O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Leitorconvicto 18/12/2023

Um dos melhores livros de ficção nacional. Quem gosta de mundos bem desenvolvidos e coerentes em narrativas vai adorar essa grande obra de Solano

Samuel.Schiavo 01/12/2023

Uma aventura em um mundo abandonado pelos deuses
O livro ?O Espadachim de Carvão? é um romance de fantasia escrito por Affonso Solano. A história se passa em Kurgala, um mundo abandonado por quatro deuses. O protagonista, Adapak, é filho de um desses deuses e vive com o pai em uma ilha sagrada. Ele tem a pele negra como carvão, não possui nariz e seus olhos são brancos como leite. Quando a ilha é invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak é forçado a fugir pela vida e se expor aos olhos do mundo pela primeira vez. Ele usa seus conhecimentos e uma exótica técnica de combate para descobrir a identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala.

O livro é uma leitura cheia de ação, reviravoltas e tensão. A fantasia do autor brasileiro Affonso Solano nos traz, como outras obras do gênero, inúmeros nomes a serem memorizados: relíquias mágicas, objetos, continentes, cidades, raças? Desde o começo sabemos que Adapak está fugindo de alguém, de alguma coisa e que seu lar foi destruído. Sua aparência não ajuda muito em sua fuga, pois ele é diferente demais e pode ser reconhecido em qualquer lugar por quem o está procurando. Esse também é o mistério de quase todo o livro: quem e por que o está procurando.

O livro é uma boa homenagem aos clássicos de literatura de aventura. O autor nos apresenta um mundo rico em detalhes e personagens interessantes. A história é bem construída e o final é surpreendente. Recomendo a leitura para quem gosta de fantasia e aventura.

Trabach0 19/11/2023

Fantástico
O Espadachim de Carvão é o primeiro romance escrito pelo brasileiro Affonso Solano, nele vamos conhecer Adapak, todo o incrível mundo de Kurgala e suas criaturas.

Adapak é filho de um Dingiri (uma das quatro criaturas que deram vida a Kurgala), ele cresceu em uma ilha Sagrada, protegido por seu pai e também sendo treinado na técnica dos "Círculos Tibaul".
É importante ressaltar que todo conhecimento de mundo que Adapak possui vem de histórias e livros, ele leva uma vida tranquila até que tudo muda após sua Ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir e a partir daí começa não só sua aventura mas também a nossa, pois assim como ele o leitor também é apresentado ao mundo totalmente novo.

Com 19 anos (contados em ciclos, 14 meses terrestres), pele absolutamente negra e olhos brancos, Adapak se mostra ao mundo pela primeira vez e tem a missão de encontrar respostas e aqueles que destruíram seu lar.
Mesmo com todo seu treinamento a jornada de nossa espadachim Não será nada fácil e ele irá contar com velhos e também novos amigos.

Durante o decorrer do livro iremos voltar ao passado de Kurgala e aos poucos ir encontrando todas as respostas que nos levaram a um surpreendente desfecho.

O autor cria um universo bem diferente e bastante original, o mundo rico em detalhes e características.
Kurgala é um mundo criado por quatro deuses e também abandonado por eles.
Com sua própria mitologia, Kurgala possui uma grande diversidade de espécies, cada qual com sua peculiaridade.

O autor soube fazer com que nós leitores do Santíssimo ambientados em seu universo, mesmo sem usar o recurso de extensas descrições.

Agora voltando nossas atenções para nosso protagonista, Adapak é um personagem capaz de cativar e conquistar o carinho do leitor, com toda sua ingenuidade e sede de verdade ele se mostra muito real para cada um de nós.

Por fim tenho a dizer que se você ainda não conhece Kurgala vai já comprar seu livro trate de conhecê-la.

Cardan0 18/11/2023

Mediano
Eu não sei exatamente o que me fez não gostar tanto desse livro, o mundo e a mitologia que foram criado nele são ótimos, mas acho que o desenrolar do livro não me prendeu muito e eu me perdi diversas vezes na leitura.

Henrique 13/11/2023

Um bom livro
A ambientação é ótima, o protagonista e interessante e diferente e a criatividade do autor para criar variadas raças é muito grande.

Conrado Lourenço 29/10/2023

Confuso
Nomes muito aleatórios de vários personagens fazem a leitura ser confusa. Pouca descrição dos mesmos, atrapalha ainda mais.
A trama em si até que é envolvente.

Henrique Vaz Martins 05/10/2023

Minha maior decepção do ano... uma história que tinha bastante potencial, mas desperdiçada com descrições bizarras de espécies com nomes ainda mais bizarros e uma motivação extremamente fraca

Filipe 03/10/2023

Jurei a mim que não entraria em contato com estes subprodutos de fantasia nacional. Pois eu tenho intacto meu diploma do PROERD e estou com a terapia em dia. Creio que não estou em posição de julgar um trabalho deste "calibre", posto que não sou leitor de fantasia literária(gosto da hq Sandman, e, no máximo, é isso).

O material desse Affonso não é tão execrável quanto do Senhor Raphael Draccon, no entanto, isso é como dizer que morrer engasgado com mijo em um golden shower não é tão ruim quanto morrer afogado em um vasto rio de merda líquida. A escrita do Solano, pelo que analisei friamente, é ginasial, um avanço em relação ao que li do Draccon, que é pré-escolar em todos os aspectos possíveis. Isso claro, se você, leitor, se interessa por essas punhetagens de fãs do Manowar e jogadores de LOL. Vejo que muitos confundem prosa literaria com narração de RPG, a escrita do Solano está mais próxima da segunda.

O começo
Que preguiça enorme desses livros, e seus nomes de personagens e universos tipo Adapak, Kurgala, Superdotadorn Kidbengaliun. E a ação se desenrola num átimo, sem qualquer curva, de repente o protagonista está lutando com outro personagem, num impulso dramático sem pausa pra respirar. Esta ejaculação precoce de palavras que deixa o leitor mais jovem pouco exigente e preparado por material de leitura mais sério e denso.

E os diálogos? Li umas 3 páginas do ebook até o momento, e o que se viu são apenas pensamentos do protagonista.

"Bosta"

"Espere"

"Nascidos para a violência"

"Isso"

"Por favor"

Que tal um pouco de desenvolvimento? Uma emoção rasteira que seja desse personagem?
Estou num mato sem cachorro.

Continua em breve...

Holecramh 02/10/2023

Alta fantasia brasileira
Primeiramente em minha defesa eu já conhecia o autor há muito tempo devido ao seu canal no YouTube, depois de alguns anos enfim descobri a sua obra e não demorei para me aprofundar nesse universo rico e maravilhoso que é o mundo de Kurgala.
Particularmente as histórias de alta fantasia são sempre um tanto complexas e cheias de nomes e linhagens para serem conhecidas, nesse universo não, tudo nos é apresentado de forma muito orgânica gerando uma enorme empatia e carinho pela obra e por seu protagonista, que é cercado de mistérios que envolvem sua existência. Os momentos de combate são ricos em detalhes e nenhum momento se tornam confusos que você chega a deixar de ler porque sabe que será um saco. O ritmo é frenético e quando você vê o livro já está no fim.
Como primeiro livro escrito pelo nosso querido Affonso dois Efes de Faca, foi um enorme e competente trabalho que chega a encher os olhos e é altamente recomendado para os fãs do gênero, garanto que não irão se arrepender.

Suélio 18/09/2023

Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E agora ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.

skuser02844 23/08/2023

Leitura 2 Livro 1
Essa é a segunda vez que leio esse livro e mesmo conhecendo um pouco do universo e alguns personagens confesso que tem nomes e espécies que confundem bastante e que não foi fácil para mim decorar ao decorrer da leitura.
Esse livro pra mim foi uma viagem a vários conteúdos televisivos que consumi nos anos 80 e 90, também senti um pouco do mundo do Conan e Star Wars.
A leitura é bem visual, tirando o inicio do livro que faz o leitor cair em algo em andamento, mas depois o leitor vai se adaptando a kurgala e aos seus seres de visuais ETzados e mostrengos.
Apesar de ter gostado do livro, tenho a impressão que falta algo, algum tempero que ficou devendo, no mais é bem divertido é entretido.

Francys.Emellin 19/08/2023

História cativante
Essa obra foi fantástica de se ler, no início me perdi bastante com as descrições dos habitantes de Kurgala, já que praticamente o livro abriga tantas espécies diferentes que chega a dar pane no cérebro, não que isso seja ruim, pelo contrário, mostra a criatividade do autor brasileiro. Um dos pontos divertidos da história é que o passado não segue uma cronologia e a vida de Adapak é contada conforme a necessidade do capítulo presente, mostrando pouco a pouco como ele foi criado, seus ensinamentos e o poder dos Quatro Que São Um.

A palavra Ikibu que se repede do início ao final do livro deixa aquela curiosidade quanto ao seu significado e a descoberta traz um choque estranho e, ao mesmo tempo, satisfatório.

Por mais que Adapak tenha conhecimentos extraordinários, ele é tão inocente quanto a realidade dos fatos que se torna divertido várias partes das narrações, principalmente quando ele descobre que as ïnannarianas fazem sexo por dinheiro, essa foi a melhor parte de todas, e a cena se desenrola facilmente aos nossos olhos.

O livro é cativante, divertido, nojento, criativo, em resumo, cheio de emoções que nos leva ao mundo de Kurgala e ao povoamento criado pelos Dingirï. Não é o tipo de leitura que se consegue fazer rápido, devido às espécies e suas descrições, mas é uma obra gostosa de se apreciar nos momentos silenciosos, tomando um cafezinho, ou deitado na cama e até apreciando a brisa fresca da manhã.

Layziane 15/08/2023

Eu gostei bastante do livro é quando ele acaba já deixa um gostinho de quero mais, mas quero ler os outros para ver a continuidade

crohnsono 09/08/2023

Isso sim é um livro de fantasia bem escrito!!!!
Affonso Solano MACETOU no quesito escrita de fantasia/ação aqui tá?!!?!
Eu vinha bem desanimada com o gênero a algum tempo, por ter me deparado ultimamente com um bando de histórias maçantes, cansativas, com a narrativa muito arrastada, mas depois de ler "O espadachim e carvão" a coisa toda mudou de figura.
Os personagens, os cenários, as criaturas, e a introdução a todo aquele novo universo foram tão bem introduzidos que eu fiquei espantada.
As descrições de cada raça, a inserção do leitor para com a cultura, as vivências, e aquele mundo todo foram tão bem construídas que deu gosto de ler.

Eu me envolvi demais com a trama, coisa de chegar a ficar super ansiosa pra ver onde ia dar aquilo tudo, quem eram os perseguidores misteriosos, e oq eles queriam, pq o adapak é diferente de todos os outros, como ele ia se salvar, e etc.

E o plot, meus amigos, o grito que eu dei qnd aconteceu o que aconteceu foi tão alto q não tá escrito.

Minha ansiedade pra ler o segundo e o terceiro livro tá a mil, eu quero muito ver oq vai acontecer com nosso pobre Adapak (lenda que não merece todo esse sofrimento).

adendo: EU TE AMO SIRARA CONTE CMG PRA TUDO UM BEIJO QUERIDA

ps: em uma parte da história eu tive um baita gatilho meu ativado, e como não tinha a menor idéia de q as coisas iam por esse lado, eu quase desisti de terminar de ler. mas eu conversei cm meu namorado, q ja tinha lido antes de mim, e vi q daria pra continuar. enfim, foi foda, mas num geral valeu muito a pena a leitura como um todo, ent meio q deu pra lidar.