Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

Seven 16/08/2020

Lou é perfeita
É um romance atípico. Se você gosta de romance muito meloso, esse não é um. Mas o sentimento que o livro deixa a cada página é único. Uma leitura que fez valer a pena cada letrinha. Lou é cativante, e Will não muito, mas ele tem seus motivos. Uma história sobre o amor, mas que não foca no amor romântico.

Peress 01/04/2023

O livro é realmente espetacular, gostei muito da história, e de cada momento que me fez chorar de tão bonito e tocante ??

Byannca.VerAssimo 24/11/2020

Foi uma otima releitura, um dos melhores livros da autora, Lou e Wil, sem palavras pra descrever -los, encantadores.

bia 14/03/2021

esse livro dói uma vida inteira
já tinha lido quando era mais nova e já tinha sofrido, mas relendo agora meu coração doeu mais ainda.

will era um jovem aventureiro, vivia a vida de forma esplendorosa, aproveitava tudo ao máximo que podia. ter isso tirado dele de forma tão abrupta através do acidente, destruiu ele, física e mentalmente. se apegar a memórias era doloroso, mas ao mesmo tempo era o único escape de uma vida eternamente dependente do outro.

louisa era uma jovem com uma vida já organizada com base em um trauma. vivia em sua zona de conforto, não se arriscava e se contentava com o que tinha. apesar disso, era a pessoa mais positiva pra se estar perto, trazia alegria com seus comentários sem filtro, via a bondade em um mundo horrível, emanava luz por onde passava.

os dois se juntaram por acaso do destino, e essas personalidades conflitantes renderam uma história de amor, mas um amor trágico. entender as limitações do outro e respeitar o espaço daquela pessoa, mesmo que isso te mate por dentro, é uma tarefa difícil, complexa e quase impossível. nesse livro conseguimos ter um vislumbre dessa dinâmica.

entender que nem tudo se resume a como o mundo acha que as coisas devem ser. ninguém sabe o quanto uma coisa dói em alguém até que tenha passado pela mesma coisa. ninguém tem o direito de julgar o poder de escolha de alguém sobre a própria vida com base no que as pessoas ao redor vão sentir.

queria muito ter tido o pov do will nesse livro, visto que, por ser em primeira pessoa, ele clarearia muito mais sobre o que se passava em sua mente. mas a forma que a jojo conduziu a escrita me fez entender, em várias partes, como aquilo era mais complexo que um simples ?certo ou errado?. a opinião do nathan, a primeira carta do moço do fórum que disse que se tivesse dinheiro faria a mesma coisa, o will falando de como não conseguiria segurar o próprio filho no colo.

enfim, é um livro triste e doloroso. e o que mais contribui com isso é ver que ele também foi divertido, a relação da lou e do will era perfeita. isso tudo serve de base pra validar nosso sentimento de: não foi suficiente? mas nem tudo é sobre nós, e esse livro dá aula sobre isso.

jojo conseguiu escrever dois personagens incríveis e determinados. uma pena que a determinação de um era em relação à uma das coisas mais dolorosas possíveis de se acompanhar, e entender e apoiar isso foi o mais triste da leitura.

viver em seu ápice, com as ferramentas que você tem atualmente, é uma lição que o livro traz. ter ambição, escolher sair da zona de conforto e ampliar os próprios horizontes é uma forma de cuidado consigo mesmo. portanto, serei eternamente grata pela leitura e, principalmente, ao will.

nalu 14/09/2021

Como eu era antes de você
Livro muito bom, confesso que queria ter lido antes de ver o filme, ia ser bem melhor. No começo achei muito devagar mas não demorou pra eu não querer parar de ler, recomendo pra quem gosta de um romance daquele tipo que ficamos torcendo pros dois se beijarem a cada página e mais ainda, pra aqueles que gostam de chorar, não chorei mas tive muita vontade

luísa 24/06/2021

Estou com depressão.
Após ler esse livro me encontro em estado crítico, após chorar por horas, e incríveis 10 segundos pensando sobre o final me fazem desabar completamente, perdi a vontade de viver, de me apaixonar e de ler outros livros, Jojo, querida, você arruinou a minha vida.

Sendo dramática, mas chorei muito, o livro é perfeito, faz reflexões importantes, mas esse final... não dá, desculpa.

Fernanda 09/07/2013

Resenha: Como Eu Era Antes de Você
Resenha: Esse foi um daqueles livros que me deixou sem ação e sem perspectivas. Na verdade criei, no decorrer dos acontecimentos, certa esperança para um possível final feliz. Nunca soube ao certo como poderia ser o desfecho, apesar de ter algumas ideias, me via desprovida de sentimentos ou na maioria das vezes, absorta por eles. Como eu era antes de você é na verdade uma história para refletir. Bastante. Acerca de nossa própria vida, das oportunidades conquistas e das perdidas, sobre o tempo e de como é preciso saber aproveitá-lo com sabedoria e atenção. Precisei escrever essa resenha o mais rápido possível, pois fiquei com uma sensação angustiante e sabia que precisava falar com alguém, ou no caso, escrever sobre a trama.

Ele se vira, e nesse milésimo de segundo, percebe que a coisa vem em sua direção, que não há como sair da frente. Surpreso, abre a mão e o BlackBerry cai no chão. Ouve um grito que talvez seja meu. A última coisa que vê é uma luva de couro, um rosto dentro de um capacete, o choque nos olhos do homem refletindo o dele próprio. Há uma explosão quando tudo se parte em pedaços. E então não há nada. Pg.10

Louisa Clark, aos vinte e seis anos, trabalhava num café e vivia sob uma rotina tediosa diante de uma família sem grandes ambições, assim como ela própria e um namoro de quase sete anos que parecia não ter muito futuro. Na verdade, ela nunca havia pensando em mudar algo em sua vida e pode-se dizer que não sabia dizer quem era ou o que queria da vida, mas o destino havia preparado outros planos. Frank, o proprietário do café resolveu fechar o negócio e então, Lou se encontrava oficialmente desempregada. O problema é que ela sofria uma grande pressão dentro de casa, já que era a maior responsável por custear os gastos. Lou precisou ir a procura de outro local de trabalho, que no caso era bem diferente ao qual ela estava acostumada.

Surpreendentemente, eu havia me acostumado às suas necessidades físicas. Parecia injusto que, além de não poder usar ou sentir as mãos e os pés, eles ainda causassem tanto desconforto. Apesar de tudo, ele não reclamava. Por isso levei semanas para perceber que estava sofrendo. Agora eu conseguia decifrar o cansaço em seu olhar, os silêncios, o jeito como ele parecia se refugiar dentro de si mesmo. Pg.88

Foi assim que Lou virou cuidadora assistente de Will Traynor, um tetraplégico amargurado que aos 35 anos, se via numa situação complicada, e não pelo caso de seu estado de cuidados extremos, mas por se encontrar desiludido e mal-humorado com a vida e as pessoas ao seu redor. Ele sempre foi muito disposto, porém depois do acidente, perdeu tudo que havia adquirido: seu emprego, sua namorada e suas aventuras. A relação dos dois não começou muito amigável, pois ele se encontrava muito fechado e indisposto. O mais comovente foi, na verdade, ver o desenvolver lento do envolvimento de Lou e Will, uma vez que criava um ambiente pacifico de emoções e anseios.

Talvez Will e Nathan tivessem razão. Talvez eu fosse chata. Talvez eu fosse a pessoa menos capacitada do mundo para inventar coisas que pudessem instigar a vontade de viver em Will. Pg.179

Os personagens secundários também representaram grande importância no enredo, como os integrantes da família de Will e Lou. Destaque para Treena, a irmã de Lou e Nathan, enfermeiro de Will. Por outro lado, preciso desabafar que o namorado de Lou Patrick é um chato e eu realmente não gostei nem um pouco de sua conduta. É perceptível também, como a autora se empenhou nas pesquisas sobre a deficiência abordada no livro, fazendo com que a narração focasse num ângulo orientado e descritivo.

Embora nenhum de nós dissesse isso, Louisa Clark tinha se tornado nossa última possibilidade de mantê-lo vivo. Pg.258

Will já havia tomado uma decisão muito antes de conhecer Lou. Era simples e triste: ele não tinha mais vontade de viver. Mesmo assim, a moça vai lutar para reverter esta situação ou mesmo fazer com que os dias dele se tornem mais felizes. Será que ela conseguiu? Por meio de muitas ideias criativas ou desastrosas o que realmente vale a pena é o aprendizado que ambos ensinaram um ao outro. Verdadeiras lições de vida numa história emocionante e digna de muitas lágrimas.

Acho que podemos fazer de tudo. Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade. Pg.282

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/07/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html

Rafa 14/09/2021

Como eu era antes de você
Que livro emocionante. Personagens maravilhosos e envolventes. É triste . Engraçado. Inspirador. Vale muito a pena ler ?

Naty 22/01/2021

Incrível história de amor
Acho que Jojo M. soube tratar muito bem o dilema da história, na qual eu não vou revelar ???.
Recomendo bastante a leitura, é cativante.

Bia Xavier 28/04/2021

Maravilhoso
Uma história incrível envolvendo amor, persistência, e muito carinho. Eu me senti dentro da história, analisando as cenas de perto, vendo cada detalhe, cada momento inesquecível. Com toda certeza eu recomendo

Mavih 13/04/2020

Gostei de como enriqueceu a vida de Luísa Clark.
Deu vontade de chorar e sentir um pouco de raiva dele. É muito difícil falar sobre o desejo de uma pessoa de tirar a vida por ser tetraplégico. O lado de que ele poderia seguir com a Lou e viver a vida nas condições dele, no ritmo dele e lado de que só quis acabar com toda a dor que sentiu. Mas uma coisa eu sei: ele se foi sabendo que mudou para sempre a vida de uma mulher.

Jo 03/05/2021

Chorei, mas mal sabia o que estava por vir
Não fui atrás de entender a parte médica do livro, muito embora ela seja importante para a trama.
Eu ganhei essa saga de presente do meu irmão em 2016, entretanto a deixei marinando na minha estante por muito tempo até terminar o último livro esse ano. E como uma pessoa que leu e refletiu muito sobre tudo eu devo dizer que o que eu mais amei foi o desenvolvimento da Lou. Ela passou de uma mulher sem objetivos de vida para alguém que sonha alto e tudo isso graças ao Will.
Will a ensinou que a vida é muito mais que ir para o trabalho e voltar para casa.
Outro personagem que eu amei foi a mãe dele, a senhora Traynor parecia muito alguém que não se importava e estava ali apenas para cuidar do filho, sem sentimentos e um desenvolvimento, até que nós lemos a visão dela sobre tudo e sentimos tudo o que ela passou.
É um livro muito bom, aconselho para quem gosta de acompanhar um bom desenvolvimento de personagem.

Sueli 26/05/2013

Como Eu Era Antes de Você!
Eu preciso dizer que as minhas exigências em relação a um livro se restringem basicamente ao texto. Pra mim, o texto é que faz a diferença. Capa, fonte, papel, etc, são secundários... Mas, um bom título, nós temos que concordar, é a isca principal.
E, “Como eu era antes de você” é um senhor título, não é mesmo? Desde a primeira vez que vi esse livro, o título não saiu da minha cabeça. Pensei sobre mil possibilidades. Já que acredito que cada pessoa deixa em nós um pouco de si mesma ao passar por nossa vida, e com isso, vai nos modificando um pouquinho mais....
Lógico que antes de comprar, me informei sobre o assunto, e não pensei muito sobre a minha resolução de não sofrer mais por opção. Comprei! Dias depois fiquei sabendo que iria chorar. Chorar muito! Só não imaginei que fosse tanto....
Leitor, você deve saber que na contabilidade de nossas vidas, quanto mais tempo vivemos, mais perdemos. Perdemos amigos, parentes, amores, saúde, enfim, perdemos....
Entramos nesse jogo, que é a vida, sabendo o placar final. Dizem os cientistas que somos os únicos animais a saber, mas eu duvido....
E, somos também, os únicos animais a produzir histórias maravilhosas que multiplicam nossas vidas e nossas experiências infinitamente. E, posso dizer que os romances modificaram muito a minha vida. Nos livros os personagens são eternos! Caso eu decida reler um livro, encontrarei o mesmo casal adorável que rejuvenesceu as minhas emoções, e me deu momentos de incrível encantamento e alegria.
Portanto, eu tenho grandes reservas em ler livros nos quais eu tenha que me despedir de alguém muito querido....A vida já se encarrega disso por mim...
Mas justamente nessa hora eu li a coluna da Vivi. Puxa vida, ela é brilhante! Suas reflexões sempre tão lógicas e coerentes fizeram que eu compreendesse e concordasse que estamos lendo muito do mesmo!
Foi só o empurrãozinho que eu precisava para começar a ler “Como eu era antes de você”. Aí, você pode estar pensando: Bem feito, Sueli! Você sabia exatamente onde estava se metendo!
E, concordo, eu sabia. Mas, não resisto a um bom livro. E, este, sem dúvida nenhuma, é um ótimo livro.
De acordo com a minha postura em não dar spoillers, não posso dividir muito as questões levantadas neste livro sem dar nenhuma pista do final.
Mas, se você for como eu, certamente em determinado ponto vai ler o final do livro! E, se eu puder lhe dar um conselho: Faça isso! Ajuda a diminuir as expectativas, e talvez a frustração.
Chega de blá, blá, blá, e vamos ao livro!
Um acidente muda completamente a vida perfeita, do perfeito Will Traynor, trinta e cinco anos, solteiro, e empresário rico e poderoso da City londrina. Um homem acostumado a desfrutar dos melhores prazeres da vida, que após esse infortúnio torna-se permanentemente um tetraplégico. Algo inadmissível para alguém que pensava que a vida era um privilégio, e ele a brindava vivendo intensamente cada momento.
Para Will, Jojo Moyes, trouxe Louisa Clark, uma jovem mulher, de vinte seis anos, solteira, mas namorando um corredor compulsivo e entediante. Que morava com os pais, em uma casa apertada, e sem nenhuma perspectiva de futuro melhor.
Após um princípio conflitante, como era de se esperar, os dois se entendem, e Louisa passa a oferecer a Will o material necessário para que ele desempenhasse um papel parecido com o de Mr. Higgins, da peça de George Bernard Shaw, Pigmaleão. Aliás, penso que Will, é o Mr. Higgins, um personagem arrogante, misógino (a tetraplegia substituindo a misoginia), que fazia apostas com Nathan ,sobre o cotidiano de Louisa, muito semelhante à peça escrita em 1938.
Contudo, a bondade e a honestidade de Louisa afetam favoravelmente os dias de sofrimento de Will, e o empenho dela em diminuir o sofrimento dele, faz com que floresça uma amizade sincera entre eles.
Infelizmente, as lesões de Will eram de caráter irreversível, os danos permanentes, e seu sofrimento atroz. E, Will decide morrer.
Louisa não aceita a decisão de Will, e parte em uma missão que será a luta de sua vida, em busca de algo que o prenda a dele.
Apesar de torcer ardentemente por Louisa durante todo o livro, entendi a posição de Will, independente do aspecto religioso da questão. Resolvi abordar o desejo de Will através do aspecto puramente objetivo, e me questionar: A quem pertence a vida? E, se a qualidade de vida interferiria em minhas decisões sobre continuar ou não vivendo.
Pensei em várias personalidades que por um motivo ou outro perderam a capacidade de controle sobre seus corpos, como por exemplo: Christopher Reeve, Stephen Hawking, entre outros. O que me fez questionar a inteligência e a capacidade de aceitação de uma nova maneira de viver de Will.
Principalmente, por ele ser jovem demais para ter tanta certeza de não haver mais nenhuma razão para viver.
Mais uma vez, rendo-me a uma protagonista maravilhosa. Louisa queria que Will fosse feliz, como apenas os que amam verdadeiramente são capazes. Com sua maravilhosa percepção ela sabe que quando algo ruim acontece não existe nenhuma razão para minimizar o dano, apenas precisamos saber como prosseguir apesar dele.
E, aqui, eu peço emprestado os versos de Roberto Carlos, para explicar como me senti ao finalizar a leitura desse livro: “Se chorei, ou se sorri”, “O importante é que emoções eu vivi.”
Leitor, eu chorei muito! Mas, não deixaria de ler essa história de amor e de entrega incondicional por nada no mundo!
Um livro emocionante!
Lais Ribeiro 27/05/2013minha estante
Estava na dúvida sobre comprar ou não esse livro... Vou pagar o boleto hoje e roer as unhas até o livro chegar, excelente resenha :)

Sueli 27/05/2013minha estante
Prepare a caixa de lenços de papel!
Obrigada por comentar!
Bj

Jullya 06/06/2013minha estante
Nossa só de pensar nesse livro já me dá vontade de chorar... Pra pessoas como eu, mera romântica, o fato de ter um final triste quase me matou... Eu tinha plena fé que ou ele melhoraria ou pelo menos decidiria viver... Bem, mas na vida real nem sempre são finais felizes não é? E esse livro me fez pensar em várias vezes em: baseado em fatos verídicos kkk
Bem é um livro meio denso, pelo tema abordado, na minha opinião... Mas eu não me arrependo de ter lido, me fez ter uma visão maior sobre o tema e me emocionou muito!

Sueli 07/06/2013minha estante
Jullya, até hoje, passado tanto tempo, ainda não me refiz desse livro.
Acho que o Will poderia ter dado mais tempo para a relação deles. Ele foi implacável em sua decisão...
Obrigada pelo seu cometário!
Bjks

Cláudia 01/10/2013minha estante
Como assim "ler o final do livro"!??!!?!??! Já conversou com um profissional sobre isso? rsrsrs
Ótima resenha!

Sueli 02/10/2013minha estante
Claudia, converso muito com profissionais, sim!
E, desconfio que se não fossem essas conversas, certamente eu teria desistido desse livro! Mas, preciso esclarecer que sou das raras leitores que não se importa com spoilers! Da mesma forma com que assisto filmes de suspense, com o mesmo entusiasmo várias e várias vezes! Obrigada pelo comentário. Volte mais vezes, ok?

Ida 12/08/2014minha estante
Que resenha maravilhosa Sueli, gosto de romances com histórias fortes e que me deixe, ápos a leitura, uma lembrança de como o livro mexeu com meus sentimentos. Obg!

Sueli 12/08/2014minha estante
Esse livro não vai abandoná-la por muito tempo, Ida.
Triste, polêmico, mas maravilhoso!
Bjs

Paloma 09/12/2015minha estante
Que resenha maravilhosa!! Vc escreve muito bem conseguiu passar o que senti , e sem dar sopiler para que ainda não leu kkkk , chorei muito , um livro lindo e único que deveria ser leitura obrigatória rsrsr.

carol 02/02/2021

esse livro.
Como eu era antes de você, porque eu não te li antes? Nunca tinha conseguido ler ele antes, mas resolvi ler, porque tenho a coleção inteira e seria um desperdício de livro não lido. O início foi bem chato, porque eu já tinha visto o filme, mas depois da página 200, o livro ficou perfeito. Adorei muito o jeito do Lou e as coisas que ela estava fazendo para animar o Will. Amei demais essa história e fiquei triste no final, me surpreendi com os detalhes e a história bem contada.