As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Elizabeth 19/12/2022

Fantasia
Nada como um pouco do reino fantástico. Um pouco de fantasia, viajar e refletir sobre nossos conceitos religiosos.

Viny 09/01/2024

Beijos thiago
Roubei esse livro do meu amigo thiago basicamente ele me emprestou e nunca devolvi e até hoje finjo q isso nunca aconteceu. valeu a pena? talvez? melhor teria sido roubar o kama sutra dele

Lucyellen 15/03/2021

Leitura intensa e envolvente
Quando criança assisti ao filme e lembro de ter ficado com trechos registrados na memória, de tão impactante. Hoje, depois de ler diversas versões da lenda de Rei Arthur, me peguei encantada pela visão que Marion Zimmer nos oferece nesse livro. Uma obra que nos apresenta a visão, a influência e o poder que o feminino pode exercer em histórias que foram construídas para o masculino. Quantas vezes isso não acontece na vida? Somos colocadas como coadjuvantes de histórias que também são nossas. Um livro rico em detalhes, através do qual me transportei para os castelos, para a floresta, me vi em vestes suntuosas, atravessando a névoa... Vale muito a pena ser lido.

Laertche 28/08/2023

Maravilhoso, história bem fundamentada, envolvente e com fatos da vida para serem pensados. Super recomendado.

O Crowler 20/06/2020

Muito Bem Escrito
Ele não é um livro muito rápido e não contem cenas de ações, porém apresenta 3 personagens bastantes distintas e interessantes.
Igraine, uma mulher que claramente teve que ser mãe muito nova, e esposa de alguém que não amava.
Viviane, sua irmã, que tem que defender acima de tudo os interesses de Avalon e sacrificar até sua humanidade.
E Morgana, que é filha de Igraine e criado por Viviane, sendo constantemente manipulada pela mesma.
Essas diferenças entre as personagens faz com que a leitura fique melhor, fazendo o leitor varia vezes se perguntar sobre o caráter das 3 personagens, e questionar suas escolhas.
Vamos ver se o segundo livro continha tão interessante.

Vick 29/04/2021

TW: estupro e pedofilia
A autora era pedófila, ela abusou dos próprios filhos e apoiou o marido a fazer o mesmo. Mesmo morta, nos livros ainda estão essas merdas que ela """acreditava""" e praticava. Se você quiser ler mesmo assim, aí vai da sua escolha, mas lembre que você está apoiando mesmo que indiretamente.

Sidneia.Ruthes 17/09/2022

Avalon
Li faz anos esse livro e agora a pouco tempo fiz a releitura, interessante ver como eram os cultos pagãs e como estava começando o cristianismo, vemos os dois lados nessa história. Igraine começa sendo pagã e depois da morte do segundo marido vira cristã. Não me empolgou muito a história achei que seria melhor.

Thiene Morais 11/08/2022

Bem desenvolvido
O desenvolvimento, os pontos sobre magia e toda a história em si é muito bem desenvolvida e lincada.
Achei os personagens meio rasos, mas não desmerece a história, que realmente é muito boa.

Algumas coisas me incomodaram aqui:
O fato do incesto sem escrúpulos. Não havia a menor necessidade para a estrutura da história e..

Depois de saber sobre a vida real da autora (fiz um vídeo no YT sobre essa polêmica), eu simplesmente não consigo engolir e muito menos indicar esse livro.

Vou continuar a leitura pq já tenho os livros aqui comigo e, novamente, a história é boa, mas sinceramente.... é uma realidade terrível.
Cecy Jarske 11/08/2022minha estante
Eu AMO essa saga ???

Thiene Morais 11/08/2022minha estante
Eu tmb gostei do 1, apesar da polêmica ?

Allan 06/09/2022

Diferente e bem realizado!
Finalizando o primeiro volume da série de um jeito incrível! Eu adoro as adaptações do Ciclo Arturiano e essa versão com esse viés voltado para o olhar feminino é algo que eu nunca havia lido.

Ter Morgana como a protagonista da nossa saga traz um frescor muito interessante, visto que nas outras experiências que tive com a personagem ela era sempre muito misteriosa e caricata, aqui temos a possibilidade de estar dentro da cabeça dela.

Maravilhoso, vou começar o próximo volume logo em seguida!

Emyle 21/05/2021

Anos depois....
Eu me demorei muito na leitura desse livro, mas gostei bastante da história, sempre fui muito curiosa em relação a história do rei Arthur e ler do ponto de vista dessas grandes mulheres me parece bom...

Raquel Holmes 07/02/2013

Decepção
Primeiro eu gostaria de pedir aos fãs que não falem m¨3¨r¨d¨@ pra mim só porque eu não gostei do livro. Sabemos que gosto é gosto e esta é a MINHA opinião a respeito do livro. Só isso.

Bom, eu comprei a Coleção "As Brumas de Avalon" muito empolgada, pois eu vi boas recomendações (de pessoas confiáveis, que eu conheço e sei que têm bom gosto). Mas calhou de nosso bom gosto ser diferente, aqui. rs

Eu já fui para esta leitura ciente de que é um livro que aborda o tema ocultismo X cristianismo; ciente de que haveria incesto; ciente de que é 1 livro histórico.

Porém, apesar de eu, mesmo assim, ter começado a leitura empolgada, logo fiquei cansada dela. É MUITO histórica e é MUITO religiosa, é desprovida de emoção, ação, expectativa. Eu, leitora, não me vi sendo arrebatada pela trama, mas empurrando a leitura pra chegar logo ao final daquele "martírio" que ela se tornou.

Outro ponto super chato é que é visível (de tão excessiva) a hostilidade da autora com o Cristianismo. Não, não soa como apenas uma ficção, eu vejo este livro como uma ferramenta da Marion pra tentar atingir os cristãos. Está no direito dela? Sim, só que eu não estava buscando neste livro RELIGIÃO, e sim ENTRETENIMENTO.

Vou desistir de ler os outros 3 volumes da coleção? Provavelmente não. Já comprei e ainda tenho vontade de ler por ler, pra ser apenas mais um clássico do qual tomei conhecimento (Mas pretendo intercalar com livros decentes, porque é realmente cansativo ficar em Avalon o tempo todo)

Indico? Não, não indico.

Por último, deixei uma crítica que contém spoiler, então, quem ainda não leu, pare por aqui:

Foi RIDÍCULA aquela cena, no ritual da deusa e do cornudo, em que Morgana e Arthur transariam, em que um homem violentou uma menininha. RIDÍCULO!!! Desnecessário!!! Tudo bem que eu leio As Crônicas de Gelo e Fogo e houve violência sexual neles tb. E eu NÃO APOIO violência sexual!!! Acontece que neste livro a gente espera que os "bondosos moradores de Avalon" não cometam tais atrocidades, nem nenhum outro seguidor da "maravilhosa" deusa druida... Então por que cargas d'água aquela deusa FDP (na história) quis que uma menina fosse violentada? Em Westeros (Gelo e Fogo), mal ou bem, não há deuses bons ou maus (eles mal se evidenciam). Mas a deusa de Avalon se faz de boazinha e só estrepa todo mundo.

É o que achei do livro.

@ALeituradeHoje 28/03/2022

Releitura
Quando beem mais nova, lembro de ler toda a série e me apaixonar. Acorre que, agora, mais velha, com mais bagagem e principalmente com a história de vida da escritora ecoando no meu subconsciente, não consegui gostar tanto. Segue sendo tendo um escopo maravilhoso. História é sempre um presente, mas existem livros sobre o Rei Arthur infinitamente melhores.
Enfim, coisas da vida