O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Mau Uchikawa 08/04/2020

Muito bom!!!
Livro que te envolve com uma história e um universo muito legais. As cenas de luta são bem empolgantes e o autor te prende na narrativa dele.

LUNA 05/04/2020

Confesso que mimha primeira impressão foi de desinteresse total, os primeiros capítulos me pareceram extremamente confusos e não conseguia seguir a linha de raciocínio da história. Aos poucos comecei a me familiarizar com a escrita e a entender o mundo que Solano havia criado e suas muitas raças, assim consegui me prender enquanto as peças começavam a se encaixar.
A história é boa, mas me pareceu um "filler" de algo bem maior.

Clio0 27/03/2020

Confesso que peguei esse livro com um pé atrás... afinal, a literatura fantástica no Brasil é feita bem mais de boas intenções do que de boa escrita.

Que bom que me enganei.

O estilo de Solano é leve e fluído, perfeito para literatura infanto-juvenil. Ainda há alguns excessos de detalhes; o autor também é um pouco fraco para narrar sobre crianças, mas esse é o tipo de coisa que pode ser ignorado em favor da história.

O Espadachim de Carvão cria uma mitologia nova, amalgamando mitos brazucas bem comuns, mas sem cair na mesmice. Acredite, as raças que o autor criou, a magia e o personagem principal fogem completamente das fórmulas empregadas por JK Rowling e genéricos.

Dê uma chance, esse livro é um ótimo presente para um adolescente que está começando no mundo da leitura ou para quem curte o gênero.
B.norte 27/12/2021minha estante
Obrigada pela dica!

Janise Martins 18/03/2020

O Espadachim de Carvão
O autor cria um universo novo, cheio de criaturas estranhas, incluindo o protagonista, com nomes que foi preciso imaginação para criar (ou a falta dela, ainda não sei). Muita informação para poucas páginas, acho que nisso o Affonso pecou.
A ideia é excelente, mas tudo é muito compactado, muitos personagens com nomes ruins até de ler, que dirá memorizar, bem, esse pode ser um problema também devido a minha idade avançada (ai meu pai!!).
O que achei interessante é que o protagonista vai descobrindo as “coisas” junto com a gente, aliás o protagonista é mais que fera nas espadas, mas é de uma inocência doce, a gente cria empatia por ele.
O livro era para ser de leitura corrida, mas requer atenção para o montante de informação. Achei cansativo. Mas não é um livro ruim não, também não é aquelas maravilhas! Tem mais, até recomendo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2015/11/o-espadachim-de-carvao.html

samir crzo 17/03/2020

Livro bom!! Meio infantil mas uma boa leitura, vou ler o segundo da série! Recomendo como uma segunda opção de leitura

Vaniê 29/02/2020

O Espadachim de Carvão
Kurgala é um mundo abandonado por quatro deuses, onde habita vários tipos de criaturas de diferentes espécies, Adapak é filho de um desses deuses, está sendo caçado mas não sabe o motivo do por que estão tentando lhe matar, na luta por sobreviver vive uma aventura atrás da outra.

Fred 24/02/2020

Bom...
Boa estória, bom ritmo... leitura rápida. Senti falta de um mapa e descrição mais detalhada das raças que compõem este universo... se não estivessem estas informações disponíveis na internet o livro faria pouco sentido vez que as raças e lugares são "lançadas" no texto como se fossem de conhecimento popular. Enfim, após ter acesso ao mapa e ver imagens das principais raças na internet tudo flui.

Por fim a estória tem pouca profundidade... mas funciona bem... extende-la mais a tornaria entediante.

Wolf1 22/02/2020

Refresca
Não é nenhum desmerecimento ser um livro "fino" de fantasia. Em um mundo que é muito comum ver fantasias de 700 páginas ou mais, esse aqui trabalha lindamente em suas menos de 300!

Com um enredo envolvente e dinâmico somos apresentados a temores, questões e toda história que cerca Adapk e Kurgala.

Um mundo repleto de espécies interessantes e que servem muito bem para abrilhantar a experiência que é conhecer esse universo.

Uma obra brasileira que deve ter espaço no mundo inteiro sem dúvida.

Everton 21/02/2020

Estava em busca de um livro de fantasia que me orem desse e me fizesse sair um pouco do mundo real, não podia acertar mais na escolha, gostei muito, não conseguia parar de ler.

Jvcsantanna 18/02/2020

Livro envolvente
Adapak é um herói em um belo universo criado pelo autor, onde humanos coexistem com espécies que parecem mistos de pessoas com insetos, e os 4 deuses que costumavam reinar o mundo já não têm mais tanta influência. Com muita magia, artefatos místicos, batalhas e flashbacks, o livro te prende em uma leitura envolvente ao longo da jornada do herói.

@books_beatriz 17/02/2020

Um comentário
A parte que menos gostei do livro foi o começo. Não acontece nada de extraordinário e o fato do personagem ficar falando BOSTA em momentos nada a ver e o narrador ficar repentinamente falando "da pele escura" do espadachim, só piorou minha decepção com a história.

Daiana59 05/02/2020

Podia ser melhor
O mundo criado pelo Affonso é imenso e intenso, porém não há muitas descrições de raças, o que torna tudo muito difícil quando estamos lendo.

Emanuel 20/01/2020

Kurgala é íncrivel
Pena que só agora li esse livro, muito bom. Tudo da mitologia que Solano criou para Kurgala é fantástico e muito criativo.

As espécies tem características interessantes e os nomes das espécies são bem lovecraftianas, só fiquei meio confuso as vezes por as vezes não consegui lembra como são as espécies que ele vai citando ao longo da histórias, ele dá um descrição boa da espécie, mas, como não tem referência visual fica difícil relembrar.

Os deuses e tudo que envolve Eles também gostei muito.

Não cheguei a me identifica com o Adapka, porém, achei cativante as aventuras que ele passa.

Bah 01/09/2019

Um dos piores livros escritos na fantasia nacional
Foi uma perda de tempo e um desgosto enorme que nunca vou me perdoar por ter lido até o fim, um pseudo escritor que não teve um amigo para dizer q ele é um preguiçoso, cria uma linguagem própria, raças próprias, animais próprios, mas depois de um monte de nomes de raças e animais, ele se cansa de descrever como é aparência deles.

Uma método de descrição de altura que não diz nada, que não tem uma ideia em centímetros, uma vergonha em forma de livro.

Sempre que me perguntam sobre esse livro eu quase escrevo uma tese de tanto desgosto que tenho dessa leitura. Não precisamos de algo rico em detalhes com Martin ou Tolkien, mas ser econômico demais é ridículo
Bia 01/11/2019minha estante
Agora imagine alguém escrevendo isso sobre você e algo para o qual você se dedicou... Dá pra dizer que não curtiu sem depreciar o autor, sabia?

Navarro 21/08/2019

Bolinhos de geleia
Affonso Solano sabe como deixar os leitores intrigados, apenas lendo seu título: O Espadachim de Carvão, uma pessoa, que assim como eu, viu o título e pensou: como assim? Um espadachim de carvão? é um título inteligente que chama a atenção das pessoas e lendo a sinopse, você fica intrigado e quando de fato lê o livro, fica mais intrigado ainda, você aprende junto com o protagonista e cresce com ele, os mistérios vão sendo revelados, conforme Adapak avança na trama, e na maioria das vezes, fazemos as descobertas pela ótica dele e é muito interessante, pois Adapak é um garoto inocente, e particularmente eu me via como ele quando mais novo, descobrindo como era o mundo de verdade.
O livro me fez lembrar aqueles "Road Movies", onde Adapak está sendo perseguido o tempo inteiro e sem descanso, e o pior de tudo, ele não sabe nem o motivo disso.
Esta obra é magnífica e com uma linguagem bem atual, é fácil de ler, e o ritmo narrativo é ótimo.