Livre

Livre Cheryl Strayed

Resenhas - Livre

Ana Brison 05/10/2021

Chegar ao fim dessa jornada e dizer adeus à Cheryl chega a ser quase doloroso.
Já tinha tentado ter contato com a história por meio da adaptação cinematográfica, mas acabava dormindo em todas as vezes que tentei, mas com o livro me conectei, consegui sentir a personagem e trilhar junto com ela cada quilômetro mencionado no livro. Recomendo.

Andrus ( @andrus05 ) 30/09/2021

Uma corajosa jornada
Ao finalizar a leitura, eu só posso enaltecer o quanto a Cheryl é forte e corajosa por encarar um desafio tão pesado. Fazer uma trilha desse tamanho, enfrentando todos os tipos possíveis de clima, enfrentar animais selvagens e o desconhecido (encontrar com pessoas desconhecidas pelo caminho e não saber se espera algo bom ou ruim)... Eu nem pensaria em fazer uma aventura assim. Ela foi incrível.

Neto.Menezes 29/09/2021

A persistência de seguir em frente
A jornada de Cheryl ao longo da PCT é recheada de ótimas histórias, mas vai além disso... Simboliza a superação de uma mulher ferida e de luto pela perda da mãe, a resiliência de mesmo com todas as adversidades ela continuar seguindo em frente.
A caminhada de mais de 1700 quilômetros nós apresenta ótimos "personagens" que vão surgindo ao longo da trilha, deixando algo de si para Cheryl e levando um pouco dela consigo... A parte humana do livro mostra o quão gentil e generoso podemos ser, e sempre que Cheryl precisou o universo (ou seria a PCT) lhe estendeu a mão.
A ingenuidade da nossa andarilha é um ponto interessante, pois sem esse traço de personalidade ela jamais teria embarcado na jornada, embora essa mesma ingenuidade rendeu a ela bons perrengues e motivos para desistir de tudo! Ainda bem que ela não o fez!
A jornada se encerra de forma belíssima, com ótimas reflexões da autora sobre a sua vida e a forma como ela a encara. Livre, foi mais uma leitura de não-ficção que me tirou da zona de conforto, me prendeu na história e finalizei o livro grato por ter feito a leitura. Por isso: 4 estrelas

LaurinDa 24/09/2021

Apesar de ter uma história de vida muito inspiradora, a leitura não rolou pra mim (foi uma caminhada tão longa quanto a da protagonista) :( mas ficou o ensinamento de que somos livres pra trilhar nosso próprio recomeço e apesar das coisas ruins que nos acontecem elas não nos define... Somos maior que a soma das partes!

ihamanda 22/09/2021

UAU!
não existe palavras suficientes pra dizer o que foi a leitura desse livro. intenso, profundo, transformador e libertador é um bom começo. esse livro me atravessou de uma forma avassaladora e sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos da vida. não sei mais o que dizer, estou em êxtase e feliz por tê-lo lido! ??

tata 03/08/2021

Livre
Terminei o livro faz 4 dias e já sinto saudades de acompanhar Cheryl que é uma doidinhaaa. Amei a experiência dela e já quero fazer uma trilha também (mas com muito mais organização hehe)

@mundo.da_jheni 27/07/2021

Livre / Wild - Cheryl Strayed
Cara que livro sensacional, que história maravilhosa descrita minuciosamente para nós leitores.
Cheryl recomeçou sua vida aos 26 anos quando decidiu fazer a Pacific Crest Trail, nela viveu momentos inesquecíveis e completamente enriquecedores, nos fazendo sentir realmente livres lendo.

Trecho da parte quatro do livro
LIVRE

Quando eu não tinha um teto, fiz da
Audácia o meu teto.

Robert Pinsky
Samurai Song

Christiane 24/07/2021

Assisti ao filme recentemente .Ontem terminei a leitura do livro.

O filme condensa todo o percurso de Cheryl pela PCT - Pacific Crest Trail, por 1770 quilômetros partindo do deserto de Mojave no sul da Califórnia até a Ponte dos Deuses no Estado de Washington, mas no livro podemos acompanhá-la mais vagarosamente em suas dificuldades, obstáculos, momentos especiais, alegrias, conquistas, e toda a transformação que se processa nela mesma.

Após a morte de sua mãe aos 45 anos de idade de um câncer Cheryl não se recupera e cada vez se perde mais de si mesma até o dia que ao descobrir que está grávida, sem ao menos saber quem seria o pai, ela faz um aborto e reconhece que virou algo horrível, que não é mais possível continuar assim. Ela se divorcia do marido, e começa os preparativos para sua caminhada sozinha pela PCT.

O livro relata esta jornada, e apesar de termos a impressão de que nada ocorre internamente, uma vez que ela está focada no externo, na atenção que tem que ter na trilha devido cascavéis, animais, buracos, obstáculos, o cansaço físico, a constatação de seu despreparo para fazer isto, o tamanho de sua mochila que ela apelida de "a monstra", o descuido de que poderia haver vários imprevistos o que a coloca em situações difíceis como a falta de água, ter que fazer um desvio devido a neve excepcional naquele ano que a tira de sua rota e acaba deixando-a sem dinheiro em alguns momentos, aos poucos algo dentro dela vai se transformando, como se tudo o que ocorre no externo seja apenas uma metáfora de sua transformação interna, até o momento em que ela dá o salto psíquico.

Era o dia que sua mãe deveria completar 50 anos, e neste dia Cheryl consegue gritar e colocar em palavras tudo que sente, é o momento de sua libertação interna que irá possibilitar um renascimento. Lamento que o filme não tenha colocado este momento por completo como está no livro. Ao assistir senti falta deste momento, onde ocorreu a cura? a ultrapassagem? o momento decisivo para toda sua mudança? e o encontrei no livro.

Confesso que adoraria ter a coragem dela, é uma caminhada de crescimento, de percepção de si mesma, de enfrentamento, de superação. Eu prefiro fazer isto no divã de um analista. O processo interno ocorre da mesma forma, mas leva mais tempo. Eu não superaria o medo da noite, o medo do outro, de sofrer algum tipo de agressão, nunca faria isto sozinha como ela fez, mas adoraria fazê-lo.

Aline.Silva 19/07/2021

Ótimo
Me senti o tempo inteiro fazendo a trilha junto com a Cheryl, rico em detalhes e envolvente, ótima leitura.

Juliane Prado 23/04/2021

Depois de passar por momentos conturbados em sua vida pessoal, Cheryl decidiu caminhar a trilha da PCT sozinha, sem recursos e técnicas que pudessem ajudá-la. Uma decisão impulsiva, que fez com que ela aproveitasse este momento sozinha e repensasse sua vida e valores. Um livro que vale a pena ser lido.

Rafa 18/04/2021

Sobre ser mochileira mulher e as alegrias e dores de viver
Livro emocionante que eu me conectei desde a primeira página quando ela descreve seu pé destruído e sua mochila pesada que tomba de lado. Eu como mochileira mulher me identifiquei e me levou ao passado em minhas próprias aventuras. Me lembrou de momentos bons da vida como a gentileza de pessoas que encontrei na jornada e as coisas que me tocam o coração e fazem os olhos brilhar como uma boa aventureira que por vezes entram em esquecimento, mas tb do medo e das dificuldades que só uma mulher sozinha entende o perigo. Tb toca em pontos sensíveis mostrando o equilíbrio da vida entre a sua beleza e a dor de se viver. Esse livro me acolheu em momentos difíceis e vou sentir falta de seu abraço silencioso vindo de historias de pessoas que nunca conheci.

Mari 02/04/2021

Inspirador
Uma jornada real de uma mulher que se desafia a alcançar um objetivo e faz de tudo, enfrenta seus medos e dilemas, dores físicas e psicológicas, para enfrentar cada passo dessa jornada difícil porem necessária para seu crescimento e sua evolução. Concerteza ela não saiu dessa trilha sendo a mesma que a inciou.

Mari 26/03/2021

Se gosta de aventura LEIA .
Eu vi o filme pq comecei a fazer trilhas , daí decidi ler o livro pq gostei muito do filme , e vale cada página , o livro conta a experiência de Sheryl em um momento difícil da vida dela ( e quem não passa por esses momentos né !) e então ela encontra uma forma de parar tudo que ela estava fazendo da vida dela e continuar andando, o livro e maravilhoso! Eu li com muito amor e poupando as páginas pq não queria que acabasse ??

Valesca.Urano 19/03/2021

A autora descreve como foi sua caminhada pela PCT, trilha sobre as serras a oeste do USA, que fez sozinha, após a morte de sua mãe para se libertar de sua vida passada e ter um novo recomeço. Muito interessante e mostra todo o sofrimento, prazeres, medos e liberdade que se tem ao fazer uma caminhada em busca de si mesma.