O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Laura.Pinhoti 15/12/2021

3 estrelas e meia
Tive que chegar a metade do livro para conseguir entender o universo dele, o livro é cheio de aventuras e prende a atenção depois que vc entende os termos usados

Franklin Moreno 05/12/2021

O espadachim de carvão
Bom. Acho que esperava mais, não da história e do universo em si, essas partes ficaram perfeitas, mas da ação. No final, é um bom livro, só não sei se vou ler a continuação.

Junior Lima 03/12/2021

Uma Bela Porta de Entrada em um Universo Fantástico
Neste ano, quando criei o perfil bookstagram, eu quis dar mais ênfase nas literaturas nacionais, e um desses livros era O espadachim de carvão. E devo dizer que foi uma boa porta de entrada na literatura de fantasia. Uma obra cheia de ação, aventura beirando ao épico, com riquezas nos detalhes que mostra que o autor criou essa obra com maior apreço e carinho.

Kurgala é um mundo completamente diferente do nosso, com medidas de distância e tempo distinto da vida real, dando extrema riqueza para a obra. Não apenas isso, mas diversas espécies vivem nesse universo fantasioso, fazendo até a gente se perder um pouco com tanta diversidade. Mas isso mexe com nossa imaginação, esperando o próximo ser apresentado no livro.

Adapak é um daquele protagonistas cheio de camadas, pelo fato de ter vivido em um bolha, longe da civilização, que o fez enxergar o mundo diferente do que os outros enxergam, caindo diretamente na ingenuidade. Isso quer dizer que torna o personagem fraco e manipulável? As vezes sim e não. Adapak também é um excelente guerreiro, protagonizando excelentes cenas de ação e demonstrando uma bondade que se mantém escassa no mundo de Kurgala.

Uma crítica do livro que não tornou excelente para mim foi o fato do autor ser muito descritivo na construção do mundo, pausando a história em alguns momentos-chaves. Felizmente, isso foi diminuindo no decorrer da história, focando mais na história e ação.

O que eu achei bem inteligente na obra foi a maneira não-linear que o autor construiu a história. A narrativa era dividida em duas partes: O presente, com o Adapak seguindo sua jornada em Kurgala, e o passado, contando sua juventude e seu crescimento. Mas o mais curioso era que o passado também não era linear. O autor escolhia momentos da infância e juventude de Adapak para contextualizar o capítulo anterior do presente ou os momentos finais do livro.

Mesmo sendo o primeiro livro de uma, até então trilogia, o volume 1 de O Espadachim de carvão apresenta uma história coesa e fechada, não deixando pontas extremamente soltas para que se complete nos próximos livros. Mesmo assim, nos desperta curiosidade para saber a próxima aventura do Espadachim de Carvão.

site: Instagram: @junior_lima_autor

Patcha 29/11/2021

Quase uma ode à Espada e Feitiçaria
Para quem acompanha o autor em seus podcasts, é evidente o seu amor por histórias pulp, com monstros dos mais diversos, batalhas oníricas e aquela pitada de aventura que só revistas de polpa de fruta podiam aceitar. Você pode encontrar tudo isso no Espadachim de Carvão. Tudo isso, e muito mais.
É impressionante como Solano conseguiu traduzir e atualizar o gênero, nos fazendo urrar, chorar e se emocionar com personagens de histórias que, até 10 anos atrás, pareciam completamente batidas.
A escrita é aguçada e conta com uma das melhores - se não a melhor - descrição de luta que já vi em um livro.
Recomendo a todos que dêem uma chance ao guerreiro de pele negra e a seu universo mágico.

Vitor Dias 11/11/2021

Ótimo livro de fantasia
Um excelente livro com uma jornada envolvente. Ótimo universo, ótima sonoridade das palavras e ótima escrita.
Gostei bastante do Adapak, além dos círculos de Tibaul.

Duda 03/11/2021

entendi? nao, mas gostei
gente eu sou meio lerda/burra entao.... esse livro fez e nao fez sentido para mim, talvez seja pq eu li estava sem vontade de ler qualquer livro e ai ele nao fez sentido?sim, e sobre isso e ta tudo bem, mas as historia e boa nao vou mentir, recomendo, por mais que eu nao tenha entendido uma boa parte kkkkkk, futuramente talvez eu releia ele....

Herick 03/11/2021

Uma brilhante introdução
Adapak é um protagonista extremamente inocente, o que faz com que seja muito fácil se apegar a ele. Inocência essa que causa vários momentos cômicos e outros nem tanto, onde ficamos pensando como alguém poderia ser tão ingênuo.
Apesar disso, o Espadachim de Carvão oferece uma brilhante introdução ao mundo de Kurgala. Suas raças, civilizações, cidades, mitologias e mitos muito bem construídos e tudo muito bem amarrado, com um ritmo envolvente e instigante.
A escolha clássica de alternar entre capítulos de tempo presente e flashbacks funciona super bem e nos impele a prosseguir cada vez mais avidamente na leitura.
Um excelente livro de fantasia escrito por um talentosíssimo autor, ilustrador, podcaster e por aí vai. Não a toa que Affonso é carinhosamente chamado de "Rei dos Escritores".
Ikibu.

Gabriel1994 28/10/2021

Eu simplesmente adorei o livro, e meu temos que exaltar a literatura brasileira não acham? É um livro cheio de fantasia e que contém um mundo fantástico.
Igor 28/10/2021minha estante
Boa, Gabriel. Li esse livro a alguns anos atrás, e me lembro de ter adorado também. Concordo plenamente com você, a literatura brasileira tem obras magníficas que merecem sim serem exaltadas.

Lust 19/10/2021

? Adapak
Um livro incrível! Do começo ao fim !, simplesmente me cativou com o seu desenvolvimento e a sua história.

LcLDavi 10/10/2021

Bom, mas pouco surpreendente
É definitivamente um bom livro, mas acabou sendo uma experiência bem comum e em diversos momentos confusa. As descrições do mundo e suas criaturas deixaram a desejar ou em alguns momentos até mesmo não estiveram presentes, deixando assim bem difícil para o leitor imaginar os mesmos.

Espadachim de Carvão é uma história pouco surpreendente, porém funcional. As personagens e o mundo descritos no livro funcionam conseguem cativar o leitor após algumas dezenas de páginas.

Gabriel 03/10/2021

Mundo impressionante
Origem, raças, línguas, culturas e mitologia. O mundo de Kurgala é incrivelmente original e autêntico. A narrativa é um pouco estranha no início, mas com o passar das páginas, torna-se natural e fluída. Descrições no ponto certo, personagens interessantes e cenas tensas e emocionantes. Com certeza um favorito de primeira e um mundo que quero ver mais.

JL Marcal 30/09/2021

Empolgante do início ao fim
Simplesmente perfeito. De longe, uma das melhores fantasias brasileiras. Estou louco para ler a continuação. Recomendo demais!!!!!

Matheux 11/09/2021

Surpreendente
Confesso que comprei o livro apenas por conhecer o autor, Afonso Solano, pelo podcast no qual ele participa. Por isso, estava com nenhuma expectativa em relação a qualidade dessa história. E meus deus como eu me surpreendi.
O autor conseguiu contar uma história que utiliza diversos clichês, como a clássica Jornada do Herói, de uma forma bem única, envolvendo toda a trama em diversos plot twists incríveis e desenvolvendo os personagens de forma muito bem feita.
Tenho apenas algumas ressalvas quanto à adição de personagens novos próximos do fim do livro que só servem para transmitir alguma informação e desaparecem, mas isso não retira o primor da obra.
Recomendo demais a todos que gostam de fantasia, principalmente por ser uma nacional.

ju corrêa 06/09/2021

O Espadachim de Carvão
Um dos primeiros livros nacionais que eu li, eu amei a forma que o autor escreveu o livro. A forma como é feita a narrativa, tendo a mudança do passado para o presente, é muito interessante, e o autor conseguiu escrevê-la de uma forma muito boa, esse livro me prendeu muito, além das reviravoltas que tem no livro, que foram incríveis.