O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Rafael163 12/01/2022

Ikibu
Tinha um certo preconceito com livros nacionais, então não estava com muitas expectativas com o livro e acabei me surpreendendo positivamente, ja acompanhava o trabalho do Affonso em outras mídias e agora comecei a admirar ele como escritor

dullahan 12/01/2022

ikibu
uma das obras com o mundo mais criativos/diferentes que já vi, em filmes, livros, etc. nos força a usar muito da mente pra conseguir recriar os seres fantasiosos que estão presentes no livro. a história... a história do livro é mt boa, intrigante, as vezes clichê, mas o que não é clichê hj em dia? sabe equilibrar a aventura do drama e suspense, cada um com seu tempo, a inocência e a inteligência nós faz se apegar muito a o protagonista, não vou contar spoiler, mas recomendo todo mundo a entrar nessa história, infelizmente desconhecida por muitos.

Samukk 11/01/2022

Valeu a pena
Um livro interessante ,personagens bem construídos ( pelo menos a maioria ) e cenas de ação eletrizantes .É notável os pontos positivos citados mas existe um ponto negativo que terei que ressaltar que no caso foi a enrolação do que realmente importa na história ,claro esse é o primeiro livro porém ficou muito lento o desenvolvimento onde teve partes bem chatas mas que não estragaram minha experiência com o livro ,por esse motivo não posso dar 5 estrelas . Recomendo essa leitura para fãs de fantasia .

Phaedra0 11/01/2022

Espadachim De Carvão
Sem duvidas a melhor história brasileira que eu já li.

O Mundo de Kurgala é surpreendentemente grande e vasto, cheio de criaturas, cidades, reinos e histórias com um passado profundo.

Adapak é um dos protagonistas mais ingênuos que já vi, porém ele compensa toda a ingenuidade com um vasto conhecimento, grande senso de humor e uma força extraordinária.

Leiam, apenas.

Gleison 07/01/2022

Muito bem escrito, mas não tão cativante
Dá pra resumir uma boa parte da minha experiência lendo o livro com aquela placa de um episódio do Pica-Pau que questiona:
"Essa viagem é realmente necessária?"
E com isso nem estou questionando se valeu a pena ler essa obra, mas sim refletindo sobre os exageros do autor em querer criar um mundo com uma overdose de termos e nomes bizarros, que dificilmente alguém irá memorizar completamente.
A ausência de glossário ilumina ainda mais tal exagero, já que muitos livros de fantasia também caem no pecado de querer dar um nome inventado pra absolutamente tudo, mas ao menos podemos recorrer ao glossário pra dar aquela reforçada na memória e continuar a leitura sem maiores problemas, a falta desse recurso definitivamente prejudicou minha leitura.
Acredito que minha experiência seria mais recompensadora se estivesse lendo essa obra no formato de história em quadrinhos, já que o elemento visual tornaria viável visualizar e compreender todos as criaturas e demais elementos imaginados pelo autor sem maiores problemas.
Sobre a trama, demorou pra me cativar, e quando o fez, já perto das páginas finais, não causou aquele frio na barriga que só o gênero de fantasia desperta em mim, o clímax foi bom, porém precisaria de mais desenvolvimento pra realmente me impactar.
No geral a trama é bem morna, com momentos e conceitos bons o bastante pra me impedir de desgostar do livro. Não me arrependo de ler, foi uma experiência interessante, mas é bem provável que não irei ler as sequências.

Lameq 05/01/2022

Acho que falta detalhes para o universo ser mais palpável e fora os clichês típicos do gênero. Se você já está acostumado a ler RPG facilmente você prece o roteiro. Mas é lindo saber que um autor brasileiro teve o empenho de construir algo só tipo. Me deixa bastante orgulhoso.

Marcelle 04/01/2022

Surpreendente!
No início fiquei meio confusa com a leitura, não estava conseguindo entender muito bem esse universo, mas de repente, como num passe de mágica, tudo começou a fazer sentido e eu me vi encantada e apaixonada pela história. Adapak ganhou meu coração com toda sua inocência e me deixou curiosa por mais.

Edu | @leituraelfica 03/01/2022

Fantasia nacional é meu ponto fraco
Olha confesso que não favoritei e tenho algumas ressalvas quanto ao livro mais antes disso preciso dizer que a fantasia nacional está cada vez melhor e fico muito feliz pois é meu gênero favorito.

Mas vamos ao que interessa Afonso criou um mundo único e diferente ao qual eu tive que usar toda a minha imaginação pra extrair o melhor possível de Kurgala, cheio de vida, uma cultura única, religião diferente e principalmente raças diferentes das habituais. Com tudo isso a minha única ressalva em relação a essa história é que senti que Solano me jogou no meio disso tudo e também no meio do conflito inicial de Adapak (personagem principal) sem me dar ao menos um guia pra eu situar, me senti bem perdida no início.

Agora depois é só tiro, porrada e bomba e adorei e isso as reviravoltas, as cenas de ação e gostei do protagonista também.
A história altera entre presente e passado então não é uma narrativa rápida apesar de te prender isso eu garanto. E vale muito a pena, já quero ler o próximo e saber quais os caminhos Adapak vai seguir.

Teixe 03/01/2022

Um livro legal
Não é o melhor livro de fantasia que já li, mas com certeza vale a leitura. Espero conseguir ler os demais livros da saga e me surpreender com eles.

Nick 31/12/2021

O Espadachim de Carvão
Uma fantasia com um proposito bem ambisio de criar o seu proprio o mundo, o senhor Affonso com dois Fs de faca Solano entrega a nos um livro de capitulos gigantes, aonde ele está bebendo e se banhando diretamente da fonte do senhor dos aneis e classicos fantasticos, é muito viciante.
É apresentado uma historia do ser e personagem principal Adapak. Durante a leitura vamos acompanhado todo o crecismento e desenvolvimento do mesmo.

Sarmentox 30/12/2021

Começo fraco, melhora no meio, e termina sem conclusão
Achei muito lento e confuso o começo do livro, mas a história prendeu o suficiente para não desistir, o livro não trás nada muito inovador mas é legal entender a construção de mundo, do meio para o fim fica bem interessante mas termina muito do nada, sorte que eu estava lendo o box então deu para continuar a história sem problemas.

Claudinei 27/12/2021

Mais um universo fantástico da literatura Brasileira
Feliz por ler mais um excelente livro de ficção fantástica Brasileiro, dessa vez, escrito por Affonso “com dois efes de faca” Solano.
Através dessas páginas conhecemos o mundo de Kurgala, lar de muitas raças de criaturas fantásticas e também pelos perigosíssimos humanos! (Brincadeira, não resisti à piada!). Affonso Solano criou um universo bem vasto, ainda que em um primeiro volume com 256 páginas, o autor soube apresentar toda a mitologia de Kurgala, sua origem, seus deuses e possíveis demônios, além de criar uma narrativa de aventura intensa mesclando o presente do protagonista com flashs de seu passado, protagonista esse chamado Adapak, um guerreiro de pele escura como carvão, exímio na habilidade da espada, ou melhor das espadas que carrega denominadas Igi e Sumi, utilizando uma técnica de combate chamada Círculos de Tibaul, técnicas fatais que permitem o espadachim calcular os movimentos exatos para vencer cada tipo de adversário que atravessar seu caminho, não bastasse isso Adapak ainda é filho de um dos Quatro (Que são um) deuses de Kurgala, e o que acompanhamos aqui é a jornada do jovem, tendo contato com o mundo externo, longe dos domínios de seu pai, carregando consigo todo seu conhecimento adquirido em seus ciclos de vida, alguns pertences de memória afetiva, suas espadas e inúmeras perguntas sem respostas , em busca de seus mestres do passado, para entender o por quê das moradas de seu pai terem sido atacadas e assassinos estarem em seu encalço, nesse interim Adapak vai interagir com alguns personagens interessantes que contribuem para o bom andamento da trama, até chegar o momento do clímax onde o grande vilão será revelado.
Affonso Solano criou um universo totalmente do zero, desde mitologia, religião e idiomas, algo bem similar as obras de Tolkien e H.P Lovecraft na minha opinião, amarrando todas as pontas soltas nesse volume e ainda deixando um gancho para volumes futuros, gostei muito e irei acompanhar o restante das aventuras de Adapak.
@Leitor1986

Luis0501 22/12/2021

"O Espadachim de Carvão" reacendeu uma chama dentro de mim
Não sei se é só comigo, mas me dá prazer ler um bom livro nacional. É sempre bom saber que nossa literatura não morreu com os velhos clássicos que somos forçados a ler para o vestibular. Mas vamos a obra. Dei esse título à resenha porque o livro de fato reacendeu algo dentro de mim (e para fazer um trocadilho com carvão, acender, chama). Quando era adolescente eu lia basicamente só fantasia. Eu era apaixonado pelo gênero. Harry Potter, Percy Jackson, Deltora Quest, Eragon (os livros, o filme é horrível). Conforme fui crescendo, lá pelos meus 18, 19 anos eu comecei a me aventurar em outros gêneros a fim de conhecê-los. Li romances, suspenses, terror, ficção científica e por aí vai. Fazia muito tempo que eu não lia uma boa fantasia. E "O Espadachim de Carvão" é grandioso. É a melhor fantasia que eu já li? Não. Ele tem alguns defeitos que apontarei em seguida. Mas é bom o suficiente para me deixar com vontade de conhecer aquele mundo. E na minha opinião, se um livro de fantasia não consegue te tirar da realidade, então ele não presta. A maioria das fantasia são baseadas em mitologia (como Percy Jackson) ou em mundo RPGisticos, com magia, dragões e elfos. Nada contra esses estilos, eu amo ambos. Mas o "Espadachim de Carvão" está em uma categoria diferente. Ele é único. Seu mundo é habitado por criaturas que não existem em nenhum outro lugar. O protagonista tem a pele toda negra e sem pelos, não tendo também nariz e orelhas. Há também seres com tentáculos e um olho capaz de desmaiar os outros; criaturas de 3 pernas, 4 braços e pele transparente; seres de cabelos roxos e que exalam um tipo de feromônio para seduzir outros seres e por aí vai. Sem falar de uma arte marcial/esgrima usada pelo protagonista que por si só já é uma característica muito marcante da história. Isso dá a obra uma identidade única. Nenhum outro livro terá algo sequer remotamente parecido com esse. Agora que já falei bem do livro, vamos aos defeitos. Os capítulos revezam com a história acontecendo no presente e flashbacks do passado do protagonista. Isso ajuda a explicar alguns fatos da história ao mesmo tempo que dá um certo suspense. Por exemplo, no presente o protagonista fala sobre algo que ocorreu no passado e o afetou, mas ele não entra em detalhes sobre o que aconteceu, nós só descobrimos quando esse flashback específico aparece. Isso me incomodou no começo do livro, pois me deixou bem confuso. O primeiro capítulo termina com ele fugindo de alguns perseguidores e o segundo começa com ele nadando calmamente em um lago, então fiquei perdido sem saber o que aconteceu com a perseguição, até entender que o que está sendo contado ocorreu no passado. Mas depois de perceber que o livro funciona nesse formato parei de me incomodar e até gostei desse estilo de escrita. Outro problema da história é em relação ao seu tamanho: ela é pequena. O autor criou um mundo imenso, com criaturas, países, até mesmo religiões únicas. Mas isso tudo é muito pouco explorado. Durante todo o livro o protagonista está fugindo de seus perseguidores, ao mesmo tempo em que tenta entender porque estão atrás dele. Por causa ele passa bem rápido pelas cidades daquele mundo, interagindo muito pouco com seus habitantes e sua cultura. O protagonista diz diversas vezes que gostaria de aproveitar e experimentar melhor tudo aquilo (sentimento que compartilhei com ele durante todo o livro) mas que não pode parar porque se o fizer ele será alcançado e morto. Isso me deixou muito frustrado, porque eu queria conhecer mais daquele mundo, mas não pude. Achei que houve um grande desperdício de mundo e mitologia, que poderia ter sido muito mais explorada, talvez em um livro maior. Harry Potter é um exemplo onde um mundo imenso é muito bem apresentado. Nós nos aprofundamos tanto no mundo bruxo que aquilo parece até real, parte de nossas vidas. Queria ter sentido isso com "O Espadachim de Carvão" também (sei que esse livro tem continuações e eu as lerei, mas o primeiro livro foi o suficiente para conhecermos Hogwarts com uma clareza de detalhes imensa. Dizer que haverão mais livros não é justificativa para essa falta de aprofundamento). O último defeito que gostaria de apontar é sobre o final do livro: ele é muito corrido. Eu já disse que toda a história ocorre durante uma perseguição, mas ele vai mostrando o protagonista enfrentando seus inimigos, fazendo alguns aliados e investigando o que está acontecendo. Nesse processo ele vai encontrando mais perguntas do que respostas, o que nos deixa envolvidos com seu drama. Mas todas essas perguntas são respondidas no último capítulo. O confronto final do protagonista com o líder de seus perseguidores ocorre em um único capítulo, onde tudo é explicado em um discurso vilanesco digno de vilão de 007. Conclusão: o começo do livro foi meio lento, seus meio foi ótimo e seu final foi corrido. Pós-conclusão: não é o melhor livro de fantasia que já li, mas é excelente. Gostei muito dele (apesar dos problemas que apontei), o suficiente para comprar as continuações. Espero que nelas o autor tenha trabalhado melhor essas questão de ritmo e aprofundamento de mundo.

Guilherme 19/12/2021

Uma Nova Mitologia
Não é por acaso que sou fascinado por fantasias... Nelas, costumamos encontrar construções de mundos e toda uma mitologia que os rodeiam...

Isso me encanta em um nível que poucas coisas conseguem...

Em O Espadichim Carvão, esses elementos existem e são empregados de uma forma totalmente autoral e que impressiona...

A única coisa que trouxe certo desconforto enquanto lia, foi a narrativa adotada, que embora tenha todo um propósito para o desenrolar da história, PRA MIM, foi um pouco mais confusa do que o necessário em sua não linearidade.

Sara277 18/12/2021

Apenas uma palavra: incrível
Um universo completamente novo, com seres que não estamos acostumados. O universo que o autor cria é um pouco complicado de se adaptar, pois cada ser que habita Kurgula tem suas particularidades e aparências completamente diferente, além de nomes complicados, para mim essa foi a parte mais difícil, imaginar esses seres.

Mas a escrita e fácil e a história incrível, o universo é incrível, e a forma como o autor conta a história, intercalando entre o presente e o passado é muito interessante, deixando um pouco de mistério sobre tudo que está acontecendo e tudo que aconteceu.

E não podemos deixar de comentar que é uma fantasia escrita por um autor brasileiro que merece muito reconhecimento.