As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Letícia 09/11/2021

Perfeito
A história do Rei Arthur dita por mulheres simplesmente é uma ideia perfeita. A escrita imerge o leitor na magia.

SakuraUchiha 03/04/2015

Tem um ponto de vista mais feminino!
Este é definitivamente um clássico. Um dos melhores livros de Marion Zimmer Bradley, onde ele dá uma bela visão da lenda de Arthur. Tem um ponto de vista mais feminino do que a maioria dos livros que lidam com o Rei Arthur e Camelot, e isso espanta alguns leitores. Quatro mulheres da lenda do rei Artur e suas vidas. Suas personagens femininas são fortes e traz inteligência às poucas opções oferecidas neste momento da história. Eu aprendi muito sobre as motivações e sentimentos humanos deste livro.
O livro retrata os vários lados de poder que existiu nesse período de tempo. As velhas formas pagãs e o início do cristianismo, e como ambos trabalhavam para ficar enraizada nesse tempo. Sacrifício e como isso afeta os personagens é o que vemos em grande parte desta novela.
As Brumas de Avalon, um livro com o poder de falar a alma das mulheres, deve estar na sua lista de "leitura obrigatória". Sugiro que pelo menos tente ler, especialmente se você gosta de lendas arturianas.

Maíra 27/12/2021

A história do Rei Artur narrado pelas mulheres.
Gostei desse diferente ponto de vista da história. Nos filmes antigos e livros Morgana sempre foi vista como a vilã.

Achei interessante as cutucadas que a autora dá na igreja católica e tbm no machismo muito grande que existe nos contos medievais.

Porém eu me senti muito incomodada com a leitura sabendo do histórico de abuso que a Marion tinha com a filha. Achei sádico uma autora escrever sobre estupro, abuso e outros assuntos polêmicos e por trás das cortinas fazer tudo o que ela fez.

Fabio 19/06/2015

Começo fraco
Sempre tive interesse de ler As Brumas de Avalon mas acabei lendo antes As Crônicas de Arthur (ainda bem) do Bernard Cornwell. Depois de muita recomendação peguei os livros da Marion Zimmer para ler.

Neste primeiro volume é praticamente a apresentação dos personagem e um grande drama com relação ao destino e a traição. Esse clima conflituoso que a personagem principal passa é interessante e conseguiu manter a minha atenção no livro. Mas é impossível não comparar cm os livros do Cornwell. Mesmo trazendo para um aspecto mais intimista dos personagens este livro é lento e cansativo comparado as Crônicas de Arthur.

O livro não é de todo ruim, porem estou dando seguencia mais pelas recomendações, na expectativa que nos próximos livros a historia melhore. Estou na metade do segundo livro e comento sobre ele assim que terminar.

skuser02844 08/09/2015

Uma opinião nada boa sobre o 1º livro.
Correndo o risco de contrariar alguns leitores, devo dizer que achei o livro 1 bem fraquinho.
Acho que gerei muita expectativa, já que se tratava de um conto medieval com rei Artur, Morgana, Merlin e Lancelot. O que li foi uma história digna de um livro de romance, daqueles bem fraquinhos. A autora me pareceu uma versão feminina de Paulo Coelho (e isso não foi um elogio).
Este primeiro livro é focado nos pais de Lancelot, Morgana e Artur. A Mãe da maga e do rei se comporta como uma jovem imatura e traidora (para não falar outra coisa), ela não se importa com o marido e quando finge se importar fica procurando uma justificativa para traí-lo. Quando soube que poderia ser rainha, ficou nitidamente encantada com a idéia e ficava tentando se enganar, repetido para si mesma que tudo o que fazia era devido uma ligação transcendental que tinha com o futuro rei. Já a mãe de Lancelot é invejosa e impõe aos invejados as mais absurdas provas, fica demonstrando a todos que é a mais, porém em seu intimo inveja a juventude, a beleza, o marido e os filhos da irmã.
Ao ler o livro, fiquei bem chateado, por não ser o que imaginava e pelos personagens serem tão irritantes. Mas nem tudo está perdido, ao final do livro 1 fica claro que na continuação, o foco será Morgana, Lancelot e o Rei Artur.

site: http://luisra1974.wix.com/biblioteconomista#!as-brumas-de-avalon-i/c14bo
Gabi 05/01/2017minha estante
undefined

Aline Serrão 21/11/2019

Existe um sentimento diferente de ler um livro narrado apenas por mulheres e entender as complexidades do que elas passam e sentem... Muito ansiosa pro próximo livro.
Aline Michele 13/12/2019minha estante
Pois é, é diferente mesmo. Sou suspeita em elogiar este livro porque é minha saga favorita. O primeiro livro é incrível e para o segundo A Grande Rainha é ainda melhor!

PorEssasPáginas 08/10/2015

Era uma vez Morgana, que ama Lancelote, que ama Gwenhwyfar, que também ama Lancelote, mas tem que se casar com Arthur, que ama Morgana. Espera um pouco… Arthur não é irmão de Morgana? Sim, pois é. Para complicar ainda mais toda essa situação, a história não se resume apenas ao romance mas também de toda a ascensão e queda de um reino, a disseminação do Cristianismo (e a alienação das pessoas) sobre a Religião Antiga – e tudo isso sob a ótica das mulheres da época, abordando muito o psicológico das personagens.

Mas vamos com mais calma: A história começa muitos anos antes, com Dumbledore Viviane, a Senhora do Lago e Sacerdotisa de Avalon, fazendo história pelo bem maior pela união dos povos da Bretanha contra os saxões através de um Grande Rei, uma vez que o povo saxão não respeitava a Deusa. Viviane convence sua bela irmã Igraine a se casar com Uther Pendragon, rei recém-coroado. Com a revelação de que ela e Uther são almas gêmeas (não perguntem, leiam), ela se casa com Uther após a morte de Gorlois (seu primeiro marido e pai de sua filha, Morgana) e ambos tem um filho chamado Arthur.

A partir desse ponto, a história passa para o ponto de vista de Morgana, que até então ocupava o segundo plano. Viviane vê em Morgana um grande potencial para ser uma sacerdotisa e a leva para Avalon, escondida entre as brumas, próxima ao mosteiro de Glastonbury, onde dizem que José de Arimateia (personagem bíblico) levou o Santo Graal, o cálice de Cristo.

Desculpem o “resumão”, mas é complicado falar desse livro sem explicar alguns pontos.

Uma coisa que vocês tem que saber sobre As Brumas de Avalon: Não é porque tem ponto de vista feminino que é um romance estilo chick-lit. Esqueçam isso, aqui a coisa é séria. É uma leitura densa, que você tem que fazer se estiver realmente disposto e com mente aberta, porque questiona muitos conceitos de certo e errado e também é uma crítica muito grande ao Cristianismo, principalmente quando mostra a forma como as pessoas na época começavam a se alienar e oprimiam outras crenças ou rituais (não necessariamente com violência, mas alimentando a culpa e tecendo uma lista de pecados e subsequente condenação ao inferno se essa pessoa não se convertesse). Com tudo isso, é uma ótima leitura.

Confesso que fiquei muito fascinada com alguns detalhes dos rituais antigos, a forma como o povo daquela época interagia e se comportava com respeito em relação às sacerdotisas de Avalon. É ainda nessa primeira parte que conhecemos Lancelote e Gwenhwyfar. E por último, e não menos importante, conhecemos Arthur, que é coroado rei da Bretanha (ou melhor, Gamo-rei) primeiramente nos ritos da Antiga Religião.

Nessa primeira fase da história vemos, então, surgir uma nova Bretanha, governada por Uther e em seguida pelo jovem Arthur. A passagem do tempo é gradativa e muitas vezes você mal percebe quantos anos se passaram. Eu fazia as contas aqui conforme a leitura avançava (isso em todos os volumes). O ápice dessa parte é justamente o Rito de Beltane e suas consequências no futuro.

Detalhe interessante foi a autora inserir aqui o Bispo Patrício, o famoso St. Patrick (ou São Patrício), aquele mesmo que os irlandeses celebram seu dia com uma grande festa regada a cerveja e roupas verdes. Diz a lenda que ele expulsou todas as serpentes da Irlanda e em As Brumas de Avalon ele tem uma grande influência como conselheiro de Arthur, assim como Taliesin, o Merlim da Bretanha, sendo este o conselheiro de Arthur e representante de Avalon. Percebam que Merlim na verdade é um título de mais alto grau concedido a um druida e não o nome do personagem.

Como eu disse lá em cima, a história é ótima. Ela flui sem você perceber, porque por mais que tenhamos conhecimento no mínimo supérfluo da lenda do Rei Arthur (como era meu caso), sentimos que esses personagens são mais reais, mais “humanos”, com paixões, dúvidas, tristezas, inseguranças e também amargura. A história se desenvolve e ganha vida de tal forma que não tem como você não querer acompanhar até o final.

Eu acho que falei demais por aqui e mesmo assim não passei tudo o que eu queria em relação a esse livro. Eu recomendo muito a leitura dessa obra, como um todo, e seria muito interessante ela ser relançada no Brasil como livro único (o que assustaria no tamanho, mas valeria a pena). Em breve eu postarei as resenhas das demais partes que correspondem às Brumas.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-as-brumas-de-avalon-1-a-senhora-da-magia#more-20396

Maju 19/02/2022

Sonho!
Desde que comecei a ler as Brumas, só tenho um único sonho e pedido a noite: por favor, me levem para Avalon porque quero ser uma sacerdotisa!!!! Hahaha Enredo fantástico, história e magia, romances, guerras, reinos. Perfeito para fantasiar noite a dentro. Já vou começar o próximo :)

Gangrel 02/12/2015

Que livro!
Poucos livros tem a capacidade de proporcionar cenas que me marcam, e esse é um deles! Eu adorei o livro, adorei a versão feminina, celta e pagã das lendas de Artur, e não tive problema nenhum em relação a falta de ação e guerra, como muitos reclamaram nas resenhas.

Quem esperava ação e guerra em Brumas de Avalon, é sinal que não se informou muito bem antes de comprar e ler, porque não tem nenhuma indicação disso...além de ser bem antigo e conhecido!

Sou fã das lendas arturianas desde a infância, e adorei "assistir" nos "bastidores", que é mais ou menos do que o livro proporciona. E é incrível como tudo se encaixa quase que perfeitamente com a lenda, complementando-a muito bem, sem perder o sentido.

Para quem curte o lado lúdico da vida, e não só ação, ação e ação...vale muito a pena! E se você fizer parte de alguma religião pagã, eu acredito que você irá ficar fascinado com o livro.

Recomendadíssimo! E vou partir para a leitura do DOIS em breve...

Jessy 15/01/2016

Sensacional
Toda a história desde o livro 1 ao 4 maravilhosa. É de prender do início ao final, muito bem escrito, personagens forte e bem articulados e uma história muito bem escrita, dá pra ver que foi fruto de uma boa pesquisa, conheci um pouco sobre a cultura pagã celta graças aos livros da Brumas de Avalon.

Soraya 29/07/2017

As Brumas De Avalon
Coleção maravilhosa sobre o rei Artur e a Távola Redonda. Um dos livros que mais amo!

Danielle535 03/10/2022

Interessante
Quando eu era mais nova (13 anos mais ou menos) eu tentei ler esse livro e achei muito chato, então deixei na estante.

Agora mais velha, decidi dar uma chance pra ele, e acabei gostando da narrativa. Ela realmente é um pouco mais complicada porque envolve uma história da idade média, mas eu realmente achei bem legal a história.

Eu nunca tinha lido nem sabia muito sobre a lenda de Arthur fora o filme da Disney, no qual só lembro da espada. Mas é bem interessante, recomendo a leitura porque é diferente mesmo, o ponto de vista vai mudando de forma que grande parte das mulheres do livro são bem desenvolvidas e conseguimos ver como elas se sentem e como se encaixam nas outras.

Dei 4 estrelas porque em alguns pontos a narrativa me pareceu meio amena e em outros me deixaram confusa, provavelmente porque não é o tipo de livro que eu leio.