhe muito o decorrer da história.

Leo 01/03/2021

Uma boa obra nacional
Sinceramente comecei com o pé atrás mas o livro se desenvolve de maneira bem fluida e divertida, apesar de o final ter sido bastante corrido.

Sofista Prateado 27/02/2021

Cheio de easter eggs
806-Espadachim de Carvão, O - Affonso Solano - ????????

Livro brasileiro de fantasia escrito pelo digníssimo @affonsosolano. A leitura é incrível e achei tanto easter egg de jogos e filmes que dizer que adorei na verdade diz pouco sobre o quanto foi bom! Que venha mais!