Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

Gabi 12/01/2024

Muitooo bom
Sério, livro incrível, recomendo demaiiis!
Trama muito boa e personagens cativantes.

jubiesampaio 11/01/2024

Sei que é um livro com muitas polêmicas. Nos últimos anos, a temática de capacitismo vem sendo muito mais abordada do que há uma década atrás. Precisamos ter isso em mente e, também relembrar que, na época que o livro foi publicado, foi uma era em que esses romances com fins trágicos envolvendo doenças ou quaisquer tipos de limitações físicas era febre entre os leitores, vide a fama de ?A culpa é das estrelas?, por exemplo. Todas essas questões devem sim ser levadas em consideração antes de julgarmos previamente com os conhecimentos e discussões que temos hoje em dia. É, sim, muito triste pensar que em algum momento houve uma romantização de dar finais infelizes para personagens debilitados, como se não houvesse perspectiva de viver uma vida boa. Não falo num lugar de glamourizar ou até invalidar todas as dificuldades e complexidades do tema ? afinal, mesmo estando num momento em que há debates sobre acessibilidade, ainda vivemos num mundo em que há um despreparo em todos os âmbitos para acolher PCDs. Há, sim, um estigma muito forte e que atrapalha a vida de tantos. No entanto, fico imaginando o quão desmotivador é alguém nas mesmas condições que Will se ver representado com um final fatal. É deprimente pensar que a maioria das representações dessa parcela significativa da sociedade seja sempre tão pesada. Apesar de todos esses pontos, me surpreendi com o livro. O linguajar não é rebuscado, a autora não tenta usar palavras bonitas pra impressionar o leitor e tampouco possui técnicas de escrita extraordinárias. Não, Jojo Moyes usa de forma simples uma narrativa tão rica e recheada de informações e profundidade. Por incrível que pareça, a autora não toma partido na polêmica principal. O livro não é tendencioso ? ele fala de aspectos pró e contra o suicídio assistido em casos como de Will. Cabe ao leitor refletir em seu interior e construir sua própria opinião. Fiquei curiosa para saber se a autora conviveu com alguém PCD, ou se conviveu com alguém que era mãe ou pai de algum deficiente, porque ela escreve com tanta propriedade sobre os sentimentos de quem acompanha essa rotina que até fiquei com falta de ar lendo o capítulo narrado pela mãe de Will. E, por incrível que pareça, há muitas críticas (ora sutis, ora explícitas) sobre capacitismo mesmo sem citar esse nome. Aborda desde comentários da família da própria Lou sobre seu emprego como cuidadora até os problemas de acessibilidade para William. Se há algo de positivo nessa obra são esses pontos ? e mais lindo ainda foi ver que, apesar de ter um final trágico, Will conseguiu ter um pequeno vislumbre de como é ser puramente amado.

Mancias.Ju 11/01/2024

Sem palavras
Maravilhosamente bom, vai te fazer sofrer muito, até você questionar sua dignidade com a cara toda vermelha e inchada depois de ter esgotado pelo menos 50% da água do seu corpo pelos olhos.
Mas com toda a certeza eu leria de novo, foi minha primeira experiência com a Jojo e achei a escrita maravilhosa.
Romance doloroso e de ótima qualidade, amei.

Juh 11/01/2024

Eu li esse livro por conta do filme que é um dos que eu mais gosto, e me surpreendi com a qualidade da adaptação, o filme é quase idêntico ao livro embora faltem algumas partes e acontecimentos que são cortados do filme, e esse livro me surpreendeu bastante e acompanhar o crescimento pessoal da Lou e o desenvolvimento da relação dela com o Will é muito melhor nos livros onde você tem mais detalhes de tudo fora que a personalidade e presença de alguns personagens é bem mais presente no livro.. mesmo sabendo o final eu ainda tinha esperanças de ser diferente, mas o livro é demais e vale muito a leitura (principalmente se vc gosta de chorar rsrsrsrs).

Ana Vitória 10/01/2024

Apenas comentários.
Bem, eu sempre chorava rios quando via o filme na tv e quase sempre julgava a decisão de Will também, achava egoísta da parte dele. ao ler o livro eu me tornei mais empática com os sentimentos dele e também entendi os sentimentos que passaram pela cabeça da Clark em todos os momentos que ela estava tentando ajudá-lo.
eu poderia escrever um testamento falando sobre minhas reflexões a respeito desse livro mas acho que não são necessárias, acho também que são bem pessoais. esse livro me ensinou muito e me fez acessar lugares que eu nem me lembrava que existiam aqui dentro.
enfim, gostaria de deixar registrado aqui que eu entendo toda a dor de William Traynor e que fico imensamente feliz por ele ter vivido os melhores seis meses da vida dele com Louisa Clark, eles foram incríveis da maneira que podiam e isso foi o suficiente.

Laura.Sherllen 09/01/2024

Um dos livros mais lindos que li
Eu amei a leitura, foi o livro que curou a minha ressaca literária, é fluida e divertida, explora e aprofunda nos sentimentos, e nas experiências de casa personagem. É um pouco diferente do filme, mas nada que venha a comprometer, amei o livro e o filme!! Sofri muito lendo as páginas finais e chorei junto com a personagem.
Laura.Sherllen 09/01/2024minha estante
Cada*

Laura.Sherllen 09/01/2024minha estante
Perdoem o erro, não tinha percebido antes de publicar

wtfartby 09/01/2024

Minha humilde opinião.
Começo dizendo que não gostei da Clark, ela pareceu uma personagem dramática, chata e mesquinha e não tem nada de alegre ou extrovertido nela. Não é um tipo de personagem que encantaria Will. A história fica entediante até uns 60% do livro. Mas o final me encantou, emocionou e prendeu minha atenção.

Geo 08/01/2024

Um tapa na cara e choros
Oi, pessoas! Tudo bem?

Primeira leitura do ano concluída. Iniciei o ano com um livrinho de filosofi, mas a leitura não estava fluindo, estava me sentindo presa. Daí pulei em um romancezin clichê e cai em um poço sem fim. ??

Gente, juro, não achei que ia gostar desse livro. Apesar de ter visto o filme já, achei que o livro fosse bobo e tal. E de certa forma é. As personagens tem comportamentos esperados, mas a personagem principal eh sinto ela sendo trabalhada de uma forma bem mais madura do que no filme. Eu tinha uma impressão que Louise era uma criança em um corpo de adulta. As complicações na relação familiar, principalmente de irmãs. Me senti muito na pele dela por também sentir essa sensação de estar por trás dos feitos de sua irmã. Mas apesar disso amá-la intensamente.

Entretanto, acho o que essa obra chama atenção é um fato: não temos controle sobre a vida do outro. Ficamos abalados e triste ao ver um personagem tão divertido ir embora. Esse assunto é tão importante, ser trabalhado e pensado. Na individualidade, não apenas de forma radical como no livro, mas em momentos cotidianos. Ao deixar alguém partir para fazer algo melhor ou como desejar, não temos controle, apesar de amar muito, a vida do outro é dele.

Nos prendemos tanto nessa ideia do ?eu fiz por amor? ou ?eu fiz por você? enquanto na verdade fazemos a nós, e não ao outro. Então estas atitudes são de acordo com nossos sentimentos, quando a pessoa não reage da mesma maneira é simplesmente uma expectativa nossa. Eu achei bem pertinente isso. Pensei bastante nisso. Como faria no lugar do Will e da Louise. Gostei como a autora trabalha bem os pontos dos dois.

Foi uma boa leitura, engoli fácil fácil, achei um livro simples, fácil, emocionante. Sem frases de efeitos. Até mesmo na carta é uma coisa íntima dos personagens, e sinceramente, gostei bastante disso. E assim como Will viveu até onde conseguiu, acho que uma coisa fica registrada ?alguns vivem como fossem morrer e outros morrem como se não tivessem vivido.? Do Charlie Brown Junior eterno Chorão. E que fiquemos do lado dos vivem, intensamente, vidas reais.

Nossa como fiquei reflexiva? Aproveitem essa pra uma ressaca literária!!!

IsaSrits 08/01/2024

é isso aí
Aí gente, tenho nem resenha pra isso
livros que me fazem desidratar de chorar são meus favoritos, tá?
só não ganhou cinco estrelas porque o filme não é tão fiel ao livro.
vamo pro segundo livro ??

Renata.Orlando 08/01/2024

??
Eu não lembrava que a Lou escondia os traumas do labirinto atrás do estilo excêntrico. ? de toda maneira é uma história triste e bela.

Giixxl_ 08/01/2024

Como Eu Era Antes de Você
?Poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas?

?Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.?

?Viva com ousadia. Se esforce. Não se acomode. Apenas viva bem. Apenas viva.?

elle2 08/01/2024

Meu preferido pra sempre
Às vezes, quando reassisto o filme e até enquanto eu lia o livro, eu me perguntava se eu me odiava.
Não tem outra explicação pra você se colocar nessa tortura sabendo que mesmo lendo e lendo o final nunca vai mudar, nunca vai deixar de ser o mesmo, nunca vai deixar de ser a certeza que esteve clara desde a primeira aparição de Will e que todos nós tentamos ignorar junto com os outros.
Esse é um dos meus filmes favoritos, e agora virou um dos meus livros favoritos, eu nunca vou conseguir transmitir o que eu sinto lendo ele.
Os "e se" matam uma pessoa, e me matam toda vez que eu penso: e se eles tivessem ficado juntos? e se fosse outra ocasião?
Acho que Lou foi forte, porque nem todo pedido feito por Will teria me feito superar ou não ter tomado o mesmo caminho que o dele.

Moony 07/01/2024

Chorei por um personagem fictício (de novo)
Escrita perfeita, história cativante (e muito triste) e personagens filhos da puta. Tem muito tempo que não choro assim por um livro e esse além de muita dor, você simplesmente aceita (ou não) que aquilo deveria acontecer. Will é o maior coach do mundo e aprendi muito com ele. Me identifiquei muito com a Louisa e comparo a minha dor com a dela. Enfim, muito sofrimento e gratidão

Luh2201 07/01/2024

Arrasador
Um ótimo livro, ótima história, um personagem incrível que morre cedo demais (não é spoiler, vocês já sabiam disso).
A personagem principal é muito pouco carismática, mas é ótimo quando a trama não foca só nela.