Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

Sueli 26/05/2013

Como Eu Era Antes de Você!
Eu preciso dizer que as minhas exigências em relação a um livro se restringem basicamente ao texto. Pra mim, o texto é que faz a diferença. Capa, fonte, papel, etc, são secundários... Mas, um bom título, nós temos que concordar, é a isca principal.
E, “Como eu era antes de você” é um senhor título, não é mesmo? Desde a primeira vez que vi esse livro, o título não saiu da minha cabeça. Pensei sobre mil possibilidades. Já que acredito que cada pessoa deixa em nós um pouco de si mesma ao passar por nossa vida, e com isso, vai nos modificando um pouquinho mais....
Lógico que antes de comprar, me informei sobre o assunto, e não pensei muito sobre a minha resolução de não sofrer mais por opção. Comprei! Dias depois fiquei sabendo que iria chorar. Chorar muito! Só não imaginei que fosse tanto....
Leitor, você deve saber que na contabilidade de nossas vidas, quanto mais tempo vivemos, mais perdemos. Perdemos amigos, parentes, amores, saúde, enfim, perdemos....
Entramos nesse jogo, que é a vida, sabendo o placar final. Dizem os cientistas que somos os únicos animais a saber, mas eu duvido....
E, somos também, os únicos animais a produzir histórias maravilhosas que multiplicam nossas vidas e nossas experiências infinitamente. E, posso dizer que os romances modificaram muito a minha vida. Nos livros os personagens são eternos! Caso eu decida reler um livro, encontrarei o mesmo casal adorável que rejuvenesceu as minhas emoções, e me deu momentos de incrível encantamento e alegria.
Portanto, eu tenho grandes reservas em ler livros nos quais eu tenha que me despedir de alguém muito querido....A vida já se encarrega disso por mim...
Mas justamente nessa hora eu li a coluna da Vivi. Puxa vida, ela é brilhante! Suas reflexões sempre tão lógicas e coerentes fizeram que eu compreendesse e concordasse que estamos lendo muito do mesmo!
Foi só o empurrãozinho que eu precisava para começar a ler “Como eu era antes de você”. Aí, você pode estar pensando: Bem feito, Sueli! Você sabia exatamente onde estava se metendo!
E, concordo, eu sabia. Mas, não resisto a um bom livro. E, este, sem dúvida nenhuma, é um ótimo livro.
De acordo com a minha postura em não dar spoillers, não posso dividir muito as questões levantadas neste livro sem dar nenhuma pista do final.
Mas, se você for como eu, certamente em determinado ponto vai ler o final do livro! E, se eu puder lhe dar um conselho: Faça isso! Ajuda a diminuir as expectativas, e talvez a frustração.
Chega de blá, blá, blá, e vamos ao livro!
Um acidente muda completamente a vida perfeita, do perfeito Will Traynor, trinta e cinco anos, solteiro, e empresário rico e poderoso da City londrina. Um homem acostumado a desfrutar dos melhores prazeres da vida, que após esse infortúnio torna-se permanentemente um tetraplégico. Algo inadmissível para alguém que pensava que a vida era um privilégio, e ele a brindava vivendo intensamente cada momento.
Para Will, Jojo Moyes, trouxe Louisa Clark, uma jovem mulher, de vinte seis anos, solteira, mas namorando um corredor compulsivo e entediante. Que morava com os pais, em uma casa apertada, e sem nenhuma perspectiva de futuro melhor.
Após um princípio conflitante, como era de se esperar, os dois se entendem, e Louisa passa a oferecer a Will o material necessário para que ele desempenhasse um papel parecido com o de Mr. Higgins, da peça de George Bernard Shaw, Pigmaleão. Aliás, penso que Will, é o Mr. Higgins, um personagem arrogante, misógino (a tetraplegia substituindo a misoginia), que fazia apostas com Nathan ,sobre o cotidiano de Louisa, muito semelhante à peça escrita em 1938.
Contudo, a bondade e a honestidade de Louisa afetam favoravelmente os dias de sofrimento de Will, e o empenho dela em diminuir o sofrimento dele, faz com que floresça uma amizade sincera entre eles.
Infelizmente, as lesões de Will eram de caráter irreversível, os danos permanentes, e seu sofrimento atroz. E, Will decide morrer.
Louisa não aceita a decisão de Will, e parte em uma missão que será a luta de sua vida, em busca de algo que o prenda a dele.
Apesar de torcer ardentemente por Louisa durante todo o livro, entendi a posição de Will, independente do aspecto religioso da questão. Resolvi abordar o desejo de Will através do aspecto puramente objetivo, e me questionar: A quem pertence a vida? E, se a qualidade de vida interferiria em minhas decisões sobre continuar ou não vivendo.
Pensei em várias personalidades que por um motivo ou outro perderam a capacidade de controle sobre seus corpos, como por exemplo: Christopher Reeve, Stephen Hawking, entre outros. O que me fez questionar a inteligência e a capacidade de aceitação de uma nova maneira de viver de Will.
Principalmente, por ele ser jovem demais para ter tanta certeza de não haver mais nenhuma razão para viver.
Mais uma vez, rendo-me a uma protagonista maravilhosa. Louisa queria que Will fosse feliz, como apenas os que amam verdadeiramente são capazes. Com sua maravilhosa percepção ela sabe que quando algo ruim acontece não existe nenhuma razão para minimizar o dano, apenas precisamos saber como prosseguir apesar dele.
E, aqui, eu peço emprestado os versos de Roberto Carlos, para explicar como me senti ao finalizar a leitura desse livro: “Se chorei, ou se sorri”, “O importante é que emoções eu vivi.”
Leitor, eu chorei muito! Mas, não deixaria de ler essa história de amor e de entrega incondicional por nada no mundo!
Um livro emocionante!
Lais Ribeiro 27/05/2013minha estante
Estava na dúvida sobre comprar ou não esse livro... Vou pagar o boleto hoje e roer as unhas até o livro chegar, excelente resenha :)

Sueli 27/05/2013minha estante
Prepare a caixa de lenços de papel!
Obrigada por comentar!
Bj

Jullya 06/06/2013minha estante
Nossa só de pensar nesse livro já me dá vontade de chorar... Pra pessoas como eu, mera romântica, o fato de ter um final triste quase me matou... Eu tinha plena fé que ou ele melhoraria ou pelo menos decidiria viver... Bem, mas na vida real nem sempre são finais felizes não é? E esse livro me fez pensar em várias vezes em: baseado em fatos verídicos kkk
Bem é um livro meio denso, pelo tema abordado, na minha opinião... Mas eu não me arrependo de ter lido, me fez ter uma visão maior sobre o tema e me emocionou muito!

Sueli 07/06/2013minha estante
Jullya, até hoje, passado tanto tempo, ainda não me refiz desse livro.
Acho que o Will poderia ter dado mais tempo para a relação deles. Ele foi implacável em sua decisão...
Obrigada pelo seu cometário!
Bjks

Cláudia 01/10/2013minha estante
Como assim "ler o final do livro"!??!!?!??! Já conversou com um profissional sobre isso? rsrsrs
Ótima resenha!

Sueli 02/10/2013minha estante
Claudia, converso muito com profissionais, sim!
E, desconfio que se não fossem essas conversas, certamente eu teria desistido desse livro! Mas, preciso esclarecer que sou das raras leitores que não se importa com spoilers! Da mesma forma com que assisto filmes de suspense, com o mesmo entusiasmo várias e várias vezes! Obrigada pelo comentário. Volte mais vezes, ok?

Ida 12/08/2014minha estante
Que resenha maravilhosa Sueli, gosto de romances com histórias fortes e que me deixe, ápos a leitura, uma lembrança de como o livro mexeu com meus sentimentos. Obg!

Sueli 12/08/2014minha estante
Esse livro não vai abandoná-la por muito tempo, Ida.
Triste, polêmico, mas maravilhoso!
Bjs

Paloma 09/12/2015minha estante
Que resenha maravilhosa!! Vc escreve muito bem conseguiu passar o que senti , e sem dar sopiler para que ainda não leu kkkk , chorei muito , um livro lindo e único que deveria ser leitura obrigatória rsrsr.

20/12/2022

LINDO, MARAVILHOSO, SURREAL
vc vai chorar, rir, arrepiar, ficar com raiva
vai se apaixonar pelos personages principais, principalmente no jeito de Will.
o final é de se emocionar.
Aline.Maria 20/12/2022minha estante
Sensacional!!!

Caio 20/12/2022minha estante
Um dos meus favoritos

Mariana 20/12/2022minha estante
Vi o filme e coloquei na lista para conhecer melhor a história!

Rafaela 20/12/2022minha estante
Esse livro acabou comigo

Sweet 04/01/2021

Não tenho palavras para descrever o quão incrível é esse livro!! Amei demais a história de Will e Lou e de como os dois acabaram formando uma companhia espetacular.

Lori 30/04/2021

Maravilhoso
Escrita e personagens espetaculares. O livro é tão incrível, que aquele final fatídico não o desmerece nenhum pouco.

João 04/03/2021

Ah Louisa Clark você é tão incrível e nem sabe disso! Esse é mais um romance gostosinho de ler. Você conhece Louisa, uma jovem amante de roupas excêntricas, sem muita ideia do que fazer da vida, zero perspectivas. Até conhecer Will, um jovem tetraplégico, preso a sua cadeira de rodas e amargo com a vida. Mas há reviravoltas quando Clark passa ser a cuidador de Will. E um sentimento de amor surge provocando mudanças radicais na vida de ambos. Leiam Como eu era antes de você!

- giu 01/04/2022

como eu era feliz antes de ler esse livro
Eu tava enrolando pra ler porque eu não queria que acabasse, criei um amor enorme por esse livro.
Depois desse livro ganhei uma kinnie (a Lou), depressão e desidratação de tanto chorar.
Enfim, o livro é incrível e super recomendo :)

Gabriela.Lopes 01/05/2021

Como eu era antes de você
Esse é um daqueles livros em que eu assisti ao filme antes de ler e já estava apaixonada antes da primeira página. Não é padrão felizes para sempre que eu costumo ler mas não desfrutei menos da leitura por conta disso. A autora aborda com muita delicadeza os assuntos ao longo do livro

Elaeseusromances 31/08/2020

Chorei
Me emocionei demais com o filme e o livro. Só a continuação que não gostei.
Sara Férrer 31/08/2020minha estante
Acredita q eu gostei mais do segundo? Não sei o porquê...talvez eu tenha me envolvido mais na história e sentido mais a personagem

Elaeseusromances 31/08/2020minha estante
Vou tenta relê ele físico. Talvez eu mude de ideia.

Sara Férrer 31/08/2020minha estante
Que bom :)

Nayla Nascimento 26/03/2023

Perfeito
Uma história inusitada e emocionante. De perder o fôlego e tbm muitas lágrimas. O tipo de romance atípico que eu adoro. Clark é de se apaixonar.
GabrielaRamos0 26/03/2023minha estante
Lê os outros 2
Ela é incrível! ??

Nayla Nascimento 29/03/2023minha estante
Gab eu já li tbm são todos perfeitos.

Márcia Camargo 22/03/2021

Maravilhoso pitada de emoções
Amei o livro, com pitadas de emoções, carinho, amor e etc... coisas que nunca vi na vida, e que me chamou muita atenção, pois são poucas pessoas assim no mundo que se apaixona por vc pelo que é não pelo que tem. De verdade melhor que o filme, eu me vi lá lado a lado com eles nessa linda história....

Bella 28/09/2022

Final muito triste!
Que leu chorou , quem viu o filme também chorou !

Gente essa história acabou comigo por dentro , chorei horas e horas lendo , esse livro é demais !

Tem essa moça Louisa Clark que após perder um emprego , onde ela ajuda seus pais, aceita ir trabalhar em uma casa onde o rapaz Will traynor está debilitado após um acidente ... durante a história Lou tem a vida dedicada a fazer Will mudar de ideia sobre uma decisão que ele tomou antes de conhecê-la... a história é brilhante, difícil e muito triste ... porém uma história apaixonante !

ray 01/10/2022

A história é boa e o desenvolvimento dos personagens me agrada bastante. A leitura no início é um pouco chata mas depois você pega o ritmo.
O final é tocante, já fui logo ler a continuação!

Paztricia 28/06/2020

Esse livro tem um significado muito importante pra mim, é um livro lindo e tão encantador e ao mesmo tempo que derramei tantas lágrimas, um livro que junto dele vêm mais que palavras. Eu o li antes do filme, e o partilhei com alguém, e com esse alguém eu partilhei o filme e o quanto gostamos de ambos, meu Wiil, está no céu me deixou e me lembro desse livro com o mesmo carinho que me lembro dele, dia após dia.
Vilma.Paim 28/06/2020minha estante
Sinto muito pela sua perda. Mas fico feliz que você boas lembranças.

Paztricia 29/06/2020minha estante
Obrigada pelas palavras

Daena0 11/09/2023

Com amor, Will
Não sei nem por onde começar, já sabia do final, não tem como não saber, o filme é muito famoso, mas ler o final é muito diferente.

Torci tanto para a Lou e o Will ficarem juntos, e que eles fossem felizes, mas no final ele morre, fiquei bem abalada, mas dá pra entender pq ele fez isso.

Enfim, foi uma boa leitura
Ecklezia_Carvalho 11/09/2023minha estante
Sim, msm sabendo o que espera o final, a gente sempre fica na esperança de ser ao contrário

Daena0 11/09/2023minha estante
Nossa sim, uma parte minha queria se apegar ao fato dele talvez viver, mesmo sabendo que ele iria cometer suicídio

Paula 22/06/2023

Emocionante
Foi um livro muito emocionante.
Por mais que já conhecesse a história devido ao filme e soubesse como ele iria acabar, ainda assim chorei demais quando do desfecho aconteceu.
A escrita da autora é muito fluída e, portanto, você acaba lendo muito rápido.

Já querendo ler a continuação...