A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul W. Chan Kim...

Resenhas - A Estratégia do Oceano Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mario 25/10/2018

Alucinante!
O livro abre a sua cabeça sobre pontos de vista que você nunca imaginou!
Já começa com o case do Circo de Soleil, hoje em dia já muito conhecido, mas como foi criado?
Entre outros cases muito interessantes.
Queria ter lido esse livro no meus 16 anos :)

Antonio.Neto 26/08/2018

Divisor de águas
Um livro que pode transformar as pessoas. Traz um modo peculiar de enxergar a concorrência, o seu mercado, as empresas que vc consome, seus colegas de trabalho e funcionários.
Acho um livro fundamental pra quem empreende. É improvável lê-lo e continuar do mesmo jeito.
Linguagem fácil, com exemplos práticos e reais que fortalecem os pontos que o auto e e autora defendem.
Vale muito a leitura!

Taisa.Tiago 22/06/2018

Otimo livro
Muita coisa que foi difundida neste livro já se encontra em nosso mercado 2018, várias empresas em disrupção, um método eficaz de tirar sua empresa ou ideia do modus operandi do mercado e se tornar um diferencial. Muito bom

Kymhy 24/04/2018

A Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim; Renée Mauborgne
Uma leitura mais que indicada para todos aqueles que querem lançar-se no mercado com seu próprio negócio, mas sem enfrentar uma concorrência sangrenta e, muitas vezes, desigual para novos empreendimentos.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-estrategia-do-oceano-azul-w-chan-kim-e-renee-mauborgne/

Bruno 23/04/2018

Vendo o que ninguém vê
A ideia principal é saber olhar as entrelinhas. Um exercício de analisar quais os desejos e necessidades dos já clientes que poderiam ser atendidos com as competências já existentes. Seria uma desvinculação do mercado e da concorrência sem se desviar das pessoas que já atende. O mais importante é criar soluções inovadoras para necessidades já existentes, mas não antes percebidas, buscando o envolvimento das pessoas que serão atendidas e das pessoas que as atenderão.
Jenny 07/05/2018minha estante
Parece ser muito bom!!?

Bruno 12/05/2018minha estante
Exatamente, vale muito a pena ler!

Jenny 12/05/2018minha estante

Bruno 14/05/2018minha estante
Eu curti a forma como eles destacam a importância de você buscar ver o que ninguém consegue e obter vantagens através disso.

Jenny 15/05/2018minha estante
Muito bom!!!

Mr. Jonas 25/11/2017

A Estratégia do Oceano Azul
A Estratégia do Oceano Azul é um livro de negócios que se tornou obrigatório para os gestores modernos por propor uma estrutura organizada para identificar e implementar a diferenciação em qualquer indústria e ajudar você a crescer sua empresa mais rápido. A estratégia do oceano azul explica como guiar seu negócio por mares com menos competição e maior lucratividade. Os autores pesquisaram o impacto das ideias inovadoras nas indústrias tradicionais e estudaram casos de empresas como a Tesla Motors e Starbucks, criando um modelo interessantíssimo de inovação que permite que você repense a maneira como a sua empresa compete no mercado atual. O livro propõe regras e princípios a serem seguidos por empreendedores, gerentes, CEOs e diretores para ajudar empresas a sair das águas sangrentas dos oceanos vermelhos.

Caio.Vinicius 23/10/2017

Uma outra visão do Planejamento Estratégico
É um livro que merecia uma versão mais atualizada, mas ainda apresenta conceitos muito atuais e pertinentes, contrariando estratégias tradicionais e olhando muito mais para novas demandas e menos para a disputa acirrada entre concorrentes.

Samuel (Barba) 20/08/2016

Ferramenta
Livro simples que mostra algumas ferramentas de inovação para fugir da mesmice do mercado e se destacar quer entre os concorrentes quer em novos segmentos.
Percebi durante a leitura e uso da matriz de valor o quanto a palavra inovação está banalizada e só se produz mais do mesmo.
O livro possui muitos exemplos que pode torná-lo entediante. No entanto são os exemplos, ao meu ver, que dão insights para uso das ferramentas apresentadas. Muitos de meus amigos não gostaram, mas eles são avessos as atividades de planejamento.
Recomendo para quem gosta e quer desenvolver visão analítica.

André 01/08/2016

Alternativo
Na faculdade, aprendemos basicamente que no começo as empresas trabalhavam focando na grande massa, a população total de compradores. Com o passar do tempo e o aumento da concorrência, começaram a buscar segmentos para atender, ou seja, focar mais nas particularidades do consumidor. Isso se intensificou e acabaram surgindo os nichos, e por fim o foco one-to-one (focar cliente a cliente).

O livro A Estratégia do Oceano Azul traz uma perspectiva no sentido contrário, voltar a focar nas massas, dizendo que as empresas devem criar produtos a partir do que a massa valoriza, ou seja, focar no que as pessoas têm em comum, e não no que elas têm de diferente. Isso fará aumentar o faturamento, pois o público consumidor aumenta ao invés de diminuir (o que aconteceria com a extrema segmentação do mercado, pulverizando ainda mais o faturamento).

É uma visão interessante, com vários exemplos de empresas que aplicaram a estratégia do oceano azul, porém achei o livro um pouco revolucionário demais. Parece que apenas as estratégias do oceano azul (onde se foge da concorrência) é que dão certo, e as outras estão fadadas ao fracasso, ou seja, não se deve mais competir. Em alguns momentos eles sugerem soluções milagrosas de aumentar a receita, diminuir a despesa, sem comprometer marca, qualidade do produto, etc, algo um pouco contraditório, na minha visão.

Mas com certeza é um livro que vale a pena ser lido.

Obs.: muita gente diz que o livro é pura propaganda do Cirque du Soleil, mas isso é sensacionalismo. Falam neles algumas vezes apenas.

bedantas 23/11/2015

Todo conhecimento é válido.
Não acho que o livro esteja desatualizado, não acho que as informações sejam irrelevantes ou repetitivas, acredito que toda informação e ponto de vista é relevante.

Todo livro de empreendedorismo vai acabar citando as empresas mais relevantes, mas cada análise, cada estudo é visto sobre um prisma diferente e cabe ao leitor analisar e entender o que está sendo falado.

Por fim achei o livro muito interessante trata de aspectos que não damos importância, nos faz procurar saídas inesperadas. Claro que não serão criados oceanos azuis em profusão por leitores deste livro, sejamos sãos.

eduardoin 15/11/2015

Referência para inovação e crescimento.
Considerado por longo tempo um expoente estratégico para guiar posicionamento de marcas, produtos e serviços, “A Estratégia do Oceano Azul” faz jus à fama de forma fácil e direta. O livro demonstra sua lógica com uma série de exemplos de sucesso e fracasso para entender como fugir da reação básica da concorrência de mercado e criar mercados novos, saindo na frente e se posicionando como referência. O livro explicita e torna natural a reflexão frente ao posicionamento de empresas nos mais diversos mercados e dos mais diferentes portes. É uma aula imprescindível para todos que desejam empreender com sucesso em seu negócio e até em seu emprego.

Raquel 06/08/2015

Razoável
Recebi este livro como indicação quando questionei leituras sobre empreendedorismo. É legal, tem exemplos bons, pena que está desatualizado.
Lado negativo: poderia ser mais direto.

No mais, vale a pena ler.
Rafael 09/08/2015minha estante
quero ler esse livro? vale a pena?

Raquel 12/08/2015minha estante
vale sim, mas não crie muita expectativa haha

Rafael 18/02/2018minha estante
Bacana, depois de ler a minha gigantesca lista hehe, vou incluir ele.

MauricioTiso 13/06/2015

Os autores trazem uma proposta diferente para a abordagem do planejamento estratégico da Cia (E até do seu próprio departamento) que é a busca por atender uma demanda inexplorada ainda pelo mercado.

Eles propõem um sistema de avaliação dos clientes, produtos/serviços e mercados com um enfoque no atendimento da demanda existente e não da oferta existe, levando a Cia a repensar o que é feito hoje (Chamado de Oceano Vermelho devido à sangrenta concorrência) para criar um novo mercado (Chamado de Oceano Azul devido a ausência de disputas).

Há ainda a proposição de abordagens para a implementação interna (Na minha opinião, menos eficiente do que a proposta por Kotter em “Liderando a Mudança) e também de posicionamento de preços no lançamento do novo Mercado.

A proposta não substitui o planejamento estratégico como feito hoje (focado no cenário atual e em ações de curto prazo), mas sim o complementa pois traz um enfoque de continuidade olhando para a criação de um novo mercado e focando o médio-longo prazo.

Recomendo a todos que participem do processo de decisão do futuro de suas Cias, ou que tenham autonomia na condução de áreas em uma Cia.

Lucas1429 01/05/2015

Só precisa de uma renovação nas Empresas!
O livro em si é muito bom, estratégias válidas, pontos de mudança realmente diferentes, para a década passada, os autores deveriam fazer uma renovação, pois tudo que é passado já foi muito batido nas universidades e cursos, pros jovens podem ter casos já muito irrelevantes, mas pros estudiosos da área é indispensável!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6