O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Navarro 21/08/2019

Bolinhos de geleia
Affonso Solano sabe como deixar os leitores intrigados, apenas lendo seu título: O Espadachim de Carvão, uma pessoa, que assim como eu, viu o título e pensou: como assim? Um espadachim de carvão? é um título inteligente que chama a atenção das pessoas e lendo a sinopse, você fica intrigado e quando de fato lê o livro, fica mais intrigado ainda, você aprende junto com o protagonista e cresce com ele, os mistérios vão sendo revelados, conforme Adapak avança na trama, e na maioria das vezes, fazemos as descobertas pela ótica dele e é muito interessante, pois Adapak é um garoto inocente, e particularmente eu me via como ele quando mais novo, descobrindo como era o mundo de verdade.
O livro me fez lembrar aqueles "Road Movies", onde Adapak está sendo perseguido o tempo inteiro e sem descanso, e o pior de tudo, ele não sabe nem o motivo disso.
Esta obra é magnífica e com uma linguagem bem atual, é fácil de ler, e o ritmo narrativo é ótimo.

Izabela 13/07/2019

Ikibu
Durante as primeiras 70 páginas não achei que fosse gostar deste livro. Não conseguia me envolver nem com a escrita e muito mesmo com a história. Mas eu insisti, e ainda bem que fiz isso. Em determinado momento, Adapak se torna cada vez mais cativante e o leitor vai ficando mais curioso pra saber o que está acontecendo, quem são os perseguidores deste protagonista e, principalmente, por que o estão perseguindo?
Simplesmente amei esta distopia!
E o ikibu? Bem, tire suas conclusões, mas pra mim: uma aventura digna de Tamtul e Magano.

Mari 16/06/2019

Demorei... mas terminei!
Não foi uma leitura fácil e eu preciso iniciar essa resenha falando isso. O mundo fantástico criado por Affonso (com dois efes de faca) Solano me deu a mesma sensação de quando li Game of Thrones pela primeira vez, e arrisco dizer que a estranheza foi maior. Porque não é apenas o caso de nomes muito estranhos, mas de seres fantásticos aos montes logo no primeiro capítulo. A sensação foi de que estava pegando a séria na metade. Isso me confundiu e cansou um pouco e gerou uma certa preguiça de continuar a leitura. Mas cá pra nós? Ainda bem que eu superei isso. O livro é muito bom!

A narrativa do Affonso é extremamente visual chegando a ser quase gráfica. Ao descrever Kurgala, se você estiver imerso na leitura, você consegue quase que ver as cenas das cidades por onde o Espadachim passa. Cenas de ação são maioria no livro narradas de maneira primorosa a ponto de me deixar segurando a respiração em várias delas.

Todos os personagens também foram construídos com muito primor, mas em especial o nosso protagonista e seus tutores, sendo eles seu pai Enki'Nar, A Voz Esmeralda; Barutir, um seguidor de Enki'Nar e primeira figura paterna de Adapak; e Telalec, aquele que dá ao espadachim suas espadas gêmeas, Igi e Sumi, e o ensina a técnica dos Círculos Tibaul, técnica de ''luta'' baseada em prever os movimentos do adversário, que torna o espadachim que a dominar em um combatente quase invencível. Algo que me incomodou muito na leitura é que as presenças masculinas são maioria e as femininas, além de escacas, são bem rasas. Nisso o livro peca caindo em um esteriótipo onde as mulheres estão sempre em posição de perigo. É visível que ele tenta não cair nesse viés, mas caí mesmo assim. Existem apenas 2 personagens femininas memoráveis, T'arish a quem ele salva em sua adolescência e é sua primeira namorada e Sirara, capitã de um navio que conhecemos mais adiante no livro e também é um interesse amoroso do espadachim ainda que velado. Neste último caso é realmente uma pena pois Sirara é uma ótima personagem e leria um livro só de suas aventuras a frente do navio sem pensar duas vezes.

O final me pegou um pouco de surpresa. Você chega nas últimas páginas querendo entender porque estão tentando matar ele e quando a resposta chega é um pouco chocante. Mas devo dizer que a resolução fica um pouco fácil quando a poeira assenta. Existe um claro gancho para o segundo livro e não é que o final seja ruim, mas pra mim pelo menos deixou um pouco a desejar.

site: https://marilirafox.wixsite.com/cafecomacucar/blog/o-espadachim-de-carv%C3%A3o-affonso-solano

Tovar 06/05/2019

Os Quatro que são Um
Acompanho o trabalho do Affonso Solano há algum tempo. Conheci-o no podcast do Jovem Nerd e, posteriormente, no MRG. Logo, já sabia que ele era um escritor de fantasia, mas nunca imaginei que me pegaria envolto em uma história tão imersiva e fantástica. Todavia, a história começou em suas primeiras páginas um tanto quanto confusa e desinteressante. Porém, bastou alguns capítulos para que eu mudasse minha opinião substancialmente.

Adapak é um bom personagem. Muitos podem confundir sua ingenuidade e timidez como sendo desinteressante. Mas sua jornada em busca de sua verdade pessoal é fantástica, e sua honra e seu carisma me fizeram viajar pelas mais de 200 páginas deste livro.

Entretanto, eu esperava um desfecho mais impactante. Me pareceu um pouco ?fácil? demais a forma como o enredo é finalizado.

Além disso, por optar por criar suas próprias raças, acredito que faltou um guia sobre elas para que a nossa imersão fosse ainda maior. Ao contrário de outras obras de fantasia que optam por utilizar criaturas já do domínio popular, Affonso Solano optou por criar seu próprio universo e com isso assumiu um risco de a pessoa não embarcar nas aventuras por não conseguirem visualizar uma determinada raça.

Acabei me baseando em alguns desenhos que encontrei na internet para formar a minha imagem mental da maioria das cenas descritas. Essa é a minha dica para aqueles que tiverem problemas no início.

Agora continuarei minhas leituras por esse Solanoverso hahaha.

Jose Ricardo 15/04/2019

Pelos 4 que são 1
Deuses me acudam, que livro fantástico
Eu simplesmente estou apaixonado por essa obra...
E vamos para nossa próxima aventura.

Min 28/01/2019

Orgulho Tupiniquim na literatura fantastica
O Espadachim de Carvão é o livro de estreia do já conhecido no universo nerd brasileiro, Affonso (com 2 F’s de Faca) Solano, um dos criadores do podcast Matando Robôs Gigantes e bastante frequentador do podcast mais ouvido do Brasil, Nercast, acompanha a história de um jovem de 19 anos, ciclos no universo criado por Solano, fugindo sem muitas explicações de pessoas que o querem morto.
Sem muitas mais informações, é assim que a jornada de Adapak começa para o leitor, que somente sabe que seu narrador é filho de um Deus desse magnifico mundo criado por um autor brasileiro (YAY sangue tupiniquim), tem a pele negra como carvão com olhos brancos e é um exímio espadachim, utilizando-se de uma técnica de batalha complexa e bastante eficiente chamada “círculos”, que frequentemente “dizem” certas coisas para nosso protagonista.
A historia que é apresentada ao leitor se da em dois tempos diferentes, tendo o presente com Adapak fugindo e se vendo em um mundo que só conhecia pelos livros e histórias, e o passado mostrando como nosso herói cresceu com esses livros, pessoas que fizeram parte de sua jornada até o começo de sua fuga e como o mesmo se via no mundo. Adapak é um narrador que por ser tão novo a esse mundo quanto o leitor, te apresenta tudo o que você precisa saber, ao mesmo tempo que conhece a teoria de muito do que esta vivenciando nessa jornada. Adapak consegue ser um narrador ingênuo, até demais em certos momentos, mas ao mesmo tempo rico em conhecimento desse mundo que nos é apresentado ao longo da leitura. Durante sua jornada, diversas situações nos são apresentadas em um ritmo de desconhecido, o que realmente são de certa forma pois nosso herói nunca vivenciou tais atos na vida, porém ao mesmo tempo que é uma especie de virgem nesse mundo, é também um conhecedor de tais situações, apesar de conhece-las de forma bastante fantasiosas as vezes.

"O verdadeiro destino se encontra nas entrelinhas do aventureiro"

O ritmo da história é perfeito para te situar em um novo mundo, sendo apresentado em doses pequenas para que você possa aceita-lo sem muito esforço, apesar de não ser algo tão simples como possa parecer a primeiro momento. Porém ao longo que o final se aproxima, o ritmo aumenta, chegando a um ponto que poderia parar para que não fosse a uma velocidade tão rápida para o leitor aproveitar seus últimos momentos nessa jornada, mas não sendo nada que atrapalhe o desfecho que nosso herói recebe, sendo satisfatório e condizente.
O Espadachim de Carvão é um ótimo livro, especialmente levando em conta ser o livro de estreia do autor, fazendo com que nós fiquemos ansiosos para novas aventuras nesse mundo fantástico de Kurgala e esperemos ainda mais livros do autor, sendo que o segundo livro já foi publicado pela LeYa e o terceiro esta a caminho.

site: http://caveiraliteraria.blogspot.com/2019/01/o-espadachim-de-carvao-affonso-solano.html

Pedro Victor Montenegro 15/01/2019

Adapak
Gostei muito do protaginista e da criação de mundos. A maneira como ele inseriu a história dos quatro deuses foi muito criativa.

Daniel.Martins 07/01/2019

Um bom livro
O livro é interessante.

Gostei da forma como a história é contada, alternando tempos diferentes da vida do protagonista, mas a trama em sim não me pegou tanto.

Em alguns momentos tive dificuldade de compreender algumas cenas de combate que não me pareciam tão claramente descritas.

No geral vale a leitura para uma diversão rápida.

Mel Trabach 25/12/2018

Livro: O Espadachim de Carvão/ Autor: Afonso Solano

O Espadachim de Carvão é o primeiro romance escrito pelo brasileiro Affonso Solano, nele vamos conhecer Adapak, todo o incrível mundo de Kurgala e suas criaturas.

Adapak é filho de um Dingiri (uma das quatro criaturas que deram vida a Kurgala), ele cresceu em uma ilha Sagrada, protegido por seu pai e também sendo treinado na técnica dos "Círculos Tibaul".
É importante ressaltar que todo conhecimento de mundo que Adapak possui vem de histórias e livros, ele leva uma vida tranquila até que tudo muda após sua Ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir e a partir daí começa não só sua aventura mas também a nossa, pois assim como ele o leitor também é apresentado ao mundo totalmente novo.

Com 19 anos (contados em ciclos, 14 meses terrestres), pele absolutamente negra e olhos brancos, Adapak se mostra ao mundo pela primeira vez e tem a missão de encontrar respostas e aqueles que destruíram seu lar.
Mesmo com todo seu treinamento a jornada de nossa espadachim Não será nada fácil e ele irá contar com velhos e também novos amigos.

Durante o decorrer do livro iremos voltar ao passado de Kurgala e aos poucos ir encontrando todas as respostas que nos levaram a um surpreendente desfecho.

O autor cria um universo bem diferente e bastante original, o mundo rico em detalhes e características.
Kurgala é um mundo criado por quatro deuses e também abandonado por eles.
Com sua própria mitologia Kurgala possui uma grande diversidade de espécies, cada qual com sua peculiaridade.

O autor soube fazer com que nós leitores do Santíssimo ambientados em seu universo, mesmo sem usar o recurso de extensas descrições.

Agora voltando nossas atenções para nosso protagonista, Adapak é um personagem capaz de cativar e conquistar o carinho do leitor, com toda sua ingenuidade e sede de verdade ele se mostra muito real para cada um de nós.

Por fim tenho a dizer que se você ainda não conhece Kurgala vai já comprar seu livro trate de conhecê-la.

Noronha 13/12/2018

Bom Protagonista
Terminei o livro. Bem, gostei muito da história narrada aqui. Gostei de viajar nas lembranças do protagonista, viver seu presente repleto de aventuras e descobertas. A trama em si não me empolgou tanto, gostei mais do desenvolvimento do personagem principal. E o final... Não sei se gostei ou não... Resenha completa no meu blog!
www.autorerichnoronha.blogspot.com

Inlectus 09/10/2018

Incrível.
O autor certamente leu O Livro Perdido de Enki, e Gigantes Andavam sobre a Terra, do mesmo autor.

Caio H. Macedo 30/09/2018

Que final!!
Dei uma desanimada, porém chegando no final o livro deu um tranco e eu não consegui parar de ler!