O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Vanessa.Carla 01/07/2023

Muito bom ser leitora do Affonso Solano
Já fazia um bom tempo que tinha lido os espadachim de Carvão. Recentemente comprei o 3° livro e não me recordava com precisão da história, tirando o fato de que tinha amado e das características principais, mas não dos detalhes. Foi uma das melhores decisões que tomei, afinal o universo que o Affonso criou é riquíssimo, com línguas, espécies, culturas e até religiões, provavelmente se tornando uma das minhas fantasias favoritas. Eu acho muito impressionante como pode ter tanta informação em tão poucas páginas e como a história te prende do começo ao fim. Ao contrário de muitas críticas q vi nas resenhas sobre adapak, eu acho muito poético a forma q o autor escolheu a personalidade moderada e racional de homem musculoso com pele da cor da noite, eu amo o não óbvio e acho que foi isso que o Solano escolheu. Eu recomendo demais esse livro, principalmente pra quem ama fantasia e tem dificuldade de ler nacionais. É como assistir uma série muito boa.

RaioHplay 25/06/2023

Mundo interessante
Infelizmente eu não simpatizei com o personagem principal, Adapak, dessa história, não entendo porque, talvez porque ele é monótono? Mas eu amei o universo, achei bem criativo e único, gostaria de ter um Atlas do mundo.

jordanpessanha1 20/06/2023

Excelente mundo fantástico!
Adorei esse audiobook! Affonso Solano tá de parabéns, tanto pela atuação (dando voz a vários personagens) quanto pela criação desse mundo super interessante.

Curti demais a mitologia da obra. Um dos elementos mais ricos de toda a obra.

Temos aqui ótimos personagens, que servem vezes para ajudar o inocente protagonista a entender como as coisas funcionam nesse mundo.

Foi bom demais acompanhar o Adapak em sua busca por saber mais sobre si e sobre o mundo fora da sua casa. Recomendo.
Pedro 20/06/2023minha estante
Bom saber disso!
Estou de olho nesse livro há um bom tempo.

jordanpessanha1 20/06/2023minha estante
Po @Pedro, se vc curte fantasia é uma ótima opção!

Pedro 20/06/2023minha estante
Fantasia é o meu gênero literário preferido, meu amigo. ?

jordanpessanha1 21/06/2023minha estante
Ah então vai fundo! Creio que vai curtir. ??

OsO 19/06/2023

O espadachim de carvão
Seja bem vindo a minha resenha...

Eu terminei esse livro antes de ontem mais fiquem com um pouco de preguiça de vir fazer a resenha, agora que estou no tedio vou explicar o que deu em minha para ler esse livro.
Não sei se já contei mas o 'assim que acaba' e o 'assim que começa' eu li por um competição que meu cérebro fez, pois é, não se si se coloquei na resenha do livro mas, minha amiga tinha comprado o livro e na minha cabeça eu tinha que ler e estar muito mais avançado do que ela. Foi assim que eu terminei o livro inteiro em um só noite.
O espadachim de Carvão foi a mesma coisa. Eu comprei ele por comprar, e por coincidência a minha amiga tinha o mesmo livro, na quinta feira ela chegou e falou que tinha começado a ler, meu cérebro partiu para ação e fez eu ler a metade do livro para eu ficar na frente dela. Agora depois dessa incrível história (que ninguém queira saber) vamos ao o que eu achei do livro.

Acho que foi o melhor livro de fantasia que eu já li. A maioria dos livros de fantasia não funciona comigo, meu gosto e mais romance do que tudo e esse livro tem pouquíssimo romance mas eu fez eu gostar muito de toda a historia maluca. tem alguns nomes bem difíceis para decorar e também o livro faz algumas voltas ao passado do personagem principal o que as vezes faz ficar um pouco confuso. No final do livro veio um plot que eu não estava esperando, e agora para eu entender essa historia vou ler o próximo livro. Recomendo o livro para as pessoas que gostam de coisas relacionadas a fantasia e ação.

espero que tenham gostado. e até a próxima

Bureno 17/06/2023

Uma aventura incrível por Kurgala
O espadachim de carvão apresenta um universo único, com uma mitologia e seres originais que te fazem querer explorar cada vez mais desse universo.
A história se destaca ao apresentar uma aventura épica de fantasia protagonizada por Adapak, o espadachim de carvão, que após alguns acontecimentos caóticos que ocorreram em sua casa, no Lago sem ilha, acaba se envolvendo uma missão de descobrir o que ele é e o motivo de estarem o perseguindo por todos os cantos que vai. Se não fosse a falta de tempo pra ler, eu teria terminado esse livro muito rápido, pois é uma história gostosa de ler e você não quer parar, de início talvez as pessoas estranhem o estilo de escrita/narração, mas depois de alguns capítulos você não quer parar, cada capítulo dessa saga deixa com um gostinho de quero mais, e é excitante acompanhar a saga de Adapak pelas regiões de Kurgala, nos deixando cada vez mais ansiosos para saber o que mais o Adapak pode acabar enfrentando durante sua jornada, eu simplesmente amei ler esse livro do início ao fim e tô doido pra ler os outros livros da saga.
Outro ponto que devo dizer(e que inclusive citei anteriormente), é que essa história se destaca também em sua forma de escrita que tem um tom diferente de narração, eu diria que a narração tem um "tom clássico" de fantasia, algo que me remeteu as narrações de um RPG de fantasia, e isso pode ser estranho de início, mas acho que todos deveriam dar uma chance pro livro e ler uma boa parte antes de tirar conclusões precipitadas, pois esse livro é sensacional!!!

Léo 06/06/2023

O arco de Adapak não é tão fantástico quando Kurgala
O mundo é realmente fantástico e refresca o padrão do que se encontra no gênero. Com criaturas exóticas, plumadas com o máximo de criatividade, que vivem numa complexa civilização, marcada por conflitos pelos mais variados motivos.
A geografia é algo fascinante, o que deixa o mundo ainda mais vívido.

Agora o arco de Adapak me cansou no meio da história (e olha que é um livro curto) logo nos momentos onde o mistério apresentado no início passa a ser revelado, pouco a pouco. Os personagens secundários não são esquecíveis, mas não têm o desenvolvimento que mereciam. A morte de personagens importantes não têm o impacto que deveria e o final não injeta o ânimo que o livro precisa.

Espero que a continuação seja superior.

Marquinhosssss 26/05/2023

Incrível!!!
Recebi de recomendação, e cara, que recomendação maravilhosa. A história é simplesmente incrível. Que aventura viciante, com um finalzinho que te deixa querendo mais. Gostei demais do protagonista, do vilão, e dos personagens secundários também, foram muito bem feitos, gostei de todos.

Thalita 07/05/2023

O início da jornada de Adapak
Adapak é o filho de um dos Deuses de Kurgala que passou a sua vida inteira em uma caverna. Mas, quando invadem sua casa e tentam mata-lo, ele começa a sua jornada por Kurgala, conhecendo melhor a história do mundo real, seus habitantes e a si mesmo.

Roniberg0 31/03/2023

Muito bom!
Gostei bastante do livro, seria um livro pra você conta para seus filhos irem dormir mas uns nome de raça muito complicados deixa isso meio ruim, mas muito legal isso de criar várias raça um mundo bonito com vários perigos e aventuras, sinto que demorei mais a ler por achava que tava muito lento, mas quando vi tava mó fim do livro, então isso me fez repensar que tá a lendo uma versão digital de dois livros e tava contando porcentagem errada, então livro bem rápido gostoso, para quem gosta de fantasia um ótimo livro! um final bem divertido

Trajano 16/03/2023

Um mundo bem vasto e cativante pra se explorar, guiado por um personagem nada convencional em sua aparência e que luta pra desvendar desde o início um segredo que põe tanto protagonista como o leitor como dois igualmente curiosos. Eis a ótima fórmula que Solano usou pra nos presentear essa história, e fico muito feliz em ver um brasileiro escrever um livro de fantasia da qual eu tenha gostado tanto.

Leve e profundo, a história alterna entre a inocência de Adapak e a complexidade do mundo de Kurgala (tão complexo que me fez falta um glossário), as raças, os lugares, as figuras, o próprio Adapak, são características curiosas demais reunidas numa única história e que me prenderam até o fim e já me fez dar início ao próximo volume.

Ikibo!

Morott1nha 10/03/2023

O Espadachim de carvão
Só de pensar que eu tenho esse livro na minha estante a anos e só li ele agora eu fico até triste, ele é simplesmente perfeito! No início é facil se perder com os nomes complicados e toda a história, mas não tem como dizer que essa mesma história pra vai te prender até o fim do livro. Adapak com seu jeitinho inocente de ver o mundo e sua forma de agir me conquistou totalmente

Dani Bonadio 25/02/2023

Espadachim de Carvão
Nome muito engraçado e condizente. Uma aventura surpreendente pelo mundo da fantasia.
Se você não tem limites na imaginação, com certeza irá se maravilhar com as diversas espécies criadas pelo autor, que em um mundo totalmente averso a realidade, ainda assim trás a tona o real comportamento de uma sociedade.
Pessoas diferentes são vistas com certa apreensão, mas não deixam de encantar quem os conhece, seja de forma positiva ou negativa.
Uma narrativa simples, porém com termos complexos, mas que vale a pena se adentrar a este mundo tão exótico e místico.
Senti falta apenas de um sumário onde o autor poderia descrever as espécies criadas para dar um "empurrãozinho" em nossa imaginação para entender e viver este mundo narrado em tão poucas paginas, mas tão maravilhoso para os amantes de aventura e fantasia.

Eduardo.Staque 24/02/2023

Relendo depois de muitos anos, com mais "bagagem" literária e com mais vivência, muitas coisas ficam visíveis.
O livro é bom, pequeno e simples, porém com alguns problemas que na época não percebi, tanto por ser uma pessoa diferente quanto por não conhecer ou ver e ouvir o autor, são problemas que não eram levados em consideração pois o mundo era diferente, mas hoje não podemos deixar de lado questões sobre a natureza e a limitação dos corpos e gênero, que infelizmente o estão lá pois o autor muitas vezes demonstra pensar dessa forma.

Enfim, sobre a trama, ela é bem simples, ainda mais por ser o primeiro livro do autor, então a cobrança é menor.
Gosto pra caramba de livros que alternam entre presente e passado, como se as passagens fossem complementos umas das outras e explicações sobre elas.
Porém, o autor peca na falta de descrição de algumas das espécies de Kurgala, já que a atenção é dada somente para aquelas que interagem diretamente com o protagonista, e peca também na estrutura dos capítulos, quebrando eles no meio sem necessidade, deixando a leitura muito corrida.

O ponto que deveria ser o mais importante, pois como padrão de livros de fantasia, tudo fica para o fim, o clímax é corrido e jogado com muita pressa e a luta final é fraca, e se pensarmos que eram dois espadachins incríveis, a resolução desse conflito é muito ruim e sem graça.

Não vou mudar a nota, pois dei ela tentando lembrar como me senti quando li a primeira vez, mas caso fosse hoje, a nota seria mais baixa.